JOQUEMPÔ

Resenhas - JOQUEMPÔ

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Grailson 02/04/2021

Leitura da madrugada
Uma história fofinha e envolvente, é um conto daqueles que você termina numa sentada só e nem sente a leitura passar. Eu gostei de toda a história e de como os acontecimentos e imprevistos renderam ao Samuca um carnaval incrível ao lado dos amigos, gostei muito de todas as referências à Taylor Swift. Na minha opinião, a história poderia ser um pouquinho maior para que o final não fosse tão corrido, mas apesar disso é uma leitura muito boa.

line! 18/10/2021

contos!
uma leitura super rápida mas que foi bem escrita e divertida para o leitor. não tem um super desenvolvimento mas foi bom para passar o tempo

Patricia 17/05/2021

Leitura da madrugada
Uma história muito fofa. Adorei conhecer alguns fatos sobre o carnaval de Olinda e me diverti com a história desses amigos felizes e livres pela cidade.

Nathy @peculiareslivros 08/06/2021

Maravilhoso
Divertido, rápido e envolvente.
Adorei o grupo de amigos e que eles resolvem as coisas jogando Joquempô.
Amei as reclamações do Carnaval, eu faço o mesmo, e estava super shippando o casal principal!
Já quero ler o segundo!

Amanda S 12/02/2024

Conto LGBT carnavalesco - com referências ao BTS e à T.Swift
Classificação: Eu diria que 12 anos...

Um conto rápido e fofo!

Samuca é um adolescente introvertido e gay, que adoraria passar o feriadão do Carnaval em casa assistindo Netflix.

Porém, como perdeu em uma partida de joquempô com seus amigos, se vê "obrigado" a participar do Carnaval de Rua de Olinda!

Ele e seus amigos (uma menina bi, o irmão mais velho dela e uma outra menina, heterossexual e k-popeira apaixonada pelo BTS!), ganharão a companhia de um pernambucano animado, que gosta de se fantasiar de Homem-Aranha!

Considerações:

*O conto é super rapidinho!

*Ao contrário do primeiro conto ("Um Natal para Agnes") da série "História Coloridas para Dias Especiais", esta segunda história é muito mais leve e feliz, sem gatilhos ou temas mais pesados.

*Ainda assim, gostei bastante do primeiro também. Porém, a classificação indicativa de "Um Natal Para Agnes" é bem mais elevada, eu diria que 16 anos. Além de poder machucar algumas pessoas (sem aviso de gatilhos no inicio). O mesmo não ocorre aqui!

*Ainda que eu também não seja uma pessoa dos bloquinhos de Carnaval, assim como o Samuca no início do livro, gostei de ser "arrastada" com ele pelo Carnaval de Olinda, e conhecer mais sobre!

*Recomendo este livro especialmente para ARMY's e Swift's!!! Tem muitas referências!

*Também tem a participação especial do Lulu Santos!

claeizs 20/05/2020

Não vamos contar ao Natã, acho que ele sabe <3
*se não entendeu a referência no título, volte um álbum de Taylor*

Depois de perder uma partida decisiva de jo-quem-pô, Samuca é arrastado para o carnaval de Olinda com suas amigas Bel e Tatá (e o irmão quase legal dela). Hospedado em uma típica casa olindense e praticamente sem sinal de wi-fi, Samuca se vê sem saída a não ser tentar aproveitar um pouco ao som de Taylor Swift e acaba vivendo as maiores aventuras carnavalescas da sua vida.

Isso não é uma resenha nem nada parecido, é um resumo de surtos por um conto para o qual Tay me atraiu e que acabou muito rápido. Joquempô era o bálsamo que eu não sabia que precisava e, na verdade, me fez querer sair de casa no Carnaval (não vai acontecer, mas a vontade ficou aqui).

A escrita é direta, mas divertida e repleta de referências pop que me fizeram repensar toda a minha existência no universo indie rsrs Queria escrever páginas e mais páginas até não caber aqui, mas infelizmente é um conto muito curto que acaba na melhor parte, então só posso mandar DM para a autora para implorar por uma sequência ou algo mais longo com essa pegada divertida e altamente viciante.

