Jogos Vorazes

Jogos Vorazes Suzanne Collins

Resenhas - Jogos Vorazes

Maria_eddu 07/06/2024

Livro 20 de 2024
Que livro bem escrito! É uma ficção distópica super delicinha de ler, os personagens são bem desenvolvidos e a história toda também! 24 jovens de 12 distritos diferentes que vão pra uma arena lutar pela sua vida para entreter a Capital. A personagem principal é uma diva! Enfim, recomendo MUITO! Realmente o livro não deixa nada a desejar e dá tantos detalhes que a gente esquece que tá lendo.

Biaetrix 07/06/2024

MEU LIVRO FAVORITO
Eu não tenho nem palavras é meu livro favorito.
Que história boa.
Escrita maravilhosa. Sério, a maneira que os capítulos são divididos e até a escrita, te coloca tão perfeitamente bem a par de toda a história. A autora não perde tempo com detalhe excessivos e ainda assim você sente dentro dessa história tão complexa e bem pensada
Personagens envolventes.
Se eu já amava o Peeta, agora eu preciso de alguém como ele na minha vida.
Se vc tá preocupado com a história se repetir pois já viu o filme, não se preocupe o filme é maravilhoso, mas o livro vai te apresentar a uma história ainda melhor.
Por fim leiam, queria ler dnv só pra poder ter a sensação de ler essa história tão boa.

aening 07/06/2024

Que babado tenso!!!!! esse livro me fez refletir muito sobre a questão da capital e dos jogos, em geral foi uma ótima leitura, fiquei obcecada na saga e gostei muito do primeiro livro, porém acho que ele não entregou tudo o que eu estava esperando...
os jogos e todo o cenário da arena me deixou super animada pra continuar lendo mais e mais, mas a questão do peeta, sei lá, não fui com a cara dele! mas em resumo, o livro é bom e me deixou dodoi da cabeça
bjo

Guilherme2709 07/06/2024

Li o livro por curiosidade pela franquia de filmes de mesmo nome, devo dizer que fiquei tão surpreso quanto com a experiência do filme, o livro tem muito mais camadas e desenvolve muito melhor alguns personagens que nos filmes ficam superficiais, tais como Peeta e Rue, ambos tem uma importância para história de nossa heroína Katniss e o livro nos dá essa dimensão.

whbtriz 07/06/2024

Jogos Vorazes foi um dos primeiros livros que eu li, ganhei de presente de uma médica, na época que eu estava internada. Confesso que no início achei a leitura um tanto difícil e chatinha, mas ao longo do tempo uma fluidez foi surgindo. Amo esse livro, a trilogia, os filmes e tudo que engloba esse universo distópico.

Naty Yui 06/06/2024

Jogos vorazes
Esse livro é simplesmente maravilhoso, pra começar eu ja sou completamente apaixonada pelos filmes, mas o livro é ainda melhor, muito mais detalhado e com a perspectiva da katniss é muito mais fácil compreender oque acontece e seus sentimentos. Estou louca para começar o próximo livro!!!!
ps: não vejo a hora do finnick aparecer

cravenbooks. 06/06/2024

" ? e que a sorte esteja sempre a seu favor. " ?
a primeira vez em que eu decidi dar uma chance à essa história ? através do 1° filme ? aos 12 anos, eu a julguei como um enredo ruim e sem sentido, agora aos 20, percebi como eu fui um zé goiaba e me arrependo até hoje de ter pensado assim, porque essa história é uma obra-prima da distopia! ?

apesar de ser um livro introdutivo, me surpreendi como a suzanne conseguiu demonstrar maestria no "prólogo" desse universo criado por ela, pois normalmente, a maioria dos livros introdutórios causam cansaço por estarem apresentando todo o contexto e ângulos criados pelo(a) autor(a), porém, sinto que foi diferente com esse livro.
e apesar da quantidade grande de páginas por capítulo, explanando cada ângulo, cada conceito, cada crítica social, prendeu a minha atenção de maneira muito bem sucedida a ponto de não me incomodar tanto ? não sou muito fã de capítulos longos, por isso salientei esse apontamento ?, além da leitura ter sido muito fluida e convidativa.

