Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - Jurassic Park

1 | 2 | 3 | 4

fyveer 11/01/2020

A história da evolução é de que a vida escapa a todas as barreiras. A vida se liberta. A vida se expande para novos territórios. Dolorosamente, talvez até perigosamente. Mas a vida encontra um jeito
Essa foi a minha primeira leitura de 2020 como parte de um projeto de leitura coletiva de ficção científica, por um momento achei que o livro não seria nem um pouco surpreendente graças aos anos de infância assistindo as adaptações cinematográficas ? antes das primeiras páginas serem lidas considerei que a magia já não existia, ainda bem que foi um agradável engano.

Michael Crichton ocupa um lugar em minha vida de leitora que poucos autores conseguiram: o de escritor motivador. Por ficção científica ser um gênero de conteúdo pesado, que requer muita atenção, pensei que nunca terminaria a meta antes da data do primeiro debate em grupo, mas em apenas dois dias consegui devorar o livro por completo.

A narrativa segue a mesma que conhecemos pelos filmes: um grupo de especialistas conhece em um final de semana uma ilha misteriosa povoada por dinossauros, que foram trazidos de volta à vida pelo milionário John Hammond, porém, a tragédia não demora a aparecer.

Alan Grant, o paleontólogo apaixonado por sua profissão, tornou-se meu personagem favorito da literatura, seja pelo seu jeito intelectual de estar sempre disposto a se maravilhar perante criaturas que pode matá-lo ou então pelo seu posionamento como historiador que usa camisa havaiana. Ao longo do livro ele transmite essa sua personalidade bastante caricata de típico herói fora de regra, o mocinho que não se encaixa no padrão de "homem dos sonhos" de qualquer adolescente.

Ian Malcom é o meu segundo personagem favorito, esse sim se encaixa no perfil bad!boy, com cada parágrafo que exala sarcasmo. Aliás, ele é todo Ian Eu Avisei Malcom com sua ladainha sobre teoria do caos etc; quando o final chegou senti que o filme era mil vezes melhor para aqueles que não gostam de ter o coração partido.

Crichton, assim como Hammond, não poupou gastos na construção do Jurassic Park, ao longo dos capítulos nos deparamos com planilhas, gráficos e longas (mas nada entediantes) explicações sobre sistemas operacionais de computadores e também sobre paleontologia, uma aula completa para os leigos e um banquete para os aficionados.

Encerro esse review com a gratidão de ter encontrado um bom livro, coisa que nós leitores ansiamos sempre que abrimos as páginas de uma nova história. Jurassic Park é altamente recomendável para aquele que busca seja uma primeira leitura em sua vida ou seja uma boa releitura.

Ps.: Agradeço imensamente o Sci-Fi LC pela iniciativa me apresentar uma obra como essa.

Li 27/01/2020

O filme é show, mas o livro consegue ser melhor
Ai, esse livro é simplesmente incrível. O filme em si já é muito bom, mas o livro é sensacional! A dica é ler o livro mesmo já tendo assistido o filme ou sabendo a história, vale a pena! Ele é simplesmente épico, trazendo diversos debates interessantes de bioética. Eu, como graduanda em ciências biológicas (licenciatura) acredito que seja um livro (e filme) ótimo para ser trabalhado em sala de aula, já que ele elucida diversos conceitos ecológicos, como por exemplo o de espécies invasoras, e pode trazer discussões maravilhosas sobre a ética de criar animais em laboratório, modificação genética, existência de zoológicos e muitas outras discussões interessantes e que podem ser trazidas para o cenário atual, com a manipulação genética cada vez mais presente no nosso prato e outros aspectos da nossa vida. A melhor parte é que Michael faz isso sem interromper a história, sem torná-la maçante e, dessa forma, mesmo quem odeia biologia pode se ver compreendendo melhor certos conceitos e se divertindo. É um bom livro para chamar a atenção dos jovens para o tema e para que eles mesmos pesquisem a respeito, propiciando inclusive com que eles entendam mais a respeito do DNA e biologia molecular. Imagino um debate muito interessante tratando sobre edição gênica em animais não humanos e humanos e qual seria o limite que não poderíamos ultrapassar. Nessa mesma linha seria interessante tratar sobre outros livros/filmes, como Admirável Mundo Novo (que é incrível), de Aldous Huxley (1932), Gattacca, dirigido por Adrew Niccol (1997) e Blade Runner, dirigido por Ridley Scott (1982).

Caio328 23/02/2023

Quem não assistiu o filme não é desse planeta. Um grande sucesso e várias continuações. Gostaria de dizer que li o livro muito antes do filme ser lançado, na época foi uma indicação da Folha de São Paulo.
Um livro que utiliza conceitos científicos com uma dose de imaginação para criar um universo novo. Essa fórmula seria seguida por outros autores a longo do tempo.
Engenharia genética para trazer os dinossauros a vida novamente em uma ilha isolada. Para aprovar o projeto são chamados dois paleontologos e um matemático do caos.

Rafael529 27/01/2023

Bem melhor que o filme, personagens mais desenvolvidos e história alucinante. Recomendo muito a leitura para todos aqueles que gostem de uma boa ficção

1 | 2 | 3 | 4