Mary Stuart

Mary Stuart Alexandre Dumas

Resenhas - Mary Stuart, a Rainha da Escócia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Taipsoares 29/03/2024

Livro muito bonito, com várias ilustrações. A edição da Wish é muito bonita, a diagramação é ótima tbm.
Porém o livro começa já no momento em que a Mary volta para escócia e ele não te da grandes detlahes da vidade dela, ou do momento histórico o que me deixou um pouco confusa. Também não te da explicações sobre quem é quem, só de alguns poucos personágens, precisei pesquisar pra entender, porque eram personagens importantes. É beeeem drámatico e beeeeem pedante, o autor deixa bem claro na leitura que ele pende muito mais para o lado da Mary do que da Elizabeth.

airamlaceratti 31/10/2023

O livro conta a vida e morte de Mary Stuart, Rainha da Escócia, católica, sob a narração do grande Alexandre Dumas, autor de clássicos como ?Os Três Mosqueteiros ?

Lariza 11/07/2023

Infelizmente não dá pra saber o que nesse livro realmente aconteceu na vida real.

Uma determinada parte do livro, Rainha Mary irritava pelas atitutes. Uma questão que fica em aberto é se ela era muito inocente e foi levada a aceitar decisões por causa da influência dos outros ou realmente sabia o que estava fazendo.

Em relação a Rainha Elizabeth parece que muita coisa foi feita por causa de inveja, mostra o que pode acontecer quando é dado poder para poucas pessoas...
Se o que (não) aconteceu com seu corpo depois de sua morte for verdade, mostra ainda mais a mesquinhez da Rainha Elizabeth, nem depois de sua morte Mary Stuart foi deixada em paz...

Fat212 25/05/2023

Lutar até o fim?
Os dias na prisão não foram fáceis. O motivo pra ser presa? Eu tenho minhas apostas. Muito do que se passou vai ser sempre um mistério, mas em linhas gerais um livro muito bom.

Brina 03/04/2023

O prólogo praticamente é o livro inteiro kkkkkk
Gente não vi nada na vida dessa mulher q justificasse sua biografia ?????
Duas rainhas, uma com mais iveja do que outra e querendo demonstrar quem tinha mais poder ? (e so quem leu sabe quem era mais poderosa kkkkkk)
Bem chatinho e pouco interessante. ?

Cheirinhodelivro 05/02/2023

Só sofrimento, coitada!
A vida de Mary ia muito bem, obrigada, até os seus dezoito anos. Sendo rainha da Escócia e da França por casamento. Depois de ficar viúva, embarca numa desventura em série onde várias vezes pensa e age com o coração, levando-a a situações desastrosas até se tornar cativa de sua invejosa prima, Elizabeth, rainha da Inglaterra. Anos de cativeiro levaram-na quase a loucura e consequentemente à morte. É uma história conhecida e sugiro fortemente que se aprofundem em conhecer está rainha tão importante e cruelmente injustiçada.

Kedma.Favero 17/01/2023

A Rainha da Escócia
Classificado como ficção, mas parece mais com um "true crime" do século XIX sobre eventos do século XVI. Não tenho certeza se Dumas serializou isso ou, quando estava escrevendo, parou no meio e voltou a ele mais tarde.
Nas primeiras 100 páginas, é praticamente uma história direta, permitindo que as suposições/preferências do autor e rumores contemporâneos (ou quase contemporâneos) sejam declarados como fatos. Nesse ponto, torna-se mais como um romance, com grandes blocos de diálogo e declarações sobre os sentimentos dos personagens.
Então, depois de mais cem páginas, ele volta à história mais ou menos "reta" para o resto do livro, voltando brevemente ao diálogo por algumas páginas de cada vez. Uma leitura rápida e não muito imprecisa - certamente Dumas toma muito menos liberdade com a história do que os escritores de The Tudors ou Reign.

