Cacos para um vitral

Cacos para um vitral Adélia Prado

Resenhas - Cacos para um vitral

Thaislan 05/01/2024

Um dos meus favoritos
"Cacos para um vitral" é um dos poucos livros em prosa de Adélia Prado e, ainda que eu não tenha lido muitos deles, arrisco dizer que é um de seus melhores. Quem poderia imaginar que uma história sobre uma professora chamada Glória, esposa e mãe, seria capaz de tocar e dizer tanto a um jovem homem como eu? Há tanto nesse livro, tanto amor e dor, uma vida transbordando por todos os lados. A nossa pequenez é aqui revelada com profunda simpatia, de tal maneira que não é possível não se comover. Ao contar, em fragmentos, a história de uma mulher, Adélia Prado conta a história de todos nós. Esse livro mora no meu coração. Obrigado, Adélia, por preencher minha vida com beleza.

Whermeson 23/05/2020

Livro 19 em 2018 - Cacos Para Um Vitral - Adélia Prado
“O coração de Glória estremeceu de compaixão. Logo Luíso Estadeu, pretinho retinto, é quem lhe responde resoluto: coelho é sinal de páscoa porque é branco. Sentiu-se impotente diante da carga de preconceito que aqueles pobres meninos já carregavam e desdobrou-se, antecipando monstruoso cansaço: olha, Estadeu, mesmo o coelho bem pretinho é sinal de Jesus ressuscitado - lembrando-se de que ela mesma nunca vira coelho preto ou cinzento tomado como tal. Explicou, explicou, o menininho assentiu com a cabeça, mas a aula entornara-se. Ela sentia o mau cheiro do desânimo. Pois é, disse apagando o quadro, tentando achar o fio da meada: a ressurreição de Jesus é sinal de alegria. Vamos cantar, gente, qualquer coisa serve. Quem começa? Rosvelice ia abrindo a boca mas não teve coragem. Marquetingue deu um tapa na carteira e desembestou: 'comprei um quilo de farinha' e todo mundo: faro-fa-fa, Glória também batendo palmas, a pique de chorar.”

site: https://fchagas.wordpress.com/2013/10/15/cacos-para-um-vitral/

Taís 12/09/2014

Maravilhoso
Quando você termina de ler o livro, você entende o porque do nome Cacos p/ um vitral.
Pra quem se sente perdido no meio de uma leitura que não segue ordem e descrição de maneira lógica e óbvia, se ve amando, ainda que confuso, com tamanha simplicidade e riqueza dos textos/pensamentos do que parece a personagem principal Glória. E quando suas palavras seguem em tom religioso, conhecemos mais uma humana que tem noção de seu egoísmo mas muita generosidade para melhorar.
Realmente os textos são cacos que formam um belo vitral.