Infância Roubada Telma Guimarães Castro Andrade
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Infância Roubada

Giulia 17/01/2024

Livro fácil de ler e entender, com um tema muito forte mas feito de forma não tão forte por ter um público infantil e isso também ajuda a alguns jovens/adolescentes, por exemplo, entenderem a gravidade do trabalho infantil e de como ele prejudica a formação da educação e até de desenvolvimento da criança.

Milena1196 14/12/2023

O livro basicamente fala sobre crianças que ao invés de estudar, tinham que trabalhar em laranjais para ajudarem a colocar comida na mesa de casa. Só que, com muita persistência, a realidade dessas crianças iria mudar.

Apesar de eu gostar muito de livros com críticas sociais, o estilo de escrita de algum jeito não me agradou.

Cooper3 11/04/2023

Infância Roubada
É triste pensar que isso é realidade. Não só bo Brasil, mas no mundo todo.
Esse livro me fez refletir bastante, em o quanto somos hipócritas.
É como se nós só olhamos para o incrível: foguete em marte, iphone tal.
Mas "esquecemos", e para alguns, escondem, tudo o que acontece por trás de cada coisa. Cada blusa, cada calça, cada copo. Cada vida.

renatas.version 09/01/2023

Sem palavras para descrever
Esse livro é sensacional, mesmo tendo poucas páginas entrega o que propõe e mais um pouco! Os personagens são bem desenvolvidos, a trama também. O livro é emocionante, aborda uma história que com certeza se parece com a de várias pessoas nos dias de hoje. Já li três vezes, nas três leituras com a mesma emoção.

Sara.Eler 23/04/2022

Infância Roubada
Nos leva a refletir que a nossa realidade é de luxo e muito conforto perto da realidade de muitas crianças e famílias brasileiras. E ainda assim nós reclamamos muito e quem menos tem é quem costuma ser mais agradecido...

Vale a pena gastar uma horinha só (o livro é bem curtinho) pra ler essa história!!!

reehbooks 10/04/2022

Eu li esse livro para escola,eu até q gostei,retrata de um assunto muito importante que é ?o trabalho infantil?
achei uma leitura bem rápida

Liniver 25/08/2021

Infância roubada
É um livro infantil que peguei com minha sobrinha para poder ter repertório sobre trabalho escravo. A leitura é extremamente fácil (visto que é para crianças), mas traz um assunto muito sério que é a exploração de menores de idade e como isso prejudica toda a família e o futuro dos jovens, que por trabalharem desde cedo não vão para a escola e ficam presos no mesmo destino que seus pais e avós tiveram, que é trabalhar de maneira análoga à escravidão.

Ricardo.Borges 12/07/2021

Autografado
Sempre simpática e gentil, a autora carinhosamente autografou este exemplar para minhas filhas.
O livro juvenil narra uma realidade muito dura, mas sem romantizá-la.

Ana Claudia 25/02/2021

Li na escola
Tive que ler esse livro na escola, na quinta série. Fiquei extremamente chocada e angustiada com as coisas que as crianças tiveram que passar. Esse livro me abriu os olhos para as questões sociais, e me mostrou como o discurso de meritocracia é falho.

Pam 30/01/2021

Relendo livro da escola
Esse livro eu li no meu 6° ano (11 anos) e eu sempre tive aquele sentimento de coração apertado quando via lá na estante, mas não conseguia lembrar o porquê. Então resolvi reler com 21 anos, exatamente 10 anos depois. O livro fala do trabalho infantil no Nordeste, nos laranjais e a relação desse trabalho com a escola. É um livro muito curtinho e que faz você refletir muito sobre o assunto.

Amanda Silva 23/01/2021

Um livro triste, que mostra uma realidade muito cruel e ainda, infelizmente muito atual!
Esse livro é uma denúncia, denúncia as empresas que utilizam da mão de obra infantil, que faz dos mais necessitados de escravizados tudo por conta do tal lucro, do capital, do dinheiro.
Mas também é um livro que trás uma esperança, que dias melhores vão vim, porque tem pessoas lutando por isso! Como a figura da professora que é fundamental nesta história, aquela que luta pelo direito das crianças, que luta por mais crianças na escola e menos nos laranjais, canaviais, entre outros.

Muito bom! Que possamos lutar pelas nossas crianças sempre!.

Lorena.Beatriz 23/06/2020

Até nos dias atuais, o tema de trabalho infantil gera bastante impacto, porque imaginamos que com tamanha tecnologia e acessibilidade teremos igualdade, e é aí que entra a trama. Um roteiro muito bem feito, e que recomendo para todo público. Vale sim a reflexão, que trabalho infantil ainda existe, infelizmente.

Ana 10/04/2018

Dois grandes autores da literatura infanto-juvenil brasileira, Júlio Emílio Braz e Telma Guimarães Castro Andrade, uniram-se para compor esta obra. O livro trata da história de Eli e Edi, duas crianças que necessitam trabalhar para sobreviver, e assim poder ajudar os pais. Eles não podem ir para a escola, e trabalham na colheita da laranja, penando muito, e sem o futuro pela frente a lhes sorrir.
Um dia um dos irmãos conhece uma professora que lhes abre a mente, deixando-os com vontade de estudar e assim, poder vencer na vida.
Uma história de lutas e vitórias.
Anderson 11/04/2018minha estante
Só pela resenha, já me deu vontade de ler esse livro.

Ana 11/04/2018minha estante
Que bom! Espero que goste

Anderson 11/04/2018minha estante
Parabéns Ana! Você escreve excelentes resenhas. Poderia escrever um livro algum dia.

Ana 11/04/2018minha estante
Obrigada! Bom, quem sabe um dia... :)

Anderson 11/04/2018minha estante
Estarei torcendo e vou querer um exemplar autografado.

Melissa.Sousa 10/12/2018minha estante
Tem como ler por aqui ou tem que comprar?