Vlad: a última confissão

Vlad: a última confissão C. C. Humphreys

Resenhas - Vlad: a última confissão

Rhuan.Allen 16/09/2023

Livro incrível, apesar de demorar mais de 10 anos para conseguir terminar de ler. Acompanho a história de Vlad a muitos anos e acho ótima. Livro tem alguns trechos com uma leitura mais pesada e um plot twist incrível no final.

ThayAvalon 09/06/2023

É um livro que vai contar a história d Bei Kaziklu ,ou Vlad Tepes o Príncipe Impalador, sobre sua criação , sua vida como recém dos turcos otomanos, sua liderança, força , seu modo tático em guerra. Assim como suas punições de empalamento que aprendeu sendo prisioneiro em uma endun kolej para garotos . Levava o dilema de que para ganhar respeito e manter as coisas de modo correto , deveria se empregar o MEDO em todos. " Não posso controlar o amor dos homens , o amor muda , o medo é constante".
E também o que o levou a ser esse "monstro histórico" o fato de ter tido seu pai o rei da Valquíria o Voivoda decapitado, seu irmão Mircea com seus olhos arrancados e enterrado vivo, seu irmão Radu virou escravo sexual do sultão o qual morreu de uma doença passada por ele onde o fez perecer em decomposição viva. E no final ele só queria que respeitassem pois teve sua vida e família desmoralizada , e não mediu esforços para ter vingança.
Em resumo nada tem haver com a obra de Bram Stocker, eu discordo do autor na sua nota , deque Bram stocker é algo Disney , algo q Bram stocker nunca visitou não se interessou ( pego janelinha no assunto e criou ) eu não acredito nisso. Bram stocker escreveu um livro milenar trancedental e é óbvio que ele teve algumas fontes de pesquisa , podendo ou nao ter conhecido a história de Vlad. Mas gostei do fato de que o autor focou no Vlad real, Drácula , Dracul da Valáquia, voivoda real esse personagem sanguinário, tirano, e controverso.

Lucs 23/05/2023

Fascinante!
Gosto muito das histórias clássicas de vampiro, e me chamou a atenção este ser um romance baseado na história da pessoa, não da fantasia de Bram Stoker. Uma excelente história que pega punhados de registros históricos e cria uma interessante narrativa que nunca tinha imaginado.
O ponto negativo vai pra tradução que por algumas vezes me deixou completamente perdido. Acho que é a primeira vez que passo por isso em um livro.

Daniel Muniz 13/08/2022

Vlad Tepes
Um excelente livro de história, contando a história do príncipe da Valáquia, mas sem um pingo de sobrenatural. Aqui o autor mostra e fala sobre o verdadeiro Vlad Tepes, o empalador, e não sobre o mito criado por Bram Stoker. Livro de leitura fácil, prazerosa e muito interessante pra quem gosta de história e de saber um pouco mais do homem em que Bram Stoker se baseou para personificar o seu conde Drácula. Leitura top demais, uma das melhores do ano até aqui?

Gabiê Zomg 20/02/2022

Triste com o livro.
Teria sido um livro bem gostoso de ler se não fosse pela péssima tradução. E algumas frases confusas. Infelizmente, como já comentei antes, não é um livro memorável. Não é um livro que eu vou lembrar e recomendar.
Gostei de saber um pouco mais sobre o Drácula. E consegui imaginar certos cenários de estados e tal. Porém tem autores que conseguem fazer isso muito melhor sem tornar a leitura maçante e chata.

JRieffel 08/05/2021

Espetacular
Sem nunca utilizar qualquer ligação com o vampiro, Humphreys nos faz, de forma espetacular, refletir sobre como o homem foi transformado em mito.

"Seu nome era Morte, e o inferno o seguia." Apocalipse 6.8

Fernando 03/04/2021

Filho do Dragão, Vlad o empalador
“- Uma cabeça por uma cabeça – retrucou Vlad -, e assim eu estaria vingado? – Ele balançou a cabeça enquanto se aproximava vagarosamente. – No entanto... de novo, ela é muito honrosa, muito rápida. Além disso, a vingança nada significa se é apenas pessoal. A vingança deve dizer algo ao mundo. – Ele ergueu os olhos do rosto marcado por dor de Albu e pelo salão, aos outros rostos que se desviavam dele. – Eu não posso fazê-los me amar – disse – Homens e mulheres amam a quem desejam. Mas eles terão medo como o príncipe quiser. E, se temerem o suficiente, não ousarão me trair. – Ele se virou para a entrada principal, para quatro de seus homens de pé ali. – Tragam-na – disse a eles – Tragam tudo”. (página. 208)

