Assassinato No Expresso do Oriente

Agatha Christie

Resenhas - Assassinato no Expresso do Oriente

HalanaC 03/07/2021

Ótimo
Não consegui desvendar o caso, porém achei a solução bem legal, tantos nomes me confundiram muitoo. É o primeiro livro da Agatha que eu leio e achei a escrita dela muito leve e fácil de acompanhar. O livro é muito bom, pretendo ler outros.
Nicole.Coelho 04/07/2021minha estante
AMOOOOO eu só descobri pq eu lembrei de Elite

Nicole.Coelho 04/07/2021minha estante
Vai ler um corpo na biblioteca

Nicole.Coelho 04/07/2021minha estante
o morte no Nilo demora demaisssss to quase na página 100 e nada de ninguém morrer, que livros policiais são esse ??

HalanaC 04/07/2021minha estante
Eu fiquei perdidaaa

HalanaC 04/07/2021minha estante
Dps eu leio os outros

Idma 01/02/2021

Ainda estou decidindo se gostei ou não. Sabe aquele final tão surpreendente que te deixa "a ver navios"?! Então, é o caso?????
Bryan.Caratti 03/02/2021minha estante
Penso o mesmo. Mas eu já esperava só não achava que fosse acontecer

Idma 03/02/2021minha estante
???sendo bem sincera, eu não esperava kkkk Tava com a mente à mil pensando em como ele resolveria tudo

Bryan.Caratti 03/02/2021minha estante
Eu estranhei quando a Agatha nos mostrou que o trem estava lotado e isso não era comum para aquela época do ano. Quando ocorreu o assassinato eu desconfiei de várias pessoas mas não achava que todas eram culpadas... Até que começou a parte dois e vi que muitos ali possuíam ligações com a "vítima". Mas não acreditava ser possível. Eu pensava: ou era uma pessoa desconhecida ou todos os passageiros. Se havia um falso funcionário e eles não haviam encontrado só poderia ter fugido. Mas como fugir naquela nevasca? A não ser que estejam encobrindo ele. Quando cheguei no final e descobri os culpados não acreditei. Fiquei ainda mais surpreso com a decisão que ele tomou no final. Uau.

Idma 04/02/2021minha estante
Uau!!? Queria ter metade dessa dedução kkk uma hora chego lá

Bryan.Caratti 04/02/2021minha estante
Foi a primeira vez que isso aconteceu ???

isabella 14/12/2020

Um dos mais conhecidos livros da Agatha e o detetive favorito de muitos: Poirot.
Como sou fã de carteirinha da Agatha, achei o livro ótimo KKKKKKKKK, porém esperava um pouco mais, por conta da fama que ele têm. Não acho que seja um dos melhores dela.
Ellen256 14/12/2020minha estante
Sabia que tem filme?

Amanda.Cavalcanti 14/12/2020minha estante
Eu quero ler esse depois do E não sobrou nenhum. Já leu?

isabella 15/12/2020minha estante
Sei sim Ellen, mas nunca parei pra assistir KKKKKKKKKKK

isabella 15/12/2020minha estante
Oi Amanda, já li sim, é um dos meus favoritos! Foi o primeiro livro da Agatha que eu li

Amanda.Cavalcanti 15/12/2020minha estante
Ah que legal! Eu acabei de comprar, vai ser o primeiro dela que vou ler também ??