5 estrelas + MY NEW LOVER

manuella.rosasilva 01/04/2022

Simplório
Li praticamente de uma vez só, dei uma intervalo curto ? e isso não é lá bem um elogio. Como dito no título, simplório demais. Pareciam só frases juntas; rápido DEMAIS, não prende ou cativa muito. Nem às referências a Taylor me envolveram, bem fraquinho...
Talvez se tivesse preferido escrever algo maior, pra poder desenvolver mais ajudasse, as poucas páginas apertaram tudo.

Jennifer.Calegari 08/08/2020

Amei
Logo na primeira página me identifiquei com Samuel, só queria passar o Carnaval em casa assistindo Netflix. Graças ao bom e velho Joquempô o que acontece é totalmente o contrário.
Um livro curto que li e me apaixonei em poucos minutos. Uma história curta, mas que foi o suficiente pra querer ter um amigo como Samuel.
Claramente o livro mostra que nem sempre o que planejamos sai como esperado, e que o inesperado pode ser mil vezes melhor.

@apilhadathay 22/02/2020

A melhor leitura do Carnaval 2020!
"Eu não acredito que estou concordando com isto. Sério. Não acredito que vou deixar o futuro do meu precioso feriado de Carnaval (em que pretendia passar os cinco dias na cama assistindo compulsivamente Netflix e comendo pizza) nas mãos da pura e completa sorte!" (posição 38)

Eu estava passeando pelo Instagram, quando vi uma blogueira mencionar o livro e fui comprá-lo para meu Kindle, está a um preço ótimo! Comecei a ler muito despretensiosamente, mas os risos começaram a vir.

Samuel é o garoto "gay, tímido e ranzinza" mais cativante que eu já conheci na literatura! Ele tem 3 amigos: os irmãos Daniel e Tatá, mais Isabela (Bel). Cada um deles tem planos pra o Carnaval, porém apenas um pode ganhar e vão decidir no Joquempô.

Quem apostou no Carnaval de Olinda (quando Samuca só queria ficar em casa, comendo pizza e vendo Netflix) levou a vitória e o grupo saiu de São Paulo pro Nordeste, onde conheceram gente animada, linda, galã de tirar o fôlego e cada um teve seu Carnalove pra deixar saudades. ?

"Por mais louco que pareça, acho que estou me divertindo e o fato de ter mais fluidos fora do meu corpo do que dentro dele nem me incomoda tanto (...) Olho hipnotizado como Natã carrega orgulhoso o tronco sem o menor sentido para mim. Ele é diferente, envolvente... Ele é... HÉTERO?WTF?" (p. 173)

O que parecia uma história simples e corriqueira de Carnaval foi transformada numa bela narrativa por um protagonista genial, cativante, um amor de pessoa, daqueles que você desejaria ter ao seu lado, não apenas no Carnaval, mas pra vida toda!

"Dos Quatro Cantos ao Alto da Sé, Olinda é realmente fantástica. Tudo tão diferente de São Paulo, as pessoas, os cheiros, as comidas... O Carnaval aqui fascina de maneira visceral" (pos.249)

Foi fabuloso rever mentalmente os recantos bonitos de Olinda, o Marco Zero do Recife, imaginar o RioMar e viver loucas aventuras carnavalescas ao lado desse grupo que não parou por um segundo. O que seria o pior Carnaval do planeta se tornou uma boa lembrança a ter na memória. Feliz por ter recebido a notificação, justo hoje, Sábado de Carnaval. Melhor leitura da semana! ?

"Devo ser inocente demais para Olinda" (posição 279)

Cássio Cipriano 01/03/2023

Fofo, divertido e bem escrito.
Li Joquempô assim que foi lançado e fiz uma releitura agora, para um clube de leitura. Foi bem gostoso revisitar esse conto curtinho, fofo e bem escrito. Me identifico com o jeito meio ranzinza e despreendido do carnaval que o Samuca tem, e foi uma delícia acompanhar as trapalhadas dele e seus amigos pelo carnaval de Olinda. A propósito, achei uma escolha maravilhosa de ambientação da história, mostrando blocos tradicionais como o Mangue Beat, o Galo da Madrugada e Enquanto Isso na Sala de Justiça, e lugares como o Centro Histórico e o Marco Zero, além de enaltecer comidas típicas e todo o clima do carnaval pelas ruas de Olinda.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

comentgabi 26/02/2022

Apesar de não ter AQUELE desenvolvimento e ser bem corrido, é um ótimo conto para entrar no climinha (?) de Carnaval, fofo, engraçado, alegre e descontraído.

