Assassinato No Expresso do Oriente

Agatha Christie

Resenhas - Assassinato no Expresso do Oriente

jinrmance 19/09/2023

M'a surpris
O início foi um pouco confuso mas acredito que seja porque não estou familiarizada com a escrita da Agatha Christie, me recomendaram começar por esse então comecei.
Apesar disso me acostumei rapidamente à escrita do livro e me confortei com ela também:) é uma história não muito longa que te deixa ansioso para os próximos acontecimentos, o Poirot (detetive do livro) é muito perspicaz. O crime também é muito bem detalhado!
Quanto mais fui lendo mais imersa fiquei, é um livro que você fica ansioso para ver os próximos acontecimentos ou a solução do caso, tem muitos plot twist de qualidade que me surpreenderam e foram muito bons!
Em geral é um ótimo livro, a única coisa que não me agradou foram alguns personagens xenofobicos e o fato de terem levado em conta a etnia das pessoas para resolverem um caso criminal, o que não pode ser aplicado nesse livro em si.
Nunes95 22/09/2023minha estante
sse foi um o segundo livro que li dela e lembro que não gostei muito do final (li em 2020), mas pretendo reler ele

Nunes95 22/09/2023minha estante
A Agatha é uma diva, recomendo ler o mistério dos sete relógios (meu fav dela até agora, amo muito?

jinrmance 23/09/2023minha estante
esse foi o primeiro que eu likkk, me recomendaram começar por esse.
e eu já ouvi falar do mistério dos setes relógios! fiz um teste no buzzfeed de recomendação de livros dela e aí saiu esse ai?

jinrmance 23/09/2023minha estante
vou ver se acho na biblioteca?

jinrmance 23/09/2023minha estante
eu até que gostei do final mas não gosto da xenofobia que ela coloca na obra, tem umas polêmica aí sobre ela ser antissemita ai nem me surpreende

Nunes95 23/09/2023minha estante
Já reparei alguns comentários assim em outros livros dela e isso me incomoda um pouco tbm, mas tento levar em consideração a época (apesar de achar que a editora podia tirar essas partes, mas nem sei se pode

jinrmance 24/09/2023minha estante
acho que não dá pra modificar porque aí teria que mudar o livro inteiro?mas já censuraram uma parte de um livro dela em que ela soltava um comentário antissemita

Nunes95 24/09/2023minha estante
Eita. Mas pelo menos isso né ?

Pavozzo 22/03/2021

Realmente, a "Rainha do Crime".
Instigante, foi a mesma emoção de quando li há mais de uma década (felizmente eu tinha esquecido completamente o final).

A cada novo depoimento, uma interrogação: levantava-me e tentava raciocinar junto ao detetive para tentar descobrir a autoria do crime.

Texto gostoso de se ler, adorei os diversos trechos mantidos em francês e o humor sutil. A edição também está muito bonita e possui algumas curiosidades.

Ansioso pelos próximos =) ^.^ S2
Rafael.Assumpcao 22/03/2021minha estante
Eu vou reler "Um estudo em vermelho", a primeira história de Sherlock Holmes. Aconteceu o mesmo comigo. Li há 20 anos, lembro de alguns detalhes, mas não lembro o final.

Pavozzo 22/03/2021minha estante
@Rafael.Assumpcao Pretendo ler muita coisa do Sherlock também! (este citado inclusive). Seguirei atento para saber o que você vai achar da sua releitura.

Rafael.Assumpcao 22/03/2021minha estante
???

Ique 23/03/2021minha estante
O final é surpreendente, pelo menos eu não esperava q fosse assim, muito bem bolado! Legal q Agatha cita esse livro em outras obras tbm

Pavozzo 23/03/2021minha estante
@Ique É sim! Mas sabe que eu estava suspeitando de ser o que acabou sendo... (juro que não lembrava mais! - talvez uma reminescência?).

Legal que ela cita o mesmo em outras obras, não vejo a hora de ler.