por um tempo, houveram especulações de que THG era uma cópia de "battle royale" ? meu livro favorito da vida ?, e posso afirmar que não é bem assim.
eu sei que, sim, uma parte da premissa da história de THG ? os próprios "jogos vorazes" ? são batalhas reais, na qual várias pessoas entram em uma local/arena específico(a) e lutam até à morte, até ter um vencedor entre eles, porém não é correto afirmar que é uma cópia, mas eu considero que é uma sublime inspiração derivada de "battle royale".
apesar da suzanne jurar de pé junto que ela não se inspirou, tanto ela, quanto o koushun estão de boa com isso.
eu diria que o que torna a diferença entre BR e THG são o foco da narrativa:
BR > jogos ? THG > política.

não sou um leitor experiente em distopia, mas fico muito satisfeito que essa tenha sido uma das pioneiras, e que outras que estão por vir tenham o mesmo teor que THG me causou, sei que é muito difícil algum outro chegar ao mesmo nível, mas mesmo assim, torço pra que eu consiga encontrar.
devo dizer que, apenas nesse primeiro livro, enxerguei o quão fiel a suzanne conseguiu ser ao mostrar a distopia de forma crua e visceral, como ela sempre foi e sempre será.
o que movimentou ainda mais a engrenagem da distopia em THG foram dois fatores importantes, o habitual abuso de poder de um governo tirano/totalitário e o que alimenta a concepção do enredo, o conceito da fome.
o primeiro fator é bem óbvio e direto, não existe distopia se não existir um sistema governamental que seja completamente totalitário e que favoreça as piores desgraças no mundo inteiro, causando danos cada vez maiores à vida humana que se encontra fragilizada diante de total desprezo dos governantes, e esse abuso de poder desproporcional aumenta gradativamente.
e o segundo fator é o puro conceito da fome apresentado no livro, começando pelo próprio título que traduzindo de modo literal:
the hunger games = os jogos da fome
o livro vai manifestando/expressando, tanto de forma implícita ou explícita, essas convicções, que se tornam cada vez mais frequentes, englobando os valores éticos e morais de forma objetiva, compactado com a sociedade em que vivemos, servindo de críticas sociais bastante eloquentes.

mas antes de partir mais profundamente nesse tópico, vou notabilizar primeiro as partes técnicas, voltamos já com nossas apresentações! ?????

a escrita é de lamber os beiço, é carregada de muita genialidade, carisma, perspicácia, riqueza em detalhes e aparenta ter sua própria personalidade ? apesar de eu curtir mais narrações em 3ª pessoa, foi bem atrativo presenciar os acontecimentos através do que a katniss via e sentia, até porque o leitor se funde à mente dela, como toda narração em 1ª pessoa.

os personagens foram muito bem escritos, descritos e desenvolvidos, e apenas neste primeiro livro, enxerguei como a autora teve destreza nas várias distinções de personalidades de cada um ? bravura, manipulação, mistério, inocência... ?, tanto da protagonista ? que apesar de ser muito corajosa e audaciosa, tem o seu lado sensível ? quanto dos personagens secundários ? como o haymitch, por exemplo, que eu creio muito que o alcoolismo que ele tem, foi uma forma de escapismo para afugentar seus traumas durante a edição a qual ele participou ?, e não apenas através das suas individualidades, assim como os fluxos de relacionamentos da katniss ? peeta, gale, rue, prim e até mesmo a sensação de um possível triângulo amoroso entre ela, peeta e gale (que é importante salientar: nunca existiu!).

e não apenas os personagens, mas também a sua sagacidade na construção descritiva dos cenários ? a costura, por exemplo, que é situada nas montanhas apalaches, achei a mais interessante, pelo simples fato de que, foi dado o nome de 'costura', justamente por se parecer uma costura, geograficamente ? e das apologias ligadas aos elementos característicos ? a colheita sendo um abate e o tordo sendo um símbolo de revolução contra a capital.

