A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Senhora do Lago

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Farleyzinia 31/03/2024

A eternidade é um arquipélago de instantes
Último livro (?) eu gostei da dinâmica da narrativa, o conceito de ter o tempo da Nimue que já é num futuro distante onde tudo que se sabe sobre o trio principal é baseado em lendas e achados que criam várias teorias sobre os eventos, nesse tempo eu não gostei muito da Wira (a moça do nome gigante que sonha), mas adorei a Nimue.

Sobre a história principal gostei de como foram concluídos os arcos, eu já tinha um spoiler sobre o Imperador dançante nas mamoas dos inimigos (pra que um título tão grande?), mas mesmo assim não me deixou desinteressada pra saber o desfecho que o autor daria pra empreitada desse personagem.

O arco da fuga da Ciri é bem divertido, os saltos dela e a questão do espaço tempo de "A eternidade é um arquipélago de instantes".

O desfecho da companhia de busca da Ciri doeu um pouquinho o coração, mas era de se esperar. E o desfecho da guerra eu achei bem completo e interessante de acompanhar as reviravoltas da batalha decisiva.

Quanto ao Geralt eu queria que tivesse mais dele, embora a saga seja dita como dele, a gente não tem tanto assim dele. Talvez eu sacie essa ausência lendo "Tempo da tempestade".

O final agridoce é um bom encerramento pra como foi construída a história.

Dai Solyom 29/03/2024

E diante deles havia tudo
Fim da saga do Bruxão, e eu queria algo mais concreto.

Não entrou nos meus favoritos da Saga, que estava em uma crescente excelente.

O melhor arco foi o da fuga da Ciri, mas mesmo assim deixou pontos à desejar.

Geralt ficou esquecido, bem como outros personagens importantes.

Senti que o autor enrolou durante 500 páginas, sendo que o final que ele criou estava ali o tempo todo.

Com todo o contexto dos livros, série e jogos, escolho ficar com o enredo do jogo.

Miranda_Vance 02/01/2024

This is literatura
Chorei tal qual uma desgracada da metade para o final do livro.
Nunca na minha cabeça o plot do Emyr passaria, dito isso, tive ódio dele cada vez mais profundo.
Yen rainha, o resto nadinha.
Ciri é Ciri, tudo gira ao redor dela (desconfio que por ela também)
Geralt, se errou foi tentando acertar, Lobo Branco.
???

Vanderlei.Augusto 31/12/2023

Último dos romances de Andrzej Sapkowski. Nesse livro temos o desenrolar da história de Ciri, Yennifer e Geralt. Com alguns esclarecimentos me pegando de surpresa.
Por estar ambientado com os games e com os personagens a leitura desses livros tornou-se muito prazerosa. Foi um experiência muito legal
Se tem alguma crítica a tecer sobre a história foi o rápido desenrolar da batalha final. Particularmente eu esperava um nível de combate mais intenso.
Outra pequena crítica é o 'papel secundário' de Geralt na trama. O enfoque no mesmo deveria ser maior

Cássio 20/12/2023

Bem fechado, e ao mesmo tempo uma ponte para os games
O sétimo livro atinge o ápice da complexidade e maturidade da saga. A forma como o autor brinca com o tempo e expõe os personagens como figuras "de antigamente", nos episódios futuros em uma ou outra página, dão um sentido de nostalgia que humaniza e naturaliza a narrativa. Além disso, o livro deixa claro que a questão da procura pelos inimigos do bruxo são apenas pretextos para questões mais profundas e filosóficas. Enfim, embora a conclusão seja relativamente sólida, deixa a ponte para a série de games, cujo primeiro título se inicia exatamente a partir de onde o livro 7 termina.

GustavoDC 09/10/2023

Último livro decepcionante!
Em uma coleção de livros sobre fantasia, espera-se que o último livro encerre a história de forma envolvente, amarrando as pontas soltas e causando algum impacto ao leitor com boas lutas e algumas perdas.
Infelizmente, pouco vi essas características nesse último livro da saga!
O autor deixou muito a desejar! Achei o livro, em muitas partes, confuso e em algumas ocasiões trocando bruscamente de foco na história, dentro do próprio capítulo. Por causa disso, achei que o autor se perde em relação ao foco da história principal ao dar atenção às histórias secundárias, as quais pouco interferem na principal. Houve acréscimo de personagens e lugares que pouco acrescentaram à história, parecendo-me mais a famosa "encheção de linguiça", pura enrolação. Além disso, em alguns momentos parecia que eu estava lendo alguma história da Marwel em seus mundos paralelos, pois o autor colocava a Ciri saltando de um mundo para o outro, sem sentido nenhum! Percebia-se a pura enrolação do autor!
Houve a inserção de capítulos longos, os quais eram bem cansativos!
Das mais de 500 páginas do livro, os três principais personagens permaneceram pouco tempo juntos! Lutas interessantes, só ocorreu uma ao final do livro.
O desfecho do livro foi bem fraco!
Poucas coisas se salvam nesse livro!
Dos setes livros da saga, para mim esse foi o mais fraco!
Nota 3 em 5 estrelas.

Sprintliteraria 07/08/2023

Algo termina, algo começa
? Alta fantasia;
? Guerra;
? Bruxas e feiticeiras;

? Nunca pensei que terminaria a série, e nunca imaginei que sentiria tanta falta ?

? Enquanto Yennefer é prisioneira de Vilgefortz e Geralt está sob o charme de Fringilla, Ciri se encontra em um mundo paralelo ao penetrar a torre da Andorinha, e encarar seu destino é a única forma de salvar aqueles que ama.

? Que livro FRENÉTICO! Cheio de ação, batalhas e respostas. Aqui todas as peças se encaixam, as verdades vêm à tona e cada personagem e causa ganham seu desfecho. Por já ter me acostumado com a escrita do autor, achei tudo muito fluido e delicioso.

? Esperava mais menções e uma intervenção mais forte da Caçada Selvagem, ainda assim gostei demais de tudo. Chorei, ri e quase arranquei os cabelos durante essa leitura. Adorei a evolução da Ciri, os finais e conclusões. Um final místico, com a essência da fantasia.

? Recomendo DEMAIS a leitura da série para vocês. A escrita do autor é difícil no início, mas depois que você se apega e se acostuma a ela, tudo se torna um filme de ação e uma partida de vídeo eletrizante que vale a pena cada segundo.

cami.gauer 06/08/2023

A senhora do lago
Demorei pra ler o livro inteiro. Achei o começo enrolado, todos foram um pouco assim. Teve algumas partes tb meio entediantes. Quando tudo começa a se desenrolar eu queria ver a conclusão da história e ficou muito tempo em pequenices, falando de personagens secundários que eu não lembrava nem quem eram, mas esse é o defeito dessa série, tem muita gente, e muitos quando reaparecem eu não associava mais quem eram. Final justo, triste, porém esperado.

Maria 03/07/2023

Diante de toda a saga, esse definitivamente foi meu favorito
Não tenho palavras para descrever como foi ler esse livro.
De fato no começo foi confuso, mas no final tudo se esclarece
Olha adorei a trajetória de todos, como todos voltaram a se encontrar
Cirilla de Vengerbeg, vc foi umas das melhores personagens que eu já li, sua trajetória desde o começo não foi fácil, mas vc superou cada uma delas e venceu e foi feliz, seguindo os passos de sua mãe , e não negando quem realmente vc, mesmo em outro mundo
Geralt de Rívia, o lobo branco, o bruxo,
De fato vc teve muitos problemas, vc perdeu muito em seu caminho, tudo isso para encontrar a mulher que ama e sua filha,mas no final quase tudo deu errado , mas deu certo graças a sua filha e a teimosia que ela herdou de você, no final vc se aposentou o que foi merecido, e se casou com a mulher que ama
Yenneffer de Vengerbeg, o mundo não foi gentil com vc, mas vc superou tudo isso e se tornou incrível, um tempo atrás vc perdeu algo e tentou de tudo recupera- lo, no final o destino lhe deu o que vc mas esperava, e se tornou uma mãe e uma esposa, que foi feliz ate o fim de sua vida, como merecia.
A minha experiência com essa saga foi no mínimo espetacular, foi confuso, divertido, triste e odioso ler, mas com tudo, umas das melhores sagas, personagens e história de que eu já li.
Me despeço com uma grande dor no coração desses personagens e feliz que tudo deu certo, recomendo a todos que queiram surtar a cada momento nesta história maravilhosa, o autor Andrzej Sapkowski foi um gênio ao escrever, os personagens são incríveis e da para ver como eles pensam e agem, seus dilemas morais e suas derrotas, foi um enorme prazer ler essa saga maravilhosa.

Bruno.Henriquee 23/04/2023

Algo termina...
A história dessa saga inteira é realmente incrível, esse final me agradou, a leitura não é tão fluída e frenética comparada aos outros livros principalmente no final, mas segue no mesmo nível de qualidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5