Dougmage 24/03/2021minha estante
Agatha é incrível! Estou para ler Nêmesis. Em breve posto algo sobre

Pavozzo 24/03/2021minha estante
@Dougmage Posta sim! São tantos livros da Agatha que eu nem sabia da existência desse... ?

Francisco Fitzgerald 09/02/2020minha estante
Até que eu gostei, mas ao final da leitura eu não sabia se eu fazia poker face ou se ficaria a ver navios! Ela me pegou de surpresa também e fiquei sem saber o que pensar. KKK ^^

Janine.Oliveira 10/02/2020minha estante
achei falta de respeito com a inteligência do leitor, como ela pode subestimar tanto a tolerância do leitor a engolir uma estória dessa?

Francisco Fitzgerald 10/02/2020minha estante
Ficou estranho, né? =)
Porém, acredito que o fato de todos os passageiros serem os assassinos do romance é o grande charme da história, pois ao longo da leitura, vamos duvidando de todos, mas sempre encontramos um beco sem saída. Sabe um livro o qual não conseguiu me conquistar do começo ao final? "O Menino de Pijama Listrado"... é mais "nosense" que já li até hoje - morro de vergonha de dizer que já li aquilo. Muito fora da realidade... ^^

Francisco Fitzgerald 10/02/2020minha estante
Ficou estranho, né? =)
Porém, acredito que o fato de todos os passageiros serem os assassinos do romance é o grande charme da história, pois ao longo da leitura, vamos duvidando de todos, mas sempre encontramos um beco sem saída. Sabe um livro o qual não conseguiu me conquistar do começo ao final? "O Menino de Pijama Listrado"... é mais "no sense" que já li até hoje - morro de vergonha de dizer que já li aquilo. Muito fora da realidade... ^^

Janine.Oliveira 11/02/2020minha estante
eu amo o filme. agora esse livro da Agatha uma bosta total.

Francisco Fitzgerald 11/02/2020minha estante
Entendo o sentimento! KKK =)

Sofia.Cerbasi 30/09/2023

Genial
Fiquei impressionada com o quanto esse livro é bom! Definitivamente se tornou um dos meus preferidos da Agatha. A história é toda interligada, fiquei envolvida até a última página.O Poirot brilhou muito nesse livro (como sempre). Eu já conhecia o plot porque assisti ao filme, mas o livro é infinitamente melhor!
Lincoln28 30/09/2023minha estante
Caso não seja que nem eu: gosto de diversificar leituras e não ler sequências de livros de mesmo gênero... dê uma oportunidade para "O Mistério dos Sete Relógios". o/

Sofia.Cerbasi 01/10/2023minha estante
Dei uma olhada na sinopse, parece ser bem interessante.

Caio657 01/10/2023minha estante
Sou doido pra ler esse livro

Sofia.Cerbasi 01/10/2023minha estante
É muito bom!

Fernando 19/10/2023minha estante
Esse é o melhor caso do Poirot.

Sofia.Cerbasi 19/10/2023minha estante
É muito bom!

Lucas 17/01/2019

Astúcia e criatividade: Os principais atributos de um romance policial acima da média
O passar das décadas sempre é capaz de gerar relevantes mudanças no que se entende por literatura. Há muitos segmentos "momentâneos", que surgem no gosto popular e desaparecem com a mesma velocidade com que chegaram. Tal dinamismo, que possui um forte viés comercial, pode afastar novos leitores; nem todos possuem a personalidade ideal para desfrutar de determinado "boom" literário e acabam, por isso, vendo o ato de ler como algo totalmente diferente do que ele realmente é: um ato de prazer que hipnotiza, na maioria das vezes, saudavelmente.

A mesma mutação literária acelerada gerada pelo passar dos anos acaba por ensinar que apenas dois tipos de literatura são as mais eficazes em fisgar e prender novos leitores: o romance policial e a fantasia. Tal ponto é corroborado pela preponderância de livros desse tipo em recomendações de obras que fazem o indivíduo gostar de ler, e, no caso mais eficiente e até saudável, tornam a leitura um hábito. Outro aspecto que justifica essa dominância surge do alto grau de associação que ambos os tipos de literatura são capazes de causar: enquanto o romance policial se constrói a partir do mistério, que prende a atenção do leitor em torno deste, a fantasia atua de forma mais sensível na imaginação, no encantamento, que também acabam por seduzir quem ainda não vê a leitura como um hábito (como as crianças recém-alfabetizadas, por exemplo).

Se J.R.R Tolkien (1892-1973) e C.S. Lewis (1898-1963), respectivos criadores das sagas O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia, são os grandes símbolos da fantasia literária do século XX, a inglesa Agatha Christie (1890-1976) é quem melhor traduziu o encantamento do romance policial no gosto dos leitores: seus mais de oitenta trabalhos, todos permeados por mistério e obscuridades, são uma prova disso.

Na verdade, todo o que cerca Agatha Christie é pomposo: estima-se que quase 4 bilhões de livros seus já foram vendidos. Seu livro mais famoso, E Não Sobrou Nenhum (também conhecido no Brasil como O Caso dos Dez Negrinhos, de 1939) teve mais de 100 milhões de cópias vendidas. Tudo isso faz dela a pessoa que mais vendeu livros no século XX e faz com que, também estima-se, Christie esteja apenas atrás da Bíblia Sagrada e das obras do seu conterrâneo William Shakespeare (1564-1616) em termos de livros comercializados.

Em Assassinato no Expresso do Oriente (1934), a autora explora seu principal protagonista: o detetive Hercule Poirot, personagem principal de praticamente metade dos romances de Christie. A história começa com a sua viagem de volta à Londres, saindo de Istambul por meio do chamado Expresso do Oriente, uma linha de trem que ligava o extremo leste europeu à Europa Ocidental (atualmente, essa linha não existe de forma contínua, mas por volta da década de 1930, que é quando se passa a narrativa, ela era popular). No meio de um rigoroso inverno, a narrativa acompanha a viagem, interrompida na antiga Iugoslávia por uma forte nevasca e marcada por um assassinato cruel, na qual todos os passageiros são suspeitos. Poirot, naturalmente, se incumbe de tentar desvendar o crime, e é por meio dele que o leitor perceberá a genialidade da autora em descrever os fatos, sempre deixando uma pequena "nuvem de dúvidas" que aos poucos vai se dissipando.

Como todo excelente romance policial, Assassinato no Expresso do Oriente é instigante e torna-se ainda mais curto por isso (a linda edição da editora HarperCollins possui menos de 200 páginas), já que é impossível que o leitor deixe a obra de lado por muito tempo. Tudo isso é provocado pelos já mencionados mistérios que cercam a identidade do assassino e pelos detalhes que vão sendo desnudados pela narrativa. Estes são tantos e tão inteligentes que, várias vezes, o leitor retornará nas páginas para identificar tal "mecanismo" que apenas Poirot percebeu. E a solução do crime é revelada apenas nas últimas cinco ou seis páginas e, outra característica marcante de um romance policial diferenciado, traz a sensação de ser algo óbvio. Christie "brinca" com os seus leitores ao construir um desfecho bem do tipo "como eu não pensei nisso antes?".

Sob um ângulo mais prático, a autora fez aqui uma contundente análise moral a respeito de um caso de assassinato brutal. Christie se baseou no chamado Caso Lindbergh, que chocou os Estados Unidos na década de 1930, para amarrar a narrativa do Assassinato no Expresso do Oriente. Tal caso foi o sequestro de uma criança que, mesmo após o pagamento do resgate, foi cruelmente assassinada. A questão moral que a escritora faz aqui é a da possível (ou não) justificativa para a execução de um fugitivo que esteve envolvido em um crime tão bárbaro. A justiça pelas próprias mãos é motivo de grandes discussões durante a narrativa e por isso é um elemento fundamental que coloca todos os doze passageiros do trem em suspeita e auxilia na resolução do caso.

