A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Ingrid.Vaillant 06/06/2024

Minha leitura favorita
Essa sem dúvidas foi minha leitura favorita de 2024, mt gostoso de ler, ir descobrindo com o Daniel a história do Julian..

rafanishikawa 05/06/2024

Incrível
Um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Adorei a história, os personagens, os cenários, os fatos e a cronologia. Me apaixonei junto com eles, me revoltei, lutei e investiguei cada detalhe da história.
Carlos Ruiz Zafón nos prende a cada capítulo, a cada parágrafo. Confesso que me surpreendia a todo momento, quando sentia que estava descobrindo algo (por pura dedução), vinha toda uma reviravolta e voltava a estaca zero.

Fabiana 03/06/2024

Uma história de resistência
Que livro bacana! Sem falar no contexto da guerra, do clima de desprezo e opressão. Como foi legal ver o quanto o Daniel, personagem principal, cresceu.

Agora, são muitos personagens. A cada página, aparece mais um. É preciso anotar seus nomes para acompanhar, sério!

Super recomendo!

?A leitura de um livro é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós, que colocamos nossa mente e alma na leitura, e que esses bens estão cada dia mais escassos.?

Ariane 01/06/2024

Acredito que estou num momento em minha vida em que o hábito da leitura tem ficado de lado. O cansaço tem me vencido, o que me traz a dúvida: será que o livro que estou lendo não é empolgante ou só não estou num bom momento para leitura? Senti essa dúvida com esse livro. Zafón tem uma escrita muito bonita e fluída, mas a história demorou tanto para chegar num clímax que não tive certeza se o problema era eu ou se a história realmente estava maçante. Depois de dois mesmo no livro, decidi investir em finalizar a leitura de vez, e foi aí que encontrei um reviravolta muito boa que me estimulou a terminar logo o livro. Ainda assim, achei que houve muita enrolação em alguns relatos, mas a escrita bonita compensa. É um livro bom, Zafón tem uma escrita de qualidade e vale a pena ser lido.

David243 30/05/2024

A obra é uma viagem rica por uma Barcelona sombria no período de guerra. Tem personagens carismáticos, excelente ambientação, suspense impecável e várias reviravoltas.
Ah, e tem ótimas transições entre presente e passado, coisa que dou muito valor em histórias kkk

Mari Palma | @a_maripalma 28/05/2024

Esse é diferenciado 👌🏻
Se dependesse do nome, eu não teria lido. Se dependesse da capa, não teria lido. Se dependesse da sinopse, também não 🤷🏻‍♀️ Li acreditando que seria um dos melhores livros da minha vida e sim, fiz isso influenciada por pessoas que julgo terem um gosto similar ao meu.

A parte que dói:, me surpreendi quando esse não se tornou um dos meus livros favoritos 😕 Ele não chegou a tocar naquele lugar especial do meu coração como alguns outros fizeram. Não me levem à mal, esse livro é muito bem escrito, poético pra quem curte ler, de uma leitura fácil e fluida ao ponto de não vermos as páginas passando, de verdade. E eu entendo como ele tocou essas pessoas que o tem como favorito.

Mas sobre o enredo, ele é muito diferente do que eu esperava, não consigo nem explicar, só sentir. É como se o Zafón tivesse pego plots comuns e os tivesse misturado de uma maneira surpreendente. Porque essa é a palavra que descreve o livro pra mim: surpreendente.
A trama prende e tu fica tão aflita quanto o personagem pra entender o quebra-cabeça. E resumindo a treta, é o seguinte: Daniel descobre um livro chamado A Sombra do Vento. Ele fica viciado na história e decide descobri mais sobre o autor, Júlian Carax. Só que a história se passa nos anos 1940 e não tem como ele simplesmente dar um Google no nome do autor. A coisa tem que ser feita de forma manual, raiz. Conversando com conhecidos, visitando lugares... E enquanto a busca tá rolando tem um doido tacando fogo em todo exemplar dos livros do Carax. 😱 O resto eu deixo pra vocês descobrirem e se deleitarem com essa busca também, porque essa sensação faz valer cada página desse livro.

É claro que a história é muito mais que isso. O autor fala sobre a guerra, consequências, esperança, desespero, loucura, sobre a dor da perda. Tem muito mais conteúdo escondido nessas páginas. E pensando em como eu nunca teria lido esse livro se não fossem essas indicações, eu deixo vocês com uma frase do Raul Seixas.

