Vitorianas macabras

Vitorianas macabras Charlotte Brontë...

Resenhas - Vitorianas Macabras

mellscunha 23/05/2024

Macabras mas, nunca, esquecidas.
Que leitura interessante! A obra introduz e conclui pela história da rainha Vitória, trazendo os elementos que explicam o porquê da Era Vitoriana despertar tanta curiosidade até hoje.
Com relação aos contos, alguns eu senti que terminaram no clímax e deixaram a desejar no desfecho propriamente dito; outros foram longos demais e poderiam ter sido mais breves. Mas, no geral, fluem muito bem.
Menção honrosa ao Guia Vitoriano de Londres, descrevendo grande parte das atrocidades que existiam à época.
Recomento demais este livro!

Bi 09/05/2024

Olha, n é ruim, mas n alcançou minhas expectativas. Acho q por ser da Darkside e ser uma publicação mt bonita eu acabei esperando um negócio inimaginável de bom, qd é só legal.
Alguns contos são beeem chatinhos. Tipo, as histórias n são ruins, mas é a mesma estrutura de conto q acaba no clímax, um depois do outro, aí deu uma cansada.
Em compensação tem uns muito legais, o da janela me deixou completamente lelé, tudo q eu queria era ler pra saber mais, só q o final foi meio decepcionante. Mesmo assim, foi oq eu mais gostei.
Todo o propósito do livro é muito nobre e muito importante. Todo esse resgate dessas autoras é muito massa e ele merece uma chance só por isso. Por mais que alguns contos n tenham sido tudo isso, essas mulheres escreveram dezenas de textos, e eu fiquei muito curiosa pra conhecer mais livros delas. Só de me deixar com essa pulga atrás da orelha, eu acredito que já tenha cumprido seu objetivo.

promiseygh0 10/04/2024

VITORIANAS MACABRAS
Vitorianas Macabras um livro onde reune treze autoras clássicas da era vitorianas, sendo elas: Charlotte Riddell, Louisa Baldwin, Edith Nesbit, Violet Hunt, Amelia B. Edwards, Charlotte Brontë, Elizabeth Gaskell, Mary Elizabeth Braddon, Margaret Oliphant, Rhoda Broughton, H.D. Everett, Vernon Lee e May Sinclair.

A era vitoriana foi marcada pelo reinado da Rainha Vitória, sendo um período repleto de coisas macabras e chamativas.

Esse livro me prometeu tudo e não me entregou tudo o que prometeu, pelo simples fato de que muito dos contos escritos pelas autoras eram contos muito extenso, sem contexto e sem graças onde apenas comprovava que ninguém da era vitoriana batia bem da cabeça. Muitas autoras clássicas me decepcionaram em seus contos, como por exemplo a Charlotte Brontë.

Recomendo esse livro para quem gosta de história, pois esse livro relata bastante coisas sobre a Rainha Vitória e o seu reinado conturbado e também recomendo para quem gosta de contos clássicos.

iammoremylrds 09/04/2024

Uma obra interessante, sendo uma coletânea de clássicos vitorianos escritos por mulheres que se destacaram naquela época e com toda a certeza marcaram a literatura clássica, contos bem organizados, expondo inúmeras desigualdades

pattymulder 17/02/2024

A descoberta de novas autoras
Me surpreendeu mais no sentido de reunir 13 autoras da época. E saber mais sobre o período, a rainha e a vida em Londres.
Alguns contos foram mãos difíceis de ler. Muito descritivos.
Mas a essência do livro é maravilhosa

Ivana M. 13/02/2024

Medo Clássico
Uma excelente leitura para aqueles que, como eu, adoram a era vitoriana.
O livro compila contos escritos por mulheres que transgrediram toda uma época e marcaram seu nome na literatura clássica.
Em cada conto são perceptíveis as caracteristics da pitoresca era vitoriana. As narrativas tem caracteristicas e desenvolvimentos distintos, mas são envolventes e imersivas.
Uma ótima leitura para os amantes do terror.

Nívea 29/01/2024

Até que enfim terminei, não aguentava mais. Quase UM ANO p terminar esse livro. Consegui meus amigos!!!!!

NathAlia.Leandro 28/01/2024

Sao varios contos de escritoras da época Vitoriana, tem todo tipo de historia macabra, ou ate mais levez, com espiritos... e comta um pouco da historia da Rainha Victoria

Lucas1429 12/01/2024

É um bom livro, porém nem todos os contos me agradou.
Quando comprei esse livro eu já tinha na cabeça a ideia que falaria sobre assassinatos da era vitoriana na qual me interesso muito, mas no fim é apenas um livro de contos que para mim, um ou outro valeu a pena, pois com o tema de horror, nem todos conseguiram alcançar esse mérito, teve contos curtos que gostei e outros mais longos que só Deus pra me dar paciência.

Após a página 300 onde os contos acabam, foi apresentado um guia sobre a Londres vitoriana onde que se o livro fosse só isso eu já comprava, foram 84 páginas de puro entretenimento e histórias da época onde fiquei entusiasmado pra K7, muito bom de verdade, mas não sei se pretendo reler alguns outros contos que não entendi bem. ??????????

