Gen Pés Descalços: O Recomeço

Gen Pés Descalços: O Recomeço Keiji Nakazawa

Resenhas - Gen Pés Descalços: O Recomeço

Mary.Hellen 08/05/2022

Recomeço.
O nome do volume já deixa tudo explícito. Esse volume traz já um período mais longo após o ataque nuclear e traz também toda a questão do preconceito (tratado no volume anterior): os sobreviventes de Hiroshima, quando estabelecidos em outro local, e acabam sendo reconhecidos por conta de marcas da radiação (no caso de Gen, por exemplo, a careca), são sempre tirados como chacota. Mostra, então, como eles foram percebidos pela sociedade, foram abandonados e continuaram sofrendo sozinhos durante anos, até que as doenças trazidas pela radiação os matasse no futuro.
No geral esse volume traz a família do Gen se reconstruindo. Os filhos que sobreviveram em casa, trabalhando, a família fazendo o possível para superar o acontecido e seguir em frente, mesmo com toda a dor e todo o descaso que sofreram.
Traz também um pouco do exército americano no local, que eles basicamente estavam ali para reprimir os japoneses.
No fim, vemos a ideia de recomeço: cabelo de Gen começa a crescer e ele vê um trigo crescendo na terra. Então Nakazawa traz essa ideia de que mesmo após tanto desastre, eles não desistiram pois tinham objetivos para alcançar, tinham ainda muito pelo que viver.
Obra magnífica, de verdade. Não consigo explicar aqui tão rápido tudo o que esse mangá me fez passar, mas com certeza merece todo o sucesso que fez.

douglas 27/02/2022

Gen pés descalços volume 4
A história é de uma potência avassaladora. Potente. Te faz refletir sobre a estupidez humana e sobretudo sobre a necessidade de continuar caminhando. Vivendo apesar das adversidades. Como o trigo.

Paloma 19/03/2018

No último volume da saga Gen, o autor mostra o Japão se rendendo aos aliados e conta como Gen, sua família e o povo de Hiroshima tentou recomeçar a vida neste país destruído pela guerra. Uma saga belíssima e trágica. Para conhecer um pouco mais da história desse povo e as sequelas da bomba atômica. Recomendadíssimo!

Rafaela 18/01/2015

No volume 4 Gen continua a saga para alimentar sua familia, os sobreviventes da bomba ainda sao evitados e ignorados. As pessoas estao tao perdidas, enquanto algumas morrem de fome outras se enriquecem com o mercado negro, enquanto crianças sao presas tentando sobreviver outra se torna consolo e motivo para adultos lutarem por suas vidas.

Silvio 27/12/2012

Gen Pés Descalços é um clássico não só dos quadrinhos, mas da literatura japonesa. Keiji Nakazawa foi um dos sobreviventes da bomba atômica que caiu sobre Hiroshima e narra fatos da sua vida e de outros sobreviventes atráves de Gen e sua família.
Um dos méritos de Nakazawa é narrar também a vida cotidiana dos japoneses no período da guerra, que nós ocidentais pouco conhecemos. Ficamos a par, por exemplo, da discriminação da família de Gen por serem contra a guerra, do fanatismo nacionalista irracional, do desprezo aos imigrantes (simbolizado pelo coreano vizinho de Gen).
Mas é em relação à catástrofe nuclear que o autor se supera. Não só em descrever o horror, mas também na capacidade que uma tragédia dessas tem de provocar o que há de pior e de melhor em nós.
Não se espante em perceber as lágrimas escorrendo (hora por profunda tristeza, hora por extrema alegria)ao longo das páginas. Depois de ler esta história você vai ver o mundo de uma forma diferente!

BelaBelli 15/11/2011

É interessante saber como foi o antes, durante e depois do ataque das bombas em Hiroshima. Mesmo que em quadrinhos, é um grande aprendizado!

Bit 28/02/2011

HQ
Keiji Nakazawa tinha sete anos quando sua cidade foi destruída pela primeira bomba atômica. Sobreviveu à tragédia de Hiroshima para se tornar um dos mais aclamados artistas do Japão. 'Gen Pés Descalços' é a sua obra máxima - a história de um menino crescendo em uma família pacifista durante a Segunda Guerra e enfrentando a devastação física e espiritual causada pelo militarismo

Beatriz Almeida 29/01/2009

Gen - o Recomeço, traz a esperança após o desastre. A série Gen além de retratar uma história veridica, nos traz uma verdadeira lição de vida.