O Despertar da Primavera

O Despertar da Primavera Frank Wedekind

Resenhas - O Despertar da Primavera

Filipe 24/04/2024

A história que aqui se passa é interessantíssima. De certa forma, me lembrou uma tragédia de Shakespeare, banhada em tragédia provocada pela quebra de princípios e decoros.

A escrita de Frank Wedekind é boa, num ritmo legal que faz com que a leitura flua rapidamente e sem cortes bruscos. A mão do autor teve o peso ideal em cada personagem e cena, proporcionando nítidas imagens mentais.

A edição é ótima e conta também com poemas do autor, além de interessantes textos sobre a sua obra.

Anna 01/08/2023

O tempo das flores
A inocência e a falta de informação unidas trouxeram à vida - ou à morte - essa obra delicada e muitas vezes incompreendida de Frank Wedekind. É uma leitura que precisarei retornar várias vezes para ressignificar-la.

Fernanda.syski 14/02/2023

Livro muito bom!
A peça escrita por Wedekind aborda de forma direta os impasses, de um grupo de adolescentes, quando se deparam com a puberdade e a sexualidade.

Donnie 25/12/2022

A peça gira em torno de um grupo de adolescentes prestes a transicionarem para a vida adulta, vivenciando assuntos como sexualidade, religião, gravidez na adolescência, aborto e tantos outros. Uma peça escrita há muitos anos, mas que é tão atual que chega a assustar.

Breno.GAmez 31/07/2022

A peça trás a superfície alguns debates pertinentes até os dias atuais: sexualidade, aborto, suicídio, religião, educação, ... De forma espetacular, apresenta a adolescência e a entrada no "mundo dos adultos" de um grupo de crianças, que se chocam com as diferenças tanto na suas novas realidades, tanto quanto com as mudanças em si próprios.
Mais estarrecedor pensar que a peça foi escrita em 1891, tratando de temáticas que são, até hoje, consideradas tabu.

Lua Katherine 06/06/2022

Fui pega pela curiosidade de ver a peça, depois de assistir novamente o espetáculo musical.

A história fala de um grupo de adolescentes que vivenciam situações de descoberta pessoal, despertar sexual e opressão; e inclui temas fortes como masturbação, homossexualismo, agressão, aborto e suicídio, gravidez na adolescência e até mesmo estupro.

O musical se passa na Alemanha, no final do século XIX, e tem como personagens principais jovens de 14 a 15 anos, que estão descobrindo a sexualidade, e pela época, vemos coisas abertas como o fumo e a bebida para adolescentes do sexo masculino.

Mostra uma época em que os temas não eram abordados, e a ignorância levava aos erros, e esses erros tinham grandes consequências.

Mostra o controle da sociedade, dos pais, sobre jovens e sobre seus futuros.

É da peça alemã de Frank Wedekind, escrita em 1892. Há algumas diferenças marcantes, com o espetáculo feito há alguns anos.