Verity Colleen Hoover

Resenhas - Verity

Jesraylanne 13/08/2023

Merece o Hype que tem
O livro tem uma narrativa cativante e imprevisível, com reviravoltas chocantes que mantêm o leitor ansioso por mais. A escrita de Hoover é habilidosa em criar uma atmosfera assustadora e desconfortável, fazendo com que o leitor se questione sobre a verdade e a realidade dos eventos descritos.

Os personagens são bem desenvolvidos, cada um com suas próprias motivações e segredos. Verity é um personagem particularmente intrigante, à medida que as camadas de sua personalidade são desvendadas lentamente. Suas ações levantam questões sobre até onde alguém pode ir para proteger seus próprios interesses e desejos.

Uma das maiores forças do livro é a forma como ele explora temas como a culpa, o perdão e a natureza humana. A escrita de Hoover cria uma tensão constante entre o certo e o errado, mantendo o leitor em dúvida sobre quem é realmente confiável.

Embora seja um thriller psicológico, o livro também aborda temas mais amplos, como a maternidade e a complexidade dos relacionamentos familiares. Essas questões adicionam uma profundidade emocional à trama, tornando a experiência de leitura ainda mais envolvente.
_ursulasantos 13/08/2023minha estante
Muito bom! Um livro com escrita diferente da CoHo, mas o melhor!

Jesraylanne 13/08/2023minha estante
Ainda não cheguei a ler os outros livros dela, mas vi nos agradecimentos que é diferente dos que normalmente escreve. Estou ansiosa para ler suas outras obras.

Canoff 13/08/2023minha estante
Exatamente o que eu disse na minha resenha: CoHo merece o hype que tem.

Livinha 13/08/2023minha estante
Comecei ler ele agora e são tantos sentimentos que sinceramente ele está me deixando sem palavras. Porém, de uma coisa eu sei, que até o momento estou odiando Verity.

Jesraylanne 14/08/2023minha estante
Livinha,

Vai ficando cada vez mais intenso.

Raimunda.Oliveira 23/08/2023minha estante
Uma loucura de informações. Este livro ficou no topo da minha lista. Amei

Jesraylanne 25/08/2023minha estante
Ray,

Tem um capítulo extra, vou te mandar depois.

Isabelle410 11/07/2023

Verity
Tem gente que pode não gostar da minha resenha mais...esse livro me deu um entusiasmo do início ao fim, tem algumas coisas bem impactantes e você pode ficar meio avulso sobre o final...mas eu indico, porque por mais que tenha essas coisas, não deixa de ser bom.
Isadora 11/07/2023minha estante
Lê o capítulo extra. Ainda deixa abeto mas faz a gente ter uma opinião maior se é manuscrito ou carta.

Então eu acho que eu li

Isabelle410 11/07/2023minha estante
Só não li os agradecimentos Ms como aql mulher ela loca acho que o manuscrito...a não sei a carta parece bem realista tbm

Era*

Isabelle410 11/07/2023minha estante
Ela realmente manipulava bem a vdd

Isadora 11/07/2023minha estante
O capítulo extra não tem no livro. Tem que achar na Internet... Eu sou totalmente carta. Ainda mais depois do capítulo extra

Isabelle410 12/07/2023minha estante
Aaa vou procurar ent

bia ;) 13/05/2023minha estante
esse livro simplesmente mexe com a sua cabeça de uma forma assustadora

muito bom

FRANC_NAAT 13/05/2023minha estante
Lê o capítulo extra

já li amg

fiquei de cara demais

o Jeremy chega a ser pior que a Verity

FRANC_NAAT 13/05/2023minha estante
Todo mundo aí é maluco, nem o menininho se salva

binalovesu 03/02/2023

🤬 #$%!& qu3 p4r1u car4lhoooo to toda me tremendo!
Finalmente saiu, resenha de verity!

Lembrando que essa é só a minha opinião, a sua pode ser diferente e está tudo bem, sinta-se a vontade de comentar a sua.

Bom, eu não sou uma fã da colleen hoover, não gosto muito da escrita dela, de algumas romantizações que a mesma faz etc...

"A mas porque você continua lendo????" Porque eu paguei por isso.

Enfim, vamos começar com os pontos legais, maneiros dessa leitura soft de hoje.

