Yolk

Yolk Mary H.K. Choi

Resenhas - Yolk

emma40 31/12/2023

Uma narrativa intimista e crua sobre como é ser uma jovem adulta com problemas mentais no mundo de hoje, principalmente com problemas envolvendo autoimagem, corpo e comida. A Mary H. K. Choi nunca falha em ter uma voz narrativa única e em ser extremamente sincera na construção de seus personagens. Gostei muito de tudo que foi explorado aqui, a autodestruição como forma de autopreservação, os relacionamentos (platônicos, familiares e amorosos) complexos que se têm ao longo da vida e como eles nos impactam profundamente e o conflito de identidade dos personagens por serem imigrantes coreanos nos Estados Unidos. Gostei demais de tudo, só achei os capítulos talvez um pouco longos, poderiam ser melhor divididos já que a escrita é bem descritiva e densa e se beneficiaria em ter alguns respiros.

Jenni Pradera 18/01/2023

2.5 estrelas
Uma história sobre irmãs, família, trauma, doença e mais. Não foi o meu livro favorito mas a escrita foi bonita e fez refletir sobre a vida.

Nota: Mais ou menos.

letAcia550 12/10/2022

ao mesmo tempo que tive MUITA vontade de dar uns tapas na cara da personagem principal, aos poucos, a cada pagina, fui me afeiçoando por ela. o relacionamento dela com a irmã foi super bem construído, complexo e realista. senti que as duas poderiam facilmente ser pessoas reais.

Ana Elisa 04/08/2022

Pretencioso
Que livro pretencioso! Não consegui gostar nem me conectar com as personagens, odiei tudo e todo mundo. Uma pena

Mel Rodrigues 12/06/2022

Tudo que poderia ter sido
Yolk prometia uma história sobre família, imigrantes, irmãs... E nos entregou dois garotas mimadas (e não me entendam mal, eu adoro uma protagonista mimada e rebelde que faz as coisas sem pensar) que agem como pré-adolescentes e não como adultas. Em meio a tudo isso, a autora ainda coloca um distúrbio alimentar, um romance bem mal desenvolvido e uma crítica ao sistema de saúde. A única coisa que salvou esse livro para mim foi a relação de Jayne com a mãe delas.

Ane 11/04/2022

Profundo
esse livro aborda sobre tantos assuntos delicados, eu gostei muito!! A protagonista e muito legal e a gente fica querendo a abraçar com tudo que acontece com a coitada

Giovana | Blog Dei um Jeito 12/05/2021

Sofro tanto com uma certa relação de irmãs
Yolk é o lançamento da autora Mary H K Choi (do livro Contato de Emergência), em que conta a história de duas irmãs que precisam trocar de identidade entre si.

Jayne e a irmã vivem em Nova York, mas cada uma para o seu lado por conta de estarem em fases diferentes da vida: Jayne uma estudante e estagiária que faz pouco tempo que mora ali e a June que é recém formada e bem encaminhada na vida, e também por ambas não serem tão próximas e nem buscarem ser.

A razão de elas ficarem mais próximas é quando June conta para a irmã que está com câncer no útero e não querer que os pais descubram para não ter maiores complicações, e já que Jayne está com problemas de onde morar e não sabe demonstrar direito que se importa e se preocupa, elas começam a morar juntas e se ajudar.

Em mais um capítulo de "defenda o SUS", a razão de June precisar trocar de identidade é que ela perdeu o emprego e por consequência o seguro de saúde, precisando pegar a identidade da irmã para não ficar com uma dívida que nem hipotecando a alma resolveria.

A relação das irmãs é o puro suco de uma frase da famosa música Mulher de Fases: complicada e perfeitinha, pois tem muita coisas que ambas fizeram uma com a outra que atrapalharam muito o crescimento delas, mas nada que venha do ódio e tem muitas outras coisas que elas fizeram para se ajudar, que claramente veio de amor que elas sentem.

A forma que eu fui me preocupando com as irmãs começa pela raiva de parecer que as duas não funcionam juntas e mais se atrapalham do que se ajudam, e depois foi indo para um nível que dá vontade de pegá-las para criar com muito leite Ninho, em que mostram que elas vinham lidando completamente sozinhas mais coisas do que deveriam, e que elas sempre se ajudaram sim.

O livro segue do ponto de vista da Jayne, e por ela vemos também as relações dela sendo uma coreana que cresceu nos EUA, seja os relacionamentos amorosos e o fator fetiche asiático, e também com uma criação com palavras muito rígidas. E também tem a carga de que ela sempre foi vista por si mesma como quebrada, por sofrer de ansiedade e bulimia.

Tudo isso parece ser o plot de sick-lit em que o objetivo é só mostrar desgraça, mas boa parte dos plots são fechados de forma positiva e esperançosa (o único ponto que eu não me agradei 100% foi o romance), com um tom semelhante à de Céu sem Estrelas, que é super indicado para quem gostou desse livro e vice-versa.

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2021/05/review-yolk-mary-h-k-choi.html