Gone

Gone Michael Grant

Resenhas - Gone: O Mundo Termina Aqui

andersonvbranco 11/03/2011

Resenha Gone - O Mundo Termina Aqui
NUM MINUTO O professor estava falando sobre a guerra civil. No minuto seguinte, desapareceu.
Assim.
Sumiu.
Sem nenhum "puf". Sem clarão de luz. Sem explosão. | PÁG 11

Esse trecho que postei acima mostra o momento em que Sam Temple está na escola e de repente, seu professor some. Simplismente sumiu. E quando os alunos que estava na sala do professor de história vão para o corredor da escola se dão conta de que todas as pessoas maiores de 15 anos sumiram, assim como o professor, todos os adultos de Praia Perdida somem.

Para encontrar uma resposta sobre o desaparecimento geral dos adultos em praia perdida ele se junta à Quinn, Astrid e Edilio, então os quatro tentam organizar a coisa, tentam acalmar à todos. E quando isso tudos esta quase se organizando, um novo personagem aparece: Caine, um estudante do colégio interno ─ Academia Coates ─ próximo da praia perdida, Caine parece finalmente por ordem em tudo, colocou pessoas para cuidar das crianças na creche, alguns para cuidar do mercado e assim vai.

Mas além do desaparecimento dos adultos, crianças e alguns animais começam a sofrer mutações, devido a usina nuclear que fica no centro da Praia Perdida. As crianças começam a mostrar poderes, como habilidade de ficar invisível, super velocidade, o poder de levantar as coisas ao longe com a mente, e etc. E adivinha só quem é uma dessas pessoas que adiquiriram mutação? Sam Temple, ele descobre que tem o poder de soltar uma espécie de fogo verde das mãos que grudam onde toca e queima até a coisa mais molhada do mundo.

E então, em busca do Pequeno Pete (irmão de Astrid) os quatro amigos percebem que a coisa passava de desaparecimento e mutações, a Praia Perdida estava envolta à uma parede de vidro quase invisível e infinita, que impede todos de sair ou de entrar.

Para mellhorar tudo, Caine e seus colegas da Academia Coates revelam que organizar não era o que eles desejavam, o que Caine queria era que a Praia Perdida ficasse como estava, sem adultos e com ele no comando, e em busca de descobrir uma forma de vencer o "puf" ele cria uma inimizade com a maioria dos moradores da Praia Perdida, menos Howard e Orc.

Gone é um livro narrado em terceira pessoa, mas isso não o torna menos bom, pois Michael Grant faz com que você sinta o sentimento de cada personagem, até mesmo dos vilões. Um livro muito criativo com personagens super envolventes! O único defeito que achei no livro foi a repetição, muitas vezes no desenrolar da trama livro fica um pouco repetitivo, mas isso não afeta na leitura. Michael Grant realmente consegue te envolver aos personagens e te prender à leitura!

ESSA RESENHA FOI POSTADA NO BLOG:
HTTP://HOOKEDFORBOOKS.BLOGPSPOT.COM
PARA VER MAIS RESENHAS DO MESMO RESENHISTA ACESSE!

anadenigris 17/01/2011

Falta algo
Após ler o livro com determinado interesse, posi a história em si é boa, mas ancorada em uma série de "lugares comuns", fica a sensação que falta algo... Ou a sensação que "eu já li algo parecido, eu já vi este filme"....

EmmyBS 06/05/2011

Gone - O Mundo Termina Aqui de Michael Grant
Esse livro realmente me surpreendeu, eu o comprei porque achei a capa bonitinha e o tema desaparecidos é um dos meus prediletos, talvez eu goste mais de desaparecidos que de vampiros e sobrenatural.

Imagine que toda pessoa acima de quinze anos desapareceu. TODOS desaparecem na primeira linha do livro ficando apenas as crianças. Imagine que ao fazer quinze anos, você também vai desaparecer. E são as 299 horas e 54 minutos de Sam Temple que narra o livro.

