Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

gbrielerosa 04/06/2024

Como explicar Piranesi?
Comecei a ler sem saber nada sobre a história e quanto mais eu lia mais confusa eu ficava, mas de uma forma bem positiva.

Os cenários que a autora criam são incríveis e diferentes de qualquer coisa que já li antes. Eu me senti em outro mundo e não conseguia parar de ler.

Se eu soubesse mais da história, acredito que não teria gostado tanto por ter criado expectativa.

Garoto em Verso 01/06/2024

Existe paz na solidão
Não faço ideia de como colocar em palavras a viagem que foi essa história, peguei Piranesi como uma recomendação muito vaga de um canal literário gringo, todas as resenhas que li antes de comprar falavam muito pouco sobre a história em si, somente de que era ótima, isso me intrigou. Realmente, entrar nesse livro sem a menor ideia do que se trata é a forma correta de apreciação.

Estou certo de que Piranesi é uma alegoria a vida, sobre escolher a paz e o aconchego da solitude, da rotina do mesmo contra o caos da companhia, as desavenças da presença que fazemos na vida uns dos outros.

Esse é um título para se ler com uma mente aberta ao insano, pense em Kafka Beira-Mar, porém mais "centrado", existe mais nexo em sua ideia do realismo supernatural.

Como todos os outros, não quero falar nada de mais sobre o que você pode encontrar nessa história de Susanna Clark, descubra por si só, afinal "A beleza da Casa é imensurável, sua Bondade, infinita"

Diego 28/05/2024

"A beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita."
Não sei muito bem o que pensar desse livro, apesar de ser um universo um pouco abstrato foi bem fácil me sentir presente na casa que o protagonista descrevia graças a escrita envolvente da autora. É ótimo acompanhar a rotina esquisita do Piranesi e como ele se adaptou a um mundo que parecia cheio de empecilhos e mesmo assim agir com a mais pura gratidão com a Casa. Algumas explicações ficaram meio obscuras sobre como funcionava esse universo, e talvez eu até deva reler daqui a um tempo, mas foi uma ótima leitura com certeza.

Lívia 25/05/2024

Loucura atrás de loucura

No começo do livro, fiquei completamente perdida, tentando entender a disposição do local onde Piranesi se encontrava. Conforme a leitura foi progredindo, percebi que mais importante que isso, eram as características de cada sala. Acredito que seja um livro bastante filosófico e que retrata a complexidade da mente humana. Não ganhou 5 estrelas apenas pelo motivo de ter um final aberto, com inúmeras possibilidades, e por limitação minha, fiquei um pouco confusa. Porém, sem dúvida, é um livro extremamente profundo.

Sofia.Jc 23/05/2024

Uma leitura rápida e emocionante
Um livro genial!

Percebi que Piranesi divide opniões no universo literário, mas gosto é gosto e eu gostei bastante.

Vou enfatizar um ponto que eu achei muito interessante: a construção da história. Primeiro o leitor é inserido no universo e isso acontece em um ritmo gradual até que a gente se acostume com a rotina do personagem, só que chega o momento em que os conflitos começam a aparecer e é perceptível a mudança de cenário e o que era normal passa a ser duvidoso. No começo eu achei um tiquinho lento, mas quando vi por esse lado eu achei incrível e uma ?lentidão? necessária.

Essa mescla de mundo fantástico com mundo real é diferente de tudo que eu já li e foi uma experiência bem positiva. Acredito que seja um livro com características marcantes, convenhamos que tem seu diferencial. A narração feita pelo personagem é fantástica, o relato dos diários dão um charme pra história, a atmosfera de suspense é construída aos poucos e de forma majestosa, o personagem principal tem uma personalidade um pouco diferente e aqui eu deixo outro ponto: ele não é aquele personagem principal arrasador que sai dando tiro pro alto, ele é calmo e coerente com o ambiente que ele vive de paz e sossego.

Na medida que algumas coisas vão sendo reveladas, a leitura engata um ritmo mais frenético e a gente sente isso vindo do personagem também, posso dizer que você não precisa ser muito esperto pra tentar deduzir parcialmente o mistério e a reviravolta do livro, mas eu garanto que vai muito além do que sua imaginação lhe mostrar.