e voltamos a apresentar: por que suzanne collins é uma gênia?

primeiramente, é bom destacar que "jogos vorazes" é CLARAMENTE uma crítica social a qualquer tipo de totalitarismo ? incluindo o capitalismo, claro ?, e este é um ponto de ignição para a criação do ambiente distópico, contudo, a distopia mesmo sendo vista como algo futurista, anos-luz além da nossa compreensão, está mais próxima de nós do que jamais imaginaríamos.
e neste livro, há muitas suposições que podem ser extremamente semelhantes à realidade atual...

a katniss deseja nunca ter filhos, pelas condições socioeconômicas precárias de seu distrito ? intitulado como o mais pobre de panem ?, o que, separado da ficção, remete-se espontaneamente à pessoas que não tem capacidade financeira ou psicológica para se ter um filho, embora, ainda existam jovens irresponsáveis que mesmo sem terem o mínimo para a criança crescer bem, decidem tê-las, e infelizmente, muitos desses resultados, afetam drasticamente as taxas de abandono parental e mortalidade infantil, pela simples falta de necessidades básicas.

a elitização da capital, causando uma enorme injustiça social e econômica em massa, e em alguns desses distritos, encontrados em estado de extrema pobreza, do qual, desanexado do exemplo do livro, vivemos em pleno território coberto de desigualdade social, no qual, pessoas de baixíssima renda mal conseguem se sustentar, e pior ainda, sem apoio do governo, não tendo ninguém a quem recorrer ajuda. resultando em altos níveis na taxa de pobreza populacional, e as crises dobram de tamanho com projetos de privatização de locais e direitos necessários, sendo cada vez mais investidas pelos capitalistas extremos.

a katniss ter que manter a família viva mesmo não tendo idade o suficiente para tamanho feito, isolado do que é apresentado no enredo fictício, não é tão diferente no mundo real, muitas crianças e pré-adolescentes são tecnicamente "obrigadas" à sustentar suas famílias em troca de migalhas, o que se adentra muito ainda à pauta da desigualdade social, com bônus de trabalho infantil e falta de atenção das instituições que são responsáveis de resoluções desses casos específicos.

os tributos carreiristas terem uma alimentação e aquisições MUITO melhores que os dos outros distritos, sendo mais um dos 1001 fragmentos indispensáveis da torturante desigualdade no nosso mundo.
a expectativa de vida da capital ser EXTREMAMENTE diferente do distrito 12, onde muitas das pessoas morrem muito jovens pela fome, e se alguém chegar à uma idade avançada, é recebida de maneira honrosa pela longevidade, o que se remete à taxa de natalidade, que na nossa realidade, existem muitos lugares parecidos com o distrito 12.

a fome não ser mostrada como a real causa de várias mortes nos distritos mais precários, causando um "falso eufemismo", o que pra mim, não se diferencia do que ocorreu na época pandêmica, só que no reverso.
quando a pandemia estava no auge do seu massacre, muitas mortes na época foram constatadas pelo vírus, porém, tenho em mente que MUITAS dessas mortes não foram causadas pelo vírus, mas sim, por outras razões, todavia, a mídia necessitava da relevância do público, por isso, as omissões eram constantes, creio que essa ocultação de fatos continua sendo uma simples teoria, mas que pra mim, faz o total sentido, interligando-se prontamente ao exemplo de THG.

