Flicts

Flicts Ziraldo Alves Pinto

Resenhas -

Alcir1 06/06/2024

É Ziraldo, gente!
É. É. Aí está a prova provada. Ziraldo é absolutamente atemporal. Cinquante anos depois do lançamento aí está Flicts encantando, e ensinando. E não me pergunte se é livro de adulto, adolescente ou criança porque é de quem souber saborear os desenhos incríveis, o jogo de cores e a história, até o final que dá o que pensar. Afinal, quem, em algum momento da vida, não se sentiu assim um tanto Flicts?

albertoscerri 03/06/2024

Nunca tinha lido e estava curioso, pois vi muita gente comentando nas homenagens póstumas a Ziraldo. Fiquei impressionado que não há sequer um desenho com o característico estilo do autor na obra. São apenas formas, cores e seu conto poético sobre respeito e exaltação às diferenças.

Bia 19/05/2024

De perto, de pertinho...
"Flicts" fez parte da minha infância. Livro conforto, uma história que merece a relevância e destaques de "O Pequeno Príncipe". Atente-se: apesar de colorido, de linguagem fácil e aparência, Flicts é um livro para crianças e adultos na mesma medida.
E, vou além... Poderíamos discutir muitas questões psicológicas com base em sua estrutura e delicadeza.
Flicts é um livro que merece sua atenção com toda certeza!

ArthurBueno 14/05/2024

Maravilhoso
?Tudo é cor. O que existe, existe na cor e pela cor. A cor ama, brinca, exalta, repele, dá sentido e expressão ao sítio ou à aparência onde ela pousa.? - Carlos Drummond de Andrade.

Como pode uma história tão curta ser tão cheia de significado? Que livro lindo.

juliocmofc 05/05/2024

>> EU POSSO SER SEU AMIGO? <<
O frágil, feio e aflito Flicts é uma cor fora dos padrões que busca incessantemente pelo seu lugar no mundo.

Mas acontece que ele não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensa luz do Amarelo, nem a paz que emana o Azul.

Flicts só desejava ser aceito e queria fazer amigos, acompanhar sua trajetória me causou um misto de emoções e sentimentos.

Segundo Rachel de Queiroz ?Flicts é como certas bebidas cujo saber intenso se sente depois de engolido - passa pela garganta como fogo mas fica horas e horas no céu da boca - entre doce e amargo e ao mesmo tempo não é doce nem amargo, e ele mesmo, é fruta e flor, raiz ou folha??

Segundo Carlos Drumond de Andrade ?O conto contado por Ziraldo só merece um adjetivo, infelizmente desmoralizado: maravilhoso.?

Leticia.Machado 14/04/2024

Descobrir como se deu a criação de Flicts é incrível, um projeto inovador pra época e que ainda é referência na literatura, não apenas pela sua montagem mas também pela sua narrativa poética.
Flicts nos leva a questionamentos e emoções que apenas uma literatura infantil é capaz.
O universo dos livros infantis nacionais se torna muito mais colorido com Flicts.

henriqueacastro 12/04/2024

Resenha ?
Lendo Flicts, exploramos conceitos de forma e cor tanto na arte quanto na ciência; refletimos sobre subjetividade e melancolia, integração e diferença, política contemporânea e perene; abordamos ciência e tecnologia; mergulhamos na poesia visual e verbal, e também naquilo que poderia ser descrito como prosa visual.

A narrativa apresenta a trajetória de uma cor singular e melancólica, profundamente rejeitada pelo mundo, rotulada como feia e sem vida por todos ao seu redor. Essa cor, distinta das demais, anseia por aceitação e companhia, desejando encontrar seu lugar no mundo.

Morgana Gomes 11/04/2024

Flicts ?
Leitura rápida que faz querer ler de novo. De uma poesia delicada e sublime, vai contando a história de Flicts que se parece com tantas outras por aí.
Flicts me fez lembrar daquela cor "amarelo queimado" da caixinha de lápis de cor da minha infância. A cor que eu dificilmente usava porque nem sabia o que pintar com ela. O céu era sempre azul, o sol amarelo, as folhas das plantas eram verdes e tudo mais parecia já ter a sua cor. Mal sabia eu que podia usar a cor que quisesse. Poderia ter pintado com Flicts.
Pensei em quantos de nós agimos como Flicts, tentando buscar espaço, encaixar nos moldes, nos grupos. Fazendo isso, esquecemos quem somos e nos tornamos pequenos, mesmo sendo tão grandes. Mas há um despertar e aí à gente descobre que não precisa se encaixar e moldar.
Nisso, descobrimos o quanto somos grandes, belos e cheios de fases. Nesse conhecer, nos reconhecemos e nos tornamos Flicts que surge no final do livro.

---

Ao grande Ziraldo! ?

Stella F.. 08/04/2024

Aproveitando a exposição no Rio e a triste morte de Ziraldo resolvi ler esse livro, que talvez tenha lido quando mais nova, mas não me lembro.

Uma graça e nos ensina a respeitar às diferenças. Todos podemos ter espaço no mundo, pequeno que seja, mas que faça diferença.

E no final, ninguém o quis como amigo, achando que sua cor não poderia ser importante, e ele acabou no lugar máximo, na lua, no céu junto a cores muito relevantes. E Flicts é a lua!

Nanda 24/01/2022

Flicts
A primeira vez que conheci a história foi por meio da série Um menino muito Maluquinho que era transmitida pela Tv Cultura, na minha infância. Desde então eu me apaixonei pela história e se tornou uma das minhas favoritas. E tem como não se encantar pelo frágil, feio e aflito Flicts?

Porsani 13/01/2022

Ziraldo sendo Ziraldo
Fui conhecer esse livro a pouco tempo atrás, ganhei de presente de minha namorada. E fiquei simplesmente apaixonado. FLICTS é pura poesia visual, e saber que foi montado direto no chão da gráfica em menos de 2 dias estava nos rolos é impressionante!