O lado bom do lado ruim

O lado bom do lado ruim Daniel Martins de Barros

Resenhas -

talissa.dezanetti 11/10/2021

Confesso que achei que o livro seria diferente. Mas foi uma boa leitura. O livro fala sobre as emoções e como elas podem ser boas para nos (no caso das negativas) e como as emoções positivas também possuem seu lado ruim.

Wesley - @quemleganhamais 30/12/2023

A importância das emoções
Essa foi uma leitura bem informativa e que jogou luz às principais emoções que temos: alegria, tristeza, raiva, medo e nojo.
Cada emoção tem sua importância, até mesmo as que julgamos serem emoções negativas. Compreender sua utilidade em nossas vidas e assim agir de maneira mais saudável é o grande objetivo deste livro.
Um livro prático e rápido para ler

vitoria78 16/03/2022

Adorei!! Fala de forma super simples sobre coisas que julgamos complexas.. usei para um trabalho da faculdade e indico pra quem quiser entender mais sobre emoções e reações fisiológicas

Barbis 18/10/2020

Não é mais um livro de auto ajuda que diz que só devemos ser positivo e ter sentimentos "bons".
No livro o autor mostra que os sentimentos "ruins" podem ser usados (e foram ao longo do tempo) ao nosso favor.
Vale a pena a leitura.

Ana Salafica 17/08/2022

Livro de leitura bastante rápida e agradável, mesmo trazendo diversas referências e alguns dados científicos. Não reinventa a roda, mas algumas coisas podem ser interessantes de se relembrar vez ou outra. Gostei bastante dos resumos encontrados no final de cada capítulo, são de fato pertinentes.

Elaine 31/07/2022

Sempre tento tirar algo de positivo mesmo nas experiências super negativas, e esse livro nos mostra exatamente esse cenário: mesmo os sentimentos e/ou emoções negativas têm um lado bom, um lado positivo. Bastando a nós tirarmos as melhores experiências dessas situações!

Edi 18/01/2023

Equilíbrio é tudo
Achei interessante ler um livro que não traz uma exaltação das emoções positivas e não demoniza as negativas.

Acho importante esse equilíbrio e entender que todas as emoções são válidas e importantes. Uma vida plena e saudável é uma vida na qual sentimos tudo o que precisamos sentir a depender do momento, apenas com o cuidado de não deixar qualquer que seja a emoção tomar intensidades extremas.

Cristiano Nunes 28/03/2021

Destaques:
- As emoções básicas são: tristeza, medo, raiva, nojo e alegria. Podemos também sentir a combinação delas, em proporções diferentes, e termos diversas sensações.
- As emoções negativas são tão importantes para nós quanto as positivas.
- Cada emoção atua como um alarme fundamental, assim como um alarme sonoro de uma máquina. Elas nos dão sinais de coisas importantes. Portanto, é importante entender o que cada uma significa para agirmos melhor.
- As emoções também são meios de comunicação: devemos demonstrar nossas emoções para nos comunicarmos melhor.
- Evitar sentir emoções pode ser algo ruim, pois, estaríamos ignorando nossos alarmes naturais: assim como ignorar sinais de alerta do nosso carro.

Emoção de tristeza:
- Sinaliza que precisamos de cuidado e afeto.
- Produz maior capacidade reflexiva e nos permite distinguir melhor a verdade da mentira.
- Ajuda a produzir argumentos mais convincentes.
- Diminui a agressividade alheia: interrompe imediatamente uma briga ao demonstrá-la.
- Nos mostra o que é de fato importante.

Emoção de medo:
- Sinaliza alguma situação de perigo iminente. No entanto, é importante verificarmos se essa situação de fato traz algum perigo.
- Produz prazer em ambientes protegidos.
- Protege-nos de pessoas ou coisas estranhas.
- Reduz nossa autoconfiança.

Emoção de raiva:
- Sinaliza alguma injustiça. Sentimos raiva quando alguém da nossa espécie viola algum direito nosso.
- Coloca-nos em ação e nos prepara para um possível embate.
- Ajuda nas negociações, quando expressada.
- Pode denunciar ingenuidade, quando acreditamos ter direitos inexistentes.

