Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

imtin_a 07/06/2024

Incrível
Esse livro é excelente, como iniciante em psicologia foi muito esclarecedor todos os capítulos. Senti um alívio ao escutar algumas dúvidas que eu tinha e me interessei mais ainda pela abordagem da psicanálise.

Realmente é um livro essencial.

Jesus Lima 07/06/2024

Uma ótima leitura!
Gostei muito do livro, bem prático e linguagem acessível, fez com que eu refletisse muitas coisas.
Leitura bastante válida para quem está cursando Psi, e assim como eu, tem muitas perguntas a respeito da atuação, como vou ser um bom profissional? Como vou conseguir clientes? entre outras questões que são tratadas no livro de forma muito sensível.
Acho interessante a leitura também pra quem faz psicoterapia e claro, para todos que tiverem interesse no assunto.

"A descrição neuronal da subjetividade não altera nossa vivência subjetiva." pg 147

"Parece que saímos de uma cultura em que o passado nos impedia de inventar o presente para entrar numa cultura em que o futuro nos impede de saborear o que estamos vivendo."
pg 162

alanakrs 07/06/2024

Toda(o) psicóloga(o) devia ler
Independente da área de atuação, esse livro fala do que a Psicologia realmente deveria ser! Apesar de ser voltado para a terapia, e não para a psicologia ou psicanálise em si, ele é perfeitamente adaptável e compreensível em qualquer área psi. Recomendo muito!

Hyllary.Daphene 06/06/2024

Boa leitura
Recomendo o livro "Cartas a Um Jovem Terapeuta" de Calligaris para aqueles interessados em Psicologia e Psicoterapia. Ele esclarece dúvidas sobre a postura dos terapeutas em psicoterapias e outras questões naturais para quem tem curiosidade sobre essa área de atuação, alguns capítulos prendem a atenção de uma forma única. Apesar de ser útil para estudantes, psicólogos e curiosos de todas as abordagens, é importante notar que o livro possui um viés um pouco psicanalítico em alguns momentos, o que pode incomodar.

Davi.Cecotti 03/06/2024

Um bom livro pra quem tem dúvidas sobre a psicologia
Deveria ser um livro pra ser lido nos períodos iniciais, apesar de ser escrito por um psicanalista, traz observações pertinentes a todos os estudantes da área.

Paty AZ 27/05/2024

Um bom livro de viés psicanalítico
É útil que o jovem (ou não tão jovem) terapeuta faça a leitura desse livro. Ele contém comentários e reflexões importantes sobre temas que todos os psicoterapeutas eventualmente irão lidar.

Porém, as recomendações e conselhos possuem viés psicanalítico. Parece óbvia e até um pouco tola essa observação. Porém, escrevo como alerta para que os psicoterapeutas de outras abordagens e os próprios psicanalistas compreendam que há modos diferentes de fazer as coisas. Não quer dizer que não podemos aprender uns com os outros, mas que não há uma abordagem, um método ou um jeito de trabalhar que seja imperativo (algo que o próprio autor menciona no livro).

No mais, é uma leitura útil e agradável.

Juju 23/05/2024

O que um psicanalista diria a um jovem terapeuta?
Contardo foi um psicanalista italiano, que também trabalhou no Brasil e, através desse livro, decidiu deixar cartas a jovens psicanalistas imaginários e cheios de dúvidas sobre a carreira escolhida. Na obra, o psicanalista responde questões como o perfil de um psicoterapeuta, quanto cobrar pela consulta, como a família se sente em relação a profissão do jovem, além de contar inúmeras experiências de sua trajetória.
Como estudante de psicologia do terceiro semestre, o livro, no geral, foi bem tranquilizador, uma vez que o autor utiliza de sua experiência pessoal para escrever suas cartas (sua vida não foi nada fácil) e responde dúvidas que muitas vezes nem sabíamos que tínhamos.
Por ser psicanalista, algumas coisas da psicanálise acabaram sendo, mesmo sem a intenção, explicadas a mim, como por exemplo a relação da psicanálise com a sexualidade, entre outros.
Confesso que, até então, a psicanálise (ao menos a freudiana) não me encantou, mas Contardo redige esse livro a todos que pretendem ser psicoterapeutas, independente da abordagem e, na minha opinião, uma das coisas que mais valem na leitura de uma obra são as vivências e conhecimento do autor, e isso Contardo tem de sobra!
Além disso, ele também exprime suas opiniões sem medo do que irão pensar, reconhecendo as falhas na sua abordagem, na dos outros e também no mundo em que vivemos, ou seja, eu o vejo como alguém ?mente aberta?.
A única coisa que me irritou um pouco foi a enrolação para responder às perguntas. Prefiro que a pergunta seja respondida primeiro para depois a resposta ser justificada, mas ele faz ao inverso, justifica a resposta antes mesmo de dá-la kkkkkkkkkk.
Por fim, a leitura é gostosa, fácil de muito válida!

