El príncipe Caspian

El príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

maria15371 10/06/2024

Gostei, bem legalzinho até
E legal fomos os antigos reis surpreendem os novos narnianos por ano acreditarem neles

Davi 06/06/2024

A genuinidade de Caspian: uma resenha de Nárnia.
O mundo fantasioso de Nárnia retorna com mais uma crônica, dessa vez focada no Princípe Caspian - que leva o título do livro. A trama aqui se desenrola quando os quatro irmãos Pevensie - Peter, Susan, Edmund e Lucy - são misteriosamente chamados de volta a Nárnia, onde descobrem que muitos anos se passaram desde sua última visita. O reino está agora sob o domínio tirânico do Rei Miraz, e a verdadeira magia do lugar parece ter desaparecido. É então que eles encontram o jovem Príncipe Caspian, o herdeiro legítimo do trono, que foi forçado a fugir para salvar sua vida. Com a ajuda dos irmãos Pevensie e das criaturas mágicas locais, Caspian reúne um exército para lutar contra Miraz e restaurar a paz e a justiça ao reino. A jornada deles é cheia de desafios e batalhas, mas também de momentos de crescimento pessoal e aprendizado sobre liderança, lealdade e coragem.

De início, embora algumas partes do livro sejam vagas ou deixem questões não totalmente explicadas, uma vez que o Lewis nem sequer se esforça em explicar acontecimentos passados e alguns do presente, essa ambiguidade estimula a imaginação dos leitores e talvez até prepare o terreno para futuras histórias. A obra, apesar de sua brevidade, é repleta de aventuras curtas, com certa riqueza narrativa e aprendizado, mostrando a importância de acreditar em si mesmo e nos outros. A história nos ensina que a dúvida e o medo podem nos desviar do caminho certo, mas a fé e a coragem nos guiam para onde precisamos ir.

Por fim, devo destacar que um dos aspectos mais cativantes ao meu ver é o personagem de Caspian, que exala uma bondade e lealdade genuínas. O príncipe é retratado como um jovem com um coração puro, sempre disposto a fazer o que é certo, mesmo em face de grandes desafios. O retorno dos irmãos Pevensie a Nárnia é manejado com grande maturidade; eles aceitam a existência de um novo rei sem ressentimentos ou desejo de disputar pelo poder, o que demonstra um nível de crescimento e sabedoria para suas idades. Essa maturidade e a aceitação dos irmãos são elementos que enriquecem a narrativa, mostrando que o verdadeiro valor não está no poder, mas na cooperação e no bem comum. Essa crônica me fez ter interesse em ler a saga, uma vez que seu antecessor não teve esse mérito.

Caiorochadev 04/06/2024

Continuação da história de narnia e apresentação do pequeno príncipe caspian mostrando a força e honra do rei Pedro, um dos livros com mais ação e que mostra o poder de aslam, indico bastante a leitura.

Jaque Belo 26/05/2024

Reconquista, fé e a volta de Aslam!
Apesar de não ter entrado para a lista dos meus preferidos de Nárnia, "Príncipe Caspian" possui uma história grandiosa, cheia de conversas e momentos que, se pensarmos bem, são bem profundos. Vemos ao decorrer da história que Lewis vai nos falar sobre a necessidade de permanecermos crendo, mesmo diante de um mundo que já não acredita, que é necessário continuarmos espalhando a mensagem que um dia, assim como Aslam, o nosso salvador irá voltar e quando isso acontecer, todo joelho se dobrará.

Jeni 25/05/2024

Príncipe Caspian ??
Mais um livro da lenda! kkk
Príncipe Caspian nos mostra a história do nosso querido príncipe e nos trás de volta os irmãos penvensie a nárnia.

Naara.Brum 20/05/2024

De todos, achei o mais simples. Mas fiquei tristinha por umas coisas que acontecem no fim. Quero ver no próximo como será?
umlivrodoislivros12 20/05/2024minha estante
Eu terminei a saga faz pouco tempo, é lindo !

landabooks 20/05/2024minha estante
não supero o último livro ate hoje ?

ArturDamas 20/05/2024

Os livros de As Crônicas de Narnia são sempre um bom pedido quando se trata em querer ler algo leve, mágico e divertido. Excelentes pra se ler depois de uma ressaca literária ou de um livro ?pesado?. Você sempre vai encontrar aqui conforto e se deliciar com as aventuras e o reino de Narnia, sem ver as páginas passarem.
Recomendadíssimo!

Hyuuga 11/05/2024

Muito Agradável
Eu gostei bastante. Eu achei a história muito boa e o desenvolvimento muito satisfatório.
Um dos melhores que eu já li.

Katharina.Afonso 11/05/2024

Narnia e o príncipe
Nesse livro as crianças voltam pela segunda vez para narnia com uma batalha com o novo rei, que massacrou a antiga civilização de narnianos.
Não achei tão bom quanto o primeiro, e não sei se vou ler as outras continuações

My Lady 01/05/2024

Novo Rei
Amo demais a história de Caspian. Gosto do fato do grande rei Pedro nao ser tão cheio de si como ocorreu no filme. O Edmundo é a Lúcia são muito fofos. Mesmo com os outros não acreditando nela quando ela alega ter visto Aslam o Edmundo acredita mesmo não podendo vê-lo no início. Melhores irmãos sempre.

Rita 30/04/2024

O rei voltou
Gostei do livro mas ele me causou a impressão que terminou rápido de mais?

Miraz não se compara a feiticeira branca, achei ela muito mais ?vilã? que ele.

Tirando isso, fiquei feliz com a volta de Aslam e gostei do principe Caspian?

UltimoNarrador 19/04/2024

Uma divisão
Este livro é um ótimo romance, mas sinto que foi muito curto, embora claro maior que o filme em relatos.

Acontece que ali senti que Lewis foi deixando as coisas passarem, ele não toca em assuntos antigos e muito menos trás personagens de volta, se não a pequena Lucia, que já esta crescida.
A historia tomou um rumo diferente do que foi iniciado, se antes tínhamos um tio malvado, lagos infinitos e anéis de poder, hoje temos um mundo vazio e com menos do Leão, do Armário e da Bruxa, essa ultima em pequeno desfecho.

Confesso que não me alegrei muito com este livro, mas terminei de ler, embora tambem não lembre de nada muito marcante.
Isso não tira o brilho da obra, leria tudo novamente, pois Lewis me ensinou muitas coisas durante a leitura de sua obra.