Ana Letícia Brunelli 06/12/2017

Posso dizer que Agatha Christie marcou minha infância. Não que eu tenha lido algum livro dela naquela época, mas porque cresci ouvindo meus pais falando de suas histórias, e na estante de casa havia vários livros dela. Com o tempo os livros se foram, e eu acabei não lendo nenhum.
Agora, por causa do lançamento do filme nos cinemas, resolvi dar uma chance a ela e ler sua obra mais famosa.
Achei o texto bem desafiador, pois exigiu de mim atenção aos detalhes, memória e raciocínio. Tarefa na qual eu acho que não me sai muito bem. Não por não ter desvendado o final antes, pois acredito que esse feito é para poucos, mas porque me dei conta do quanto minha atenção e memória são falhas e superficiais. Vou precisar ler mais Agatha Christie para melhorar isso!
O enredo é cativante e inteligente, com personagens marcantes e muito bem descritos. O destaque é o detetive Poirot, que é o fio condutor da história com sua perspicácia, carisma e personalidade metódica.
É uma leitura que nos envolve a cada página, a cada novo elemento da investigação, nos levando a elaborarmos nossas próprias teorias, darmos nossos palpites e ficarmos ávidos por descobrir o final.

''Tudo foi armado como uma charada. Quanto mais se procurasse uma solução, mas as coisas se complicariam''.
Geane.Gouvea 17/12/2017minha estante
Avalia em quantas estrelas?? Já viu o filme??

Geane.Gouvea 17/12/2017minha estante
Já viu o filme??

Ana Letícia Brunelli 17/12/2017minha estante
Sim, fui assistir logo em seguida de ler.

Geane.Gouvea 26/12/2017minha estante
O que achou???

Ana Letícia Brunelli 26/12/2017minha estante
Olá Geane. Eu gostei do filme, a atuação da Michelle Pfeiffer no final me emocionou, mas eles mudaram umas tantas coisas em relação ao livro. Mas, cinema é sempre uma adaptação, nunca será totalmente fiel.

matheus.martinazzi 24/07/2021

?????????
MEU DEUS DO CÉU
nn esperava o final, técnica acertei metade do assasino, o livro é muito descritivo, no meio do livro talvez vc fique pensando ?mas q q isso te haver? mas dps tudo faz sentido amei !!!!
Padfoot 24/07/2021minha estante
pft né?

nossaaaq

ssss

eu amei o livro

Padfoot 24/07/2021minha estante
os livros dela são mto bons
recomendo ler "um corpo na biblioteca" é outro com um plot-

Rúbia 17/12/2016

Combo – Resenha + Notícia: Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie
Heey, lovelies ^^

Farei a resenha toda na base do suspiro, porque como eu disse nesse post, Assassinato no Expresso do Oriente é o melhor livro do gênero que já li.

Estava eu no quinto período da faculdade quando um inusitado professor nos pediu para ler O Assassinato. Na época eu nunca havia lido Agatha, apesar de já conhecê-la. Onde eu estive nesses 20 anos de vida que não havia lido nada da mestra? Também não sei.

Triste foi o tamanho da minha relutância. Mal sabia eu…

É isso que você encontra na contracapa (pelo menos da minha versão):

“Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.

O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.”

screenshot_2016-12-12-12-22-571

Hercule Poirot é um detetive belga, bem extravagante e nada bonito, como podemos notar no seguinte parágrafo:

“O despachante aproximou-se dos dois homens. O trem ia partir, avisou. Melhor o senhor subir. O homem pequeno tirou o chapéu, mostrando uma cabeça oval. Apesar de suas preocupações, Mary Debeham sorriu. Um sujeito ridículo, aquele. O tipo de homem que ela jamais consideraria seriamente.”

Personagem principal de muitos dos livros de Ágatha, M. Poirot é requisitado a resolver um misterioso crime no Expresso do Oriente: um dos passageiros havia sido morto com uma série de facadas. Acontece que na noite anterior M. Ratchett, o falecido, procurara o detetive para ajudar com sua segurança, pedido este que Hercule rejeitou.

Te espero no blog para terminar de ler;
BEijinhos =*

site: http://tmlqa.com.br/combo-resenha-noticia-assassinato-no-expresso-do-oriente-agatha-christie/
Jean 17/12/2016minha estante
adoro!

Jean 17/12/2016minha estante
já leu "O caso dos dez negrinhos"?

Erick Damaceno 18/12/2016minha estante
Eu sempre quis ler, mas ainda não sai do "sempre quis". Kkk

Rúbia 18/12/2016minha estante
Jean, também adoro Agatha. Essa mulher é um poço fundo de criatividade do mal rs
Ainda não. Eu assisti a microssérie que mencionei no post que é baseada nesse livro. E tô mais curiosa ainda para lê-lo.

