Sem Medo de Viver (eBook)

Sem Medo de Viver (eBook) Zíbia Gasparetto
Lucius

Resenhas - Sem Medo de Viver

16/04/2024

Sérgio é um homem que veio do interior cheio de sonhos e como muitos em busca de uma vida melhor. Conseguindo um emprego numa grande empresa ele pensa que após tantos anos de luta ele vai conseguir a tão sonhada promoção, no entanto ele vê um outro homem mais culto que ele, com diploma conseguir. Desiludido e se sentindo muito por baixo ele leva mais um duro golpe da vida, Flora uma mulher muito vaidosa, orgulhosa e ligada nas aparências ao saber que ele perdeu a promoção termina seu namoro tratando como um perdedor.

Nervoso, muito perturbado e revoltado ele decide dar uma reviravolta na sua vida, começa a se vestir com apuro, frequentar lugares elegantes, ainda que gastando suas economias, desse modo ele acaba atraindo muitas coisas boas na vida, ao se vestir melhor, e se portar com mais elegância, as pessoas a sua volta também começam a trata-lo com maior distinção. Nesta nova fase da sua vida, ele acaba por fazer uma grande amizade com seu chefe Flávio e sua prima Arlete.
Com novas atitudes e novos pensamentos ele acaba por conseguir evoluir muito na empresa, e até chega a se apaixonar por Arlete e ser correspondido. Quando tudo parece estar maravilhoso Flora reaparece cheia de inveja, ciumes e arrependida, pois ele acaba por se tornar um homem bem sucedido. Cheia de ambição ela vai atrás de pessoas envolvidas com magia negra, recorrendo a macumbas, se associando a espíritos maus para prejudicar Sérgio e afasta-lo das pessoas queridas.
As entidade acabam por envolver Sérgio em uma suspeita de roubo, e com isso o afasta de todos, alem de o deixar muito mau, com grande depressão e só pensando em por fim a sua vida.
Somente a força do amor de Arlete por ele será capaz de salva-lo e mostrar que a vida pode ser linda quando não se tem medo de viver.

Como todos os livros da Zibia esse não foi diferente, de uma forma encantadora e envolvente ela nos mostra um caso tão real que eu mesma já me senti como Sérgio, por baixo, não merecedora de coisas boas. Quem achando que faria feio já não deixou de vestir algo mais elegante? Já não preferiu calar-se por não se achar inteligente o bastante para argumentar em uma conversa? Sérgio é como um conjunto de todos nós, pessoas que com diferentes talentos e culturas, se sente inferior e não merecedor das coisas boas da vida, e ainda que sonhando muito, não temos a coragem necessária para lutar pelos sonhos. E com pensamentos e atitudes negativas acabamos por atrair o negativismo e coisas ruins para nossa vida, esse é o famoso medo de viver, como Oscar Wilde disse:

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

Sabrina320 31/01/2024

Lento
Foi uma leitura bem lenta e desinteressante? porque achei meio enrolada e fui perdendo a graça dos personagens

