O Campeonato Flávio Carneiro

Resenhas - O Campeonato

Gih 14/07/2023

Uma leitura um pouco parada no começo, mas quando engata fica interessante. ( O personagem principal é muito chato).

Bianca939 18/06/2022

Que livro! Comecei sem expectativa nenhuma, pensei em abandonar, mas ainda bem que não abandonei. Acho que mais pessoas deveriam ler esse livro!! Ele te surpreende com o plot do final. So não de 5 estrelas porque acho que poderia ser finalizado de uma forma melhor e não do jeito que terminou. Mas fora isso é muito bom. Recomendo

Samara 23/05/2022

Ótimo
Eu adorei o livro. Os personagens são cativantes e a história tem vários elementos que eu gosto: investigação, mistério e humor na dosagem certa. Uma leitura que vale a pena.

Elion.Gabriel 26/01/2022

Impecável!
Essa foi uma releitura que fiquei muito empolgado para fazer desde que terminei o livro pela primeira vez, em 2018. Extremante bem construído, com um plot final que eu jamais imaginaria!

regifreitas 14/10/2021

O CAMPEONATO (2002), de Flávio Carneiro.

André, o protagonista deste romance, é um rapaz de 27 anos, que não consegue parar em nenhum emprego por conta do seu vício em ler romances policiais durante o horário de expediente. Novamente desempregado e com as contas batendo à porta, resolve fazer um curso de detetive por correspondência e abrir um escritório de investigações. Logo aparece o primeiro cliente: um homem rico e misterioso cujo filho desapareceu sem deixar rastros. Essa investigação lançará André no submundo do Rio de Janeiro e em uma bizarra competição chamada de “O Campeonato”. Em seu auxílio ele tem Gordo, um velho amigo de infância, que trabalha em uma livraria e também é um conhecedor apaixonado de livros policiais.

Flávio Carneiro faz aqui uma homenagem ao romance policial, sendo que muitas vezes o próprio gênero é o principal personagem da história. Ao longo do texto surgem referências a diversos autores, principalmente a Rubem Fonseca. O humor também é outro ponto de destaque da obra. Ao percorrerem as ruas e bares do Rio em busca de pistas, tanto as situações quanto às interações e os diálogos entre André e Gordo por vezes são hilários.

Em O CAMPEONATO, Carneiro também subverte muitas vezes as convenções do gênero. André, por exemplo: embora seja o protagonista, só dá palpites errados; o grande gênio da dupla é o coadjuvante Gordo, o responsável por decifrar as pistas que realmente os levarão a desvendar os segredos desse caso.

Entretanto, o que acabou me decepcionando em relação ao livro foi o seu final: o autor deixa muitas pontas soltas para uma continuação. Após este romance, foram lançadas outras duas obras protagonizadas pela dupla de detetives criada por Carneiro: O LIVRO ROUBADO (2013) e UM ROMANCE PERIGOSO (2017).

Mariano15 04/06/2021

O campeonato

E o primeiro livro que conta a saga do detetive particular André e seu auxiliar
e amigo gordo
Ambos Boêmios a eu ver quase alcoólatras criados em família de classe média da zona sul do Rio
É uma viagem a alta cúpula do Rio de Janeiro quiçá do Brasil.
Uma história sórdida com final supreendentemente

Nick 08/06/2020

Meu primeiro livro kkk
A leitura é simples e divertida. Ótimo pra passar o tempo. Nada muito complexo nem pastelão demais. Um pouquinho clichê... admito. Mesmo assim, este livro está no fundo do meu coração. Para quem quer uma leitura fácil, aventurareira, ENGRAÇADA e brasileira. Este é o livro.

Bruno 07/05/2020

A la Rubens Fonseca
Eu já sabia se tratar de uma releitura de confraria dos espadas. Sugiro que leiam também feliz ano novo.

Rafael Mussolini 19/09/2019

O Campeonato
"O Campeonato" de Flávio Carneiro (Editora Rocco, 2009) foi um livro que chamou minha atenção quando estava passeando pelas estantes da Biblioteca Ramacrisna pelo seguinte texto que estava na orelha: "André sofre de uma estranha compulsão: depois de começar um livro, não consegue desgrudar os olhos dele..." Não precisei de mais nenhuma informação pra saber que queria ler esse livro. Fiz o empréstimo pela identificação com cara.

O livro é quase que uma homenagem aos livros. O personagem principal e seu melhor amigo são leitores vorazes e durante a história citam diversos trechos de obras famosas e há também uma valorização da literatura nacional que acho valido salientar. André e Gordo são aficionados pela escrita de Rubem Fonseca e o autor acaba tendo uma grande importância para a história de O Campeonato.