Conde Drácula foi eternizado por Bram Stoker na literatura como o vampiro mais famoso do mundo. Mas o que nem todos sabem é que o autor se baseou em um personagem histórico real para criar seu eterno mestre das trevas.
Vlad III é o grande causador do sucesso de Bram, principalmente por sua história como ditador da Valáquia e suas façanhas em combate que o tornaram tão conhecido e temido pelos seus inimigos.
Sendo filho de Vlad II, também conhecido como “Dracul”, o qual era integrante da Ordem do Dragão, um grupo de homens que serviam ao cristianismo para protegerem a religião contra a invasão turca, Vlad III veio a ser conhecido como Drácula, o que em tradução livre significava “filho do dragão”, o qual também integrou a ordem que seu pai fazia parte.
O que tornou esse homem tão temível, porém, eram suas façanhas em batalhas e suas crueldades perante seus inimigos. Não era chamado de “Tepes” o empalador à toa. Empalando milhares de prisioneiros, ele era sinônimo de resistência contra o avanço Turco que por muito tempo encontrou nele, grandes dificuldades para seu progresso.
Enfim. Se for parar para descrever todos os feitos de Drácula, seria preciso muito espaço para escrever, o que não é o propósito aqui. Apenas saibam que o livro trata tanto de fatos históricos quanto de ficção, visto que muito pouco se sabe sobre o dia a dia do conde da Valáquia.
Sem dúvida leitura obrigatória para quem quer se aprofundar no personagem de Bram Stoker, assim como quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história do mundo.
Obra mais que recomendada, só tome cuidado para não ser empalado enquanto lê...
Brincadeirinha...

Edu 31/08/2020

Ótima pesquisa histórica, porém corrido demais
O autor pesquisou bastante sobre a história do Vlad Tepes, fiquei bastante imerso na cultura da região, que é muito interessante, mas eu tive a impressão de que a história e os acontecimentos dela, tinham como principal motivo o de preencher espaços entre os grandes acontecimentos históricos e lendas que cercam o Vlad Drácula. Isso resultou em pouca profundidade em várias partes, as coisas acontecem de forma apressada e são exploradas muito superficialmente, o que me decepcionou bastante.

Leandro Vaz de Azevedo 19/05/2020

Além do mito
Livro sensacional, apesar de alguns trechos não terem sidos comprovados. Vlad além do mito.
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oii.. boa noite, tudo bem? Gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... já somos quase 1000, poderia me ajudar a chegar nesse número? E tá rolando sorteio lá!! Obrigado ? ??

@leituraeponto

Maria Cláudia 11/05/2020

O Conde Dracula e as histórias de vampiro permeiam nosso imaginário desde que tomamos conhecimento de mitos antigos a Bram Stoker.

Mas se você é como eu e se fascina muito mais pelo homem que pelo mito, a leitura de Vlad a última confissão deve entrar para sua lista de leitura. C.C. Hamphreys reúne história e ficção para dar vida ao temido Vlad Tepes- O empalador.
Príncipe herdeiro do trono da Valaquia, já menino foi cedido pelo seu pai ao império turco otomano, por uma tradição: a convocação. Onde aprendeu desde cedo como a crueldade pode ser tão forte e enraizada na vida dos homens. Durante sua vida com os turcos aprendeu as mais variadas e impensadas formas de tortura a que o inimigo pode ser submetido, e o empalamento foi uma delas e a que talvez o tenha tornado tão famoso. De retorno ao seu país ele decide libertar seu povo da tirania do império mesmo que para isso ele precise usar de violência cega e desmedida. Mas o livro não mostra só o lado sombrio desse Príncipe que deu origem a um dos seres mais interessantes e enigmáticos do Reino dos monstros. Uma das passagens que nos pega de surpresa pela própria reação de Vlad, é quando ele encontra a Igreja de Santa Sophia transformada em mesquita.
Em Vlad A Última Confissão encontramos um pouco de tudo, ação; romance; história e sobretudo o relato da vida de um homem atormentado pela violência a qual foi forçado a conviver desde pequeno.