Assassinato no Expresso do Oriente não é robustamente literário, nem serve para relatar e analisar um contexto histórico. É uma obra que entretém, com um texto leve, infestado de diálogos e que traz uma empatia natural a qualquer tipo de leitor (especialmente os recém-chegados ao hábito da leitura). É uma pequena amostra da genialidade de Agatha Christie, que com seus mistérios, enigmas e muita astúcia, construiu uma morada sólida entre os grandes escritores do século XX.
Peregrina 17/01/2019minha estante
Lucas, você já leu E não sobrou nenhum da Agatha Christie?

Lucas 17/01/2019minha estante
Ainda não, Enza. Sempre quis conhecer a srª Christie por meio de E Não Sobrou Nenhum, pois já sabia da "fama" dele. Deverá ser o próximo que lerei dela, de todo modo. :)

Nath 17/01/2019minha estante
Bela resenha, Lucas. Eu sempre quis ler a Agatha também, mas são tantos livros dela.. não sabia por onde começar rs :) Sua resenha me instigou a dar uma chance ao Assassinato no Expresso.

Lucas 17/01/2019minha estante
É uma boa começar por este, Nath, especialmente se você não tinha assistido à adaptação cinematográfica, como eu. É inteligentemente instigante, da primeira à última página. :)

*tenha

Thiago275 22/01/2019minha estante
Achei sua resenha incrível. Acho que você vai gostar muito de E Não Sobrou Nenhum, que merece o título de obra prima da autora. Recomendo também Os Crimes ABC, um livro em que Agatha me enganou direitinho!

natiimartinello 14/10/2022

Livro com a cara do jogo Detetive
Primeiro livro que li da Agatha Christie, me fez querer ler tudo o que ela publicou. Pra quem tem medo de violência muito explícita, mas adorava jogar Detetive, é o livro perfeito. E que final foi esse, Brasil?! Jamais haveria acertado!
Jordi el nino 14/10/2022minha estante
Muito bom , primeiro meu tbm mas experiência mesmo sensacional e morte no Nilo.

natiimartinello 14/10/2022minha estante
Eu tambem preferi Morte no Nilo (Linnet perfeita), mas tive dificuldades com o início. Ainda assim, também prefiro Morte no Nilo haha

Jordi el nino 14/10/2022minha estante
As adaptações pro cinema tbm ficaram perfeitas

Jordi el nino 14/10/2022minha estante
Já que vc gosta desse tipo de enredo e mistério fica a dica tanto do livro quanto do filme "entre facas e segredos "

natiimartinello 14/10/2022minha estante
Ja assisti ao filme. Mas vou colocar o livro na lista! Obrigada pela dica ;D

De nada disponha @natiimartinello

Lais544 05/12/2020

Uma história muito bem pensada, personagens misteriosos, um detetive e um cruel assassinato.
Cheguei às últimas páginas do livro sem fazer ideia de quem seria o assassino. A única certeza que temos é que ele está dentro do trem, mas quem ele é, se é homem ou mulher, isso não foi uma tarefa fácil de descobrir.
Paulo 05/12/2020minha estante
Concordo com você, este livro é ótimo e o final é sensacional! Já assistiu o filme baseado no livro?

Lais544 05/12/2020minha estante
Não ainda

Yndi 05/12/2020minha estante
Acho q o detective nunca bateu tanta cabeça com um caso como bateu com esse! O final me surpreendeu muito n esperava q todo estivessem envolvidos fico besta com cada obra q leio da agatha

Pri 06/12/2020minha estante
Esse livro é incrível!!

Lukita 08/12/2020minha estante
Aí esse é meu favorito dela

Ninha 09/12/2020minha estante
Estou com muita vontade de lerrrr, está na minha wish list!

visionsofyas 19/08/2020

segundo contato
Foi o primeiro livro dela que eu li com o Poirot e confesso ter ficado confusa com a quantidade de personagens e as falas em francês. É uma boa obra, mas acho que pecou no desfecho também. A Agatha é ótima, mas esse não é um dos melhores livros dela.
Yvan 19/08/2020minha estante
Tive essa impressão tb

visionsofyas 19/08/2020minha estante
Fico feliz por não ter sido a única a pensar sobre, esse livro tem um hype muito grande

