O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

psraissafreire 03/12/2020

Conhecendo um dos mestres do horror
Praticamente tenho certeza que esse foi o meu primeiro contato com o gênero de horror na minha vida literária, e já posso dizer que foi muito bom saber o porquê desse autor ser tão elogiado por aí. Bom, vamos falar sobre a minha experiência.
Li essa edição da Principis por ela estar disponível no Prime Reading, um dos serviços que a Amazon disponibiliza para os assinantes do serviço; eu não sabia sobre a existência desse acervo de livros (descobri no domingo, dia 22/11), mas me interessei muito quando vi que um livro que eu já queria ler há tempos estava ali prontinho para eu ter acesso na base um clique.
Esta obra, como o próprio nome já diz, inclui o conto que eu penso ser o mais famoso do autor (O Chamado de Cthulu) e mais alguns também super interessantes. A escrita de Lovecraft me pegou de jeito, fazendo com que tivessem momentos que eu estava tão ?dentro? daquele universo, que quando alguém abria uma porta eu levava um susto kakakak! A criatividade presente na história é algo que faz ela ser muito rica e curiosa: quantos momentos eu não estava me sentindo no lugar do personagem, querendo descobrir mais e mais sobre as entidades do enredo?
Porém eu tenho sim pontos significantes que não me fizeram dar 5 estrelas para o livro. Para mim, uns contos eram muito superiores a outros: tem dois contos específicos que são os mais longos do livro; um é meu favorito de toda obra (O Horror de Dunwich) e o outro é o que eu mais achei entediante e difícil de entender (A Sombra Fora do Tempo). Claro, isso varia de pessoa pra pessoa (como qualquer outra opinião), mas eu estou aqui para falar exclusivamente do que passei ao ler; também achei que uns foram curtos demais, como Os Gatos de Uthar; e o último chamado A Cor Que Caiu do Espaço demorou muito pra me fazer engatar naquele mistério.
Resumindo tudo: gostei muito de ter conseguido ler um gênero novo esse ano, e acho que comecei até que bem. Se você leu até aqui: muito obrigada mesmo! Aceito mais recomendações parecidas com toda a certeza, já que amei esse universo. Obrigada e até mais!
rafa 25/12/2020minha estante
Te recomendo a coletanea Medo Clássico de Edgar Allan Poe

psraissafreire 25/12/2020minha estante
Eba! Um dia vou tentar ler, se Deus quiser. Obrigada ?

Dheivid.Acordi 26/01/2021minha estante
Já estou no quarto conto, li os três primeiros em um único dia ??, extremamente viciante!!

psraissafreire 26/01/2021minha estante
Kakakakaka que bom que está num ritmo legal ????

Fabinho Espinhaço 17/10/2021minha estante
Do mesmo autor, recomendo Nas montanhas da loucura

Rafa 19/01/2022minha estante
Tô lendo de novo e sem dúvidas o horror de dunwich é o conto mais interessante, a história te prende completamente

psraissafreire 19/01/2022minha estante
Sim, é muito bom!

4utor4 11/01/2023minha estante
Estou lendo agora, e O Horror de Dunwich também foi o mais interessante para mim! O favorito até agora.

psraissafreire 11/01/2023minha estante
É MUITO BOM, NÉ, 4UTOR4? ?

4utor4 11/01/2023minha estante
Sim, é maravilhoso! Com certeza leria um livro só desse conto, em formato mais longo ???

Eric.Renato 22/11/2023minha estante
Acho que todo mundo vai se sentir mais preso em "O Horror de Dunwich" que qualquer outro conto... Ele é o mais interessante do livro... Tenho ele físico, muito bonito!!!

psraissafreire 23/11/2023minha estante
maravilhoso, Eric!!

Luis361 16/04/2023

Leiam outro livro
Quem diz que esses livros são a melhor coisa de terror já feita, deve ser amigo de quem diz que Harry Potter é o melhor livro já feito, só...leiam mais livros.

A ideia de "algo além indescritível, além da compreensão humana" é boa, nas primeiras 70 vezes usada, depois só parece preguiça dele de escrever algo detalhado.

Os contos curtos são até aceitáveis (ele não tem tempo de ser racista), agora os que passam de 20 páginas, por deus, que lástima. Tudo muito enrolado e preguiçoso, além de transbordar um racismo e demais preconceitos de uma forma anormal até para o século XX.