fiquei admirado como a suzanne encaixou de modo consecutivo, tantas e tantas informações para serem absorvidas só no primeiro capítulo, e só ele foi o responsável pela maioria dos tópicos desse review ? não é clickbait ?, se existe um livro com tanto conteúdo é esse, pode confiar!
dentre as informações que me foram absorvidas e que me chamaram atenção, achei curioso e interessante todo o contexto histórico do levante dos distritos contra a capital ? um grande protesto contra a desigualdade ?, e infelizmente terem sido derrubados por ela, e ainda de contrapeso, a infeliz da capital criar os jogos vorazes como consequência desse motim ? e um ponto interessante a se destacar é, que a katniss revela que na escola, desse grande acontecimento, só são reveladas apenas as informações necessárias em prol da capital, dando a intenção de que a capital esconde seus podres e atitudes cruéis através da sua imagem externa de governo perfeito, o que leva a outro apontamento intrigante, que é sobre a importância da imagem externa e a glamourização que a capital promove para com seus habitantes, tanto dentro da capital quanto fora.
ademais, a capital também tem um grande receio que as pessoas do distrito 12 possuam armas, tudo para evitar um novo ato de rebelião, mostrando como todo sistema é frágil quando se tem uma ótica diferente, longe de toda a alienação que a capital almeja produzir nos tributos, pressionando e moldando, psicológica e moralmente.

achei curioso e fascinante, a inteligência da suzanne em escolher determinados nomes de alguns personagens, um deles a própria katniss que é um nome de uma planta, cujo a folhagem tem uma aparência de ponta de flecha, e até mesmo a prim e o buttercup têm nomes vindo de flores, e achei inusitado a forma como a katniss descreve que eles se parecem com as flores que deram origem aos nomes deles, mas é uma boa curiosidade, isso mostra a competência de pesquisa e saber da autora.

dentre as cenas que eu mais gostei no livro, com certeza a busca da katniss por água é uma das minhas favoritas, porque foi nela que eu mais me senti ali, junto à ela, passando pelo sofrimento árduo, até porque toda a atmosfera de sobrevivência na arena é sufocante, principalmente quando os idealizadores dos jogos fazem os seus truques, cada estratégia pior do que a outra.
além da busca incessante da katniss por água, também gostei muito do embate final, como a katniss conseguiu revelar pra si mesma que, nenhum dos tributos eram seus inimigos, na realidade, todos eles se tornaram produtos do sistema que a capital alavanca, exercendo para que a sobrevivência individual estivesse acima de qualquer coisa, tornando-os animais amestrados dominados por alguém no controle.
mas, sem dúvida alguma, toda vez que há a saudação de três dedos, meu corpo arrepia de emoção, e quando a katniss tornou isso um símbolo principal de algo muito maior, é aí que tudo muda.
levando em conta também, as muitas frases de efeito que o livro nos proporciona:

?Distrito 12, onde você pode morrer de fome em segurança?

?É vantajoso para a Capital nos deixar divididos?

?Vejam como levamos suas crianças e as sacrificamos, e não há nada que vocês possam fazer a respeito. Se erguerem um dedo, nós destruiremos todos vocês da mesma maneira que destruímos o Distrito Treze.?

"jogos vorazes" é muito mais que apenas um livro, e poucos estão preparados para essa conversa.
obrigado, pela sua consideração! ??

Saturno 06/06/2024

Brutalmente bom!
O filme é o fenômeno que é porque é muito fiel ao livro e o livro é realmente maravilhoso!

No comecinho achei que não ia me fisgar, mas uma vez que me fisgou a leitura foi muito fluida e mesmo já conhecendo a história consegui sentir muitas emoções... é uma história e uma escrita muito poderosas!

Minha única crítica é apenas que eu esperava e gostaria que o livro nos entregasse um pouco mais de detalhes sobre os outros tributos, pelo menos os nomes... eu teria adorado uma descrição mais detalhada do desfile ou alguns poucos capítulos no Pov do telespectador (talvez do Pov da própria Prim). Mas no geral adorei a leitura e já estou querendo ler Em Chamas, que é o meu preferido entre os filmes de Jogos Vorazes!

Lais544 05/06/2024

Releitura nostálgica
Eu li a trilogia por volta de 2014 ou 2015 e esse ano decidi reler e reviver a distopia com os olhos de uma mulher adulta. Na época eu li no início da minha adolescência.