Lorena Sousa 23/08/2020minha estante
oi, tive a mesma impressão! levei um bom tempo pra saber quem era quem na história e o desfecho poderia ter sido melhor, gostei bem mais de morte no nilo

visionsofyas 23/08/2020minha estante
comecei morte no nilo esses dias e tô gostando mais, parece que vai ter um desfecho melhor do que expresso do oriente

visionsofyas 23/08/2020minha estante

Idma 01/02/2021

Ainda estou decidindo se gostei ou não. Sabe aquele final tão surpreendente que te deixa "a ver navios"?! Então, é o caso?????
Bryan.Caratti 03/02/2021minha estante
Penso o mesmo. Mas eu já esperava só não achava que fosse acontecer

Idma 03/02/2021minha estante
???sendo bem sincera, eu não esperava kkkk Tava com a mente à mil pensando em como ele resolveria tudo

Bryan.Caratti 03/02/2021minha estante
Eu estranhei quando a Agatha nos mostrou que o trem estava lotado e isso não era comum para aquela época do ano. Quando ocorreu o assassinato eu desconfiei de várias pessoas mas não achava que todas eram culpadas... Até que começou a parte dois e vi que muitos ali possuíam ligações com a "vítima". Mas não acreditava ser possível. Eu pensava: ou era uma pessoa desconhecida ou todos os passageiros. Se havia um falso funcionário e eles não haviam encontrado só poderia ter fugido. Mas como fugir naquela nevasca? A não ser que estejam encobrindo ele. Quando cheguei no final e descobri os culpados não acreditei. Fiquei ainda mais surpreso com a decisão que ele tomou no final. Uau.

Idma 04/02/2021minha estante
Uau!!? Queria ter metade dessa dedução kkk uma hora chego lá

Bryan.Caratti 04/02/2021minha estante
Foi a primeira vez que isso aconteceu ???

isabella 14/12/2020

Um dos mais conhecidos livros da Agatha e o detetive favorito de muitos: Poirot.
Como sou fã de carteirinha da Agatha, achei o livro ótimo KKKKKKKKK, porém esperava um pouco mais, por conta da fama que ele têm. Não acho que seja um dos melhores dela.
Ellen256 14/12/2020minha estante
Sabia que tem filme?

Amanda.Cavalcanti 14/12/2020minha estante
Eu quero ler esse depois do E não sobrou nenhum. Já leu?

isabella 15/12/2020minha estante
Sei sim Ellen, mas nunca parei pra assistir KKKKKKKKKKK

isabella 15/12/2020minha estante
Oi Amanda, já li sim, é um dos meus favoritos! Foi o primeiro livro da Agatha que eu li

Amanda.Cavalcanti 15/12/2020minha estante
Ah que legal! Eu acabei de comprar, vai ser o primeiro dela que vou ler também ??

Duda | MiguriGeek 11/01/2021

Era um livro que eu sempre tive vontade de ler, mas, não sei o motivo, na minha cabeça essa seria uma leitura difícil e demorada kkkk
É um livro super rápido e que te prende a atenção do começo ao fim.
Como já tinha visto muitas pessoas falando que não conseguiram adivinhar o assassino eu nem tentei muito haha
Danilo.Queiroz 11/01/2021minha estante
É o primeiro livro dessa autora que você leu? Nunca li nada dela, acha que seria uma boa começar por esse?

Duda | MiguriGeek 11/01/2021minha estante
Foi o primeiro sim
Morria de curiosidade pra ler algo dela e esse me prendeu bastante

Danilo.Queiroz 11/01/2021minha estante
Vou tentar encaixar na meta de leitura! Hahaha
Valeu Duda! ;)

Duda | MiguriGeek 11/01/2021minha estante
Depois me conta se gostar ?

Falo sim!