Não pretendo voltar a ler Lovecraft, deixou um legado de referência e é com isso que escolho ficar.

(Terror cósmico não é tudo isso)

Tamires225 10/05/2024

Como disse Chiquinha, "Racista!"
Para utilidade pública, todos os contos que são racistas (implícita e explicitamente, retratando negros e nativos ou suas características e costumes como algo maligno):

- O chamado de Cthulhu
- Dagon
- O horror de Dunwich
- Os ratos nas paredes (o gato, o gato véi)

Dentre essas, gostei muito de Os gatos de Ulthar e A cor que caiu do espaço, mas sabendo quem era o autor, espero não ter que ler mais um texto dele na vida.
Bia 10/05/2024minha estante
A mesma coisa é as crônicas de narnia. Associa a cor de pele escura com maldade, explicitamente racista

Tamires225 10/05/2024minha estante
Nossa, sério? Nunca ouvi nada sobre Nárnia além do guarda-roupa :0

Bia 10/05/2024minha estante
Eu tive o desprazer de ler todos os livros. A série é cristianismo misturado com racismo ?

Dem 25/10/2021

Muito horror!
Gostei de todos os contos! Principalmente o clássico Cthulhu e os gatos de Ulthar! Horror na medida certa! São contos muito interessantes! Vou procurar outros contos de H.P. Lovecraft pra ler! Show!

Victor 07/11/2022

É um ótimo livro pra quem quer começar a ler algo relacionado a horror/terror cósmico, alguns contos e partes são um pouco arrastadas, mas muitas são suficientes para prender o leitor e fazer qualquer um se perder na imaginação. Esse tipo de horror e contos sobre coisas inconcebiveis me atrai particularmente, um ótimo livro para começar a ler as obras do lovecraft.
alynebz 07/11/2022minha estante
to doida p começar a ler esse

Victor 07/11/2022minha estante
vale a pena, é um ótimo livro para entrar de cabeça no tema horror cósmico, na minha opinião o melhor conto superando até mesmo o principal é O Horror de Dunwich

@livrosdeanna 27/03/2021

Não gostei
O chamado de Cthulhu
Aí gente que decepção foi essa leitura, ou quase isso pois abandonei no último conto.
O livro traz os seguintes contos de Lovecraft:
O chamado de Cthulhu
Dagon
A música de Erich Zann
O horror de Dunwich
A sombra fora do tempo
Os ratos nas paredes
Os gatos de Ulthar
A cor que caiu do espaço.
O que menos odiei foi a música de Erich Zann.
É muito difícil eu abandonar uma leitura mas esse eu insisti muito até cansar.
Os contos são chatos, monótonos, nada me prendeu atendeu e eu não tinha vontade nenhuma de ler e saber o que ia acontecer.
Eu achava que ia amar ler Lovecraft pois costumo gostar muito de terror e suspense mas essa foi uma decepção total.
Vocês gostam de Lovecraft? Devo dar mais uma chance para outra história? Eu tenho aqui em casa o livro Nas montanhas da loucura mas confesso que não estou afim de ler.
Bea 27/03/2021minha estante
Poxa

Bruno 26/09/2023minha estante
Concordo com tudo o que você disse!!

Mackatoo 30/03/2021

Lovecraft = terror
Lovecraft é conhecido pelo termo horror cósmico, e faz bem jus ao nome.
Conheço Lovecraft, mas nunca tinha parado para ler seus contos e livros, e depois desse só posso dizer uma coisa: Preciso de mais... muito mais...
Sua narrativa, quase sempre na primeira pessoa, tem tamanha e tão precisas descrições que nos leva a elevar nosso nível de imaginação... nos força a ver, o que ele escreve com uma facilidade muitas vezes hipnotizante.
Ótima leitura...
Novaes 30/03/2021minha estante
Sempre tive curiosidade nesse autor. Irei me aventurar.

jupotter 29/12/2020

Cthulhu
Primeiro livro que li de Lovecraft e confesso estar decepcionada.
@livrosdeanna 14/02/2021minha estante
Nossa totalmente eu lendo na força porque que livro chato