A respeito do ambiente em que se passa a história, a descrição de tantos Salões e vestíbulos e entradas me deixou confusa, mas é possível perceber a magia da Casa por meio da descrição que Piranesi deu sobre Ela.

Tem uma pegada filosófica em algumas partes que deixa tudo mais bonito.

Leiam Piranesi e se encantem.

(Eu achava que o personagem principal era o fauno da capa, mas Piranesi é um ser humano)

Misstarry 21/05/2024

Uma confusão de rápida leitura
Eu gostei muito. Achei um livro de fácil leitura, até mesmo as primeiras páginas, que são bem confusas, tem uma leitura fluída. Sou mais lenta para perceber, mas acho que logo algumas coisas começam a entregar o desfecho da narrativa. Não vejo isso como um erro, pois tem momentos que só queremos ler algo fácil que não nos faça pensar muito, e aqui está um livro assim. Um dos meus aspectos favoritos é como o protagonista interpreta cada estátua; é tudo tão cheio de significado que nem parecem estátuas, mas outros personagens da história. Por fim, fiquei pensando que enlouqueceria em passar tanto tempo sozinha em um lugar tão grande.

Victor108 15/05/2024

Incrível
Um livro no mínimo, diferente.
Me senti na pele do personagem, cada descoberta dele, foi uma descoberta minha também.
Indico a todos que gostam de uma leitura onde a atenção aos detalhes é recompensada.

A beleza da casa é imensurável; Sua bondade, infinita.

Valentin 12/05/2024

Profundo
O início do livro é bem suscetível para a pessoa largar, pois você literalmente não entende nada. Porém, aos poucos a autora vai ambientando e descrevendo o universo de Piranesi e algumas coisas vão fazendo sentido.

Acho que a discussão central do livro é um ponto bem filosófico sobre o homem, inteligência e o ser. A maneira como a autora trabalha isso o torna um livro único e extremamente interessante.

Talvez eu tenha percebido que o livro trazia muitas reflexões tarde demais e não me atentei aos detalhes com mais afinco?

Maria 08/05/2024

Muita informação e muitos detalhes.
As aventuras que piranesi viveu ao longo do livro foram assim metaforicanente essenciais pro entendimento do mundo, conhecimento, autoconhecimento e dentre outras coisas.

o que me pega como leitora de imaginação fraca é: muitos detalhes a se imaginar de tão bem descritos que estão e a culpa não é da autora kkkkk ela é boa eu é que não sou boa demais pra esse livro.

enfim, é uma viagem onde vc precisa estar atento ao que lê, fala se sobre tudo, confiança, sentimentos, vivências. e a única coisa que me pega é a mudança de personalidade de mattew para piranesi na qual o mattew não acorda mais. queria que alguém me explicasse o porque disso.

o outro (ketterley) é um viadao né? essa busca toda pelo grande conhecimento não serviu de NADA.

é muito filosófico e te coloca a pensar em muita coisa. você acaba ficando louca lendo, dito isso, amei.

o destaque no livro esteve no final quando piranesi descobre da existência de outro mundo no qual não é o dele e da existência de outras pessoas e ele passa a observar que nem sempre tudo é perfeito e mesmo quem amamos podem nos destruir.

"Talvez seja isso que é estar com outras pessoas. Talvez até pessoas de quem se gosta e admira grandemente nos possam fazer ver o Mundo de formas que preferíamos não ver."

Carlitos 07/05/2024

A beleza da casa é imensurável; sua bondade, infinita
Tantos sentimentos em relação a esse livro, mas eu gostaria de começar dizendo que eu amei praticamente tudo nesse livro.
Eu amei a contrução do mundo, o misticismo em torno da história, o jeito como foi contado, como se a gente estivesse lendo um diário do piranesi, a tensão e suspense que foi se desenrolando ao decorrer da narrativa. Foi tudo muito bem feito.
Piranesi é um protagonista tão cativante, porque mesmo sendo um ser tão inocente, ele consegue ser muito inteligente, observador e perpiscaz. Mas é justamente diante dessa inocência imaculada que eu encontrei o que eu mais gostei no livro: ter um ponto de vista de alguém que não possuí tristezas, ou traumas, ou remorso. Na minha opinião, tornou o livro muito mais profundo.