(decidi traduzir essa resenha que li no Goodreads porque foi exatamente o que pensei)

Fransuerda 27/12/2022

Mary Stuart
Particularmente achei a leitura arrastada e Mary me irritou profundamente por sua ingenuidade e falta de sabedoria em diversos momentos, claro, foi uma mulher extremamente julgada e punida por realizar feitos que se fossem cometidos por um homem teriam sido facilmente ignorados, mas ainda assim não dá para ignorar a incapacidade dela enquanto rainha de lidar com as situações.
Esperava mais do livro depois de ter lido O Conde de Monte Cristo do autor.

Fagner 02/11/2022

Dumas
Um belo romance histórico. Dumas é inigualável. Obviamente a história foi romantizada e está cheia de floreios, mas nem por isso perde seu ar histórico. Uma boa leitura.

Charmssss 02/10/2022

Ficção baseada em biografia
Não sou muito de ler coisas históricas, então nunca tinha ouvido falar sobre a rainha Mary Stuart. É óbvio que aqui temos uma história parcial, onde o autor puxa sardinha para Mary, então é importante ler e desconfiar de algumas coisas. Ainda assim, a história me deixou muito curiosa para ler um pouco mais sobre a vida dessa rainha. Dá uma aflição pensar em como as coisas naquela época podiam acontecer de forma tão súbita e até manipulada (não que tenha mudado muito hoje em dia). Algumas passagens me causaram bastante aflição e você acaba simpatizando com Mary, não tem jeito, o autor é muito bom em convencer. Por não estar acostumada com leituras assim achei um livro ok, não me deixou hypada para terminar tão rápido, mas também não foi uma leitura impossível.

Viviane @resenhasdaviviane 10/09/2022

Rainha da Escócia
Eu sempre fiquei curiosa para saber mais sobre a vida de Mary Stuart, tenho assistido vários filmes que a apresentam de maneiras diferentes e uma biografia sempre revela histórias que ainda não foram adaptadas na sua totalidade. Infelizmente, a biografia escrita pelo Alexandre Dumas é romanciada, ou seja, alguns fatos não são verdadeiros e várias vezes me peguei pensando "até que ponto esse capítulo contou a verdade?" nunca saberei.

Eu amo a escrita do Dumas e todos os detalhes empolgantes que ele coloca nos livros para prender nossa atenção, conseguiu prender muito bem a minha até o final e me deixou querendo saber mais sobre essa ilustre figura, que teve sua vida cercada de amores e sua morte muitos mistérios.

dudínea. 06/05/2022

Deus salve a Rainha da Escócia!
O começo do livro é um pouco difícil, pois a escrita do autor é diferente do que eu estava acostumada, mas depois que eu me acostumei, a história fluiu muito bem.
Apesar de ter preferido uma história, cuja dificuldade de ser uma figura de autoridade feminina na época, fosse o tema principal, gostei muito do que o autor entregou.
Mesmo já começando o livro, sabendo que o fim de Mary Stuart seria trágico, eu torcia para que tudo desse certo para ela.
Os últimos capítulos, onde são descritos os últimos momentos da Rainha da Escócia, são avassaladores! Eu só queria estar lá, segurar a mão da Rainha e ajudá-la no seu último momento de vida.
É muito triste, o rumo que a vida de Mary Stuart tomou. E por mais que esse livro seja uma ficção baseada na realidade, é impossível não se afeiçoar pela figura da Rainha da Escócia ??

Roberta Irds 17/03/2022

Não leio muitas obras biográficas mas fiquei extremamente interessada nesse livro.
Primeiro por se tratar da Rainha Mary e segundo por ter sido escrito por Alexandre Dumas. Como um todo foi uma leitura boa e pretendo reler dentro de alguns anos.

Jey Canavezes 14/02/2022

Uma leitura rica
Sempre gostei muito de história apesar de não recordar bem dos fatos e das datas em si. Ler esse livro atiçou muito minha curiosidade sobre os personagens envolvidos. Certamente procurarei mais sobre suas histórias reais.

Achei apenas que o livro se alongou em alguns momentos. Mas em geral uma boa leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5