Daniel.Barboza 04/10/2023

Repetitivo
No início a leitura é legal. Primeira vez que leio horror. É um horror sem violência, um relato em primeira pessoa. O problema é que todos os contos são a mesma estrutura em que o horror se apoia no desconhecido. No final já estava muito chato. É um universo legal, mas falta muita criatividade e ele não escreve muito bem. Até os adjetivos são repetitivos. Tive curiosidade de ler para conhecer este autor, mas não vou voltar a ler, não vale a pena.
Alex.Magwar 08/10/2023minha estante
Perdi a conta de qua Tas vezes ele usou ó termo "éons" kkk

re 27/01/2023

Que obra!
Meu primeiro contato com esse autor clássico e já tenho certeza que ele está no topo da minha lista de favorito (juntinho com o Poe).

O horror criado pelo Lovecraft é diferente de tudo que eu já li até então. Esse terror cósmico que explora a nossa irrelevância comparada a imensidão do universo e te faz questionar peculiaridades tão ?presentes?, mas que nunca passaram pela nossa cabeça.

Todos os contos são enigmáticos e perturbadores em um nível fora de serie, e com uma abundância de detalhes surreal.
Apenas no ?A sombra fora do tempo? a quantidade de informação me deixou confusa e eu não conseguia processar muito bem tudo aquilo, mesmo que relesse o trecho.

O livro inicia com ?O chamado de Cthulhu? que para mim foi uma ótima escolha, pois logo no começo vamos descobrindo as características marcantes das obras do autor.
Seguido por ?Dagon?, ?A música de Erich Zann?, ?O horror de Dunwich?, ?A sombra fora do tempo?, ?Os ratos nas paredes?, ?Os gatos de Ulthar? e finalizando com ?A cor que caiu do espaço?.

Achei a ordem escolhida muito acertiva, você abre e fecha o livro com chave de ouro.

Em geral minha experiência foi excelente, eu amei cada segundo e realmente sentia a tensão e angústia contida em cada conto, e eu particularmente fiquei em um estado de euforia tão grande para terminá-lo que há um bom tempo não tinha.

Para quem buscar um tipo de terror sem precedentes, com certeza vai encontrar nesse livro. Que obra!

alinenotalien 30/04/2021

Bom, mas esperava mais
Há anos as pessoas me recomendavam a leitura de O Chamado de Cthulhu e eu finalmente tomei vergonha na cara e fui ler o famoso conto, assim como outros do H. P. Lovecraft. E confesso que esperava bem mais dos contos desse cara, sinceramente.

A edição da Principis é composta pelos contos O chamado de Cthulhu, Dagon, A música de Erich Zann, O horror de Dunwich, A sombra fora do espaço, Os ratos nas paredes, Os gatos de Ulthar e A cor que caiu do espaço. Por um livro que eu paguei incríveis 9,90, gostei bastante da edição, da arte, diagramação e da tradução (pasmem).

Falando do conto mais famoso do Lovecraft, O chamado de Cthulhu, preciso dizer que foi decepcionante. Não é ruim, mas também não é toda aquela coisa incrível que falam. Ou talvez o meu hype tenha atrapalhado minha leitura, I don?t know.

Meus contos favoritos foram Os gatos de Ulthar, A cor que caiu do espaço, Os ratos nas paredes e A música de Erich Zann. Esses quatro contos foram intrigantes e me prenderam do inicio ao fim! Dagon eu achei um conto ok e intrigante também. Por outro lado, O horror de Dunwich e A sombra fora do espaço foram horríveis. Tediosos e cansativos, pelo tamanho deles foi MUITO vazio e com descrições de coisas bem aleatórias e desnecessárias. Ranço eterno pra esses dois, sorry not sorry.

Eu esperava gostar demais dos contos do Lovecraft, mas infelizmente não funcionou muito bem pra mim. A leitura foi bem cansativa, o excesso de descrições onde não tinha necessidade me incomodou demais, a falta de descrição em cenas que realmente precisava incomodou mais ainda. Pra finalizar, mas não deixa de ser importante: o racismo e xenofobia escancarada dentro dos contos do Lovecraft incomoda e muito! Importante destacar pra todo mundo poder ter um olhar crítico sobre isso, não somente ignorar como se fosse algo ok.