JãoJão 20/05/2024

Enfim, terminei
Achei um livro bom, mas um pouco difícil de ler, talvez por ele falar muita coisa interessante e que ainda vale pra os dias de hoje, mas que tem que ser filtrada por ele falar de suas experiências que já fazem algum tempo

anita 17/05/2024

Enquanto uma pessoa no final da graduação de psicologia, com tantas duvidas em relação à clinica, este livro foi um suspiro de que vai ficar tudo bem. pode ser considerado muito basicão e simples pra quem já está prestes a se formar, mas não vejo nada de ruim em parar, respirar, e voltar um pouco.

recomendo para quem esteja no começo da graduação ou no começo da clinica!

purestxheroine 12/05/2024

A psicanálise amável de calligaris
Eles querem mudar, e você também, junto com eles, pode querer que eles mudem. mas uma mudança não é coisa que possa ser imposta. ela não virá da imposição do rigor abstrato da técnica que você aprendeu, do setting no qual você se formou ou da teoria com a qual você escolheu justificar suas palavras e seus
atos terapêuticos. ao contrário, para que uma mudança aconteça um dia, é preciso que uma relação comece; e uma relação só pode começar nas condições que são
irrenunciáveis por seu paciente. em suma, avance desarmado.

Umbrelliy 04/05/2024

Li por causa da faculdade, obrigada pelos conselhos de amigo psiquiatra Calligaris, como iniciante na psicologia não entendi nada mas vou levar você no coração.

Frase que mais chamou atenção: ?errar é humano, preservar é diabólico?.

Amanda 28/04/2024

Faz jus ao nome
O livro é muito bom e realmente muito útil para aqueles que pensam em seguir o caminho para se tornar um psicoterapeuta. Eu já estou no metade da formação em psicologia, então alguns capítulos como o "quanto custa?" e "o que diz a família?" me foram inúteis por já ter começado a formação. Além disso, por ser psicanalista, a perspectiva e os conselhos do Caligaris se tornam limitados em alguns momentos e as vezes meio radicais. Mas ele tem uns insights bem certeiros. Por ele ser psicanalista, também me ajudou a entender algumas questões da teoria (mesmo q não fosse a intenção). Também foi muito interessante conhecer um pouco da história da prática da psicanálise e reforçar como era (e as vezes ainda é) elitista e idiota. Mas gostei do Calligaris, parece ser gente boa.

Maria Theresa 27/04/2024

Livro incrível, parei de ler por um tempo e voltei a ler ainda mais apaixonada por esse ser humano. Infelizmente são poucos psicólogos tão devotos e dedicados a profissão assim.

Catarina129 25/04/2024

Comecei meu estágio profissionalizante e meu supervisor decidiu iniciar por estar leitura + da Bethy, Lacan ainda. Nossa que leituras boas e reflexivas, indico muito.

Gois 23/04/2024

Para psicoterapeutas e curiosos
Achei que seria um livro técnico, mas vai além disso. Funciona melhor para psiquiatras e psicólogos porém concordo com o subtitulo: "reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos". Ajuda a refletir sobre questões da vida, relações, função e importância da psicoterapia. Escrito num linguajar simples e direto (como se fosse uma conversa). Ótimo livro. Recomendo.