Ameeeeiiii o jeito que o livro começou, uma das coisas que eu mais gosto nos livros da colleen é o começo impactante que ela começa os livros. Sangue, Crânio, evento traumático, ADOROOOO!!!

Gosto muito do suspense que a CoHo conseguiu trazer do início ao fim do livro, uma tensão que percorre o corpo inteiro a cada palavra lida, aquele suspense que te dá medo, que você sempre acha que algo vai estar atrás da protagonista ou vai assustar ela, nota 10 nesse quesito.

Outro ponto positivo foi o medo que eu senti a cada cena que envolvia Verity, independente se foi algo pequeno como uma janta ou a cena da escada (quem leu sabe) cenas que eu me cago de medo só de lembrar, que realmente me fizeram ficar assustada. Nota 1000/10 nesse quesito, se a intenção era assustar, parabéns CoHo, conseguiu.

Mas como nem tudo são flores, vamo pras partes negativas desse livro, que são várias até.

Começando, uma crítica não só a verity mas a TODOS OS LIVROS DA COHO, porque você não se aprofunda no personagem?? Você chega no final e simplesmente não sabe de nada sobre a personagem, nada mesmo, se fosse uma tentativa da CoHo pra gente ficar mais no suspense em verity tudo bem, mas é algo de todos os livros dela, informações são acrescentadas que não mudam a trama em nenhuma forma, apenas, eu sinto, pra preencher página. Algo que realmente me incomoda nos livros dela.
Por exemplo nesse livro, o personagem Jeremy, a gente não descobre nada sobre ele, nada nada nada, simplesmente um desconhecido.

Segundo ponto, PONTAS SOLTAS NA HISTÓRIA, as vezes acontecem coisas que ou não levam a lugar nenhum na história, ou simplesmente são esquecidas e não explicadas, simplesmente eu odeio.

Terceiro e último ponto, eu acho. INFORMAÇÕES SOLTAS, simplesmente joga 727288288 dramas na história pra 1 coisa acontecer e depois descarta como se nada tivesse acontecido??? Que isso??? Um filme? Não vejo necessidade de adicionar caso você não irá trabalhar o assunto, quando são coisas simples tudo bem, mas são coisas interessantes que podiam render momentos legais aterrorizantes no livro.

Agora sim o último, que necessidade de escrever sobre sexo hein CoHo pequepe, pra que tanto senhor, fiquei enjoada. Mini adendo de milhões.

Acredito que seja tudo, gostei muito da experiência do livro, foi meu primeiro livro da colleen então acho que foi bom.

Enfim, obrigada por ter lido até aqui, e abraço!
Com amor, Bina ???
mano CONCORDO MUITO COM VC

__bygaby 03/02/2023minha estante
vei ela não aprofundou na verity no final, me deu uma raiva,pq eu queria saber o lado da Verity

__bygaby 03/02/2023minha estante
e vei a maioria dos personagens dela tem um fogo no cu ein, a Lowen com 5 dias na casa da Verity já queria dar pro jeremy

__bygaby 03/02/2023minha estante
o livro entre si eu gostei bastante, só o final q foi " ????"

__bygaby 03/02/2023minha estante
e o capítulo extra é na msm pegada que o final

binalovesu 03/02/2023minha estante
mana sim.

binalovesu 03/02/2023minha estante
o final eu li duas vezes pra pegar tudo

yuli menacho 12/01/2023

não sei o que dizer sobre a mente doentia de quem conseguiu escrever esse livro sem sentir o estômago revirar pois foi assim que me senti lendo. surpreendente!
Láysa 12/01/2023minha estante
agora a grande pergunta: Você acredita no manuscrito ou na carta?

yuli menacho 12/01/2023minha estante
acredito no manuscrito! não teria como ela fingir uma doença por tanto tempo. e os médicos, remédios e cuidados? tem muitas divergências nessa história toda..

Láysa 12/01/2023minha estante
siim, eu também acredito no manuscrito

Láysa 12/01/2023minha estante
leia os cap extras, eles me deixaram confusa

yuli menacho 13/01/2023minha estante
preciso ler mesmo, ta aqui separado no pdf KKKKKKK

Láysa 13/01/2023minha estante
eu fiz isso kkkkkkkk

Láysa 13/01/2023minha estante
inclusive acho que ainda os tenho, caso queira é só falar

Kayse_fls 07/12/2022

Q foi isso?????
Tô em choque sem entender alguém me ajuda????
Não sei o que dizer Collen é perturbadora em todos os sentidos e depois de ler verity tenho certeza
Lê o capítulo extra

Kayse_fls 07/12/2022minha estante
Capítulo extra????

