Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

Juju 23/05/2024

O que um psicanalista diria a um jovem terapeuta?
Contardo foi um psicanalista italiano, que também trabalhou no Brasil e, através desse livro, decidiu deixar cartas a jovens psicanalistas imaginários e cheios de dúvidas sobre a carreira escolhida. Na obra, o psicanalista responde questões como o perfil de um psicoterapeuta, quanto cobrar pela consulta, como a família se sente em relação a profissão do jovem, além de contar inúmeras experiências de sua trajetória.
Como estudante de psicologia do terceiro semestre, o livro, no geral, foi bem tranquilizador, uma vez que o autor utiliza de sua experiência pessoal para escrever suas cartas (sua vida não foi nada fácil) e responde dúvidas que muitas vezes nem sabíamos que tínhamos.
Por ser psicanalista, algumas coisas da psicanálise acabaram sendo, mesmo sem a intenção, explicadas a mim, como por exemplo a relação da psicanálise com a sexualidade, entre outros.
Confesso que, até então, a psicanálise (ao menos a freudiana) não me encantou, mas Contardo redige esse livro a todos que pretendem ser psicoterapeutas, independente da abordagem e, na minha opinião, uma das coisas que mais valem na leitura de uma obra são as vivências e conhecimento do autor, e isso Contardo tem de sobra!
Além disso, ele também exprime suas opiniões sem medo do que irão pensar, reconhecendo as falhas na sua abordagem, na dos outros e também no mundo em que vivemos, ou seja, eu o vejo como alguém ?mente aberta?.
A única coisa que me irritou um pouco foi a enrolação para responder às perguntas. Prefiro que a pergunta seja respondida primeiro para depois a resposta ser justificada, mas ele faz ao inverso, justifica a resposta antes mesmo de dá-la kkkkkkkkkk.
Por fim, a leitura é gostosa, fácil de muito válida!

JãoJão 20/05/2024

Enfim, terminei
Achei um livro bom, mas um pouco difícil de ler, talvez por ele falar muita coisa interessante e que ainda vale pra os dias de hoje, mas que tem que ser filtrada por ele falar de suas experiências que já fazem algum tempo

anita 17/05/2024

Enquanto uma pessoa no final da graduação de psicologia, com tantas duvidas em relação à clinica, este livro foi um suspiro de que vai ficar tudo bem. pode ser considerado muito basicão e simples pra quem já está prestes a se formar, mas não vejo nada de ruim em parar, respirar, e voltar um pouco.

recomendo para quem esteja no começo da graduação ou no começo da clinica!

purestxheroine 12/05/2024

A psicanálise amável de calligaris
Eles querem mudar, e você também, junto com eles, pode querer que eles mudem. mas uma mudança não é coisa que possa ser imposta. ela não virá da imposição do rigor abstrato da técnica que você aprendeu, do setting no qual você se formou ou da teoria com a qual você escolheu justificar suas palavras e seus
atos terapêuticos. ao contrário, para que uma mudança aconteça um dia, é preciso que uma relação comece; e uma relação só pode começar nas condições que são
irrenunciáveis por seu paciente. em suma, avance desarmado.

Umbrelliy 04/05/2024

Li por causa da faculdade, obrigada pelos conselhos de amigo psiquiatra Calligaris, como iniciante na psicologia não entendi nada mas vou levar você no coração.

Frase que mais chamou atenção: ?errar é humano, preservar é diabólico?.

Amanda 28/04/2024

Faz jus ao nome
O livro é muito bom e realmente muito útil para aqueles que pensam em seguir o caminho para se tornar um psicoterapeuta. Eu já estou no metade da formação em psicologia, então alguns capítulos como o "quanto custa?" e "o que diz a família?" me foram inúteis por já ter começado a formação. Além disso, por ser psicanalista, a perspectiva e os conselhos do Caligaris se tornam limitados em alguns momentos e as vezes meio radicais. Mas ele tem uns insights bem certeiros. Por ele ser psicanalista, também me ajudou a entender algumas questões da teoria (mesmo q não fosse a intenção). Também foi muito interessante conhecer um pouco da história da prática da psicanálise e reforçar como era (e as vezes ainda é) elitista e idiota. Mas gostei do Calligaris, parece ser gente boa.