HalanaC 03/07/2021

Ótimo
Não consegui desvendar o caso, porém achei a solução bem legal, tantos nomes me confundiram muitoo. É o primeiro livro da Agatha que eu leio e achei a escrita dela muito leve e fácil de acompanhar. O livro é muito bom, pretendo ler outros.
Nicole.Coelho 04/07/2021minha estante
AMOOOOO eu só descobri pq eu lembrei de Elite

Nicole.Coelho 04/07/2021minha estante
Vai ler um corpo na biblioteca

Nicole.Coelho 04/07/2021minha estante
o morte no Nilo demora demaisssss to quase na página 100 e nada de ninguém morrer, que livros policiais são esse ??

HalanaC 04/07/2021minha estante
Eu fiquei perdidaaa

HalanaC 04/07/2021minha estante
Dps eu leio os outros

matheus.martinazzi 24/07/2021

?????????
MEU DEUS DO CÉU
nn esperava o final, técnica acertei metade do assasino, o livro é muito descritivo, no meio do livro talvez vc fique pensando ?mas q q isso te haver? mas dps tudo faz sentido amei !!!!
Padfoot 24/07/2021minha estante
pft né?

nossaaaq

ssss

eu amei o livro

Padfoot 24/07/2021minha estante
os livros dela são mto bons
recomendo ler "um corpo na biblioteca" é outro com um plot-

Ana Letícia Brunelli 06/12/2017

Posso dizer que Agatha Christie marcou minha infância. Não que eu tenha lido algum livro dela naquela época, mas porque cresci ouvindo meus pais falando de suas histórias, e na estante de casa havia vários livros dela. Com o tempo os livros se foram, e eu acabei não lendo nenhum.
Agora, por causa do lançamento do filme nos cinemas, resolvi dar uma chance a ela e ler sua obra mais famosa.
Achei o texto bem desafiador, pois exigiu de mim atenção aos detalhes, memória e raciocínio. Tarefa na qual eu acho que não me sai muito bem. Não por não ter desvendado o final antes, pois acredito que esse feito é para poucos, mas porque me dei conta do quanto minha atenção e memória são falhas e superficiais. Vou precisar ler mais Agatha Christie para melhorar isso!
O enredo é cativante e inteligente, com personagens marcantes e muito bem descritos. O destaque é o detetive Poirot, que é o fio condutor da história com sua perspicácia, carisma e personalidade metódica.
É uma leitura que nos envolve a cada página, a cada novo elemento da investigação, nos levando a elaborarmos nossas próprias teorias, darmos nossos palpites e ficarmos ávidos por descobrir o final.

''Tudo foi armado como uma charada. Quanto mais se procurasse uma solução, mas as coisas se complicariam''.
Geane.Gouvea 17/12/2017minha estante
Avalia em quantas estrelas?? Já viu o filme??

Geane.Gouvea 17/12/2017minha estante
Já viu o filme??

Ana Letícia Brunelli 17/12/2017minha estante
Sim, fui assistir logo em seguida de ler.

Geane.Gouvea 26/12/2017minha estante
O que achou???

Ana Letícia Brunelli 26/12/2017minha estante
Olá Geane. Eu gostei do filme, a atuação da Michelle Pfeiffer no final me emocionou, mas eles mudaram umas tantas coisas em relação ao livro. Mas, cinema é sempre uma adaptação, nunca será totalmente fiel.

Lidia Valverde 23/07/2021

Hercule Poirot é incrível
Sério que caso gostoso de ler, foi um dos mais rápidos que li, se não o mais rápido kkkkk

É impressionante como tudo acontece em um lugar tão pequeno com tantas pessoas. Poirot é um gênio, um detetive incrível e a forma como a Agatha Christie criou e desenvolveu seu personagem é sensacional.

Recomendo!
Cat 23/07/2021minha estante
amo o Poirot!!! Só li o Morte no Nilo, mas quero muiito ler esse ahahahahah

Lidia Valverde 23/07/2021minha estante
Leia sim, é muito bom. Morte no Nilo e esse são meus favoritos ?

Cat 24/07/2021minha estante
Vou sim hahahah! Eu tenho o livro! Aaa que legal ahahhahaha??

raigabrielg 19/11/2023minha estante
Pela sinopse me lembrou um episódio de Hora de Aventura kkkkkk

Lidia Valverde 19/11/2023minha estante
???