O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Italo Oliveira 16/05/2024

Primeiro do gênero
Foi meu primeiro livro que li do gênero, o conto "A Sombra fora do tempo" foi que mais me deixou pensativo, dava pra fazer um livro só com esse conto!

Tamires225 10/05/2024

Como disse Chiquinha, "Racista!"
Para utilidade pública, todos os contos que são racistas (implícita e explicitamente, retratando negros e nativos ou suas características e costumes como algo maligno):

- O chamado de Cthulhu
- Dagon
- O horror de Dunwich
- Os ratos nas paredes (o gato, o gato véi)

Dentre essas, gostei muito de Os gatos de Ulthar e A cor que caiu do espaço, mas sabendo quem era o autor, espero não ter que ler mais um texto dele na vida.
Bia 10/05/2024minha estante
A mesma coisa é as crônicas de narnia. Associa a cor de pele escura com maldade, explicitamente racista

Tamires225 10/05/2024minha estante
Nossa, sério? Nunca ouvi nada sobre Nárnia além do guarda-roupa :0

Bia 10/05/2024minha estante
Eu tive o desprazer de ler todos os livros. A série é cristianismo misturado com racismo ?

Fernando1100 11/04/2024

Mestre do terror
"Em sua casa em R'lyeh, Cthulhu morto espera sonhando". Um livro que trás um terror único e muito envolvente, com contos interessantíssimos e uma escrita impecável, mesmo sendo necessária a cautela de compreender as visões do autor oriundas de sua época.

N4ta 08/04/2024

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos
"O Chamado de Cthulhu e Outros Contos", uma coleção de contos escritos por H. P. Lovecraft, é uma obra essencial para os fãs do gênero de horror cósmico e para aqueles que apreciam histórias que exploram os limites da mente humana. Publicada originalmente na primeira metade do século XX, essa coletânea continua a atrair leitores de todas as idades com seu estilo único e atmosfera sinistra.
Os contos de Lovecraft são conhecidos por sua imaginação vívida e sua habilidade em criar um senso de horror cósmico e incompreensível. "O Chamado de Cthulhu", o conto titular da coleção, é uma obra-prima que introduz os leitores ao icônico monstro cósmico Cthulhu, despertando um senso de terror e maravilhamento diante do desconhecido.
Outros contos incluídos na coleção, como "A Cor que Caiu do Espaço" e "A Sombra sobre Innsmouth", exploram temas de isolamento, loucura e a fragilidade da mente humana diante do desconhecido. Lovecraft utiliza uma linguagem rica e evocativa para criar atmosferas opressivas e assustadoras que capturam a imaginação do leitor.
Uma das maiores qualidades desta coleção é a influência duradoura que os contos de Lovecraft tiveram no gênero de horror e na cultura popular como um todo. Seu estilo único e suas criações monstruosas continuam a inspirar escritores, cineastas e artistas em todo o mundo, deixando um legado duradouro no campo do horror.
No entanto, alguns leitores podem achar a linguagem e o estilo de escrita de Lovecraft um pouco datados e difíceis de acompanhar, especialmente para aqueles que não estão acostumados com o inglês arcaico e as descrições detalhadas típicas do autor.
Em resumo, "O Chamado de Cthulhu e Outros Contos" é uma coleção obrigatória para os fãs do horror e da ficção especulativa. Com sua imaginação vívida, atmosfera sinistra e criações monstruosas, os contos de Lovecraft continuam a cativar e assombrar os leitores mesmo depois de décadas desde sua publicação original.

ATHOS 01/04/2024

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos: Uma Jornada ao Terror Cósmico
## O Chamado de Cthulhu e Outros Contos: Uma Jornada ao Terror Cósmico

**Mergulhe nas profundezas do horror cósmico com O Chamado de Cthulhu e Outros Contos, de H. P. Lovecraft.**

Nesta coletânea, encontramos alguns dos contos mais célebres do autor, como a história que dá título ao livro, onde o protagonista se depara com a verdade terrível sobre entidades adormecidas em R'lyeh. Em outras histórias, como "Dagon" e "A Cor que Caiu do Céu", somos confrontados com seres alienígenas de poder inimaginável, que desafiam a nossa sanidade e compreensão do universo.

**A escrita de Lovecraft é rica em detalhes e atmosferas**, transportando-nos para lugares remotos, decadentes e carregados de suspense. Ele tece uma narrativa que prende a atenção do leitor do início ao fim, revelando um universo onde a humanidade é apenas uma ínfima parte de algo muito maior e mais terrível.