Rúbia 18/12/2016minha estante
Erick, leia, amado! rs Não se arrependerá, isso eu te garanto.

visionsofyas 19/08/2020

segundo contato
Foi o primeiro livro dela que eu li com o Poirot e confesso ter ficado confusa com a quantidade de personagens e as falas em francês. É uma boa obra, mas acho que pecou no desfecho também. A Agatha é ótima, mas esse não é um dos melhores livros dela.
Yvan 19/08/2020minha estante
Tive essa impressão tb

visionsofyas 19/08/2020minha estante
Fico feliz por não ter sido a única a pensar sobre, esse livro tem um hype muito grande

Lorena Sousa 23/08/2020minha estante
oi, tive a mesma impressão! levei um bom tempo pra saber quem era quem na história e o desfecho poderia ter sido melhor, gostei bem mais de morte no nilo

visionsofyas 23/08/2020minha estante
comecei morte no nilo esses dias e tô gostando mais, parece que vai ter um desfecho melhor do que expresso do oriente

visionsofyas 23/08/2020minha estante

Duda | MiguriGeek 11/01/2021

Era um livro que eu sempre tive vontade de ler, mas, não sei o motivo, na minha cabeça essa seria uma leitura difícil e demorada kkkk
É um livro super rápido e que te prende a atenção do começo ao fim.
Como já tinha visto muitas pessoas falando que não conseguiram adivinhar o assassino eu nem tentei muito haha
Danilo.Queiroz 11/01/2021minha estante
É o primeiro livro dessa autora que você leu? Nunca li nada dela, acha que seria uma boa começar por esse?

Duda | MiguriGeek 11/01/2021minha estante
Foi o primeiro sim
Morria de curiosidade pra ler algo dela e esse me prendeu bastante

Danilo.Queiroz 11/01/2021minha estante
Vou tentar encaixar na meta de leitura! Hahaha
Valeu Duda! ;)

Duda | MiguriGeek 11/01/2021minha estante
Depois me conta se gostar ?

Falo sim!

Portela 30/03/2022

"O que exatamente está acontecendo com este trem? Está me parecendo um hospício"
O Assassinato no Expresso Oriente é o primeiro livro que leio da Agatha Christie e primeiro desse gênero. É uma leitura ótima, muito leve e fluida. Não foi uma história que me deixou viciado nela, mas me prendeu bastante. Conforme a trama se desenvolve, dá mais vontade de saber o que aconteceu.

Uma coisa que me deixou um pouco perdido, mas aí já é algo pessoal, foi a quantidade de informações. Confesso que até um certo ponto estava tentando adivinhar quem era o culpado do assassinato, então fiquei meio paranoico com qualquer informação que aparecia (nomes de locais, nomes das pessoas, nacionalidades, acontecimentos) para tentar chegar a alguma conclusão. Por esse motivo, fiquei um pouco confuso, mas nada que atrapalhasse o entendimento geral do livro. Depois, eu decidi parar de tentar adivinhar e deixei o detetive do livro prosseguir com a investigação kkkkkk.

Uma coisa que me deixou meio encucado e surpreso foram alguns comentários xenófobos dos personagens, as nacionalidades são muito estereotipadas. Mas quando eu vi que o livro foi escrito em 1934, a surpresa passou um pouco porque era um tipo de pensamento muito comum na época. Nada que estrague o livro.

Não fiquei cativado pelo estilo e não pretendo ler muitos mais livros da autora, apenas tenho um em mente porque me foi recomendado por mais de uma pessoa (E Não Sobrou Nenhum). Recomendo a leitura do livro resenhado para entretenimento e para passar o tempo.
Eber Lucas 30/03/2022minha estante
Sempre que leio livros de investigação assim tento adivinhar tbm, mas nesse foi bem difícil Kkkkkk
Como vc disse muitas informações e um raciocínio difícil de seguir
Mas o final me surpreendeu muito fiquei perplexo por um dia inteiro kkkkkkkk

akame7 30/03/2022minha estante
falou tudo

caspaeletrica 30/03/2022minha estante
você falando que não vai ler mais livros dela ??