Apesar de só existirem crianças na história, o livro não é bonzinho. Ele fala de sobrevivência, pessoas que não querem ser heróis, doenças que crianças não deveriam possuir, erros, instintos, pessoas que fracassam tentando ser heróis, sentimentos, escolhas erradas, erros sem perdão, a dificuldade de se perdoar, pequenas escolhas que fazem toda a diferença, amor, compreensão, a diferença entre hesitar e agir, de fé e esperança, sobre se descobrir sozinho.

Os personagens tem quatorze, treze ou até onze anos, mas a realidade os obrigou a amadurecer e eu consigo ver ali. Você vê a criança insegura e o caráter se formando aos poucos.

Eu realmente me surpreendi com o livro, principalmente no quesito romance.

Não que o livro seja um romance colorido, pois ele está bem longe de ser bonitinho. Como eu disse o autor não deixou de ser cruel, principalmente porque crianças podem ser muito cruéis quando estão assustadas ou não possuem limites.

Como eu disse, comprei achando que seria um livrinho bobinho sobre adolescentes e me surpreendi com a história e com os personagens apresentados que são todos interessantes, pelo menos para mim, mas cada um tem sua própria opinião.

Fernanda2815 07/10/2021

Me surpreendeu
Eu não esperava tanto desse livro, porque ele tem aquela temática clichê de seriado americano. Mas eu achei que ela desenvolve bem mais do que isso.
Tem romance adolescente, tem muita realidade na questão de como os adolescentes e crianças iriam agir se isso realmente acontecesse e tem um mistério e grupos rivais.
O desenvolvimento dos personagens também é bom e surpriendente um negócio vida real memso.
Recomendo e estou a fim de ler o resto da série.

Adriana 05/04/2012

Wow, livro pesado à vista! Atenção, se você não tem estômago forte e não aguenta cenas tensas, esquece, não precisa nem ler a resenha porque esse livro não é para você!!!

Gone retrata um mundo quase apocalíptico onde todos com mais de quinze anos fazem puf em um belo dia e desaparecem! Do nada você está na sala de aula ouvindo a lenga-lenga do professor, e no outro ele desaparece no ar, faz puf e some!

Essa é a realidade dos habitantes de Praia Perdida, que agora se vêem sozinhos, tendo que cuidar das crianças mais novas e tentar sobreviver ao caos que se instala. Sam, Astrid e Link são colegas que se unem para, num primeiro momento, achar o irmão da garota que é autista e está desaparecido. O Pequeno Pete é uma criança que não pode ficar sozinha por muito tempo e eles resolvem sair à caça do garoto.

Graças a essa busca eles descobrem que existe uma barreia cercando uma extensão de 32km em volta da Usina Nuclear de Praia Perdida e que a cidade está isolada por causa desta barreira. Com isso, os valentões do colégio, além de darem o nome LGAR à esta área onde estão presos, também se sentem no direito de tomar conta do pedaço.

Mas se vocês estão achando que isso significa que o livro é infanto-juvenil, estão muito enganados. O autor trabalha muito as reações psicológicas pelas quais os humanos mesmo que ainda crianças passam ao enfrentar uma situação de extrema dificuldade. Surgem os violentos, a tortura e a morte.

Isso até ficou meio irreal na trama, porque é difícil visualizar crianças de 12 ou 13 anos tão cruéis, assassinando a sangue frio e ainda fazendo coisas bem piores. Michael Grant não poupa descrições sangrentas de acidentes, detalhes que você nem imaginava que poderiam existir e que, definitivamente, não precisa saber.

O livro é muito bom na medida que trás um tema novo, no estilo Lost, onde os personagens devem procurar pistas e sempre vão surgindo mistérios a ser desvendados. Além disso, como citei antes, o trabalho psicológico que podemos ver na trama é surpreendente, eu ficava me perguntando toda hora: como seria se isso acontecesse comigo? Como seriam as reações dos outros, será que ficariam assim?