Maria Theresa 27/04/2024

Livro incrível, parei de ler por um tempo e voltei a ler ainda mais apaixonada por esse ser humano. Infelizmente são poucos psicólogos tão devotos e dedicados a profissão assim.

Catarina129 25/04/2024

Comecei meu estágio profissionalizante e meu supervisor decidiu iniciar por estar leitura + da Bethy, Lacan ainda. Nossa que leituras boas e reflexivas, indico muito.

Gois 23/04/2024

Para psicoterapeutas e curiosos
Achei que seria um livro técnico, mas vai além disso. Funciona melhor para psiquiatras e psicólogos porém concordo com o subtitulo: "reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos". Ajuda a refletir sobre questões da vida, relações, função e importância da psicoterapia. Escrito num linguajar simples e direto (como se fosse uma conversa). Ótimo livro. Recomendo.

Manu 21/04/2024

Amacia um pouco a angústia do querer se tornar terapeuta
Que dispositivo interessante é a troca de cartas!! Li alguns capítulos deste livro ao longo da graduação e agora, ao iniciar a clínica em psicanálise, resolvi ler ele por completo. Que incrível a narrativa das respostas nas cartas, acolhendo e se interessando genuinamente pelas dúvidas de terapeutas que os escrevem.

Esse livro não tem rodeios, vai direto ao ponto do que se propôs. Com alguns exemplos de pacientes atendidos e das próprias questões pessoais que teve no início de sua trajetória como terapeuta, Calligaris expõe a didática com a qual a técnica psicanalítica muitas vezes não possui. Também não passa a mão na cabeça daquilo que enxergou como errado, o que foi bem satisfatório de ler e saber.

Ser terapeuta exige uma arte, um manejo, uma ciência. Recomendo, como leitura introdutória, a todos estudantes de psicologia que resolvam atender na clínica.

Luisa.ð§ 19/04/2024

Razoável
O livro trouxe reflexões muito boas sobre família, relação terapêutica e estudos, mas acredito que eu teria gostado mais se tivesse lido ANTES de começar o curso de psicologia, por ele ser um livro beeem introdutório, pra quem tá engatinhando mesmo no mundo da psicologia.

Além disso, o autor enrola muuito pra falar coisas simples, eu até mesmo me perdia algumas vezes do tópico que estava sendo abordado no capítulo porque ele dava longas voltas em torno de um ponto específico, mas acho que isso é coisa de psicanalista, tenho um professor, também psicanalista, que faz o mesmo kkkkkkkk.

anaengelmann 08/04/2024

Um ótimo livro para começo de curso de Psicologia. Contardo é um autor sensível, com uma linguagem simples e dinâmica.

Marcela87 05/04/2024

Acho que esse livro veio para mim na época que eu precisava ler, é realmente para estudantes de psicologia e fala um pouquinho sobre a didática, me apaixonei pelo autor e pelo seu jeito de escrever, bastante crítico e direto, com certeza vou ler os outros livros dele

Rfgaugustin 30/03/2024

Interessante. Aborda vários aspectos da terapia na forma de conselhos. Aponta muitas coisas que as pessoas deveriam ouvir.

julinha_wtf 29/03/2024

Livro 26 de 2024
Queria ter lido esse livro antes, quando tive minhas crises de estar em duvida se estava na formação correta ou não. Calligaris conseguiu falar muito sobre a profissão e de como ela é importante além de sanar muitas duvidas que estudantes de psicologia tem.
gostaria que toda pessoa que planeja trabalhar com psicologia ou que já esta na faculdade lesse alguns capítulos desse livro.