Cachalote

Rafael Coutinho
Rafael Coutinho

Resenhas - Cachalote

Nessa 29/12/2023

Achei uma HQ estranha . Não só pelos desenhos que ao contrário de muitos por aqui , não me incomodou e até gostei.
Mas pra mim foi como pegar um trem andando e descer antes da estação. Não me agregou em nada , não me levou a lugar nenhum e gosto para mim que as leituras me agreguem algo. Não foi dessa vez

Che 22/11/2023

A HQ brasileira escrita por Daniel Galera é, a meu ver, porcamente ilustrada por um traço garranchudo e genérico de Rafael Coutinho. O traço do cara nem facilita, pelo menos no começo, distinguir quem é quem e a transição de uma narrativa pra outra (são várias sem se cruzar), a ponto que até a gente se acostumar vai tempo e cada solavanco de guinada de um personagem pra outro impede que a gente se identifique mais com cada.

O que é uma pena, porque o roteiro é melhor que o desenho. Nessa de brincar de SHORT CUTS, Galera acaba numa mosaico de personagens cujo meu interesse é heretogêneo, variando desde o bom enredo do cara que pratica bondage (do BDSM) até bobagens como o playboy vazio (com o perdão do pleonasmo) expulso de casa pelo tio.

No geral, deu um gostinho de muito drama de topo da Pirâmide de Maslow, embora algumas das discussões sobre a necessidade de encontrar barreiras - e ultrapassar, ou se ater a esses limites - são boas. Principalmente, repito, na trama do sujeito do BDSM, de muito longe a melhor.

Saldo final razoável e muito prejudicado pelo traço. Esse é um daqueles casos que uma mudança mais nítida de desenho de uma trama pra outra ajudaria não só a fluir a narrativa, mas a não perder o fio da meada.

Tuyl 17/09/2023

Daniel Galera é um gênio, o melhor escritor brasileiro para mim. Já li todos os seus livros e faltava este. Apesar de um novo formato, HQ, continua genial!!!

Pretti 07/03/2023

A HQ é uma baleia na piscina
Gostei muito da atmosfera do quadrinho. A angústia dos personagens é palpável e lembra a grande baleia que aparece na casa de uma personagem no começo da HQ, gigante e meio fora de lugar, ainda que incontestavelmente presente. Apesar de perceber isso, não consegui me conectar muito com os personagens, e fiquei com uma sensação de ser uma história escrita por homens e para homens. Bom, sim, mas não rolou muito pra mim.

Manezera 07/10/2022

Uma senhora tem visões de uma cachalote na piscina de sua casa.
Um famoso ator chinês é acusado de assassinato.
Um atendente de uma loja de ferragens se apaixona por uma "princesa frágil" que ele pensa der incompatível com seu gosto por amarrar suas parceiras.
Um playboy mimado perdido pelas ruas de Paris.
Um ex casal tenta manter um vínculo afetivo.
Histórias que se alternam sem nunca se cruzar.

Rafa569 08/07/2022

Não é sobre Moby Dick
Sim, foi a primeira pergunta que me fiz quando encontrei essa HQ, aleatoriamente, na estante de uma biblioteca. Escolhi e decidi dar uma chance por já ter visto outros livros do Daniel Galera, como "Barba ensopada de sangue" (que ainda não li). Fiquei meio perdido com os finais bruscos de cada uma das 5 histórias apresentadas, e compreendi melhor tudo que li após ter lido algumas resenhas, inclusive aqui no skoob mesmo. Os desenhos, como já disseram aqui também são meio "sujos" e não me agradaram tanto.

Carina143 22/05/2022

Todo mundo já contou sobre as 5 histórias para lê-las que não se cruzam e etc.
O que eu gostei foi o ritmo de como essas histórias são contadas e o fato de não ter exatamente um final e ainda assim a história se fechar em si.
Os traços são bem diferentes do que estou acostumada, o que não significa ser bom nem ruim, é só diferente.

