A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

Davi 08/06/2024

A trama de prata: uma resenha de Nárnia.
"A CADEIRA DE PRATA" é o quarto livro da longa e cristã (por entrelinhas) série "As Crônicas de Nárnia", escrita por C.S. Lewis. A trama aqui começa quando Eustáquio, agora um menino mais maduro após suas aventuras em "A Viagem do Peregrino da Alvorada", retorna a Nárnia agora junto de sua colega de escola, Jill Pole. Eles são convocados pelo grande leão Aslam para uma missão crucial: resgatar o príncipe Rilian, filho do Rei Caspian X, que está desaparecido há dez anos. Guiados por uma série de sinais fornecidos pelo Leão, Eustáquio e Jill embarcam em uma perigosa jornada pelo misterioso e sombrio Norte de Nárnia, enfrentando criaturas sinistras e desafios pra lá de traiçoeiros.

A ausência de Lúcia, Edmundo, Pedro e Susana permite que novos personagens brilhem, especialmente Jill e Eustáquio, que não é novo mas demonstra novas facetas. Jill traz uma perspectiva fresca à narrativa. Sua coragem e determinação, apesar do medo inicial e da falta de experiência, são positivas. Eustáquio, por sua vez, mostra um crescimento importante desde sua última aparição, assumindo um papel de liderança e mostrando grande coragem e lealdade. A dinâmica entre eles é cativante, com momentos de tensão e, acima de tudo, amizade que enriquecem a história. Eles são acompanhados por Puddleglum, um pessimista mas valente Marshwiggle, cuja sabedoria prática e coragem se tornam inestimáveis ao longo da jornada.

Nesse livro, a ambientação é notavelmente sombria e misteriosa, contrastando com as paisagens mais familiares de Nárnia (Isso me faz pensar se teremos sequências mais sérias). As terras inexploradas do Norte, principalmente com as montanhas geladas e cavernas escuras, adicionam um tom de perigo à narrativa. Porém, acreditava que o objeto que leva o título do livro, uma cadeira de prata mágica que prende o príncipe Rilian sob o feitiço da Bruxa Verde, teria grande importância. No entanto, aparece brevemente e não tem grande destaque, se tornando algo bem banal... O confronto final contra a Bruxa Verde e a libertação de Rilian são momentos triunfo, reforçando novamente temas de bravura, amizade e a luta contra o mal. Mas, como nos outros 3 livros, Aslam sempre salva tudo no final. Por fim, devo destacar a sensação de que C.S. Lewis arrasta muito as histórias no desenvolvimento e pode ser o único ponto negativo. No meio do livro, há momentos em que a trama parece se alongar sem necessidade, com eventos que não avançam a história de maneira significativa. Isso pode tornar a leitura um pouco cansativa, diminuindo o ritmo e a intensidade da aventura. No entanto, essa sensação de lentidão no meio é contrabalançada por um capítulo de conclusão perfeito.

Ju.Azevedo 05/06/2024

?Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista.?

Tiago 03/06/2024

"Viverei como um narniano mesmo que não haja nenhuma Nárnia"
Que aventura incrível foi ler esse livro! Mais uma vez C.S. Lewis nos encantando com seu universo mágico de Nárnia. Pra mim esse livro só não é 5 estrelas porque comparado aos outros eu achei uma narrativa muito menos emocionante do que as outras, além de ter sido completamente previsível. Apesar disso, a leitura foi muito gostosa e a história é muito boa, e tem momentos bem emocionantes de fugas/batalhas. Muito bom livro!

Destaque para a forma como o Lewis conseguiu usar a feiticeira verde para debater a filosofia cristã, num livro infantil, esse cara era bizarramente genial com as alegorias bíblicas, sensacional

Lena.T 25/05/2024

A importância de se ler no tempo certo?
Certamente, ficaria fascinada com esta leitura lá nos meus 12 ou 13 anos, pois apesar da história ser previsível, è inegável a fonte imaginária do autor.
Personagens como sempre bem escritos, ganham vida ?
Um bom livro infanto-juvenil ????

Boa leitura ?

