Nas Arquibancadas John Grisham

Resenhas - Nas Arquibancadas

Manu 11/08/2023

Enfadonho
Recebi esse livro de uma pessoa desconhecida por uma brincadeira no facebook. A intenção era presentar com um livro que a pessoa gostasse, mas acredito que a minha amiga secreta só queria de livrar dele. De qualquer forma, foi uma boa surpresa. Eu gosto muito do esporte e a leitura foi bem fluída. O autor escreve muito bem e ele consegue prender o leitor mais leigo sobre o futebol. Apesar disso, o enredo não tem nada de excepcional e eu esperava algo mais emocionante e complexo, e não tão morno.

Luisa575 16/07/2023

Mesmo com temas que eu não gosto (livros sobre amizade e reconciliação não são pra mim), o John Grisham consegue me prender e me fazer gostar da leitura

Marlonbsan 14/03/2023

Nas Arquibancadas
Eddie Rake, o treinador do time de futebol americano marcou a história de Messina e dos Spartans. Agora, próximo do fim de sua vida, vários de seus ex-alunos voltam para a cidade para relembrar suas histórias e como ele marcou a vida de cada um. Como é o caso de Neely Crenshaw, considerado o melhor quaterback da história dos Spartans.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos Neely, a linguagem é simples, mas há vários termos específicos de futebol americano que podem complicar a experiência e o seu entendimento.

Como sempre, não leio sinopse, então não sabia o que poderia vir desse livro, conheço o autor e gosto de seus livros, e esse apresenta um tema completamente diferente dos outros que li dele, que são focados no meio jurídico.

Temos uma história mais nichada para quem conhece o futebol americano, que não é um esporte que acompanho, então me senti um pouco perdido e até com baixo interessado em algumas descrições. Já que muito da dinâmica do livro se passa relembrando jogos, jogadas e acontecimentos que envolviam as partidas.

Mas o livro vai além disso, já que o foco também está no legado que o treinador Rake deixou para seus jogadores. Achei bem interessante a forma como o incentivo e o esporte moldaram aquelas pessoas.

Como havia contexto da época em que se passa a história, pude abrir concessões sobre algumas coisas mais delicadas que são tratadas, apesar de uma delas não achar necessário que fosse mencionado, por outro lado, apesar de não usar as melhores palavras, há uma inclusão
interessante já que não é comum ver isso nos esportes.

O que mais me agradou nesse livro, foi o clima de nostalgia que envolvia o ambiente, a vigília feita por aquelas pessoas, as conversas. Os discursos, demonstrando a importância de uma única pessoa para todos que estavam ali.

J. Silva 05/01/2023

Nas arquibancadas ?
Nas arquibancadas é um livro curto, com cerca de cento e oitenta páginas, escrito de forma simples e carregado de emoções e, que cujo tema central é o futebol americano, perdão e amizade.

Diferentemente dos livros de John Grisham que, na maioria das vezes, orbitam pelo mundo jurídico, em meio a processos, advogados, juízes, tribunais e injustiças, Nas Arquibancadas volta sua atenção a relação de uma cidadezinha com o adorado treinador de futebol Eddie Rake, que por mais de trinta anos treinou jogadores e moldou personalidades.

A trama foi muito bem construída, de forma que toda a narrativa se desenvolve em quatro dias, embora as lembranças dos garotos de Rake perambulem por toda a carreira do treinador.

Ademais, de se destacar que, a leitura é muito agradável porque, conquanto hajam termos técnicos e descrição de partidas, compreende-se muito bem aquilo que o autor buscou informar, sem que o desconhecimento dos fundamentos e regras do esporte estrangeiro sejam um empecilho.

No geral é um livro rápido, simples e emocionante, daqueles que te prendem a atenção, até o virar da derradeira página. É livro com lugar especial na minha coleção do autor.

Raissa Carolina 25/12/2022

Esperava uma história diferente
Li "O rei das fraudes" e "O advogado" há algum tempo e espera uma história semelhante, com algum processo ou questão jurídica envolvidos. A história é legal, é um livro bom de ler, mas esse esperava um texto mais complexo, com mais nuances... Achei bom, mas faltou algo pra deixar a história mais interessante! É estranho pra mim pensar em um grupo de adultos vivendo a sombra da figura de um treinador pelo resto da vida.

