Liga, Desliga

Liga, Desliga Colleen McCullough
Collen Mccullough

Resenhas - Liga, Desliga

Psychobooks 11/02/2012

Após partes do corpo de uma jovem adolescente ter sido encontrado por engano dentro de um frigorífico de animais de um renomado instituto de pesquisas neurológicas, se descobre um padrão comportamental de um assassino múltiplo (o ano era 1965 e por isso ainda não eram chamados de seriais killers ou assassinos em série) agindo dentro do instituto e usando suas dependências para "desovar" os corpos desmembrados.
Quando o tenente Carmine Delmonico foi convocado para investigar o crime, jamais imaginava ter de se deparar com tamanha brutalidade, profissionalismo e sangue frio por parte do assassino. Após alguns dias de uma investigação maçante, e exaustiva e aparentemente sem resultados, encontra-se um padrão e outros casos ate então "enterrados" e que podem ter sido cometidos pelo mesmo autor: jovens de 14 a 16 anos de origens caribenhas, de famílias tradicionais e pobres.
Bom, o livro me lembrou vagamente o jogo do detetive, em que há desde o jardineiro ao patriarca da família como suspeitos. A única diferença do jogo para o livro é que há muito mais personagens sendo investigados e com isso confundindo a cabeça do leitor e tirando o foco da história principal.
Achei todo o processo de investigação do tenente Carmine extenso e burocrático demais, além de exaustivo. Dá-se a impressão de que ele fica dando voltas e voltas numa mesma ideia e que acabou se tornando uma obsessão. Um exemplo disso é logo no começo do livro, quando ele cisma com os sacos de papel que são usados para armazenamento dos animais mortos.
Ao tentar criar um perfil dos suspeitos, o tenente, em especial a autora que criou a história, se foca demais em detalhes e descrições totalmente desnecessários.
Sinceramente também esperava um pouco de ação, talvez uma caçada a uma pista que poderia levar ao assassino, uma batida em uma casa de fazenda, algo assim.
Outra coisa que gostaria de entender é o que motivou a autora para fazê-la criar um enredo que se passa durante a década de 60.
Não sei se alguém que está lendo está resenha agora já teve a oportunidade de ler o livro, mas tive uma leve impressão de que a autora buscou inspirações na história de Mumia Abu-Jamal (que se tornou um ícone na luta antirracista e abuso de poder pelos brancos na década de 80) e Martin Luther King.
Pelo o que andei pesquisando, Liga, Desliga é uma das primeiras "aventuras" da autora no gênero, já que aparentemente ela é especialista em romances históricos.
Esperava muito mais do livro, mas no final ele não me agradou em nada.

Acesse: