Notes on Camp

Notes on Camp Susan Sontag

Resenhas - Notes on Camp

Gustavo 20/02/2024

Camp, um estilo de vida
Um ensaio muito interessante e esclarecedor sobre o "camp" na arte. Aquela coisa brega, marginalizada em uma era, mas que com o tempo é agregado um valor cult sobre ele. Eu amo

mirroredmind 03/07/2023

"O camp enxerga tudo entre aspas"
Susan Sontag, apresenta a sensibilidade de forma sutil e animadora, fazendo desse texto curto uma leitura enriquecedora, mas inegavelmente complexa.

"Camp", é um tema abstrato, mas nem tanto, suas definições se alternam a partir do espaço, da obra e do gosto, porém o significado real de camp não é uma coisa clara no texto, pelo contrário, faz com que seja necessário uma releitura do texto para melhor compreensão, detalhe que não desqualifica esse escrito, mas deixa uma certa curiosidade para entender melhor o pensamento da Sontag.

No entanto, Sontag não apenas mostrou a quantidade de variáveis, ou onde se localiza camp, mas apresentou também, como se manifesta camp, fazendo isso da forma mais diversa possível, com exemplos muito atemporais e artísticos.

arthurcamandio 07/06/2023

Assistam pink flamingos
Muito bacana o texto da sontag, mas tive certa dificuldade em entender o que ele estava falando algumas vezes. creio que é um texto que vai ganhar mais valor com uma releitura.

Thomaz32 06/05/2023

Uma pensadora excepcional cuja elaboração de ideias são grandiosamente acessíveis.
Sontag destrói todas as prerrogativas da elite cultural, articulando de maneira brilhante (e deliciosa) as nuances desse debate em ambos os ensaios - de modo com que Henry James, Jean Genet, Visconti, Tchaikovsky e todos os outros medalhões do intelectualismo sejam colocados sob as suas lentes estritamente críticas. Assinalando os perpétuos padrões aplicáveis apenas para a sensibilidade de viés moralista, tradicional e elitista, ela abaliza os fatos, defende a atenção para com essa outra sensibilidade inefável, despretensiosa e, por vezes, desprezível: o Camp.
O Camp existe em tudo que é genuíno, não intencional. Seu elemento vital é estético, não sincero - e, segundo a autora, se contrapor a este princípio básico, pode colocá-lo em risco. Simplesmente genial.

sscorpiuskingg 01/09/2022

Tá cada vez mais down o high society
Esse livro é bom demais!

Cultura é um negócio que me encanta. Ver gente "descendo o pau" na high society gringa foi delicioso.

Não entendi muito bem direito o conceito de Camp, mas é isso, um conceito pra ser apreciado e não entendível.

A segunda parte do livro, que leva o título de "One Culture and the New Sensibility" é um show de didática que... tô sem palavras, simplesmente perfeito. A forma como é mostrado a falta de diferenças reais entre cultura "de massa" e cultura "educada" dentro de uma didática que até Elon Musk ouviria emana um poder imenso.

Jota Ge 08/01/2022

Uma ótima análise
Susan Sontag consegue descrever com bastante clareza a arte do Camp, explicando desde o que é e como identificar.
Recomendo a leitura para quem se interessa pelo mundo da moda (e da arte em si).