O Chamado de Cthulhu e outros contos foi meu primeiro contato com as obras do H. P. Lovecraft, e depois da decepção que eu tive, não sei se procuraria outros contos desse autor pra ler. Quem sabe um dia, né?

Aline ig @escape.abacharel 30/10/2020

Nessa linda edição da Principis, temos oito contos do Lovecraft: O Chamado de Cthulhu, Dagon, A Música de Erich Zann, O Horror de Dunwich, A sombra fora do tempo, Os ratos nas paredes, Os gatos de Ulthar e A cor que caiu do espaço.

Desses eu só havia lido “A cor que caiu do espaço” e, aliás, tem a resenha desse conto aqui no Instagram! -> https://www.instagram.com/escape.abacharel/

A cor que caiu do espaço é um conto que foi adaptado para os cinemas no ano passado e também já coloquei no Insta a diferença do conto do Lovecraft para o filme! É um bom filme de ficção científica e que recomendo muito!

Como não dá pra eu colocar uma resenha de cada conto aqui, vou falar rapidamente sobre eles. O Chamado de Cthulhu é o conto mais famoso do Lovecraft e um dos que mais gostei, juntamente com Os gatos de Ulthar. Há outros contos maravilhosos e alguns são bem mais longos que os outros, por exemplo O Horror de Dunwich e A sombra fora do tempo, que são bem mais longos que Dagon e Os gatos de Ulthar.

E falando em O Horror de Dunwich, este também vai ser adaptado para os cinemas pela mesma produtora e diretor de A cor que caiu do espaço, que saiu no ano passado.

E por último, mas não menos importante, uma questão bastante polêmica sobre as obras de Lovecraft: o racismo contido em seus livros. Podemos ler essas obras, entretanto, devemos ler com um olhar muito crítico, sabendo separar cada uma dessas coisas, não só o racismo, mas também a xenofobia, que também é encontrada nos seus livros.

Mateus.Marques 27/05/2023

Terrores Inomináveis
Como minha introdução a Lovecraft, eu acho que esse livro fez um trabalho muito bom. Conseguiu balancear bem as histórias genuinamente interessantes e as muito ruins, mesmo que todas sejam terrivelmente mal escritas. Eis aqui um apanhado geral

- O chamado de Cthulhu: A clássica, muito boa, me arrepiei inúmeras vezes, simples assim - 5/5

- Dagon: Parece um prólogo do Cthulhu, e é curtinha mas eficaz, amei - 5/5

- A música de Erich Zann: Prometeu tudo e não entregou nada, tem literalmente a msm estrutura narrativa de 90% dos contos de Lovecraft. - 2/5

- O horror de Dunwich: Do 🤬 #$%!& , um dos contos mais detalhados do livro, ainda que eu ache que ele tenha se tornado muito complicado no decorrer da história - 4/5

- A sombra fora do tempo: Mesma coisa do anterior, muito bom, assustador, mas por vezes complicado demais, e com muitas cenas psicodélicas que eu não consegui aconpanhar - 3,5/5

- Os ratos nas paredes: Igual a Erich Zann, prometeu tudo e entregou muito pouco. Só o twist do final é legal - 3/5

- Os gatos de Ulthar: Simples, mas eficaz. Vou contar essa história pros meus filhos antes de dormir - 5/5

- A cor que caiu do espaço: Eu não li o livro na ordem, mas faz total sentido esse aqui ter ficado por último. Um conto genuinamente assustador, não só no lado sobrenatural, mas no lado humano, afinal nada é mais aterrorizante do que a sua própria decadência - 5/5 COM HONRAS

Leonardy.Negrini 24/02/2024

O Chamado de Cthulhu
O livro reúne alguns Contos de HP Lovecraft, "O Chamado de Cthulhu", "Dagon", "A música de Erich Zann", "O Horror de Dunwich", "A Sombra Fora do Tempo", "Os Ratos nas Paredes", "Os Gatos de Ulthar" e "A Cor que Caiu do Espaço".
Com estes contos pode-se ter uma franca ideia de todo o universo mitológico criado pelo autor em relação a existência dos Grandes Seres, anteriores e eternos em comparação com a raça humana. Exigem grande poder de concentração e imaginação para acompanhar Lovecraft em suas criações.
Entretanto, vale muito a pena, obviamente, para quem gosta do estilo.