Carla.Parreira 26/10/2023

Sem medo de viver
A história é uma lição de vida a nos ensinar sobre o valor individual de cada ser humano e me fez refletir que ninguém é totalmente mal ou perfeito. Da mesma maneira que temos nosso lado negativo, também temos pontos positivos. O livro deixa explicito que é normal do homem a questão de possuir dentro de si uma ambição natural, uma vontade de mudar, melhorar suas condições financeiras e adquirir bens que vão lhe trazer conforto. Isso na verdade faz bem ao ego, gera alegria e sentimento de realização, porém, algumas pessoas não entendem e sentem como se tivessem fazendo algo ilícito, começam alimentar sentimento de culpa como se tivesse sempre em dívida com quem está inferior. São estes sentimentos auto-destrutivos que atraem espíritos maldosos, os quais aproveitam da fraqueza de muitos encarnados para tornar suas vidas num verdadeiro inferno.
O livro conta a história de Sérgio. Ele trabalha numa empresa de grande nome, sempre dá tudo de si pelo seu trabalho e mesmo não se sentindo reconhecido, contenta-se com o que ganha e vive sonhando em ter uma vida melhor. Interiormente ele cultiva o sentimento de inferioridade que passa a crescer até que ele perde a tão sonhada promoção para outra pessoa com diploma e imediatamente sente seu mundo cair. Além disso ele perde sua namorada Flora, que sempre tão ambiciosa o deixa quando fica sabendo da falta de êxito na promoção. Num sentimento de revolta, Sérgio tem vontade de mudar e começa a ter atitudes novas. Desenvolve sua própria ambição, compra roupas caras, elegantes e passa a freqüentar lugares finos, iniciando-se daí uma grande amizade com seu chefe Flávio e com sua prima Arlete, algo que com o tempo faz surgir um grande amor. Sérgio e Arlete começam a namorar e isso gera sentimentos baixos de revolta por parte de Flora, a ex-namorada ambiciosa que resolve se envolver com macumbeiros e entidades espirituais atrasadas para afastar Sérgio e conseguir tudo que deseja. Daí entra a parte bela da historia donde o amor se faz mais forte do que o ciúme, a revolta e a vingança. Sérgio começa a freqüentar um centro espírita e descobre que está sendo vítima de entidades ruins. A cada visita ao centro ele descobre, com a ajuda de Flávio, o que realmente estava por trás dos acontecimentos conturbados de sua vida. Eles ajudaram Sérgio a provar sua inocência e honestidade bem como o resgate do relacionamento com Arlete. Mas a historia não termina aí, pois Flora precisa passar pela conseqüência de seus atos. Ela é desmascarada e mais tarde, depois de muitas maldades, acaba sendo presa e sofre um acidente de avião. A vida de Sérgio volta ao normal e ao lado de sua amada passa a constituir uma família feliz depois de aprender a grande lição de sua vida: ele podia sim desfrutar o que a vida lhe oferecera sem se preocupar com a diferença da posição social. Com tal aceitação ele consegue ser feliz sem medo de viver. Esta é uma lição que todos nós podemos ter ao compreender que a vida é feita para viver e que qualquer um pode ter o que quiser, desde um amor verdadeiro até uma rica fortuna. É preciso aceitar que isso é realmente bom e o que conta é nossa moral perante tudo o que possuímos ou o que existe no mundo.

Roberta 26/07/2023

QUE LIVRO, MEUS AMIGOS!
Minha mãe é espírita, comecei a frequentar Centro começo da adolescência, conforme fui crescendo e entendendo mais e mais sobre. Me identifiquei. Fiquei bastante tempo sem ir ao Centro e me aprofundar sobre o assunto, minha mãe precisava de ajuda a separar e protocolar seus livros espíritas. Minha mãe indicou esse livro para uma amiga minha, só que a mesma já havia lido, então peguei para ler e não me arrependo!
Muitos ensinamentos, uma história que te prende!
Amo livros de romances, só que os romances espíritas já tem um lugarzinho no meu coração ?
Digo mais, foi a leitura mais rápida que eu já tive hein ?
Vou levar esses ensinamentos pra minha vida, aconselho a todos a ler.
? Quando a vida realiza alguma mudança, mesmo que não possamos entender por quê, sempre é para melhor. Ainda que nos traga dor, sempre haverá outras compensações, outros caminhos de renovação, com maiores chances de felicidade. ?

Ketlin.Chaves 26/06/2023

Romance espírita
Neste trabalho, Zibia entrou no espiritual de uma vez por todas. É um romance e tem Sérgio como protagonista. Ele é do interior, vem de uma família humilde e depois de anos trabalhando na mesma empresa, fica frustrado quando acredita que Flávio toma "seu lugar" na empresa. O sobrinho do proprietário, o novo gerente, tem um profundo conhecimento e visão das coisas e das pessoas. Logo os dois se tornaram amigos e Sérgio começa a frequentar a alta sociedade. Ele acaba conhecendo Flora. Ela busca conforto, deseja ser muito rica e tenta usar Flávio para isso. Flora, não aceitando o crescimento pessoal e profissional de Sérgio, por querer ser a primeira em tudo, começa a fazer trabalhos espirituais para crescer "mais fácil", por assim dizer. A partir daí, acompanhamos as diferenças entre as forças do bem e do mal, a imaturidade espiritual dos personagens, o dinheiro e sua importância (ou não) na vida amorosa, profissional e social, a importância da comunicação e a confiança na própria intuição, às pessoas e aos problemas profissionais. Vale muito a pena ler esse romance!