Emoção de nojo:
- Sinaliza algo fora do lugar, tanto para coisas físicas quanto para coisas morais. Por exemplo, o cabelo e o macarrão não são nojentos. No entanto, ver um fio de cabelo no macarrão ou um macarrão no cabelo nos causa nojo.
- Protege nossa integridade física.

Emoção de alegria:
- Pode ser um problema durante decisões importantes.
- É uma armadilha acreditar que temos que estar felizes o tempo.

Pucca.Farion 22/10/2023

Um ótimo livro para ouvir na audible
Ouvi a versão do audiolivro e achei que funcionou muito bem para o título.

O autor mostra, de forma simples e interessante, como as emoções que nós consideramos ruins são importantes e fazem uma diferença positiva na nossa vida.

Ao explicar teorias e trazer exemplos, o autor consegue transmitir de forma simples como o medo, tristeza, raiva e nojo podem ser positivos, e formas de usar essas emoções a nosso favor.
O livro foi narrado pelo próprio autor e ele tem uma voz agradável, que tornou a experiência muito melhor.

É um livro (audiolivro) curto, e está dentro do catálogo dos assinantes. Para quem quer dar uma chance ao audiolivro, e gosta de títulos de não ficção, sugiro esse livro.

"COMO A CIÊNCIA ENSINA A USAR A TRISTEZA, O MEDO, A RAIVA E OUTRAS EMOÇÕES NEGATIVAS A SEU FAVOR.

Aprendemos desde cedo que o correto é estar feliz o tempo todo, e com isso acabamos desvalorizando as emoções negativas. Queremos negá-las, sufocá-las, eliminá-las do nosso caminho.

Neste livro, o psiquiatra e professor Daniel Martins de Barros nos mostra que as emoções desagradáveis não são sons incômodos que devem ser silenciados. Em vez disso, são alertas preciosos que nos chamam atenção para algo mais profundo que não vai bem na nossa vida.

Com leveza e uma linguagem simples e acessível, o autor conta vários casos pessoais e apresenta estudos científicos para nos ajudar a compreender esses avisos e a desenvolver mecanismos para atuar na origem dos nossos problemas.

Dessa forma, poderemos encontrar o equilíbrio entre as emoções, desenvolver nosso autoconhecimento e ter uma existência mais plena."

Eduardo.Weiland 18/06/2023

Uma leitura recheada de referências a estudos científicos, mostrando como as emoções consideradas "negativas" podem ser úteis e importantes em determinadas situações, bem como o excesso de emoções "positivas" pode ser prejudicial.

Em geral, o autor tenta defender um equilíbrio entre todas as emoções, mas parece supôr que o leitor é mais alegre do que triste, que precisa aceitar melhor suas emoções negativas e moderar as positivas. Não ajuda muito quando o leitor já possui mais emoções negativas.

Esdt 15/05/2024

O lado bom do lado bom do lado ruim é que...
Eu me diverti e aprendi muito com a leitura, haha. Foi interessante e tem me ajudado a fazer uma resignificação das minhas emoções. Compreender as ?emoções negativas? e entende-las como um sinal de "Eii! Olha aqui, tem algo errado e vc precisa dar atenção?, ao invés de simplesmente tentar ignorar até esquecer, é uma prática muito bacana. O livro me trouxe muitos insights e me fez gostar mais ainda do tema, além de ajudar a perceber coisas acerca das emoções, coisas que estão escancaradas mas não estavam visíveis antes. Recomendo a leitura para autoconhecimento e desenvolvimento.

Hallo 28/01/2022

Muito bom o livro que nos explica o lado bom as emoções ruins. É essencial jogar com as emoções e colher o melhor delas.

Vitoria 07/02/2022

O LADO BOM DO LADO RUIM
O lado bom do lado ruim, è um livro que tem um objetivo diferente da maioria dos livros, quando se trata dos sentimentos ruins. Ele nos ajuda a ver e mostra situações onde podemos botar em prática, de fato, o lado bom do lado ruim.
Foi uma leitura agradável, onde até vemos algumas vivências reais do autor. Caso queira um livro para passar o tempo, ou busca como usar sentimentos reais ao seu favor, leia esse livro.

azfjubs 02/06/2023

Levei vários tapas na cara lendo esse livro... Me fez pensar MUITO na vida, as vezes eu me pegava refletindo sobre meus sentimentos do nada