Simm

Tem no Twitter

Lorrana.Rocha 07/12/2022minha estante
Mais assim...não é muito bom não

Kayse_fls 07/12/2022minha estante
Mulheres do céu vou ficar doida, obrigado!

De nada! ?

marye__ 22/11/2022

Simplismente perfeito, que história, eu fiquei me segurando pra não ler ele de vez, é tão bom que eu não queria terminar ele, medo da ressaca que virá hahahaha. Mas com toda certeza se tornou meu livro preferido, recomendo de maiss.
Bocca 22/11/2022minha estante
Tem um capítulo extra! Eu li por ebook, vale muito a pena.

Vc é team Verity
Ou manuscrito?

jjkkslj 22/11/2022minha estante
depois desse feedback até deu vontade de ler

Pra mim esse livro é o melhor da Colen rover

Pra mim esse livro é o melhor da Colen rover

marye__ 22/11/2022minha estante
team manuscrito, impossível alguém normal ter as ideias q ela teve para escrever tudo aquilo

Não sou team Verity
Com certeza

Maria 03/11/2022

Sem palavras ?
Sem palavras.
Esse livro é com certeza a prova que Colleen pode escrever qualquer coisa.
Por mais que achei o começo chato e monótono, as reviravoltas me deixaram completamente sem ar e em busca de mais respostas para minhas dúvidas.
Com certeza um dos meus favoritos, não só porque mostra a visão de muitos personagens (não so da protagonista), e também mostra o lado da ?vilã? da história.
Com tantas reviravoltas vai ser difícil um livro superar esse em minha humilde opinião, um dos melhores livros já escritos,
Emmy 03/11/2022minha estante
Carta ou manuscrito?

Maria 03/11/2022minha estante
Minha morte quando li cada parte dos 2

Emmy 03/11/2022minha estante
Já leu o capítulo extra?
Menina msm com ele eu sou tinw manuscrito

Maria 08/12/2022minha estante
Eu tenho medo de terminar esse capítulo extra, acho que não quero estragar a visão desse casal tão prfto com um baque desses q imagino vir kkk

Maria 08/12/2022minha estante
Colleen cover tem esse incrível poder de mudar completamente a visão do casal perfeito com um só plot KAKSK

Emmy 08/12/2022minha estante
Então N lê N pq vai mudar e muito kkcry

Maria 08/12/2022minha estante
Aí mds agr vc me deixou curiosa???

Maria Viviane 09/10/2022

Não sei o que pensar...
Jesus Cristo, que rolê foi esse??? Eu fui de "essa mulher é um satanás" à "como assim não é o que eu achava que era"? Ler os livros de CoHo tem que ter passagem direta pra terapia, porque o que eu surtei com esse livro não está escrito kkkkkk. Sério, ela é maravilhosa, 5 estrelas para a escrita impecável de CoHo que nos prende desde a primeira página, e 4 estrelas porque esse final me deixou meio "coisada".
yukari 09/10/2022minha estante
Procure ler o capítulo extra! Você vai ficar mais chocada ainda

Yasmim Anjos 09/10/2022minha estante
Ler o cap extra, você vai ver a loucura KK.

Maria Viviane 09/10/2022minha estante
Vou procurar esse capítulo extra, porque estou me sentindo enganada com esse final kkkkkkkk

Yasmim Anjos 09/10/2022minha estante
Tem em audiobook no y*tube

Raquel 27/12/2022minha estante
Mulher é o satanás me fez gargalhar kkkkkkkkkkk família de maluco kkkkkk

Raquel 27/12/2022minha estante
O final tbm me deixou coisada kkkkkkk, parece que quebra o desespero que a gente fica o livro todinho

