As luas de vindor

As luas de vindor Caio Riter

Resenhas - As luas de vindor

Jhenifer 10/12/2015

Olívia, princesa de Vindor, recebe uma missão em que ela deve atravessar o espelho e encontrar uma chave para trancar outro espelho e impedir que criaturas se libertem e destruam o reino de Vindor.
Há um indivíduo do Mal em Vindor e outro dentro de um espelho e Olívia precisa destruir ambos antes do alinhamento completo das três luas vermelhas de seu reino.
Nessa aventura, Olívia descobre muitas coisas sobre o passado de seu reino, um passado que envolve muitas pessoas que ela ama. Mas Olívia não estará sozinha, a princesa terá a ajuda de seres como fanks e centauros.

Leitura fácil e livro curto, possuindo 107 páginas. Gostei de como a história foi escrita e da criação dos personagens.

site: http://www.ceuemversos.com.br

Luíza Rodrigues 23/03/2011

Digna de Nárnia... a ideia.
Olívia, filha do Imperador Sempre, de Vindor, tem sua vida mudada quando seu pai, em seu leito de morte - ao ser envenenado por alguém que conhece a verdade e sabe o que tem que fazer para controlar as criaturas -, lhe conta a verdade sobre a história do alinhamento das três luas e os monstros do espelho. Agora, cabe à Olívia partir em uma jornada pelo reino de Bizarra, Senhora do Baixo, em busca da chave que trancará as criaturas do espelho dentro dele para sempre, que se encontra com a Senhora Nuvosa.

No caminho, Olívia enfrenta muitos desafios, ganha alguns amigos e uma nova paixão.

Soube, desde o primeiro momento, quem era o traidor, a pessoa que envenenou o Imperador e queria conquistar Vindor. Quando se lê muito, aprende-se a identificar esse tipo de coisa, pois os autores - com algumas exceções - não costumam variar muito.

Achei a ideia excelente, daria um belíssimo as-crônicas-de-Nárnia, mas a escrita em si deixa à desejar. O autor não conseguiu passar emoção. Esse é um livro para fazer o leitor sentir adrenalina, emoções fortíssimas, mas o autor não conseguiu passar nada disso com um desenrolar rápido demais e falta de detalhes, como a parte da guerra, que começou e acabou sem que eu ao menos percebesse. A história caberia perfeitamente em 500 páginas de pura emoção, que conquistaria o público e ganharia milhões de prêmios, mas não é o que acontece.

Fora essa questão - fortíssima, diga-se de passagem - da escrita, achei o livro muito bom. Justamente pela questão do traidor, o fim não é surpreendente, mas as 'cenas' que o antecedem, um pouco.

Christian David 22/07/2010

Acredito que todos que acompanham a produção nacional em literatura juvenil conheçam o nome do escritor Caio Riter. Trabalhos premiados como O rapaz que não era de Liverpool (SM), Meu pai não mora mais aqui (Biruta) e o recentemente lançado O outro passo da dança (Artes e Ofícios) firmaram de vez o estilo inconfundível do autor. Uma forma própria de narrar, personagens adolescentes em conflitos internos e a sensibilidade no tratamento dos temas são características fortes nos textos do Caio.
Eu me pergunto? Será que uma história de fantasia seria possível de ser contada por um autor com essas características? Essa resposta pode ser obtida através da leitura de As luas de Vindor (Biruta), livro lançado recentemente pelo Caio.
O autor, sem deixar de lado suas principais características, nos apresenta uma fantasia muito bem arquitetada. Os personagens são interessantes como sempre e a narrativa também é diferenciada. Caio foi mais econômico no desenvolvimento das relações o que é compensado pelo acréscimo da forma aventuresca de narrar como é próprio dos livros desse gênero. O final é um presente.
Vindor é um reino sob ameaça e encontra na princesa Olivia a única capaz de salvá-lo. Aceitando o convite de Olívia nos vemos nas terras de Bizarra, a principal, mas não única, vilã da história.
Outra boa fantasia nacional produzida por um autor de primeira linha.
E sim, o estilo do Caio funciona perfeiramente numa história de literatura fantástica.

Luíza Rodrigues 23/03/2011minha estante
Gostei muito da ideia dele, achei fantástico, mas acho que ele não soube se expressar, não soube passar sentimento. Achei o livro muito bom, mas a narrativa deixou muito a desejar.