A guerra contra o Brasil

A guerra contra o Brasil Jessé Souza

Resenhas - A guerra contra o Brasil

Matheus C. 07/09/2020

Um bom livro para se entender como a ideologia ianque soube se apropriar de tudo para transformar o povo em um mero instrumento de trabalho.

Bruno.Ariel 20/06/2020

Quem mesmo estragou o sonho brasileiro?
Confesso que quando li o título desse livro achei que de fato os EUA fossem os responsáveis pela destruição do sonho de muitas nações.

E é... Sem sombras de dúvida.

Porém ao ler o livro me senti traído pelo autor. Por mais que concorde com muitas opiniões impostas achei o livro um tanto quanto ficcional e desrespeitoso com a própria população brasileira.

Podemos ter todos os nossos defeitos, mas o autor nos pinta como filhinhos mimados do Tio Sam...

Que me desculpe o autor, mas para quem tem tanto ódio do capitalismo, e ainda mais do capitalismo estadunidense, é no mínimo estranho fazer uma pós graduação em uma faculdade em New York.

Roberto 29/05/2020

Manipulação da opinião pública pelas mídias.
O autor vem evoluindo em a cada obra sua. Para quem o acompanha -- como eu --, observa, um refinamento, uma melhora literária no seu estilo; tornando o acesso às abordagens científicas e conceitos teóricos abstratos -- à maioria de nós --, aos leitores mais palatável, e até agradável de se ler.

Um ensaio onde é analisado, desde a gênese; o controle, o cabresto e a manipulação da opinião pública, de forma sistemática e científica desde o seu início nos países ricos -- mormente nos EUA --; onde o Marketing como o conhecemos nasceu para vender produtos, evoluindo depois como ferramenta de manipulação e manutenção de poder nas democracias ocidentais.

A análise começa pelo país onde a PROPAGANDA foi mais estudada, aplicada e desenvolvida tanto na venda de produtos; direcionando o consumo, as tendências e os hábitos dos habitantes daquele país; quanto evoluindo e expandindo os seus tentáculos ao campo POLÍTICO, onde fez sua morada predileta, numa simbiose tão perfeita quanto perversa.

O autor desenvolve a sua tese para explicar como a propaganda depois de utilizada como ferramenta de domínio e distorção da democracia estadunidense, alcançando as mídias existentes para alienar a sua própria população; fezendo dela -- a propaganda --, uma arma um meio (certamente a mais poderosa), também de dominação externa, de todo e qualquer país onde tivesse interesse em dominar; vindo apenas a utilizar os meios bélicos quando os recursos midiáticos e propagandísticos de domínio falhassem.

O ponto central -- como em obras anteriores desse sociólogo --, é uma provocação intelectual ao nos convidar para uma reflexão crítica de obras e de autores consagrados -- quase intocáveis -- e já sedimentados em nosso inconsciente coletivo, seja no meio acadêmico, de forma consciente, ou como nos vemos coletivamente através de nossos preconceitos ao aceitarmos sem discussão, essa teoria implantada em nosso DNA de que somos um povo "VIRA-LATA", passional, corrupto e personalista.

Segundo o autor, obras como Os Donos do Poder (Raimundo Faoro); Raízes do Brasil (Sérgio Buarque de Olanda), entre outros, precisariam no mínimo de ter suas teorias reavaliadas pelas "lupas" da História e da Sociologia; ou até mesmo COMBATIDAS, pois nada mais seriam -- grosso modo --, do que ideias nascidas de pressupostos equivocados e preconceituosos.

Tais obras tentariam explicar o Brasil e os episódios desastrosos de sua Hisória Política e Econômica apartir de uma suposta herança de corrupção Portuguesa e sempre culpando-se o Estado, o que seria, para o autor um anacronismo e uma dicotomia simplista opondo A Res Pública (O estado) versus Património Privado; uma vez que no mundo medieval, simplesmente não havia coisa pública, pois tudo pertencia ao Rei e a ele somente, assim não há que se falar em herança da corrupção ou apropriação da coisa pública inexistente naquele momento histórico de Portugal.

O sociólogo "enverga", torce o nosso olhar e nos joga numa reflexão historicamente dolorosa para a origem e causa de nosso atraso, que seria os efeitos ainda muito presentes do sistema escravocrata que ditou e formou o comportamento do país por quase 4 séculos e cujas "feridas", as pústulas de tal violência ainda sangram e causam um efeito inegável em nosso tecido social e coesão como uma nação de fato. E quanto mais neguemos a problemática racial, mais tempo gastaremos para dar o pórximo passo EVOLUTIVO como nação.

Jessé, ainda nos brinda, ao final do livro com introduções de alguns de seus livros anteriores -- A Elite do Atraso e A Classe Média no Espelho --, sendo para mim o segundo o seu melhor livro até aqui. Ele ainda faz uma reflexão sobre duas obras seminais na formação de nosso imaginário intelectual e de nosso modus vivendi como nação. Casa Grande e Senzala e Sobrados e Mocambos, ambas de Gilberto Freyre.

Ale Giannini 26/05/2020

Leitura obrigatória
Será coincidência que métodos aplicados na eleição de Trump, tenham sido adaptados para o Brasil? Que Steve Bannon tenha participado da campanha de ambos? O Professor Jessé Souza mostra-se leitura obrigatória para entender o Brasil atual.

André 22/05/2020

Dominação do Brasil pelo EUA
O autor tenta mostrar como os acontecimentos dos últimos anos no Brasil tiveram a interferência direta dos EUA.

@jeicequele87c 20/05/2020

Necessário
Para uma leitura esclarecedora dos dias atuais. Este livro se faz necessário diante dos eventuais acontecimentos no Brasil!!!