Caetano.Bezerra 01/10/2021

A crítica em destaque já disse tudo o que precisava dizer. Sem dúvidas Daniel Galera foi minha grande descoberta esse ano. O livro fala sobre mergulhar em si, limites, e lembra muito Magnólia, como o rapaz lá falou na página da obra. Me lembrou Babel em algo também. Assim como em Barba Ensopada de Sangue, não saberia explicar exatamente pq achei foda, mas achei. Impressiona o talento de Daniel Galera em te fazer se interessar pelos personagens tão rápido. Excelente.

Cinara... 25/09/2021

"Eu queria poder voltar no tempo às vezes."

3 histórias humanas que não me trouxeram nenhum tipo de sentimento, pessoas decadentes como a maioria das pessoas são e fim...
O traço também não foi um dos meus favoritos, bem sujo e em algumas imagens tive que analisar bem pra saber o que era. Infelizmente fui com muita expectativa.
Pensando bem acho que não gostei de nada!
E olha que quase tudo me emociona...

"Eu queria poder voltar no tempo às vezes."
Simm isso achei real! Eu queria ter voltado no tempo e lido outra coisa!

Digo 09/07/2021

Muito, muito massa!!!
(sem spoiler) Minha primeira graphic novel heheh Curti muito as histórias e muito tb os desenhos! As vezes parava num quadrinho e ficava admirando. O desenhista é filho da Laerte! Não sabia disso.
Li em dois ou três dias pra ir curtindo, mas vcs que leem rápido liquidam num dia. Bah to muito feliz de ter lido, no finzinho me deu aquela tristeza de que ia acabar.
Eu que não gosto de spoiler fiquei contente de não ter lido antes a sinopse da contracapa. Não recomendo! heheh
E Galera sempre é bom. Esse livro tem bem o estilo dele. To indo agora na livraria comprar o novo q ele acabou de lançar.

@larimours 02/05/2021

Cachalote
Achei as histórias muito interessantes mas algumas coisas me incodaram como por exemplo o traço ser bem sujo e alguns detalhes exigirem muita atenção e percepção, e não ter uma divisão entre as histórias, isso me confundiu em vários momentos.

Jo 16/04/2021

Intenso, meio confuso, mas surpreendente.
Os personagens te instigam, fiquei curiosa pra saber o que acontece com cada um.

Laura 15/12/2019

Ainda estou digerindo

Matheus656 16/01/2018

Duro, seco, súbito
Cachalote narra algumas estórias independentes, narradas seguidamente sem nenhuma ordem aparente. Os finais são súbitos, como mencionei no título, onde sempre fica uma certa agonia por não vermos o desenvolvimento ser concluído - mas creio que a intenção do autor foi essa mesmo.

Quanto as ilustrações, só tenho a elogiar. Os traços sujos, inquietos, desviantes caracterizam muito bem o livro, seja no sentido de expressarem bem as personagens e as situações, seja para definir o estilo da obra.

Vale a pena.

z..... 26/08/2017

Histórias viscerais, que mostram personagens lidando com rumos decisivos na vida. A concepção artística é espetacular, muito classuda, e o roteiro tem situações e diálogos envolventes, instigando a percepção de conflitos que parecem reconhecíveis ao leitor. A vida em desafios para cada um.
Vemos um astro do cinema incriminado pela morte de amigo; um escultor e sua obsessão pela arte que afeta seu relacionamento; escritor tentando se acertar com a mulher; um playboy tendo que aprender a lidar com a sobrevivência por conta própria; e um rapaz praticante de bondage em um conflito entre emoção e razão (a história mais interessante).
Narrativas que convergem para algo grandioso, desafios de superação. Aspecto que se evidencia em maior nitidez na história da idosa (rica, aparentemente solitária e inusitadamente grávida) que vê um cachalote em sua piscina; e no encontro com uma dessas baleias em situação de encalhe. Creio que a projeção da angústia, encarando-a ou reconhecendo-a.
Cachalote é assim o colosso de lutas pessoais de cada um, destinado a sobreviver no imponderável ou morrer encalhado na praia.