Maria Viviane 27/12/2022minha estante
Exatamente kkkkkkk

Sophia.Black 14/09/2022

??????
Eu não esperava que esse livro fosse ser tão bom. Tanta gente já me indicou os livros da CoHo mas lembro que o primeiro que eu li dela eu detestei, então fiquei com um pé atrás para ler este. Superou qualquer expectativa que eu tinha.
Eu fiquei com tanto ódio da Verity durante a leitura, mas eu não conseguia parar de ler, queria ver o quão maluca ela conseguia ser com o passar do livro. Agora que eu terminei a leitura eu me sinto dividida, não sei o que pensar, não sei dizer se ela mentiu na carta ou se ela estava dizendo a verdade, por mais que eu me questione e pense em uma resposta lógica eu não consigo encontrá-la.
Eu penso, penso, e não sei. Algumas coisas não fazem sentido na minha cabeça: o arranhão na bochecha da Chastin; o Jeremy ter perguntado para Lowen onde ela achou o manuscrito ao invés de "o que é isso?"; a Verity ter cortado o queixo do Crew; a Verity ter escrito uma versão extremamente pior do que a "verdade" que ela apresentou na carta sobre a morte da Harper, sendo que ela tava de luto pela morte da filha e na minha cabeça uma mãe jamais escreveria uma coisa horrível daquelas depois de perder um filho.
Realmente me sinto confusa sobre em qual verdade acreditar, porque assim como a Lowen disse, a Verity manipulou tanto a verdade que eu nem sei mais o que é verdade e em que acreditar.
Tô confusa para um 🤬 #$%!& , cinco estrelas nesse livro porque meu deus... BOM DEMAIS!
Kelly 14/09/2022minha estante
esse livro é incrível e eu até hj tô dividida e tenho medo desse mulher kkkk

amg qual foi o primeiro livro da CoHo que vc leu e não gostou??

Sophia.Black 14/09/2022minha estante
Kelly | foi em busca de cinderela amig, eu "gostei" mas sei lá, eu esperava bem mais e achei meio merda

Krislley0 15/09/2022minha estante
eu acho que o manuscrito é totalmente real e tem algumas verdades na carta tbm
acho a q o jeremy sabia do manuscrito e realmente tentou matar ela, mas eu acredito que o resto foi tudo mentira pra verity conseguir manipular o marido dnv

Kelly 15/09/2022minha estante
@Sophia sério???? eu amo esse, é um dos meus favoritos, mas vc leu os outros dois da série HopeLess?

Sophia.Black 15/09/2022minha estante
Krislley | eu pensei nisso tbm!!! Mas n tenho crtz dessa minha (nossa) teoria

Sophia.Black 15/09/2022minha estante
Kelly | n li amig, mas eu n gostei por causa do fast burn e plot de gravidez, a história é fofa mas eu esperava bem mais sabe?

Isabella961 15/09/2022minha estante
@Sophia, amiga tem alguns livros da CoHo que são chatos mesmo, esse que vc citou, tem personagens de outros livros, não sei se vc leu Todas as suas imperfeições, mas só pelo fato da autora falar da Quinn, e dar a ela um final que ela não teve no próprio livro, vale muito a pena. Eu indico uma Segunda Chance, um dos meus favs dela, realmente muito bom.

Jeu | @jeumendess 06/09/2022

Comentário : Verity
Eu tive medo real em várias cenas desse livro.

Não achei ele extraordinário, na verdade vejo que tem até alguns furos. Mas me envolveu TANTOOOOOOOOOO que nem sei dizer ( qualquer livro da CoHo é assim).

Não se pode falar muito sobre o conteúdo porque tudo é spoiler. Mas gostei da dinâmica dos personagens, como a gente entende cada um deles, as cenas de suspense são bem reais e o final ... Nossa adoro coisas ambíguas, da TANTO pano pra manga pra pensar TANTA coisa ?.

Mas senti falta de saber qual era a da April, eu pensava que ia vir um plot e ela era a vilã da coisa toda.
Queria entender mais a cabeça do filho da Verity, o menino tinha tanto pra entregar.
Ter um pov do Jeremy ia ser extremamente esclarecedor.

De resto fiquei satisfeita com a leitura.
Mora 06/09/2022minha estante
A coho tava escrevendo um q ia ser do filho dela... acho q vai ajudar a esclarecer essas coisas q deixaram a desejar... Crew, o nome.

Julia 06/09/2022minha estante
Carta ou manuscrito???? Eu preciso de argumentos pra minha decisão

Jeu | @jeumendess 06/09/2022minha estante
Nossa, um livro do ponto de vista do Crew vai ser incrível. Mas ainda acho que não esclarece tudo, acho que vai confundir mais ?