"É preciso você tentar, talvez alguma coisa muito nova possa lhe acontecer."
Aquela Coisa - Raul Seixas

@a_maripalma

Dbra 23/05/2024

Poético e envolvente. A cada página dá vontade de ler mais e mais. Amei todo o mistério e drama, os personagens, cada um sua história e todos bem construídos. Ansiosa pra ler os próximos.

skuser02844 21/05/2024

QUE LIVRO BOM
Záfon sempre me trás a vida de volta, sinto-me inspirado lendo suas palavras, fico com vontade de conhecer está Barcelona que ele tanto mostra em seus livros e levo os personagens de seus livros como amigos íntimos.

Lizete5 21/05/2024

A Sombra do Vento, primeiro livro da tetralogia do Cemitério dos Livros Esquecidos.
Romance, mistério, história e um mundo fantasmagórico. Só Zafon pra misturar tudo isso e nos presentear com essa obra prima. Uma homenagem aos livros e a quem os ama.
Já li toda sua obra, pena que nos deixou tão cedo.

Queijinhos 19/05/2024

Pensamentos
Me levou um tempo pra pensar e digerir cada coisa que esse livro me fez pensar e sentir, durante a leitura e depois, tanto que não consegui nem formular quantas estrelas eu daria mesmo sabendo desde o momento que li a última página que seriam cinco estrelas.
Acho que nunca subestimei tanto um livro como subestimei esse, geralmente, eu coloco potencial demais nos livros e me decepciono, mas esse foi totalmente o contrário.
Um livro relativamente curto (pra mim) mas que levei muito tempo pra ler, e pensei em desistir diversas vezes, e meu pensamento desde o momento que peguei era "isso não é o tipo de coisa que leria", mas é sim, totalmente, o tipo de coisa que eu leria.
Me lembrou muito os livros da Agatha Christie (que é uma das minhas autoras favoritas) porém com um pouco mais de elementos que causam... auto-reflexão? Auto-ajuda? Não sei se seriam essas as palavras exatas, mas é algo que eu senti lendo.
Tudo que eu queria era um final feliz, e só o que recebia era tragédias, e mesmo assim, tive e li os finais felizes.
Realmente, não imaginei que iria gostar tanto de algo que eu julguei tanto, mas aqui estamos.
Definitivamente vou comprar livros desse autor (incluindo esse, pra ler de novo talvez num futuro distante), já que gostei dando desse.
Os personagens tem personalidades tão distintas e peculiares, personagens que me fizeram sentir emoções verdadeiras ao pensar sobre eles, até mesmo fora da leitura, é simplemente irreal o quanto eu gostei desse livro.
Algumas coisas, certamente, eu gostaria que fossem diferentes, pois nem todos puderam ter um final feliz, mas pelo menos, tiveram algum tipo de resolução (mesmo que não vão poder ver isso em vida).
Em geral, um livro maravilhoso, um dos melhores que já li, e que me ensinou de verdade a não "julgar pela capa".

Johanna Schulte 16/05/2024

Demora um pouco a fluir mas quando acontece?
O começo da obra me pegou mt, achei q ia ser um suspense bem sombrio. Porém, ali no meio achei que a história perde um pouco o ritmo, muita coisa acontecia e eu simplesmente não me importava. No ultimo 1/3 do livro, no entanto, toda a minha paciência foi recompensado; a trama se desenvolveu e se encaixou de forma impressionante, terminei de ler sentindo um vazio por ter acabado a história.

FÃBIO 15/05/2024minha estante
Este livro me fez encantar a escrita de Zafón. Tanto que li todas suas obras. Lamento termos perdido tão jovem este fabuloso autor.

Geovane57 12/05/2024

Se tem uma descrição para fazer sobre esse livro, é que ele é simplesmente fantástico, uma trama incrível com suspense intrigante, mistérios que me fez querer saber sempre mais na próxima página, a curiosidade de que vai acontecer no próximo capítulo, com personagens cativantes e uma trama e desenrolar surpreendente.

Hello Kenzo 11/05/2024

Absolute cinema
É uma obra prima, simplesmente uma obra prima. Fico triste em saber que o autor morreu tão jovem, podendo escrever muito mais, porém, fico feliz em saber que ele deixou uma das melhores obras de todos os tempos.

Carol 09/05/2024

Carlos Ruiz Zafón sabe como prender a gente numa história
Um dos melhores livros que li esse ano, com muitos mistérios e personagens marcantes, a cada capítulo você fica de queixo caído porque não esperava pelo o que vai acontecer em seguida. Leitura muito fluída e que prende tua atenção, é muito difícil parar de ler porque assim como o protagonista, você também quer as respostas.