Muito incrível reviver a experiência de ler a história e como o universo criado pela Suzanne é atemporal. Eu amo a trilogia!

Julia de Sa 05/06/2024

Bom demais, mt mais pesado q o filme, e é legal ver tudo da perspectiva e falta de informações da Katniss. Já termino querendo muuuito ler o próximo, independente de ter visto o filme a leitura é boa demais!!

Julia.Geronasso 05/06/2024

FAV
Com toda a certeza, minha ?saga? favorita é jogos vorazes. Os persona cativantes, eletrizantes e humanos. E tem o Peeta ( querido lindo maravilhoso incrível )
Katniss super inteligente e batalhadora. Simplesmente amei

booksm3l 05/06/2024

Quando eu terminei essa história, uma pergunta veio imediatamente a minha cabeça: Por que eu não li esse livro antes?
A história é envolvente e ilustra nossa realidade, pegando fatos que tendemos a não perceber e os transformando de maneira que se torne impossível ignorar, trazendo um sentimento de revolta que, com um pouco de análise, é trago para o plano real.
A narração é imersiva e isso torna a história apavorante, sendo agonizante acompanhar a trajetória dos personagens sem saber o que virá a seguir e impossível continuar a leitura sem passar o tempo todo apreensivo pelo que futuro.
A ambientação é muito bem construída e, na maioria das vezes, foi muito fácil imaginar o cenário descrito, chegando a um ponto onde você se sente dentro da arena dos jogos.
Katniss é uma personagem real, com erros, acertos, dúvidas e medos, mas que ao mesmo tempo, tenta de manter forte para garantir sua sobrevivência.
A relação da protagonista com os outros personagens é afetada pelos jogos e isso se reflete no leitor, gerando um sentimento de desconfiança que só é quebrado quando as tragédias se sucedem.
Com um mundo distópico bem construído e ambientado, esse livro é um dos melhores que já li e estou extremamente ansiosa para ler o próximo.

lauanecaastro 05/06/2024

Eu fiquei envolvida neste livro até o final! amei como a mente da katniss funciona e em como ela sempre procura uma forma de sobreviver. sobre ela e o preta estou curiosa pra saber como vai ser o desenrolar e sobre o principal não vejo a hora dela derrubar um por um dessa maldita capital

foreverlark 05/06/2024

Foreverlark
Quando li pela primeira vez não fiz uma resenha, sendo que essa é a minha saga preferida da vida, então agora que terminei de reler o primeiro livro nada mais justo do que escrever alguma coisa.
Eu nem sei que palavras usar pra descrever o quão genial é a Suzanne Collins por criar essa história, um retrato "metafórico" sobre a realidade do mundo. Tudo ali pode ser relacionado a algo que ocorreu ou ocorre atualmente nesse planeta, é uma trama política contada através de uma distopia adolescente.
Sinto um amor imenso pelos personagens, em especial aos dois principais, a Katniss é uma inspiração de bravura pra mim, e o Peeta uma inspiração de gentileza, queria poder guardá-los em um potinho e proteger contra tudo. Falando deles, não tem como não citar o "romance" dos dois, eu costumo dizer que apesar do romance não ser o centro da história do livro, ele é extremamente importante ainda assim pra construção de tudo, e isso vai ficar mais evidente nos próximos livros, aqui, a Katniss ainda está confusa sobre seus sentimentos e não a culpo, turbilhões de coisas estão rodando na cabeça dela, são tantas coisas para uma adolescente distinguir, é claro que ficamos com o coração um pouco apertado vendo Peeta que a ama e sempre amou sentindo como se nenhum de seus sentimentos fossem correspodidos, mas no fundo ele também a entende eu tenho certeza. Eles se completam de diversas maneiras que não vou entrar no mérito de explicar pq o texto já está longo de mais kkkk acho que é claro o quanto amo eles juntos uma vez que o meu user nessa rede é foreverlark em homenagem aos dois.
Enfim, livro genial, escrita perfeita, personagens cativantes, tudo de que é preciso pra se ter 5?? +??