A Viagem do Peregrino da Alvorada

A Viagem do Peregrino da Alvorada C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

mirianbezerra 07/12/2023

As crônicas de Nárnia são histórias simples, mas que encantam!
Cada vez eu fico mais encantada com as obras de C.S. Lewis. O modo como ele aborda temas cristãos nas suas crônicas é genial!
Durante a história, Aslam sempre esteve ao lado de Lúcia, mesmo quando ela não percebeu sua presença. Com um encantamento do livro de feitiços, ela tornou o invisível em visível, e só então reconheceu Aslan, que falou: "- Estive sempre aqui, mas você percebeu somente quando me tornou visível."
Outro ensinamento cristão que eu amei foi durante a despedida de Lúcia e Edmundo, que não voltarão mais para Nárnia. "- Vocês têm de aprender a conhecer-me no seu mundo por esse outro nome que tenho. Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor." Sério, que incrível! Estou apaixonada pela escrita do Lewis e pelos ensinamentos que ele traz por meio de suas obras.
Não foi minha crônica favorita, mas adorei!

Murilo 06/12/2023

Com certeza o meu favorito até agora!
Fiquei um tanto impressionado com o que o autor conseguiu fazer com esta crônica, tendo tantas aventuras uma atrás da outra sem deixar repetitivo ou até cansativa. Não consegui parar de ler até chegar ao fim.

Polliana 05/12/2023

Lindo lindo lindo
Resolvi fazer uma releitura após alguns anos (li por volta dos 15 e hoje tenho 21) e está sendo uma experiência sensacional. Por ter uma maior maturidade eu consigo entender as referências espirituais implícitas deixadas pelo autor.

Outro ponto muito bom é a originalidade do C. S. Lewis mesmo sendo uma escrita de tantos anos atrás. Por vezes me sinto lendo obras de fantasias modernas feitas pelo Control C + Control V. Sempre usando os mesmos elementos e a mesmo "fórmula". Ele consegue criar um dos melhores Universos de histórias que já li.

O livro 5 aborda aventuras durante navegações (já existem histórias sobre isso kkkk), mas tem características próprias de Nárnia que fazem a narrativa ser de uma forma única e de maneira simples.

O Eustáquio foi quem carregou o maior desenvolvimento ao longo da história. Me recordo de na primeira leitura não me afeiçoar a ele, mas hoje entendo a alegoria que deveria ser feita. Um garoto mal-humorado e irritante... Somos tão Eustáquio como éramos Edmundo no segundo livro.

E o que dizer de Ripchip!? ??
Um exemplo de fé e coragem!! A última cena do personagem foi deslumbrante! Fico imaginando ela sendo animada em telas!!

Ansiosa para a finalização.

Bonnie 04/12/2023

Estou gostando dessa série. Espero ler os próximos em breve.

Porém muito triste saber que os quatro principais não irão mais para Nárnia.

Luan.Moura 02/12/2023

Que aventura!
Acho que posso denominar esse o livro que mais tem aventuras, até agora, cheio de muitas descobertas, ação, aventura, mistério, romance e como em qualquer coisa que envolva Nárnia: muita emoção.
Esse se torna um dos meus favoritos por conter uma das citações mais famosas de toda a franquia: no seu mundo eu possuo outro nome?
Nunca fui chegado a histórias de alto-mar , mas com certeza gostaria de estar a bordo do Peregrino e viver tudo aquilo!

Super recomendo pra quem quer ser entorpecido de boa doses de aventuras.

Chegando às férias, os irmãos Pevensie se dividiram de modo que Lúcia e Edmundo tiveram que ficar com seu, até então, repugnante primo Eustáquio. E esse trio vai até as terras, ou melhor, as água de Nárnia de forma bem surpreendente.
Ao encontrar o Peregrino da Alvorada, reveem Caspian e outros amigos queridos de Narnia. Rapidamente se juntam a tripulação e a missão que estão inseridos de ir até o Fim do Mundo.
Em meio a essa jornada enfrentam grandes desafios, como os mistérios de ilhas desconhecidas, um povo invisível, um dragão, a serpente do mar, até encontrarem Aslam que lhes guia e lhes faz grandes promessas.

Emanuel.Ayres 30/11/2023

Não dava nada e me surpreendi
Não esperava que eu pudesse gostar tanto desse livro. Ele conseguir ser um grande exemplo de um livro de aventura e fantasia. A história resumidamente só tem 2 objetivos, um é quase que irrelevante mas certos momentos tem bastante desenvolvimento, e outro é simplesmente aventura onde os personagens simplesmente querem se aventurar e cumpri muito bem isso. Não tem nada muito "revolucionário" acontecendo como nas histórias anteriores.