Além de ser uma história que tem como fundo o amor pela leitura é também uma história que explora as características dos romances policiais e de mistérios. Acompanhamos uma verdadeira investigação depois que o personagem principal da trama faz um curso de detetive particular e assume um caso bem peculiar.

É interessante como o conhecimento de literatura de André ultrapassa os conhecimentos adquiridos no curso de detetive e se tornam a referência pra elucidação do caso. Inclusive ele escolhe essa profissão por achar que seu nível de conhecimento da literatura, principalmente a policial iria garantir seu sucesso.

Além de ser uma história sobre os livros, sobre os romances policias é também um passeio pela cidade do Rio de Janeiro. O cenário da história explora os bairros, ruas e bares da famosa cidade e pra quem conhece pelo menos um pouco do Rio fica bem divertido imaginar as cenas que se passam pelos cenários reais. O final tem uma grande reviravolta. Pra quem curte uma história de suspense é uma boa oportunidade de curtir um romance policial a la brasil.

Antonio Maluco 01/09/2018

Literatura Brasileira
o livro mostra 1 leitor parecido comigo que gosta de ler no horário de serviço e o leitor da história vira detetive para participar de uma história e tem referências de obras brasileiras e mundiais e a história do livro é o campeonato sexual que tem no livro:feliz ano novo(rubem fonseca) e só pecou nessa história e poderia ter outra história e não copiá-lá de 1 livro de sucesso

Denise @nise.rodrigues 19/07/2015

Não é um romance policial convencional! :D
Um vício. Um jovem. Um problema. Rio de Janeiro. A solução perfeita. Outro problema. Um mistério.

André é um jovem -fanfarrão- carioca, com seus 26 anos, uma namorada, seu apê, um irmão chato e superprotetor, um amigo beberão e uma paixão -avassaladora- por Romances Policiais, paixão mesmo, o rapaz é viciado em leitura e não consegue largar o livro até finalizar a última página (acho que conheço gente assim… cof cof cof), sua obsessão é tanta que resolveu trabalhar em uma biblioteca, lugar em que poderia ler quando e quanto quisesse - Só que não. “Não se pode ler em horário de expediente, André.” Seu mundo caiu?! Nãoooo. Ele continuou lendo mesmo assim! E, é claro, foi demitido. Demitido por ler demais. --É mole?!--

Agora desempregado com uma “doença” da leitura, André está em apuros, daí depois de uma conversa com seu amigo Gordo (não é bullying o apelido do cara é Gordo mesmo rsrs) vem a ideia genial, ele gosta de ler, ele gosta de ler romances policiais, ele é um expert em desvendar os crimes --nos livros--, logo… --Meu caro Watson--, André decide se tornar detetive particular! Faz um curso por correspondência (será que isso ainda existe?! rsrs) e ganha seu certificado, coloca o anúncio em um jornal e aguarda… aguarda… aguarda mais um pouco. Depois de alguns dias, seu telefone toca e um homem misterioso o contrata.

Não sabendo em que estava se metendo, André conhece o Sr. Montenegro, homem milionário, da alta sociedade carioca, podre de rico e um pai desesperado com o desaparecimento do filho. Mas qual é o motivo de um milionário super poderoso contratar um detetive --de fachada-- iniciante?! Já deu para notar a encrenca, né?! E isso é só o começo do livro! rs
Eppaa, e o campeonato? Que raios de campeonato é esse?! Vocês vão ter que ler para saber a resposta, porque se eu contar… Vocês não vão acreditar! ¯\_(ツ)_/¯

André como detetive é hilário, o Gordo é o cara que tem as sacadas, mas o detetive é o amigo, as discussões off deles são demais, eles começam a divagar em qualquer lugar… André é um cara doce, leal e com um certo senso de justiça, mas um belo de um mulherengo, um fofo, mas mulherengo droga. A história é muito envolvente, a escrita clara e bem objetiva, alguns palavrões ali, outros acolá, tem referências a várias obras de romances policias (nacionais e internacionais) e o toque final: humor. Claro, tudo isso ambientado em diversos bairros do Rio de Janeiro!! ( ♥ )