Sobre as referências da Taylor Swift? 10/10 Lover e The Archer? Minhas favoritas

Andressa Lima 24/09/2021

Fofo e brasileiro
Fiquei com água na boca tooda vez que eles mencionavam as comidas tradicionais, amei o carnaval com lulu Santos e o plano de fundo no nosso nordeste, Olinda-Pernambuco. Uma leitura rapidinha e divertida

Ps: ADOREI as menções às músicas da taylor swift ?

De Olivato - @olivatobooks 29/03/2020

JOQUEMPÔ
Este conto nos apresenta a história do Samuel que é um jovem gay que queria passar o feriado do carnaval com suas amigas vendo Netflix e comendo pizza.

“Eu, o gay tímido, Bel, a k-popeira de dedo podre; e a Tatá a bi que tem covinhas mais lindas do mundo”

Esse grupo decide tudo no joquempô e como cada um dos três e o irmão da Tatá querem coisas diferentes, essa situação não poderia ser resolvida de uma forma diferente.

Claro que quem ganha é o irmão da Tatá e todos vão passar o carnaval em Olinda na casa da tia da mãe da amiga do Samuel. Muito fã e apaixonado pelas músicas da Taylor Swift, Samuel é um eterno romântico.

Talvez a viagem não seja tão ruim quanto parece, ainda mais quando Samuel conhece o Natã, um garoto que parece exalar a energia do carnaval dos seus poros.

É um conto bem rapidinho de ler, eu queria que ele tivesse mais e mais páginas, adorei a forma com que a história foi acontecendo e PRECISO saber mais sobre todos esses personagens. Me identifiquei bastante com esse grupo, pois também tenho uma amiga k-popeira que acredita que tem dedo podre para relacionamentos e uma amiga bissexual incrível que tem um sorriso espetacular e essas são duas pessoas tão maravilhosas que senti que podia ser a nossa história. Ah, também sou um gay tímido e ranzinza que gosta de Taylor Swift, Netflix e pizza.

✨ O conto está à venda na Amazon e também está disponível no Kindle Unlimited. Vem ler e se apaixone também pelo clima dessa data tão festiva.

No Skoob, eu dei 4 estrelas.

site: https://www.instagram.com/p/B8_xm-qDwTV/

lleitoraescritora 18/05/2020

Me senti nas ladeiras de Olinda
Bom, gente eu simplesmente me senti no carnaval de Olinda e morri de rir com as aventuras do Samuca e seus amigos.A escrita da Marta te envolve e torna tudo tão leve e alegre que quando você acaba, você só quer que o Carnaval dessa turma continue por mais tempo😍😍

Mah 04/05/2020

A capa e o título me chamaram muito atenção, mas o que me ganhou foi quando li o sub-título “As aventuras de carnaval de um garoto tímido, ranzinza e gay que só queria assistir Netflix e comer pizza”, qual a possibilidade de não gostar dessa história? A expectativa era alta.

O personagem principal citado acima é Samuca, enquanto ele espera por dias calmos em casa, suas melhores amigas Bel e Tatá tem planos completamente diferentes, mas para alguns planos eles precisam de um “adulto responsável” e é nessa que entra Daniel irmão mais velho da Tatá. Como não entram em um acordo sobre o que fazer eles decidem deixar a cargo da sorte então a decisão vai ser no joquempô e é a ideia de Daniel que ganha, e os quatro vão passar o feriado em Olinda.

A autora ganhou todo meu amor por conseguir me inserir completamente na história, ao descrever os bloquinho e o clima da cidade, eu fiquei encantada e com vontade de estar lá. No meio de tudo isso somos presenteados com Natã, um garoto lindo e misterioso que deixou Samuca intrigado e confuso desde o primeiro encontro dos dois, foi quem acabou “obrigando” o menino a sair da sua zona de conforme e se colocar em situações que ele não esperava, várias peripécias que me fizeram rir muito, e o protagonista acaba gostando mais da experiencia do que esperava.

Com relação ao Natã eu achei que a Marta exagerou no ‘ar de mistério’ sem esclarecer direito esse personagem e nos entregando menos dele do que eu gostaria. Aceito uma história toda dele #ficaadica.

Mas de qualquer forma gostei muito.

site: https://perhapss.wordpress.com/

1 | 2 | 3 | 4 | 5