Histórias lindas de morrer

Histórias lindas de morrer Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - Histórias lindas de morrer

Emilia.Souza 30/05/2024

A Ana Claudia tem o dom de escrever, ensinar e de saber viver. Nesse livro, ela reúne as histórias mais impactantes da vida dela enquanto médica paliativista. Cada história traz um aprendizado sobre como vivenciar a morte que se aproxima. Como o título diz, são histórias lindas de morrer. São histórias de morte emocionantes e cativantes, que fazem você refletir sobre uma vida bem vivida e abraçar a morte como uma amiga de longa data que veio finalmente lhe visitar.

Esther 29/05/2024

Que lindo lindo! Essa frase com certeza resume toda essa leitura.
Ana Claudia conta todas essas histórias reais da forma mais humana possível, fiquei muito comovida com todas elas e quando eu menos esperava tinha uma lágrima escorrendo pelo meu rosto.
Todas essas histórias, incluindo a dos pais dela, deixaram lindos ensinamentos, e mostraram como eles lidam com a vida diante da morte.
Aprendi muito e pretendo reler no futuro.

Quando as pernas deixarem de andar, caminharemos pelas memórias. Quando as pernas deixarem de andar e os olhos deixarem de ver, caminharemos pelas memórias e estas serão nítidas. Quando as pernas deixarem de andar e os olhos deixarem de ver e os ouvidos deixarem de ouvir, caminharemos pelas memórias e estas serão nítidas e vozes esquecidas contarão tudo de novo.
- Susana Moreira Marques

iamvalentina 27/05/2024

Emocionante e confortável...
Eu sou apaixonada por Ana Claudia.
E talvez, por esse motivo, simplesmente amo qualquer coisa que ela publicar, amo sua visão e interpretação de momentos simples e considerados rotineiros, amo sua escrita intimista e confortável e com certeza sou apaixonada por toda a temática da morte e vida.
Esse livro tem uma vibe totalmente diferente de "A morte é um dia que vale a pena viver", mesmo com sua mesma temática. Com uma visão mais humana, "Histórias lindas de morrer" reconta inúmeras histórias e vivências de Ana viveu no Hospice e junto com toda sua bagagem na medicina paliativa.
Li tal livro em um momento perfeito, o que melhorou quase 200% minha experiência, li com carinho e muitaa emoção, marquei inúmeros trechos e partes dessas histórias que me fizeram pensar de forma mais profunda sobre relações interpessoais, o amor, o perdão, a vida, a culpa, religião e muito mais coisas que merecem sua atenção.

Recomendo demais esse e todos os livros da maravilhosa Ana Caludia, vc não vai se arrepender.

Até a próxima resenha?

Maju 22/05/2024

1 história por dia
Li esse livro por indicação da minha mãe e foi um carinho no coração. Todos os dias antes de dormir eu lia uma história desse livro e refletia sobre as circunstâncias. Muito interessante e leitura fácil. Recomendo!

Beatriz 22/05/2024

É justo não falar da morte?
Esse livro é simplesmente e lindamente humano.
Cada história do fim da jornada dos pacientes da Dr. Traz uma perspectiva amorosa e como suas mortes foram devidamente suas, com suas escolhas e com seus amores em vida .
Logo vou começar a cursar enfermagem e ler esses livros me fazem pensar em como a empatia é fundamental no ramo da saúde, espero que, caso um dia chegue a necessidade, possa ser como a Dr. Ana.

lulu197 21/05/2024

Faz muitooo tempo que li, lembro que fiquei muito tocada, esse livro me fez querer cursar enfermagem kkkk ? planejo reler em breve

madubaldi 03/05/2024

Deus é mais justo na chuva e na morte
?é impossível falar da morte sem que haja vida.?
lindooooo demais!!!! extremamente emocionante e me fez criar perspectivas diferentes sobre alguns assuntos que me fez refletir.
a escrita da autora, a visão dela sobre as histórias, o amor ?? simplesmente muito bonito!

