Futebol ao Sol e à Sombra

Futebol ao Sol e à Sombra Eduardo Galeano

Resenhas - Futebol ao sol e à sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leon.Alvez 25/05/2024

Se você procura um livro cheio de estatísticas, aqui não é o seu lugar. Galeano nos trás o futebol em forma de poesia, com a paixão latina, de quem cresceu ouvindo as mais incríveis histórias desse esporte universal. Um livro essencial pra quem, como eu, ama o futebol!

Arthur836 18/05/2024

O futebol foi e é um símbolo de identidade coletiva
Comecei a ler esse livro por conta de um projeto de pesquisa da faculdade e ele realmente me surpreendeu.
Galeano, autor do que eu considero a mais célebre obra sócio-político tratando da américa do sul "As veias abertas da américa-latina", traz um visão latina e mundial, política e social à respeito do futebol, uma das grandes paixões do autor.
Dividindo em vários contos, Eduardo Galeano apresenta primeiramente uma visão idílica, idealizada e apaixonada à respeito do esporte, até chegar no ápice do livro, formando críticas às conjuturas do futebol moderna, da sua ligação com a sociedade e a sua utilização por governos autoritários, considerado como o ópio do povo.
É uma obra incrível pra quem se interessa por futebol e política.
lorena 18/05/2024minha estante
??

skuser02844 08/05/2024

Futebol
Esporte, política e críticas sociais se misturam nessa coletânea de textos sobre o futebol. Apresenta o olhar do torcedor, que quer a vitória a qualquer custo, com o sentimento do apaixonado por esse esporte, que aprecia os lances bonitos e as histórias espetaculares dos pequenos contras os grandes, do impossível sendo possível.

hadba_reads 03/04/2024

Dudu Galeano always on point
Amo o fato de que Dudu Galeano gosta de futebol, mas não deixa de criticar (de maneira irônica e com um humor super ácido) a indústria desse esporte. Adoro que o livro dele tem um formato de conto e a contextualização histórica de cada período.

Raffa 17/02/2024

Futebol é política, sociedade, cultura e paixão.

futebol pode ser usado para melhorar a imagem de uma ditadura, mudar a vida de uma criança pobre que tem apenas uma bola como diversão, pode também ser uma indústria que explora seus jogadores e mercantiliza a relação entre o indivíduo e sua pátria.

pode distrair a população de seus problemas, pode escancará-los e pode fazer uma nação vibrar por 90 como nunca.

Maria 29/01/2024

Um livro sobre crônicas e contos relacionados ao futebol e o que corre a sua volta. Alguns momentos achei uns contos longos e cansativos, outros muito bons.

marlleylourenco 07/01/2024

Não sabia exatamente o que esperar desse livro. O início não me ganhou tanto e demorei um pouco para engatar, mas depois não parei mais.

Adorei a forma como os eventos e personagens eram sempre contextualizados a época em que ocorriam e a acidez ao tratar dos bastidores da "sombra" do futebol.

O trecho "depois do livro", a partir da Copa de 98, não é como o resto do livro, mas valeu a tentativa de deixar o conteúdo mais atualizado.

clebs_santos 14/08/2023

O pai do ódio eterno ao futebol moderno
"Fontes bem-informadas de Miami anunciavam a queda iminente de Fidel Castro, que ia despencar em questão de horas".

Todo capitulo que Galeano escreveu sobre uma edição de Copa do Mundo começava com uma contextualização sobre o mundo naquele ano. E essa frase estava presente em todas essas aberturas. Achei isso divertidíssimo.

Esse livro é uma exaltação ao futebol, uma aula de geopolítica e uma lamentação ao que o futebol se tornou.

A cada capítulo é possível acompanhar como o futebol foi se transformando em negócio e como Galeano fica incomodado com isso. As criticas a Fifa e ao mercado da bola (termo que quem acompanha o futebol conhece bem) tornam-se mais frequentes conforme os relatos do autor se aproximam dos tempos atuais.

À primeira vista, pode parecer apenas um "no meu tempo era melhor", mas não. O autor confirma, mesmo em sua tristeza com o futebol moderno, o que ele fala logo na primeira pagina do livro, que ele era "um mendigo do bom futebol".

Entrou na minha lista de livros favoritos com a mesma facilidade com que Pelé fazia seus gols.

Sara458 02/04/2023

Futebol ao Sol e a Sombra
Não gosto muito de crônicas. Mas até que gostei do livro, mesmo achabdo ele um pouco monótono e tals. Mas é interessante.

nanahxis 15/03/2023

Futebol é paixão nacional
Eu gostei do livro de uma forma que não imaginava. Me surpreendeu!
Foi muito bom descobrir coisas que envolvem a história do futebol de uma época que eu não era nascida e, relembrar de coisas que aconteceram nos mundiais que assisti.

WeltonLuis 17/02/2023

Nesta obra, Eduardo Galeano traz crônicas sobre futebol e todo o seu contexto social, político e econômico que o faz ser tão distinto de outros esportes. Uma leitura recomendada a quem aprecia o esporte que há muito tempo deixou de ser apenas bretão.

Hudson 30/01/2023

Política, interna e externa ao esporte; textos que contam como o esporte que era do povo engessou-se e se tornou propriedade de engravatados que mandam e desmandam de acordo com o lucro em potencial. Mas não deixa de ter beleza quando se fala das lendas e do futebol, principalmente o sul-americano, em sua mais pura essência. Ótimo livro.

ThalismarGonAalves0 25/01/2023

Futebol, história e política
Esse livro é muito bom para quem gosta de futebol, história e política. Galeano, com sua forma de escrita poética, apresenta um histórico das copas do mundo (até a de 1998) e comenta fatos históricos relevantes que ocorreram entre os anos das copas do mundo.

Lena 03/01/2023

Peguei esse livro por recomendação de um amigo e vou parafraseá-lo: além da religião e da música, só o futebol explica o que aconteceu nesse canto do mundo durante o séc. XX.

Eu não conhecia esse lado da história do futebol e estou fascinada. O Galeano apresenta o valor político-cultural desse esporte para a América Latina e explica ? da maneira mais didática que já li ? o porquê do nosso futebol e dos nossos jogadores se distinguirem daqueles que estão no Hemisfério Norte.

É um bom início para quem não acompanha o universo futebolístico, mas deseja entender sua importância e se livrar dos preconceitos!

Daniel1503 26/12/2022

É um bom livro para quem quer conhecer um pouco mais sobre as edições de Copas do Mundo, de 1930 até 2014, apesar dos relatos de certa forma serem superficiais. Antes de adquirir a obra, tinha a impressão de que o autor se aprofundaria mais nas histórias, mostraria mais sua visão sobre a importância do futebol fora dos campos, a parte antropológica do esporte. Minha confusão talvez ocorre por ser Eduardo Galeano um escritor de grande renome, com outras obras que se tornaram grandes sucessos. Mesmo assim, vale a leitura, principalmente em época de Mundial.

1 | 2 | 3 | 4 | 5