My Lady 24/05/2024

Narnia é onde eu quero morar
Perfeito demais. Amo demais essa crônica. O Rilian é muito fofo, assim como todos os personagens. A inimiga da vez é uma feiticeira verde que por sinal é muito esperta. Recomendo que leiam. Tenho certeza que iram gostar. ??

Duda 21/05/2024

Sendo bem sincera, esse livro é o mais chatinho e o mais fraquinho da história. Porém, como se trata de C.S Lewis até o mais chato dos livros se torna dinâmico e interessante.

Marcus.Santana 20/05/2024

Sexto volume em ordem cronológica da saga.
Em A Cadeira de Prata, não temos os irmãos Pevensie, apenas o primo Eustáquio e sua amiga Giu.
Após anos se passarem depois de A Viagem do Peregrino da Alvora, o Rei Caspian X está bem velho e seu único filho e herdeiro, o Príncipe Rilian, está desaparecido.
Para salvar o príncipe Eustáquio e Giu, serão guiados por Poçaflito, um narniano extremamente pessimista e preocupado, indo até o fundo do mundo, passando por diversos perigos.

Gaby Leandra 18/05/2024

Esse livro, assim como todos os outros, é repleto de aventuras. É narrado lugares que nunca foram explorados antes, e que nunca pensamos que poderiam existir. Amei conhecer os novos personagens e de uma certa forma, rever os antigos que já conhecemos.

Emanuel 15/05/2024

"? Estou do lado de Aslam, mesmo que Aslam não exista" ??
Mais uma aventura desse universo perfeito. Aqui somos apresentados uma nova personagem chamada "Jill", uma colega de escola do Eustáquio. Vamos ter bastante peripécia e incidentes na história, aqui os o personagem junto com sua amiga, partem pra uma buscar pelo filho do rei de Nárnia, (O filho de príncipe Caspien).
Amei a energia que a história passou pra mim, amei a fé que o Eustáquio tem pelo Aslam. Gostei demais do amadurecimento do ser, deixou a história mais aprofundada, e novas descobertas interessante do mundo. ??
Fiquei vidrado do início ao fim, demorei mais do que o normal pra terminar, por questão pessoais. Mas no fim a história teve seu fim inevitável.
"Amo Nárnia até o fim, Nárnia está no meu coração pra sempre." ?

Hyuuga 11/05/2024

Adorei
Eu gostei muito desse livro. Eu achei um dos melhores, eu achei muito bom o desenvolvimento desse livro.

Amanda Ayres 07/05/2024

Uma leitura para aquecer o coração!
Talvez o livro ?Cadeira de Prata? seja um dos meus favoritos de Nárnia até agora. Isso se deve ao fato da belíssima história que nós é apresentada, e uma construção de personagens que deixa tudo muito melhor. Eu gostei muito mesmo dessa história, mas também desejei que o rei Caspian pudesse participar mais da história. Gosto tanto de Caspian, que me senti como Eustáquio quando viu que seu amigo havia envelhecido, eu senti como se também estivesse perdendo um amigo.
Enfim, essa foi uma excelente leitura! Mal posso esperar para ver a conclusão dos livros de Nárnia.

Manoel 29/04/2024

Releitura
É engraçado que, quando eu li esse livro pela primeira vez, lá nos meus 16 anos, ele foi o menos favorito de toda a saga. Acho que subvalorizei ele, pois relendo agora eu amei. Achei bem mais maduro comparado aos outros.
Leitorconvicto 29/04/2024minha estante
Um dia ganho coragem para ler todos os livros

Celkezinha 08/05/2024minha estante
Li agora com 21 e tive essa mesma sensação

Travonrodfer 27/04/2024

Com a régua no limbo, até algo ruim pode se tornar bom
O melhor livro da crônica, com facilidade. Ainda
tem o problema dos plots serem meio aleatórios e soltos. Mas dessa vez os plots sao bons, faria um estrondo se bem escrito (ou talvez bem traduzido). Da pra ver que personagens carismáticos fazem uma diferença tremenda, o Brejeiro consiste das melhores partes do livro, talvez isso que tenha faltado aos anteriores ou, talvez, eu só estou tao desanimado com essa crônica (comecei a ler com a expectativa muito alta), que algo razoável como esse livro se destaque no morno dos 5 livros anteriores.