Carolina Santana 10/01/2024

Um amor chamado Era Vitoriana
Eu sempre tive uma certa dificuldade com contos, porém esses me deixaram muito interessada por conta do período em que foram escritos e também por serem de autoras. Adorei a leitura, mas é claro que temos alguns melhores que outros. Um ponto muito interessante que quero destacar é toda a contextualização que o livro tem quanto a Rainha Victoria, esse período em que ela governou e também quanto a todas as curiosidades sobre a Londres da época. Na realidade, eu já sabia que esse livro seria sucesso. Terror, mulheres e Inglaterra não poderiam me decepcionar. Além de tudo isso, esse livro é lindo, muito bom para ter na coleção.

Julia 30/12/2023

Vitorianas macabras
De modo geral, foi uma leitura que levei um tempo considerável pra finalizar. Tenho bastante interesse pelo período vitoriano e todas as contextualizações apresentadas são bem bacanas, gostei muito de alguns contos também. Creio que por não ser o tipo de narrativa única, que eu usualmente leio, acabei demorando bastante pra me engajar mais no processo.

Iza 27/11/2023

Marcia Heloisa desvenda treze histórias que vão te prender numa teia de medo e sobrenatural. É como uma montanha-russa literária: tem suspense, horror psicológico e fantasmas que vão fazer sua espinha gelar!
A diversidade dessas histórias é incrível, e a paixão dessas mulheres pela escrita é palpável a cada página. Charlotte Brontë, Edith Nesbit, Mary Braddon e outras grandes da literatura deixaram seu legado. Então, se você curte uma boa dose de arrepios, uma pitada de mistério e um mergulho profundo nos recantos mais obscuros da literatura, "Vitorianas Macabras" é o livro certo! Prepare-se para ser conquistado pelo terror autêntico e pelas vozes extraordinárias que ecoam ao longo dos séculos. É um convite para um encontro arrepiante com as mentes brilhantes que moldaram o terror literário!

Gabi! 16/11/2023

Muito bom! Leiam! Contos vitorianos, escritos por mulheres, impregnados de história e do espírito da época.
Me diverti muito nessa leitura. E também fui surpreendida.
Amei o conteúdo extra que contextualiza o período vitoriano.

Ari Phanie 13/11/2023

Transgressoras

Não posso dizer que sou uma grande fã da Darkside; a editora capricha na beleza das edições, mas alguns são apenas isso: beleza. Felizmente não é o caso de Vitorianas Macabras que traz um compilado de contos e pequenas histórias sombrias nascidas por mãos de talentosas e transgressoras mulheres que viveram na Era Vitoriana, período histórico de grande impacto e mudanças para a Inglaterra. Algumas das escritoras cujas histórias encontramos nesse livro são apenas algumas das maiores escritoras da história, como Charlotte Brontë, Elizabeth Gaskell, dentre outras. E para além dos contos, a editora fez uma contextualização da época que muito complementou o livro. Agora a minha opinião sobre cada conto.

Primeiro conto: A Porta Sinistra. Escrita bonita demais, boa narrativa, mas não me apeguei ao personagem e não me senti envolvida com a história.

Segundo conto: O Mistério do Elevador. Tem um protagonista mais cativante, mas é muito curto e não envolve.

Terceiro conto: Mortos em mármore. Bem escrita também, me afeiçoei aos protagonistas bem rápido e o final me surpreendeu.

Quarto conto: A Prece. Boa narrativa, mas não posso dizer que tenha sido uma boa história, talvez porque eu esperava algo muito interessante dado o começo, mas acabou sendo entediante.

Quinto conto: O Coche Fantasma. Ótimo, um dos meus preferidos. Esse realmente tem o teor “assustador” que eu estava esperando.

Sexto conto: Napoleão e o Espectro. Uma decepção. Apesar de muito bem escrito, claro, eu esperava muito mais de um conto da maravilhosa Charlotte Brontë. Muito fraco e curtíssimo.

Sétimo conto: O Conto da Velha Ama. O conto de outra grande escritora (Elizabeth Gaskell), mas esse, em contrapartida, é excelente. Me surpreendeu e é muito bem narrado, com personagens interessantes que tem consistência.

Oitavo conto: A Sombra da Morte. Um dos meus preferidos. Adorei os personagens, leria mais sobre eles e sobre suas tragédias.

Nono conto: A Janela da Biblioteca. Me surpreendeu no final, mas achei a protagonista super irritante.

Décimo conto: A Verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade. Outro que eu gostei muito, especialmente porque é em estilo epistolar. Muito bem escrito.

Décimo Primeiro conto: A Maldição da Morta. Achei que seria interessante, mas na realidade, não é.

Décimo Segundo conto: Amor Dure. Meu Deus, que coisa chata! Li sem nenhuma motivação.

Décimo terceiro conto: Onde o fogo não se apaga. Entendi foi nada.

Em suma, os contos não são lá tão macabros quanto se pode esperar, mas contém os elementos sombrios e sobrenaturais que os vitorianos gostavam tanto. Foi ótimo conhecer algumas mulheres sobre as quais eu nunca tinha ouvido falar, e ler sobre a luta delas para serem ouvidas. O livro foi muito bem editado e vale à pena ser lido e ter ele na estante. Recomendo.

Giulia345 13/11/2023

Resenha #24
Uma memória a grandes autoras da Era Vitoriana.
Vários contos muito bons, uns mais longos outros mais curtos.
Nunca estudei nem li muito sobre essa era, então ter o livro trazendo uma introdução, fatos sobre a era, sobre a rainha e uma breve história das autoras foi bem interessante e ajudou a contextualizar os contos