Tarô: Simbologia e Ocultismo

Tarô: Simbologia e Ocultismo Nei Naiff

Resenhas -

Yuki.Suda 29/04/2024

Essencial!
Leitura essencial para tarologos, um dos livros sobre tarô que mais me prendeu e me fez aprender muito!

MahAndrade 28/12/2023

Desmistificando
É um livro bom, apesar da leitura ser lenta. Nei Naiff mostra toda sua trajetória de estudos em relação ao Tarô, esclarece alguns mitos, a simbologia... apresenta grandes personalidades, ao longo dos séculos, que tiveram o interesse pelo oráculo.

Vale a pena a leitura a título de curiosidade, mas confesso que os volumes 2 e 3 da trilogia me chamaram mais atenção.

Andy 13/07/2023

Festival de groselha ruim, com pitadas de egocentrismo.
Cheio de informações mal apresentadas para dar embasamento à rasa visão do autor, que afirma ser perda de tempo ter outras abordagens no estudo do Tarot, vendendo-se como aquele que trará uma direta visão da leitura do Tarot (que considera como válida apenas a divinatória e simbologista). O resultado dessa abordagem, no entanto, é fraco, raso e muito contraditório.
São 400 páginas de pouca informação realmente consistente, em que só vale o que o autor quer que valha. O autor "deturpa" e distorce a linha do tempo da suposta gênese do Tarot pra contar a história a seu modo, indo e vindo na cronologia, defendendo ferrenhamente um ou outro autor, e com os argumentos que ele considera válidos, desconsiderando outras visões e possibilidades, trazendo dúvidas que não existem, com perguntas e provocações sem sentido, além de deduções e generalizações que beiram o risível...
Nada se salva.
Se quer uma verdadeira história do Tarot, busque o livro de Isabelle Naldony. E para provar que é possível ter outras visões e abordagens no estudo deste oráculo, tente começar por Rachel Pollack.

Dandara 19/12/2022

É o primeiro da trilogia de Nei Naiff, trilogia essa fundamental para tarólogos e tarotistas. O início é um pouco denso, um compilado de informações a respeito da estrutura do tarô, são informações, a priori, difíceis de armazenar, mas ao decorrer da leitura, vai ficando mais fluido.

Ross 04/04/2022

Tarô, simbologia e ocultismo é o primeiro volume de uma importante trilogia de estudos complementares que pondera sobre a estrutura geral do tarô sem recorrer a outros segmentos esotéricos que não as próprias cartas, desvendando, ainda, os limites da associação com a cabala, a astrologia, a numerologia e a mitologia, provendo um caminho seguro para o estudo comparativo. Para ler o tarô não é necessário ser médium nem vidente, basta estudar a simbologia e a estrutura dos arcanos e praticar, deixando a sua intuição prevalecer. Neste volume, o leitor vai incursionar pela história do tarô e conhecer um pouco mais de suas raízes, desmistificando lendas e crendices sobre suas origens. É um passeio pelas correntes de pensamento sobre o assunto, desvendando o lado oculto dos arcanos em relação à vida humana, com base em novas diretrizes para um estudo eficaz ao autoconhecimento e à divinação.

Marina 18/02/2022

Pode ser um pouco difícil no começo por conta de muitas informações e muitos nomes e datas. Mas ao longo da obra você ganha uma familiaridade com a história e a viagem através dos tempos.
Muito importante para estudantes de tarô. Para se sustentarem em seu trabalho. Reconhecer o que foi falado por anos e que não é verdade. Para conhecer a fundo a história do seu objeto de estudo e trabalho. Desmitificar lendas e a partir disso trilhar qual caminho de estudo quer seguir, bem como o que significa o tarô para você.
Muito bom.

Denise 26/01/2022

Sobre o tarô
Não sou profissional e estou muito longe disso, sou apenas uma curiosa que teve uma experiência com tarô muito recente! Mas gostei bastante desta obra, pretendo ler os próximos sem dúvida.

Jotape 02/01/2022

Super recomendado
A leitura de início pode ser um pouco desgastante por conter muitas definições e conceitos, mas com o desenvolvimento do texto o entendimento de toda a estrutura se faz clara. Todo o desenvolvimento incial é fundamental para a compreensão do todo.
Para aqueles que estão começando nos caminhos do tarot, com toda certeza é uma boa indicação.