As duzentas mil situações dramáticas

As duzentas mil situações dramáticas Etienne Souriau

Resenhas - As duzentas mil situações dramáticas

Erico.Jose 19/01/2021

O mapa celeste astrológico das peças de teatro
A proposta do livro tem uma aparência inovadora: Falar sobre as forças dramáticas na cena teatral através dos signos astrológicos. E foi isso que me instigou a lê-lo. Após uma oficina de roteiro que coincidiu com o momento onde eu estava criando um podcast sobre o uso da astrologia para criar personagens, este livro me foi sugerido. Não é mesmo um livro indicado para quem é fã de astrologia, pois o autor apenas utiliza o simbolismo de alguns planetas ou signos para nomear as funções dramáticas. E é uma estratégia efetiva.

Outra questão que chama atenção é o título que faz pensar “Duzentas mil situações dramáticas?”. O autor mostra como que a partir de poucas unidades elementares você pode criar uma grande variedade de situações dramáticas. São especificamente 6 unidades elementares que se organizam e reorganizam gerando esse número gigante. O autor não se debruça sobre esse número, o que nem seria viável.

Quem já está acostumado com a linguagem da criação de roteiros e peças dramáticas vai conseguir enxergar em Leão a palavra protagonista. Em Marte, a palavra antagonista. E assim sucessivamente. Me parece que Etienne teve sucesso em sua abordagem, por que, por exemplo, diferencia o protagonista do ponto de vista privilegiado da história. Com sua abordagem, nem sempre o “Leão” será o ponto de maior importância focal da história.

O autor explica bem os conceitos e às vezes até se estende nas explicações. Passam-se páginas de um capítulo e você pensa que pouca coisa foi dita. Talvez o objetivo fosse ser bastante didático mesmo. Uma das questões que tive com o livro é que não sou um grande leitor de peças de teatro ou frequentador de peças famosas de teatro. Eu apenas assisto peças locais.

Por fim, o autor propõe uma espécie de linguagem astrológica muito efetiva para analisar o céu astrológico de cenas e peças de teatro. O mesmo conteúdo pode ser aplicado no trabalho de escritores literários que buscam estruturar as forças dramáticas de suas narrativas e também para escritores de roteiros que queiram pensar no jogo dramático entre seus persoanagens.