Jeu | @jeumendess 06/09/2022minha estante
Eu consegui acreditar mais no manuscrito, pq achei a carta meio falha ( mas talvez pq só pensava no manuscrito kkkk). Mas oq mais me pegou como furo é o fato dela ter fingindo estar em estado vegetativo .... COMO que um médico deu alta achando de verdade que ela tava em estado vegetativo?????? Acho que isso quase impossível. " Mas é ficção", tudo tem um limite kkkkkkkkk eu queria que o Plot fosse o manuscrito mas com aquela dinâmica, "foi a verity que escreveu ou a Lowen ?!?" Ia ser perfeito

Nath Theiss 07/09/2022minha estante
Na minha cabeça essa enfermeira sabia que ela tava fingindo, pq ela tinha um comportamento estranho kkk talvez a verity se abriu com ela, não sei

Nath Theiss 07/09/2022minha estante
Vc falou aí do plot com a dinâmica se foi a verity ou a Lowen que escreveu e eu pensei em uma cena, quando ela tava transando com ele e ela fez a mesma coisa que a verity de morder a cabeceira, logo pensei que ele ia reparar nesse detalhe e já fiquei com medo pensando que a Low estava querendo ser a verity kkkk e tbm achei macabro da parte da low de não deixar que o s*mem dele saísse dela, parecia que ela queria engravidar dele, já pensei tbm que ela estava ficando obsessiva com ele igual a verity

Jeu | @jeumendess 07/09/2022minha estante
Fiquei pressa por esses detalhes tb. Fiquei imaginando que a Low conhecia a Verity antes, e pesquisou MUITO sobre ela, e como a vida dela era quase inexistente ela queria aquela vida pra ela e armou todo o resto. Mas o livro tem uns furos, umas coisas que estão lá e podem ser úteis mas não se conectam.

Luisa 17/08/2022

Não sei oq é real ou oq eu inventei
Gente do céu que loucura de livro.
Uma história que desde o início me deixou pilhada, muito tensa a todo momento. Você não sabe em quem acreditar e chega um momento que está suspeitando de todo mundo.
Não é meu gênero favorito, normalmente nem leio os livros da Collen por serem muito carregados e pesados, mas essa leitura foi uma experiência muito interessante e o final termina como todo o livro uma incerteza, uma dúvida e com a gente duvidando de tudo de novo.
isabela 17/08/2022minha estante
faz meses que eu li esse livro e eu ainda fico pensando no que rolou, que odio KKKKKKKKKK eu amei

Carta ou manuscrito? KKKKKKKKKKKK

Luisa 17/08/2022minha estante
Meu sim q loucura, mas quero muito acreditar no manuscrito

isabela 17/08/2022minha estante
a carta pra mim foi muito nada ver, do nada mano a pessoa escreve uma carta dessa pq nao enfiou com o manuscrito, pra mim nao faz muito sentido não

Lynees 17/08/2022minha estante
Pra mim, a carta é o ápice do jogo de manipulação da Verity, não me desceu, não acredito de jeito nenhum naquela carta.

Luisa 17/08/2022minha estante
Até pq o manuscrito era a prova de um crime neh, acho q ela escreveu a carta pra se livrar ali e ter pelo menos a mísera chance de uma saída depois que essa carta chegasse em alguém... Mas real, pra mim não desceu tbm

Lynees 17/08/2022minha estante
Siiimm, penso o mesmo que você.
A carta é o ponto alto do jogo de manipulação dela, muito nada a ver

Amanda3095 01/07/2022minha estante
sou team manuscrito! ?????

Valesca.Castelani 01/07/2022minha estante
Team carta

Taiana 02/07/2022minha estante
No manuscrito pq não dá gebte, não dá.

Valesca.Castelani 02/07/2022minha estante

Fefeh. 02/07/2022minha estante
Gente, manuscrito!!! O que explica a cicatriz da criança? A faca com o Crew? O crew dizendo que a mãe falou pra ele não responder as perguntas da Lowen? MANUSCRITO até o fim!!!