**O horror de Lovecraft não se limita ao sobrenatural.** Ele também explora o medo do desconhecido, do insondável, e da nossa própria insignificância diante do cosmos. Seus personagens são frequentemente pessoas comuns que se deparam com o horror cósmico e são obrigados a lidar com as consequências psicológicas e existenciais desse encontro.

**O Chamado de Cthulhu e Outros Contos é uma leitura obrigatória para fãs de horror, ficção científica e fantasia.** A obra de Lovecraft continua a influenciar autores e artistas até hoje, e seus contos continuam a provocar calafrios e reflexões profundas sobre o nosso lugar no universo.

**Pontos fortes:**

* Atmosfera rica e detalhada
* Narrativa envolvente e suspense
* Personagens complexos e realistas
* Temas existenciais e reflexivos

**Pontos fracos:**

* Ritmo lento em alguns momentos
* Linguagem descritiva pode ser cansativa para alguns leitores
* Temas pesados podem não ser adequados para todos

Batista 26/03/2024

Clássico dos americanos
Nesse livro (talvez nos outros, não sei, é o segundo que eu leio), H. P. Lovecraft nos da um baile em conhecimentos científicos de varias áreas (biologia, química, física, para citar algumas). O que me deixa estarrecida é: como eu ainda não tinha descoberto esse autor fantástico? Procure conhecer o autor, e fazer uma pesquisa como eu fiz. Existem vários filmes que o livro inspirou, mas o último conto A cor que caiu do espaço, foi o que mais me impressionou. Que mente brilhante pensou numa coisa dessas em pleno século XIX? Antes de viagens espaciais, antes de celulares, antes da televisão? Realmente impressionante.

fernando.pereir 17/03/2024

Compilado de Ódio e Racismo
São notórias historietas de horror cósmico, manchadas de xenofobia e ódio visceral pelo "não-branco". É interessante conhecer a escrita de um dos percursores do horror contemporâneo, mas dói muito perceber todo racismo empapado nos contos. O "melhor" conto nessa coletânea é o "Nas Montanhas da Loucura".

Bia Franzoi 29/02/2024

Repetitivo e chato
Não entendo o que as pessoas viram nesse autor. Tinha muita curiosidade de conhecer, por ser clássico e de terror, mas me decepcionei bastante.

Todos os contos são repetitivos, sempre tem um povo que não é branco, que faz rituais, personagens imaginando coisas, criaturas horríveis que mal são descritas, etc...

O único conto que gostei um pouco foi Os Gatos de Ulthar, que é o mais curto do livro, ou seja, pouco foi aproveitado.

Achei extremamente raso, repetitivo, chato até, muito chato... Decepção total. Leiam outra coisa de terror.
Yagaum 07/05/2024minha estante
Eu tô achando exatamente isso. Tem gente que diz que se sentiu presa na leitura, sem conseguir parar. Eu tô achando super paia, muito acelerado e sem objetivo, gostei não.

ArthurBueno 24/02/2024

Decepcionante
Personagens rasos e mal desenvolvidos, narrativa entediante, enredo subaproveitado. De todos os contos, apenas dois se destacam, o resto é mais do mesmo. Li com grande expectativa, talvez por isso tenha me frustrado tanto.

Leonardy.Negrini 24/02/2024

O Chamado de Cthulhu
O livro reúne alguns Contos de HP Lovecraft, "O Chamado de Cthulhu", "Dagon", "A música de Erich Zann", "O Horror de Dunwich", "A Sombra Fora do Tempo", "Os Ratos nas Paredes", "Os Gatos de Ulthar" e "A Cor que Caiu do Espaço".
Com estes contos pode-se ter uma franca ideia de todo o universo mitológico criado pelo autor em relação a existência dos Grandes Seres, anteriores e eternos em comparação com a raça humana. Exigem grande poder de concentração e imaginação para acompanhar Lovecraft em suas criações.
Entretanto, vale muito a pena, obviamente, para quem gosta do estilo.

vizalezz 14/02/2024

Simplesmente Lovecraft!
Incrível como sempre! Todos os livros em que já li desse autor foram experiências únicas, e dessa vez não foi diferente! Eu amo ler sobre civilizações antigas e como tudo funcionava. Todos os contos incríveis, descrições únicas e interessantes. Achei que me decepcionaria, pois comentei com um amigo que havia comprado para ler, pois já tinha lido outros livros do lovecraft, mas meu amigo me disse que não havia gostado do que tinha lido, então fiquei chateada, pois achei que tinha gastado dinheiro em vão, então decidi ler resenhas do livro aqui no skoob e como tinham muitas resenhas boas, decidi dar meia volta e ler, e no final, não me arrependo!! Em partes, admito que não é um terror pesado, e eu gosto disso!