Algumas respostas são dadas ao longo das mais de 500 páginas e outras só teremos na continuação: Fome. Mas garanto que o final é bastante satisfatório. Digo satisfatório no sentido de respostas, mas não no sentido de concordância com o resto do livro. Achei muito besta da parte de Sam deixar as coisas como ficaram. Realmente é forçar a barra dar o final que o autor deu, e só por isso o livro perdeu uma estrela.

Mesmo assim, recomendo o livro: é uma ótima dica de YA book. Porém, só leia se realmente tiver entendido o que eu disse no primeiro parágrafo: o livro não é pra qualquer um!

Sobre a série: Gone já possui quatro livros lançados no exterior e mais dois a caminho. No Brasil, temos apenas Fome, o segundo volume, lançado. Os próximos serão Lies e Plague. Fear, o quinto livro, tem lançamento previsto para abril deste ano nos EUA e o título provisório do sexto livro é Light.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=2286

Bruno Leandro 13/07/2011

E se os adultos desaparecessem?
Imagine um mundo sem adultos, sem escola, sem obrigações ou compromissos, sem ter que levantar cedo... Enfim, um paraíso, não é mesmo? Agora imagine um mundo sem pais, sem mães, sem professores, sem pessoas para dar apoio em momentos difíceis... Complicou um pouquinho, não é? Agora imagine um mundo em eterna anarquia, sem ter quem faça a comida, quem cuide dos ferimentos, das crianças pequenas, quem ponha alguma ordem e defenda as crianças mais fracas dos valentões... Agora, sim, um verdadeiro inferno na Terra, não é mesmo? É nisso que se transforma a Praia Perdida, em um LGAR (Lugar da Galera da Área Radiativa) onde a lei dos mais fortes se estabelece entre crianças com menos de quinze anos que, do nada, se veem livres dos adultos, mas com problemas muito maiores dos que imaginaram. Neste lugar passa a valer a força, seja física, moral, ou, digamos, sobrenatural, pois alguns dos que ficaram para trás têm alguns segredos sujos escondidos. Segredos que podem se revelar em um simples estalar de dedos.
Dizem que o precursor de histórias como “Gone” foi um livro chamado “O Senhor das Moscas”, que conta a história de crianças tentando estabelecer sua própria sociedade e que, ao contrário do que parece, a sociedade “infantil” se torna um mundo extremamente cruel. Eu ainda não li esse livro, mas está na minha lista, definitivamente. Afinal, qualquer livro que consiga gerar seguidores como “Gone” merece meu respeito. A história é bem construída e tem um crescendo que, quando menos esperamos, explode fatos e ações diretamente em nossa cara. A sociedade pós-adultos que se estabelece é muito frágil e instável e pode ruir a qualquer momento, pois não há alicerces que a sustentem, apenas uma tentativa de organização totalmente disfuncional. Ah, e o nosso protagonista, o “Sam do ônibus escolar”, é um garoto que só quer ser deixado em paz, mas que, por ser um líder natural, acaba sendo a pessoa para quem todos se voltam quando têm um problema. Sinto pena dele.
“Gone” é... instigante, acho que posso dizer. Pegue os X-men adolescentes que deram errado, misture com uma sociedade distópica, um pouquinho de “Senhor das Moscas”, mais um “Esqueceram de Mim” em uma versão um pouco cruel e você verão a ponta do iceberg que esta história é.

Amy 08/12/2015

O mundo como você conhecia não existe mais...
  É uma história com muita ficção científica e com um apelo de sociedade política bem marcado também, de como eles estão psicologicamente preparados para lidar com uma situação desse tipo, de manter uma sociedade "infantil" depois desse fenômeno.

O que mais me chamou atenção, acima dos poderes e mistérios que envolvem o mundo de Gone é como o autor conseguiu elaborar crianças tão cruéis. Crianças com apenas 14 anos cometendo atrocidades umas com as outras por pura ganancia, fome de poder… É difícil limitar as palavras para descrever um livro tão fantástico como este.