Portela 30/03/2022minha estante
@Eber Lucas também achei o final surpreendente, já não tava mais enxergando saída pro caso kkkkkkkk

Portela 30/03/2022minha estante
@arthur desculpaaaaa não foi de propósito kkkkkkkkk
Vou ler sim, mas só alguns. Não vou virar fã dela, vou ler os mais conhecidos/melhores kkkkk

Ezequias 03/08/2021

Um livro espetacular, achei muito inteligente a construção dos casos, em alguns momentos eu achei que a autora essa enrolando a história, mas quando chegou na terceira parte eu percebi que tudo foi friamente calculado para aquele final topzera!!!!!

Ps: Recomendo muito!
mimi 03/08/2021minha estante
Para vc qual o melhor da autora?

Italo 03/08/2021minha estante
Olha @mimi, estou lendo "E não sobrou nenhum" da Agatha Christie, e muitos dizem ser o melhor dela, n posso dizer quanto aos outros pq n li, mas pra mim "E não sobrou nenhum" é INCRÍVEL, DE VDD, SUPER RECOMENDO!

mimi 03/08/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkk obrigada pela recomendação,irei ler agora mesmo

Ezequias 03/08/2021minha estante
Então @mimi, até então esse é meu favorito, mas estou lendo Os crimes ABC e estou gostando bastante, então já vou recomendar também kkkkk

isa 05/06/2021

Será que entendi um pouco direito?
Infelizmente peguei pra ler em uma hora péssima, pois fiquei doente e só consegui terminar o livro muito depois que comecei a lê-lo, o que definitivamente não funcionou bem na leitura. Constantemente tinha que voltar pra lembrar dos nomes, das nacionalidades, quem era quem, mas a edição que li tinha um gráfico do trem e uns resumos bons das anotações de Poirot, então nesse ponto, apesar de cansativo, foi bem ok. O final não entendi muito bem, o que deu afinal??? Ficou parecendo que faltou página, uai...
Porém, com certeza, lerei outras obras da Agatha e, quem sabe, farei uma reeleitura dessa mesmo, pois sinto que perdi o feeling, já que é uma escrita bem fluida, objetiva e fácil de ler, e arrastei por mil anos.
Pra época que foi escrito, é de tirar o chapéu mesmo, hein? E vou procurar o filme pra assistir tbm. No mais, Agatha lançou a braba!
Maygeek7 05/06/2021minha estante
Ler de novo, pois esse é um das melhores histórias da Agatha.

isa 06/06/2021minha estante
Tava pensando em ler algum outro antes, tipo corpo na biblioteca ou e não sobrou nenhum. mas vou esperar um pouco pois essa ainda ta mt recente na memoria hehehe

juhcolucci 07/06/2021minha estante
*SPOILER*

psee eu fiquei mto na dúvida do q aconteceu com os 12 culpados, tive a mesma sensação que você, pareceu q foi ?certo? oq eles fizeram por isso q o detetive meio q n denunciou.

Maygeek7 07/06/2021minha estante
Foi uma vingança. Por um crime banal. Por isso foi certo

Mariana.Scolforo 06/03/2020

Ótimo livro! A autora consegue construir uma trama inteligente e criativa. Super indico!
SueSouza 06/03/2020minha estante
Adoro esse livro. Vamos ler ele no projeto da Agatha em abril

Mariana.Scolforo 10/03/2020minha estante
Eu estou "descobrindo" a autora recentemente. E gostando

SueSouza 10/03/2020minha estante
Eu acho ela ótima, tem uns livros que são lentos, mas outros são maravilhosos. Vamos ler O cão da Morte esse mês dela, caso queira participar

