The Infinite Game

The Infinite Game Simon Sinek

Resenhas -

Rafael.Gomes 19/02/2021

Crítica ao pensamento de Milton Friedman
Excelente reflexão sobre os efeitos da teoria da primazia do acionista e sobre as práticas finitas do pensamento capitalista que se tornam abusivas e prejudiciais ao próprio capitalismo. Exorta o leitor a ter uma pensamento infinito e a buscar uma justa causa e um propósito para a visão empresarial. Trata ainda do companheirismo, da confiança recíproca e da ética (bem como de enfraquecimento ético). Achei bem mais profundo do que esperava. Ótima surpresa. Vale muito a leitura.

Trechos:

(...) precisamos de uma nova definição da responsabilidade dos negócios que se alinha melhor com a ideia de que os negócios são um jogo infinito. Uma definição que entende que o dinheiro é o resultado e não um propósito.

(...) autoengano que leva ao enfraquecimento
ético. A cada transgressão ética tolerada,
pavimentamos o caminho para mais e maiores
transgressões éticas. Aos poucos, mudamos as normas dentro de uma cultura do que é um
comportamento aceitável. "Se todo mundo está fazendo isso, então deve estar tudo bem."
Quando os líderes mantêm um foco excessivo
no jogo finito, essas ladeiras escorregadias
costumam ser perdidas ou deliberadamente ignoradas porque são muito lucrativas.

Danielle 15/02/2021

Recomendo
Adorei o capítulo 9! Muito realizador ver outras pessoas corroborando com minhas crenças pessoais.