Lucio 03/02/2023

Aquele email para o além que gostamos.
Eu particularmente gosto dos livros da Zíbia, não considero eles doutrinários para quem deseja conhecer de fato a filosofia Kardecista. Mas como ela trás histórias que parecem uma novela mexicana, acaba nos prendendo e para quem não conhece nada, desperta a curiosidade em conhecer essa filosofia mais a fundo. Mas eu sempre digo que as coisas na vida real não funcionam. A mesma velocidade que nos livros.

Sobre sem medo de viver, sou um pouco suspeito pra falar, está é a terceira vez que leio e sempre me identifico com o Sérgio, sobre o desejo dele levar a família para São Paulo e só querer fazer isso quando for rico, mas em nenhum momento ele se pergunta se de fato a família quer isso, ele fica tão focado nesse desejo interno que acaba deixando de olhar para si, somente quando ele recebe um choque de realidade seu comportamento muda. Eu gosto muito desse livro.

Kimberly 09/01/2023

o livro insiste muito sobre como nossa vida está no mesmo nível que nosso estado de consciência, insiste tanto que você finalmente aceita como uma ideia genuína. impecável.

Karol 27/09/2022

?Quando a vida realiza alguma mudança, mesmo que não possamos entender por que, sempre é para melhor.
Ainda que nos traga dor, sempre haverá outras compensações, outros caminhos de renovação, com maiores chances de felicidade." ??
Vivi Martins 27/09/2022minha estante
Que saudade dessa leitura! Transmite um aconchego ao espírito.

helena 19/07/2022

Livro: Sem medo de viver
Autora: Zibia Gasparetto
Editora: Vida & Consciência
Estrelas: 4/5?
Faixa etária: +11

Débora 30/06/2022

Acredite mais no poder do universo!
Pra quem acredita na espiritualidade e assim como eu, é um curioso sobre os assuntos que envolvem os mistérios da vida e da morte provavelmente irá gostar do livro, por que a leitura é capaz de dar muito mais sentido as coisas que nos acontecem, fazendo-nos entender os acontecimentos com um olhar diferente.
Na história o rapaz, gente do bem, honesto, sente-se injustiçado e não entende por que coisas ruins acontecem com pessoas boas e a espiritualidade explica os motivos através de uma leitura simples, de fácil entendimento.
Lendo os livros da Zibia eu passei a compreender mais e a julgar menos. Pra quem nunca leu nenhum livro dessa escritora, eu recomendo este como porta de entrada.

Lai Rocha 17/12/2021

Lindo
Não é um livro grandioso, mas um livro que trata da bondade, de fazer o bem e acreditar sempre no melhor, coisas que não custa nada lembrar de novo. Não é um livro de estudos, é um romance.

Maria.Luiza 05/11/2021

Sem medo de viver
Um livro interessante, sua história e mistério prender a leitura. Uma mistura de ação, romance e suspense o livro prende do início ao fim. Porém achei que seu final foi escrito muito rápido e faltou algo.

Paola322 14/09/2021

Definitivamente não é meu estilo favorito de leitura e não sei se pretendo ler algo do tipo outras.
Pra mim foi uma leitura meio arrastada e gostei consideravamente do final, não foi grande coisa, mas penso que pra quem gosta vale a pena.

Ingrid 10/08/2021

É um romance espírita muito fácil e agradável de ler, não tem uma escrita complexa é ideal para que está começando a conhecer o espiritismo.
Esse livro nos traz que os pensamentos tem força e que aquilo que procuramos sendo bom ou ruim nós atinge e que quando duvidamos de nós mesmo estamos nos prejudicando e que tudo que acontece no mundo é energia e atraímos tanto energia boa ou ruim.