Mariana.Scolforo 25/03/2020minha estante
Eu não tenho este ainda... :(

Okaywinx 23/07/2021

Não vou falar sobre o mistério pq sinceramente acho que todo mundo se surpreende com esse final, não tem como você adivinhar.
Mas acabou que o desenvolvimento de alguns personagens não foi tão legal, poderiam ter se aprofundado mais pra podermos nos conectar a eles, mas o livro é sobre mistério então nesse mérito, tá de parabéns pq olha...
lio 23/07/2021minha estante
eu assisti o filme e fiquei que nem uma idiota vendo o final KKKKKKKK

Okaywinx 24/07/2021minha estante
NOSSA SIM

Okaywinx 24/07/2021minha estante
Eu me senti completamente palhaça

nat 24/07/2021minha estante
eu n esperava nunca esse final KKKKKJJJKKKJ

Paula.Vergilio 14/02/2020

Bom, mas não é o meu preferido da Agatha
Provavelmente um dos livros mais conhecidos de Agatha Christie, o Assassinato no Expresso do Oriente é um romance policial com o famoso detetive Hercule Poirot. Na estória, como o título do livro sugere, ocorre um assassinato no luxuoso Expresso do Oriente e cabe ao famoso detetive desvendar o caso. Apesar de muito conhecido e com várias adaptações para o cinema, o livro não é o meu preferido da autora. Achei que os personagens foram pouco trabalhados e acabaram se misturando entre si na trama. Ademais, alguns fatos ocorrem muito rapidamente e achei que algumas conclusões de Poirot foram um tanto surreais. Claro, talvez eu não esteja usando minhas "células cinzentas" como deveria, como diria Poirot, mas senti falta da engenhosidade e do detalhamento que tanto me fascinam na escrita de Agatha Christie. A leitura vale a pena, principalmente por ser uma obra tão conhecida da autora, mas certamente não é a mais indicada para os iniciantes na Agatha.
Brendinha 14/02/2020minha estante
Qual é a sua leitura preferida da Agatha?? Caso uma pessoa nunca tenha lido Agatha, qual seria a leitura ué você recomendaria para essa pessoa?

Paula.Vergilio 14/02/2020minha estante
Oi Brê! Meu livro favorito da Agatha é "e não sobrou nenhum", que certamente é o que recomendo para quem nunca leu nenhum livro da Agatha. Ouso até dizer que quem não gosta desse livro, não gosta do estilo da Agatha. Contudo, ele não tem nenhum dos famosos detetives das histórias da Agatha. Dentre os livros que tenham os famosos detetives, eu recomendo "morte no Nilo".

Brendinha 15/02/2020minha estante
Nossa Paula, muito obrigada. Eu só li Agatha uma vez e foi justamente pelo expresso no oriente e me desapontei, porque ela é uma autora extremamente famosa pelos seus mistérios em livros. Mas bom saber que apenas escolhi o livro errado para começar, lerei esses dois que você indicou, muito obrigada pela resenha sobre o expresso no oriente que devo dizer que está impecável e pelas indicações, lerei sim. Brigadão

Paula.Vergilio 15/02/2020minha estante
Ah, que linda! Imagina, Brendinha. Espero que você tenha uma experiência melhor com a Agatha. Boas leituras!

AnaJu76 29/07/2021

UAU, q livro maravilhoso, eu não achava que seria tão bom assim, eu surtei ao ver que minha teoria tava certa, primeira vez que eu acerto alguma coisa, a escrita é super gostosa de ler, me prendeu muito, Agatha Christie saiba que você é genial.
xelaoloc 29/07/2021minha estante
a Rainha do Crime me surpreende cada vez mais, esse livro foi fantastico

AnaJu76 29/07/2021minha estante
Perfeito demaiis

Maju 29/07/2021minha estante
Nossa, como assim você conseguiu acertar o final? Eu fui pega completamente de surpresa!

AnaJu76 29/07/2021minha estante
Eu nem sei como tbm amg, nunca acertei nada KAKAKA