Eu o recomendo, e uma ótima leitura e um ótimo livro!

Isabella Pina 02/05/2011

Surpreendente, criativo... Cadê "Famintos"?
Gone.... Que livro. O que posso dizer dele? Acho que nada que eu diga fará jus ao que realmente achei. Eu ganhei no meu aniversário (eu estava maluca pra lê-lo), mas acabei só lendo em Dezembro. Eu já devo ter lido umas 10 resenhas de Gone, todas dizendo: "Maravilhoso!". Sabe, eu não gosto de criar expectativas, pois sei que, muitas vezes, elas podem ser frustadas. Mas não consegui, e criei muitas para Gone. Se me arrependi? De maneira alguma! É um livro EXTRAORDINÁRIO. A história começa simples: Sam, um garoto normal, está boiando na sala de aula, quando seu professor faz puf!, literalmente. E logo descobrem que não é só ele que desapareceu. Todo mundo com mais de 14 anos sumiu. Pra onde foram? Estarão vivos? E, o mais importante: o que vai acontecer com aqueles que restaram? São muitas perguntas. Muitas dúvidas. Você simplesmente fica recheada de porquês o livro inteiro (o que não é ruim), e até nas partes mais bestas, você fica tenso, esperando que algo trágico aconteça. O livro te prende. Eu, por exemplo, li as primeiras 200 páginas em um dia. E 500 páginas não parecem nada quando se trata de Gone. Continuando, para ajudar toda essa confusão, ainda vem garotos/garotas de um reformatório, dizendo que precisam de um líder, blá blá blá. E, é claro, os poderes. Muita gente disse que os poderes não fizeram bem à história, mas eu simplesmente amei eles! Eles criam mais perguntas. Sam, com seus amigos (alguns traidores...), se rebelam de Caine, o líder do LGAR (lugar da galera da área radioativa), pois o mesmo é "do mau" e não vem fazendo muitas coisas boas para as pessoas (aka crianças) que lá vivem. E... acho que para por aí a minha Opinião Geral. Se eu continuar falando, sinto que posso acabar soltando algum spoiler e acabar com o livro para alguém. E o final? Um dos melhores que já li. O autor encontrou uma explicação muito, muito criativa, que eu jamais teria imaginado. E, de quebra, deu um gostinho de "eu necessito ler Hungers ou Famintos". Perfeito!

dgbrana456 02/08/2021

Gone - O Mundo Termina Aqui
Um dia, de repente, sem aviso prévio, todas as pessoas com 15 anos ou mais da pequena cidade de Praia Perdida simplesmente desaparecem. Agora, todas as crianças precisam se unir para sobreviver. Sam Tample, nosso protagonista e um líder nato que todos esperam que lidere, se junta com seus amigos para entender o que está acontecendo e administrar toda aquela situação. Porém, uma coisa inusitada acontece: a descoberta de uma parede cobrindo toda a cidade. Não tem como entrar. Não tem como sair. Praia Perdida agora é o LGAR, um lugar sem adultos, em que todos precisam se virar por conta própria. Problemas internos entres as crianças começam a acontecer. Descoberta de poderem malucos e gente querendo tomar o poder. Sam, junto com Quinn, Edilio e Astrid, precisa encontrar uma forma de sobreviver ao LGAR.
----------
No começo, eu estava achando a história bem chatinha. E, então, do nada apareceu um povo com poderem, eu fiquei tipo "?????? Que nada a ver!". Mas não tem o que falar, a história é muito boa!

Eu simplesmente amei todos os personagens (mesmo os vilões), achei o mistério de o que caralhos tá acontecendo muito bem desenvolvido e nada cansativo (por mais que ainda tenham perguntas a serem respondidas nos outros livros).

Sendo o primeiro livro de uma saga, acho que não ficou nada cansativo ou chato, assim como vários outros livros que eu já li. Alguns mistérios são parcialmente resolvidos, mas não de uma forma que você fique satisfeito ou sem vontade de ler os outros livros, mas também sem te deixar insatisfeito.