Leo Ximenes 05/12/2022

Nem o fato de que o John Grisham é um ótimo narrador. A história dos Spartans e do seu particular treinador, Eddie Rake, logo se torna um tanto previsível e a tradução/localização do texto é sofrível, especialmente para quem conhece futebol americano.

Soliguetti 30/07/2022

Meh
Ainda bem que John Grisham é um bom escritor. Apenas a sua eficiência como narrador é que torna "Nas Arquibancadas" suportável. Trata-se de uma história de perdão e redenção, que mais poderia ser resumida a um conto. Algumas partes preconceituosas me incomodaram bastante, acho que não têm mais espaço nos dias de hoje. Não é um livro de todo ruim, mas está muito longe de ser memorável.

Ana Paula FZ1 02/04/2022

Fazia um tempão que eu não lia nada do John Grisham, e nada do que eu li dele anteriormente é parecido com esse livro.

O autor é bem conhecido por escrever historias de tribunais, julgamentos, temas sobre advocacia e direito. Mas mesmo não sendo nesse universo a historia eu gostei bastante.
A escrita dele é boa, sem aquela linguagem rebuscada ou dificil de alguns autores que falam sobre tribunais, e isso faz a leitura fluir bem.

Essa e historia de Neely Crenshaw , um ex jogador de futebol americano que era o maior e o melhor do seu time no Ensino Medio, e volta à sua cidade natal depois de mais de 15 anos por conta da morte do seu antigo treinador, que atualmente ele tem certeza que odeia.

A historia toda é contada em 4 dias, onde os antigos companheiros do seu time e de outros se encontram e começam a expor suas historias com o treinador Rake. Neely tem certeza que odeia seu antigo treinador, mas à medida que outros antigos companheiros do seu time, e de outros ( mais antigos e mais novos ) contam mais sobre Eddie Rack, Neely começa a questionar os seus próprios motivos para odiar Rake.

E, por mais que fale muito de jardas, quarterbacks, regras, campo, achei a leitura leve, até interessante.

Gostei muito mesmo

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

andrade 22/12/2021

muito legal e diferente. nunca tinha lido nada desse autor, mas já decidi pegar outros dele para ler.

Renatinha 05/12/2021

Após muitos anos, com a morte iminente de seu ex-treinador, amigos se reúnem para aguardar sua morte e participar do velório do homem mais importante de suas vidas. Um livro de memórias, confissões, amizade, aceitação e perdão. Fatos esquecidos voltam à topna, lembranças são compartilhadas, os bons e maus momentos são revividos e o saudosismo parece fazer parte desses dias. Segredos são revelados, erros são passados à limpo. Leitura rápida, gostosa, refletiva e aconchegante. Um John Grisham diferente de todos que já li, mas bom como todo livro desse autor é!

Alex07 04/06/2021

Um livro bem diferente dos que já li do John Crisham , ou seja sem tramas , suspense , até que gostei é um bom livro para te tirar da ressaca literária.

Deise 18/05/2021

Nas Arquibancadas
Achei bacana o livro. Cheio de reflexões e de como as vezes o que fazemos achando que é o certo e para o bem, pode ser interpretado como um excesso, um erro ou até causar traumas, que se levam anos para serem discutidos e resolvidos.
Basicamente é o que se trata neste livro, sobre os métodos do treinador de futebol de Messina e as imposições e cobranças, feitas a seus "meninos" jogadores.

Bruna 15/04/2021

Péssimo!
Um dos piores livros que já li. Livro cheio de falas machistas, gordofobicas, homofóbicas...um verdadeiro desastre. Adoro futebol americano mas mesmo as descrições das jogadas são horríveis, sem nenhum atrativo literário. Um verdadeira perda de tempo essas 188 páginas ?

legal41 13/09/2020

Pior livro
Livro para quem gosta de futebol americano.. Considero pior livro do autor e olha que sou fã.