Eu AMO quando fico presa em uma leitura e isso aconteceu em 90% d’O campeonato, eu simplesmente não conseguia largar o livro, queria saber o que iria acontecer, se o plano ia dar certo, se o André ia se safar das besteiras que fez pelo caminho e se ele ia sair vivo no fim da história! O humor da história é excelente, as sacadas também, já na reta final você vai ficando cada vez mais curioso, tenso, tudo parece que está sendo resolvido e TCHARAM! Mais surpresas! Reviravoltas! Incrível! Realmente, o leitor é sempre o último a saber das coisas hahahaha

Super vale a leitura, se você gosta do gênero acredito que terá uma bela surpresa, porque este romance policial não é nada convencional! Estou até agora oscilando entre 4~5*! Jack, valeuuuu a indicação, assim que puder, lerei novamente *indo para a lista de releituras*! :3

Curiosidade: O livro é o primeiro da Trilogia do Rio de Janeiro, 3 romances ambientalizados no Rio, só que com uma temática diferente, são eles: O Campeonato (policial), A Confissão (fantástico) e A Ilha (ficção científica)... Olha a lista de desejados aumentando! ♥

livro, apesar de super divertido e interessante, tem sido indicado por mim para vários amigos ao longo desses 10 anos que o tenho e a Denise foi a segunda pessoa a acreditar nele. Obrigada De e Rose, encararem esse palpite e dividir comigo as risadas.

"Quando procurei dentro da bolsa um livro qualquer, percebi a dimensão da tragédia: eu não tinha nada pra ler durante a viagem de volta." - André.

site: http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/2015/07/resenha-o-campeonato-flavio-carneiro.html

Lara 06/05/2014

O Campeonato
André tem 26 anos e um único vício: ler romances policiais. Sem rumo na vida, pressionado pela namorada e pelo irmão mais velho e bem-sucedido profissionalmente, o rapaz resolve fazer um curso de detetive particular por correspondência, unindo sua paixão literária à necessidade de arranjar um emprego. Depois de anunciar seus serviços de detetive num jornal, André recebe enfim seu primeiro cliente, um milionário que se identifica apenas como Montenegro e cujo filho, Pedro, de 18 anos, desapareceu misteriosamente. As pistas são escassas e os responsáveis pelo desaparecimento do rapaz não entraram em contato com a família pedindo resgate. Juntos, André e seu inseparável amigo e assistente, o Gordo, começam a desvendar segredos que envolvem figuras da alta sociedade carioca, personagens misteriosos e belas mulheres, como a sedutora detetive Mariana e a adolescente Lívia. A investigação leva André a descobrir uma bizarra competição, batizada apenas de O Campeonato, que pode colocar em risco sua vida e a de pessoas próximas, numa espiral de suspense que se mantém até o fim. Passeando por bairros e bares tradicionais do Rio de Janeiro, os personagens percorrem as ruas de Copacabana, Leblon, Alto da Boa Vista, Tijuca, Vila Isabel, Engenho Novo, Lapa e Santa Teresa, frequentando endereços tradicionais da boemia carioca, com direito a citações de autores como Rubem Fonseca, Dashiell Hammet, Rex Stout e Agatha Christie, entre outros.

site: http://www.romancespoliciais.com.br/2009/11/livro-o-campeonato-flavio-carneiro.html

Daniel 11/09/2013

A reconstrução do romance policial.
A princípio, "O Campeonato" é tratado por alguns, como uma homenagem aos romances policiais. Mas por fim, conclui-se na verdade ser uma crítica aos mesmos e à mentalidade romântica de seus leitores. André, o protagonista, pode parecer vagabundo aos olhos de quem o observa. Mas na verdade, trata-se antes de tudo, de um romântico. André não se adapta bem à realidade em que tem que trabalhar, estudar, correr atrás de alguma coisa. Ele prefere mergulhar nos seus livros que lhe parecem mais interessantes que a vida real (uma Madame Bovary moderna e carioca, talvez). Quando consegue a oportunidade de viver de certa forma o que tanto lê, sai de seu tédio e trabalha para isso. Mas a realidade logo se mostra amarga e ele percebe que a vida real é bem diferente das experiências que presenciava em suas leituras. Leitura recomendadíssima. Mas se você espera um romance policial tradicional, corre o sério risco de se frustrar, ainda mais porque a história termina um tanto aberta.

Arsenio Meira 22/09/2012

Pena a minha decepção com o final do livro. Houvesse dado um outro desfecho para trama, as estrelas seriam outras. Todavia, merece a recomendação. Como dito por alguns leitores, o personagem principal é o próprio romance policial, encarnado em uma dupla de detetives figuraça, um glutão e sagaz, ambos devoradores de ficção policial. E tem também passagens hilariantes. Vale a pena.