Valesca.Castelani 02/07/2022minha estante
Ainda dou Verity

Valesca.Castelani 03/07/2022minha estante
É que é tão legal um livro que proporciona debates vários pontos de vista
Acho isso o máximo

tay 27/05/2022

É sem dúvida o melhor livro que eu já li na minha vida. E com certeza se tornou um dos meus favoritos.
Eu sempre digo que a escrita da CoHo é maravilhosa. Nunca li um livro dela que não me prendesse do começo ao fim. eu basicamente engulo todos, fico submersa nos universos fictícios até o fim, e isso por si só já é maravilhoso. Mas esse livro? Ele se encontra em todos os maiores níveis de boa escrita e, principalmente, bom plot que eu já li. Pela sinopse parece um plot simples, não exatamente clichê, mas nada tão inovador. Mas quando você lê, você percebe que vai muito além disso. Um ponto importante pra mim (e que talvez seja porque eu seja estudante de Letras e adore essas coisas) é a presença da metalinguagem ao longo do livro inteiro. É um manuscrito, uma autobiografia, dentro do próprio livro. E todos os questionamentos de: "a autora só consegue escrever essas coisas bizarras porque ela tem sentimentos e pensamentos parecidos com os da protagonista?" vão ocupando sua mente, de uma forma bem irônica. O fato de a própria Lowen pensar isso, sendo uma autora também de livros de suspense, e considerando o que ela e o Jeremy fazem, já é bem surpreendente. Eu não vou comentar muito para não dar spoilers, mas o livro inteiro é cheio de questionamentos e personagens que você nem ao menos sabe dizer se são ou não problemáticos, já que é tudo muito subjetivado pela visão em primeira pessoa de alguém. E a história de "a escrita pela visão do vilão" também te faz questionar sobre TANTAS coisas envolvendo o processo de escrita e a leitura em si. Esse livro é diferente de tudo que a CoHo já escreveu, e esse final, esse plot twist que acaba de uma maneira que você não sabe nem ao menos dizer se é real ou não, consegue tornar tudo perfeito. É como a cereja do bolo. Eu definitivamente recomendo esse livro pra absolutamente todo mundo, porque ele merece ser lido.
Deusani0 27/05/2022minha estante
Eu gostei bastante

marisssz 27/05/2022minha estante
ahhhh quero muito ler

Maria 27/05/2022minha estante
Um dos meus favoritos ?

Whine 27/05/2022minha estante
A pergunta que n quer calar... Carta ou Manuscrito??

Gusta . 27/05/2022minha estante
@Whine um mistério que pra mim é obrigatório ficar sem explicação

Whine 27/05/2022minha estante
Eu sei @Gusta mas é legal saber noq as pessoas acreditam. A verdade a gente nunca vai saber mas gosto de criar teorias

Gusta . 27/05/2022minha estante
eu sei skskksjs to falando q também é legal q a colleen deixe esse mistério no ar

Ana 09/05/2022

Que final foi esse??
Ok, realmente esse livro me surpreendeu, quando achei que era uma coisa acontecia outra completamente diferente!!!

Vcs acreditam no manuscrito ou na carta?
crislaynesm 09/05/2022minha estante
manuscrito com toda certeza

Eduarda 09/05/2022minha estante
Manuscrito!

Marina 09/05/2022minha estante
TO NA MSM NOIA, eu acabei acreditando nela no final mas ainda ficaram mtas perguntas

Marina 09/05/2022minha estante
*spoiler se vc n leu não lê o comentário ainda*

Se ele já tinha lido o manuscrito pq fez aquilo c ela msm assim só dps de tanto tempo????

Eduarda 09/05/2022minha estante
POSSÍVEL SPOILER!

Pq ele é perturbado tbm! Pra mim o Jeremy é muito estranho isso sim. A própria protagonista é louca tbm...

crislaynesm 11/05/2022minha estante
é nítido q ninguém desse livro bate bem da cabeça e não da pra confiar 100% em ninguém, mas n acho que uma mãe conseguiria escrever barbaridades tão grandes sobre os próprios filhos!!! team manuscrito!

Eduarda 11/05/2022minha estante
SIM! Eu concordo muito, é exatamente a minha visão. Que tipo de mãe estando de luto escreve aquelas coisas horríveis sobre as própria filhas??? Não faz o menor sentido pra mim. O Jeremy pra mim tbm não passa a menor confiança, se queira matar a esposa então pq cuidou dela?? A própria Lowen tem um puta caráter duvidoso desde o início.