Eu amei como que todos os personagens são tão humanos e falhos, mas ao mesmo tempo tão cativantes. Você realmente se conecta com eles. Todos possuem medos e às vezes acabam se deixando levar por eles, todos lutam por alguma coisa.

O que eu não gostei muito foram os vilões da história - Diana, Drake e Caine. Eles são bons vilões, mas acho que foi isso o que me encomodou. Quer dizer, eles agem como se fossem psicopatas que acabaram de sair de um hospício ou da cadeia, sendo que eles têm só 14 anos! Acho que eles ficaram "adultos de mais". De resto, a história toda é envolvente e muito, muito boa.

"Não temos nada a temer, a não ser o próprio medo." - Astrid

Mih 08/05/2021

bom, mas n superou minhas expectarivas
achei o livro bom, a leitura foi mto fluida pra mim do inicio ao fim, o LGAR e um ambiente mto bem contruido, acho q oq me incomodou foi eu ter esperado uma coisa e quando eu li foi outra, e td vez q eu lia eu pensava no q eu tinha imaginado, e no q o livro era, n e um livro ruim, mas acho q acabei botando expectativas demais nesse livro, n sei se vou ler os outros livros

Renata 25/01/2016

Gone - Michael Grant
O livro começa com o sumiço de todas as pessoas maiores de 14 anos e então elas começam a cair na real que estão sozinhas e precisam se ajudar para conseguirem viver nessa nova realidade, mas isso não vai ser possível quando as diferenças começarem a aparecer e grupos com ideais opostos se formarem para liderarem as pessoas sobreviventes.

Nesse primeiro livro temos a percepção apenas do ponto de vista de um lugar que seria Praia Perdida, uma pequena cidade da Califórnia, onde houveram também barreiras na cidade, tornando impossível a saída dos moradores que ficaram presos, somente crianças e adolescentes. Imaginem a confusão!!!

A luta pela sobrevivência irá causar a perda da humanidade de muitas dessas crianças.
“O pessoal está dizendo que foi algum erro militar. Ou então terroristas. Ou alienígenas. Ou Deus. Um monte de teorias. Nenhuma resposta.”
Sam é o herói da trama, com qualidades de um líder, (antes do acontecimento ele já salvou as crianças que estavam em um ônibus escolar quando o motorista teve uma ataque do coração e morreu dirigindo), teremos também junto com ele Astrid, uma jovem com uma inteligência acima dos limites normais e seu irmão, o pequeno Pete, um menino autista e também outros personagens que seriam a turma do bem.

Do lado a turma malvada, temos o vilão Caine, que irá mostrar para que veio e quer ser o líder e dominar todos, junto com seu fiel escudeiro totalmente sem escrúpulos e nenhuma compaixão pelo próximo, Drake (odeio ele com todas minhas forças). Temos também Diana, ainda estou confusa sobre o que pensar dela, mas só o fato de ela não deixar de seguir Caine não me faz admirá-la muito.

Bom, não quero falar muito mais sobre a trama para não tirar a surpresa dos acontecimentos, que podem ter certeza serão muitos e deixará o leitor de boca aberta por muitas vezes. Eu devorei esse livro, não conseguia parar de ler, mesmo sendo um livro grande, o que pode assustar os leitores, mas podem ter certeza que as 518 páginas irão ser lidas rapidamente somadas ao fato de os capítulos serem curtos, isso facilita bastante a dinâmica da leitura.

Eu gostei do livro da primeira à última página, aliás o final foi de me deixar arrepiada, to até com medo do que está para vir no próximo livro. Se tornou um queridinho favorito e com certeza vou ler todos da série.

Recomendo muito a leitura a todos, mas lembrem-se que a série tem um toque sobrenatural, a princípio não achei que fosse gostar mas o autor me convenceu do contrário, é perfeito