Observações Psicanalíticas Sobre um Caso de Paranoia Relatado em autobiografia, Artigos Sobre Técnica e Outros Textos (1911-1913) Sigmund Freud

Resenhas - Freud - Obras Completas, V.10 - O Caso Schreber

Sabryna.Beluzzo 15/07/2022

Odeio Freud
Li obrigada pra faculdade, odeio Freud, machista ridículo racista INFERNO apesar de que a teoria é bem interessante em alguns pontos e é base pra psicologia como conhecemos hoje
Davi.Willam 29/08/2022minha estante
Julgar Freud machista e racista é trazer o contexto dele para a atualidade, e isso não é possível Sabryna, isso se chama anacronismo. Vale a pena separar os pontos interessantes e construtivos da teoria pra algo que te faça sentindo. Se não fizer, está tudo bem também.

Paulo Silas 12/07/2021

Compreendendo a produção escrita de Freud entre os anos de 1911 a 1913, o volume 10 das obras completas, publicada pela editora Companhia das Letras, inclui entre os textos reunidos na obra produções como "O caso Schreber", "Recordar, repetir e elaborar" e "Duas mentiras infantis". Com o primor típico da propostas das edições pela editora ao lançar as obras de Freud, incluindo aí tanto a tradução de Paulo César de Souza quanto o belo acabamento do livro, o volume 10 constitui mais um dentre os textos tantos cuja leitura se faz necessária para o estudo da psicanálise.

Em "Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia ("O caso Schereber")", texto central da obra que abre o livro, Freud faz uma investigação psicanalítica da paranoia tomando por base uma obra autobiográfica - a do juiz Daniel Paul Schredeber em seu livro "Memórias de um doente dos nervos", no qual compartilha com os leitores o seu caso clínico que é analisado detidamente por Freud. Após fazer um resumo da obra, Freud traçar algumas interpretações sobre o caso para então explanar de forma amiúde o mecanismo da paranoia, apontando que aquilo que é considerado produto da doença (a formação delirante) seria na verdade uma tentativa de cura.
Já em "Recordar, repetir e elaborar" - que também consta com o título "novas recomendações sobre a psicanálise II", Freud tece algumas considerações sobre preceitos da psicanálise que todo analista acabaria por confirmar pela experiência clínica, destacando que "a transferência mesma é somente uma parcela de repetição, e que a repetição é transferência do passado esquecido, [transferência] não só para o médico, mas para todos os âmbitos da situação presente".

Para além desses mencionados, a obra conta ainda diversos outros textos, destacando-se aqui aqueles que estão agrupados como "artigos sobre técnica" nos quais Freud trata da dinâmica da transferência, da interpretação dos sonhos, do início do tratamento psicanalítico, do amor de transferência e de outras questões a serem observadas por aquele que pratica a psicanálise. É esse mais um dos livros que Freud cuja leitura se faz necessária.