Os belos dias de minha juventude

Os belos dias de minha juventude Ana Novac

Resenhas - Os Belos Dias de Minha Juventude

F. 26/11/2012

Bom livro, mas confuso.
Demorei um bocado para terminar de ler "Os belos dias de minha juventude", apesar de ser um livro curto, porque honestamente o livro não me prendeu. Não que eu tenha achado chato, mas a dinâmica do livro não me envolveu.

A sensação que tive durante a leitura foi que eu não estava entendendo perfeitamente o relato da autora por não ser grande conhecedora do contexto histórico e até mesmo político da época. Além disso, diversos diálogos e expressões em francês ou alemão não são traduzidos através de notas de rodapé, o que complica a compreensão e chega a irritar.

Acho que o livro ficaria muito mais interessante se o contexto e os diálogos fossem explicados/traduzidos através de notas de rodapé. Isso enriqueceria muito a leitura e facilitaria a compreensão do relato.

Em linhas gerais, gostei da história, é sempre chocante ler relatos sobre essa época. Mas devido a dificuldade de compreensão e dinâmica pouco convidativa, não é um livro que sairei indicando para minha família e amigos...
Zac Lampard 07/03/2013minha estante
Gostei do livro.Apesar de algumas "confusões".

luiza lima 03/08/2012

História real...
Ótimo livro, e ainda dá uma noção de como era um campo de extermínio nazista. É tão detalhada a vida dela no campo que às vezes eu esquecia que era uma história real. Muitas vezes parecia fantasia, devido às coisas bizarras que aconteciam.

Só não leva cinco estrelas por ser um pouco confuso. Talvez até pela escrita de Ana Novac, que como é comentado no livro, a fome é a coisa que mais fustiga a fantasia. Além disso, acho que a editora poderia ter colocado mais notas de rodapé sobres certas palavras e siglas, para as pessoas mais leigas que não são especialistas do assunto (como eu...).