É isso, não tenho mais o que dizer, eu simplesmente amei essa história

Iana 04/05/2024

Sobre piranesi
Esquisito. Essa seria uma boa palavra para descrever o livro, mas isso não necessariamente é ruim.

Com certeza é um livro que precisa de atenção redobrada. O fato dele descrever o ambiente e as atividades do piranesi torna o começo mais lento.

Porém é gostoso ir juntando os pedacinhos da história dele e entendendo o que aconteceu.

A casa me incomodou, a casa foi intrigante, a casa me pareceu linda e de primeira confusa mas depois simples. Era só observar ela e você conseguiria entendê-la.

Em relação ao piranesi, ao mesmo tempo que a inocência dele as vezes me fazia querer sacudi-lo e fazer ele acordar pra vida, quando pensava melhor, eu começava achar sua inocência bonita, a esperança nas pessoas, o respeito pelos mortos, pela casa, simplesmente o jeito que enxergava o mundo era bonito. Queria enxergar como piranesi enxerga.

?A beleza da casa é imensurável; sua Bondade infinita?

Mirele 01/05/2024

Sendo sincera, primeiramente comprei esse livro porque achei essa edição belíssima. Assim que eu vi a editora anunciando já fui logo atrás. E realmente é uma edição muito bonita. Segundamente, esse é o segundo livro de uma autora que eu gostei muito e parece que escreve uma vez na vida e outra na morte, então quando ela lança alguma coisa, você tem que aproveitar. Pelo que me lembro da repercussão, eu sei que algumas pessoas gostaram bastante e outras acharam um porre. Algumas gostaram só do começo, outras só da parte final. Eu sinceramente amei a experiência toda. E não achei o livro esse negócio complicado que alguns falaram. Se você conhece um pouco de mitologia grega, acho que fica fácil pegar algumas coisas ainda no começo. E eu gostei muito da vibe, da escrita e de como o livro se desenrola. Me lembrou um pouco O Mar sem Estrelas, sinceramente. E acho que gostei mais desse livro aqui do que dele, não sei. Eu tenho a sensação também que a Susanna Clarke, como alguns outros autores britânicos bem famosos, é meio que uma bruxona que esconde símbolos por trás do que ela escreve. Tem muitos temas daqui que batem nesse sentido com o primeiro livro dela. Enfim, bem legal.

Artemis 29/04/2024

"A beleza da Casa é imensurável; a sua Bondade é infinita"
Não sei por onde começar,Piranesi é fantástico,espantoso,lindo, uma escrita deslumbrante e vertiginosa e uma história cheia de espírito,é um dos livros mais diferentes que eu já tive o prazer de ler,as descrições são de uma imersão enlouquecedora, vívida e tocável, o estranhamento se torna natural bem rápido e é fácil se perder neste lugar maravilhoso e mágico onde vive Piranesi. Lindo, lindo,lindo.

Savio86 28/04/2024

Pra quem não se importa em ficar perdido a maior parte do livro. Perdido igual o protagonista. Mas é muito legal ir juntando os pedacinhos da história dele e ir entendendo aos poucos o que se passou e tudo faz sentido. Acho que talvez tenha faltado um pouco mais de loucura no final, porque no começo tudo parece tão louco e aí acho que vai perdendo a força um pouco quando se torna até meio policial. Mas eu gostei muito. Adoro a autora.
Vania.Cristina 28/04/2024minha estante
Concordo com você. Livro maravilhoso mas cai um pouco no final.

Loh 27/04/2024

A beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita
Um livro mágico!!
Matthew se tornou um dos meus personagens preferidos. Ele tem uma inocência linda, esperança nas pessoas, durante a leitura o que eu mais sentia era empatia por ele, o modo como enxerga o Mundo, o respeito que tem por outras pessoas (mesmo os mortos), e gratidão por tudo o que a Casa lê oferece/ensina.
Foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada, com um ritmo mais acelerado e um plot perfeito, um livro muito bem planejado, amei ????