Raul 11/02/2024

O Horror de H. P. Lovecraft
Nunca consegui comparar a obra de Lovecraft, pois os contos são sempre enigmáticos e obscuros, não entregando tudo acerca dos acontecimentos sob a ótica de que a verdade transcende a racionalidade humana, beira a loucura e macula a sombra de paz que algum dia existiu. A atmosfera é sempre tão imersiva e as descrições do desconhecido, mesmo sem o revelar, nos satisfaz. Ler Lovecraft sempre será uma excelente experiência.

Anne.Chaves 03/02/2024

O Indescritível
Clássico e pai do horror cósmico, o livro contém o Chamado de Cthulhu e outros contos do autor americano.
Para quem tiver interesse, essa edição contém: O Chamado de Cthulhu, Dagon, A Música de Erich Zann, O Horror de Dunwich, A Sombra Fora do Tempo, Os Ratos nas Paredes, Os Gatos de Ulthar e A Cor que Caiu do Espaço.

Estava relutante de ler esse livro por conta da fama que Lovecraft leva de ser racista, no entanto, pensei que poderia ser coisa da época e de forma velada no texto, mas sem dúvidas foi uma das coisas que mais me incomodou na leitura, pois é escrachado. Além disso, esperava uma escrita rica e assombrosa, que justificasse a fama que leva de “pai do horror cósmico”, mas encontrei um texto cheio de termos como "inexplicável", "indescritível", "além qualquer descrição", "inominável". De certo quando ele resolvia descrever algo, era com detalhes, e eram boas descrições, mas as esquivas dele de descrever o que estava comentando de fato me incomodaram em demasia.
Outro ponto que me incomodou foi que os contos pareciam similares demais.
Não acho que Lovecraft esteja no mesmo patamar de escrita de Poe, Bram Stoker, ou Oscar Wilde.
Embora alguns contos tenham um bom começo, ou um bom final. Senti que o autor se arrasta e se enrola quando não há necessidade, e deixa "indescritível" o que seria divertido de ser lido. Questionei-me por que ele é tão famoso diversas vezes, mas também houve momentos em que me diverti. E como sempre digo, se eu consegui terminar um livro, isso já é um sinal, pois eu abandono o que desgosto facilmente. Não sei se terminei apenas na base do ódio ou se parte de mim realmente estava curiosa com alguns contos.
Posso dizer que gostei de partes da Música de Erich Zann, partes do Horror de Dunwich, a Sombra Fora do Tempo começou promissora, mas me cansou antes do seu final. Ratos nas paredes talvez tenha sido o que eu menos gostei e Gatos de Ulthar o que eu mais gostei. O último, a Cor que Caiu do Espaço fora o que mais me deu tensão, mas eu já estava exausta do livro para ter aproveitado mais, quem sabe um dia eu releia esse conto?

Os pontos positivos da leitura: eu dei risadas marcando toda vez que ele dizia "indescritível"
É surpreendente que ele tenha pensado nos monstros e horrores que pensou, apesar de eu não ser fã de ler sobre monstros dessa forma.

Não tenho reclamações sobre a edição em si, tradução, diagramação e etc. Na verdade, gosto da arte da capa.
Não sei se ele tem outros contos, se são melhores que os que estão nessa edição, mas não pretendo recomendar a leitura para amigos e conhecidos.

Laurasilvatw 23/01/2024

O chamado de Cthulhu e outros contos
É um livro bem arrastado e com descrições completamente desnecessárias, tem poucos contos que são razoáveis porque em sua maioria são ruins, e desses que teriam material pra um história boa acabam ficando ridículos pela presença de comentários e piadas racistas, principalmente no conto " Os ratos das paredes". H.P Lovecraft é na verdade um autor mediano.

evaeseumundo 21/01/2024

Um Autor Único Com Seu Estilo
Lovecraft tem suas características próprias que cativam e você consegue perceber nitidamente a ponto de se adequar ao formato de leitura.

No geral foi uma leitura legal para passar o tempo em uma ambientação inusitada. Teve contos que me surpreenderam mais e me encataram mais. Porém, acabei havia ocasiões em que sentia que Lovecraft se estendia por demais em momentos que poderia ter sido breves ou resumidos e por conta disso a leitura, nesses momentos específicos, foi um tanto que arrastada. Fora que houve um conto em espícifico que esperei mais pois entregou várias visões e uma ideia particulamente fantástica para aqueles que amam a pegada científica, mas no final foi como se aquela animação fosse cessada de forma brutal.

Enfim, esses foram pontos que me incomodaram, mas não me impediram no todo de ler pois teve contos que foram misteriosos e carregavam um quê de ideia e do sobrenatural monstruoso e com cultos que cativa amantes do terror.