Para os corações mais sensíveis... tenham preparo para a cena do jantar... aquela em que ele reúne amigos e inimigos ?. #curiosidade até hoje não se sabe ao certo onde ele de encontra enterrado, mas a alguns anos uma pesquisadora encontrou um túmulo no interior da Itália ao qual se acredita ser o dele.

No final do livro o autor faz uma nota e relata um pouco sobre sua pesquisa e inclui várias biografias, vale muito a pena conferir.
Abrace o mito e celebre o homem!

Suelyn Baldo 07/02/2020

Faz anos que estava na minha lista infinita de leitura, e me arrependo de não ter lido antes. Sempre tive curiosidade para saber mais sobre o Vlad Tepes, o homem que Bram Stoker se baseou para escrever Drácula. A história é muito interessante, e mesmo com algumas descrições brutais e sangrentas, eu não parava de ler. Foi muito bom conhecer o verdadeiro Drácula. Apesar de ficar chocada com algumas cenas, terminei o livro com vontade de conhecer todos os lugares que o Vlad passou.

Inlectus 22/06/2017

Bom.
De fato esse aqui foi mal.

Joviana 03/02/2016

História, testemunhos e sangue
Sangue? Realmente se encontra bastante por aqui. Mas ele não serve de alimento.
C.C Humphreys se debruça diante da tarefa de construção de um Drácula real, personagem histórico cujos crimes, abusos e loucura não foram poupados em cada página. Humphrey constrói um anti-herói sem redimí-lo de seus pecados. Assume para si a difícil tarefa de colocar o vilão em posição de protagonismo, retirando dele o carisma necessário para nos deixar confusos sobre se o amamos ou não. Qual o resultado disso tudo? Bom, seguem as minhas boas e más impressões:

Pontos positivos do livro:

- Este é um bom livro. Na verdade um livro muito bom. Gosto da edição da editora Record, com páginas amareladas, letras em relevo e uma bela ilustração em tons de verde e vermelho. As cores dos olhos de Drácula como exposto no livro. Belíssima e chama atenção logo de cara. O interior vai manter o capricho, por isso, nada a reclamar nesse sentido, pelo contrário.

- A leitura segue com surpresas interessantes, a história evolui e tem uma virada bastante impressionante no seu término. Se está com ele em mãos e se prepara para começar a lê-lo, vai encontrar um dos melhores prólogos que eu já vi serem escritos. Ele fará mais sentido e se tornará mais sensacional ao fim da leitura. Acredite. A pesquisa histórica do autor transparece a cada nova frase escrita, percebe-se um cuidado na construção da narrativa e estrutura da obra. Isso é uma das coisas que realmente valorizo em qualquer trabalho literário. É fácil ler o livro, você se interessa pelos seus personagens, realmente interessantes e bem construídos.

Pontos negativos do livro
- A primeira coisa que devo citar como realmente ruim, é a tradução. Em vários momentos as frases ficam desconexas, palavras faltam, são escritas de forma confusa, enfim. Deixa MUITO a desejar. Entendam, apesar de acontecer várias vezes, a tradução consegue não estragar a experiência literária, mas ela parece tentar.

- Vlad não é um personagem com o qual você vai terminar o livro com um forte sentimento de empatia. Existem personagens "maus" que conseguem ter esse apelo, mas o Drácula histórico de Humphrey não é um deles. Em nota explicativa (e muito boa por sinal) no fim do livro, o autor explica que não procurou enaltecer Drácula, ou julgá-lo duramente por seus atos vis. Ele deixa que nós leitores, decidamos por nós mesmos. A ausência de um protagonista que possamos "torcer por", é estranha, mas também não estraga a leitura, é apenas uma coisa que aconteceu comigo pela primeira vez.

Em uma análise geral, Vlad: A Última confissão é um bom livro, com um belo projeto gráfico, história interessante, pontos altos realmente incríveis embora traga uma tradução que deixe a desejar e momentos um pouco monótonos talvez devido a uma certa indiferença que senti pelo destino do protagonista nas páginas finais.

Recomento fortemente para todos que querem conhecer o Drácula fora do âmbito do mito, entrar de cabeça na história e ler um bom livro!

Joviana Marques
Clube do Livro JF
Gabiê Zomg 18/02/2022minha estante
Então, foi por causa da tradução que fiquei em hiato com esse livro. Desanimei várias vezes tentando ler e parava. Finalmente tô engrenando e já estou na metade :)

Joviana 18/02/2022minha estante
A tradução complica mesmo a experiência, Gabiê.