Solange111 02/05/2024

Leitura emocionante
Este livro é maravilhoso , toca nosso coração ?
Vale a pena pq cada história nos faz refletir sobre nossa trajetória e dos nossos entes queridos.

Fabiana.Marino 01/05/2024

Muito bom ?
É impossível falar da morte sem que haja vida. E é exatamente disso que se trata esse livro, muita vida.
A autora, que é uma médica especialista em cuidados paliativos, descreve a história de seus pacientes que enfrentam a morte de forma digna e serena.
Ana Claudia ainda retrata a sua experiência com esses pacientes, que se tornam amigos, e como também é difícil para ela dizer o último adeus.
Um livro emocionante que nos revela que a vida deve ser vivida plenamente até o último momento.

Leti 29/04/2024

Perfeito, de uma delicadeza absurda! Maravilhoso!
Esse livro deveria ser lido por todas as pessoas pra tentar ao menos entender como funciona o processo de morte para algumas pessoas. Sem sofrimento, com amor, aceitação e paz. Esse livro abriu portas de reflexão pra mim que nunca haviam sido abertas.

A escritora é de uma gentileza e de um coração enormes. A delicadeza com a qual ela conta as histórias é tocante demais.

A leitura me fez um bem danado e ter lido os livros dela me fez começar a olhar a morte com outros olhos. Na verdade, me fez enxergar mais a vida, e quanto temos que aproveitar dela enquanto estamos bem. O quanto temos que viver felizes e sem remorsos, cultivando amizades e o amor por quem nos quer bem.

Recomendo muitíssimo a leitura!

nerycarol 24/04/2024

Um livro que se tornou especial
Um livro que se tornou especial, ja tinham me falado sobre este livro porém por se tratar de um livro mais voltado para a psicologia/terapia não me chamava atenção, resolvi ler e me surpreendi.
Sabe quando você tem dor de cabeça de tanto chorar? Pois imaginem meu estado no final de cada história contada. Senti na pele em alguns momentos, pois sou muito próxima de pessoas com mais idade (minha vó, por exemplo). Essa leitura me fez pensar muito muito em como podemos agradecer por compartilhar momentos especiais com quem amamos.

gabi1209 24/04/2024

? histórias lindas de morrer ?
Falar de livros que não gostamos é muito mais fácil do que falar de livros que gostamos, e por isso, apesar de querer registar o tamanho do meu amor por essa história, eu esperei tanto.
Cada palavra que Ana Cláudia escreveu foi apaixonante, ver uma mulher, médica e brasileira, agregando tanto para nossa literatura é lindo e me faz ser grata por ter acesso a cultura.
Meu avô faleceu de câncer em 2015, eu era criança e não tenho uma lembrança nítida, foi tudo muito rápido, mal sabíamos da doença e ler essas histórias fez com que eu questionasse a história dele e me deu oportunidade de reviver memórias e lidar com isso de uma forma menos "turva".
O trabalho da autora é muito importante, falar da morte ainda é muito difícil, e eu não julgo, perder pessoas é muito difícil, mas entender e aprender a lidar melhor é o caminho para não sermos reféns de uma parte tão real das nossas vidas.

????? ?
04/2024

Dayane.Zambotti 22/04/2024

Denso e esclarecedor
Como profissional de saúde eu digo que a morte nem sempre é tratada com devido respeito e que em qualquer hospital a conduta é médica, mas aqui vemos que existe um meio muito mais lindo e leve de partir.

Mariana.Cristina 22/04/2024

Emocionante
Cada história com uma carga emocional forte e ao mesmo tempo leve.
Com certeza será relido em algum momento.

hallana 17/04/2024

Reflexão para vida?
Me peguei chorando desde o primeiro capítulo. e quanto mais eu lia sobre a morte e sobre o cuidado, mais eu queria viver. mais eu entendia a importância de ouvir, de colocar o desejo e valor do outro acima dos meus em uma postura profissional e humana, a respeito dos cuidados paliativos.