Cada capítulo é uma aventura única acontecendo. E ainda tem um final emocionante acontecendo com os personagens . Valeu muito a pena ter lido esse livro.

alynevict 30/11/2023

Quase um mês pra ler um conto, tô até com vergonha de mim, mas enfim. É um ótimo livro, só não li mais rápido por falta de tempo. O que me surpreendeu é de que é ?muito? diferente do filme em relação a profundidade de cada cena

Ana 28/11/2023

Desbravadores dos mares
De volta a sua rotina normal, os quatro irmãos Pevense são separados, os dois mais velhos estão se focando em seu futuro enquanto os dois mais novos vão passar um tempo com os tios e seu primo Eustáquio, como sempre eles são levados a Nárnia de uma forma inesperada e Eustáquio acaba indo junto contra sua vontade.
É bom reencontrar Caspian e Ripchip, mas pra mim quem rouba a cena nessa história é o Eustáquio. No início eu pensei que iria me irritar muito com ele por ele estar sempre reclamando, mas na verdade achei muito engraçado, principalmente o diário dele, achei tudo muito divertido e quase fiquei triste quando ele passou a ser mais " normal" depois que ele deixou de ser dragão, e meu momento favorito é quando ele era dragão e começa a ficar amigo de Ripchip, que é o único que não deixa ele ficar sozinho.
Eu também gostei muito da Lucia e da forma como ela parece corajosa e confiante e, mesmo assim, tem suas inseguranças e vai aprendendo a lidar com elas.
Apesar da navegação me impressionar, pois o fato de alguém entrar em um barco e simplesmente se deixar ser guiado por correntes de vento sem saber quanto tempo vai levar para encontrar terra firme e como esse local será, achei de extrema coragem fazer isso, mas isso também traz alguns momentos de tédio quando eles ficam muito tempo sem encontrar uma ilha e a forma como a exploração era metódica.
Aslam pareceu bem ocupada nesse livro, pois o tempo todo aparecia só para socorrer alguém e já desaparecia logo em seguida sob o pretexto de ter que ajudar outra pessoa, mas achei isso legal pq dessa vez ele não foi o destaque o que deu espaço para os outros se desenvolverem e tomarem suas próprias atitudes sem ser guiado por Aslam o tempo todo, pelo menos não diretamente.
A atitude de Caspian quando chegaram perto do fim do mundo não fez sentido nenhum, que bom que os outros e Aslam colocaram a cabeça dele no lugar.
O ato final de Ripchip ao atravessar a onda e ir para o país de Aslam foi muito bonito, e vai ser estranho no próximo livro não ter Lucia nem Edmundo, ou seja, não vai ter nenhum dos irmãos Pevense.

Willpacheco 20/11/2023

Mais uma grande história
Como os livros anteriores, esse nos leva para mais uma aventura, de um modo leve e divertido. É possível ver também que a escrita do autor vem melhorando muito.

Emanuel 17/11/2023

Terminei um dos mais filosófos da vida, Deus presente foi fundamental na história, ver a trajetória dos irmão foi triunfante. Vou reler Nárnia até o dia que eu me enjoar, merece uma releitura urgente. Só posso dizer que vou sentir saudades. ???

Alfeu.Silva 15/11/2023

Ele tem outro nome no nosso mundo
É uma grande e divertida aventura que apesar de nos levar a despedida de dois dos amados antigos reis, o autor deixa a todos uma grande mensagem.

- Estou. Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor.

No nosso mundo Ele tem outro nome. Ele se chama Jesus e você leitor, pode conhecê-lo.

aelinxf 14/11/2023

Bomba
Sinceramente o mais fraco da saga. A cada página eu torcia para acabar logo, história fraca, personagens sem carisma, desenvolvimento fraco e não me prendeu em nenhum momento.

Ewelin2 06/11/2023

Sinceramente...
Não tem como escolher o melhor livro. Ao mesmo tempo que é um universo rico em detalhes, é uma leitura leve e fluida. Qualquer criança pode pegar e ler, assim como qualquer adulto. E terá, mesmo que de formas diferentes, a mesma graça para ambos.
Esse também é o típico livro melhor que sua adaptação. Apesar de ter sido feita uma boa adaptação de todos os livros.
Gostei muito tanto da história quanto da filosofia por trás, que nos faz refletir no decorrer da leitura.
Enfim, um livro que indicaria aos meus filhos.

lau 01/11/2023

Coragem, querida.
Sou suspeita pra falar sobre qualquer coisa relacionado a Narnia, pois quem me conhece sabe que sou fã desde pequenininha. É muito bom poder finalmente ler os livros, já que sempre tive vontade. Esse livro é uma mistura de afeto com aventura, adorei demais!! Muito bom saber que quase nunca vou me decepcionar. Indico demais

- cris ! 01/11/2023

Viagem até o Fim do Mundo
Um conto de viagens fantásticas no mar, com os mais queridos personagens de Nárnia. Devorei esse livro em poucos dias e achei a história encantadora.