Sob o Sol da Toscana

Sob o Sol da Toscana Frances Mayes

Resenhas - Sob o Sol da Toscana

Luiza 07/09/2023

Sob o sol da Toscana
Um livro que pra quem não curte a cultura italiana, poderia ser cortado pela metade. Pois não temos exatamente um enredo de acontecimentos muito relevantes para a história se desenvolver. Sinto como uma homenagem da autora para a Italia e toda a cultura, principalmente gastronômica, que envolve o país. Gostei como descreve as imagens e ainda aprendi várias receitas. Em geral é um livro morno que não me cativou por inteira, mas tem seus pontos positivos.

Ainda pretendo ver o filme.

michele-biblioteca 19/01/2023

Bom.
Fez muito sucesso em seu lançamento em 1996 e foi adaptado ao cinema em 2003. Porém, ambos são bem diferentes (e muito bons). Se no filme temos uma protagonista que se muda para a Itália triste e deprimida após o divórcio, e acaba encontrando uma nova paixão, este não é nem de longe o enredo do livro. O livro é um relato sobre a temporada que Frances passou na região após a compra da casa. A autora, uma professora de São Francisco, desenvolve uma interessante narrativa sobre suas descobertas e sensações, descrevendo com riqueza de detalhes as frutas, geografia, culinária italiana, aromas, cores, boas receitas, burocracias, reformas e até mesmo o sol que ilumina a casa ganha destaque. Livro delicioso, que mostra a o envolvimento de uma americana sofisticada com o estilo de vida italiano. Para os amantes da Itália e para quem está fazendo planos para visitar a região na próxima viagem.

Aline no mundo das maravilhas 26/07/2022

Totalmente diferente do filme
Esse livro mostra a paixão da autora pela Toscana. É super descritivo e o que tem de parecido com o filme é apenas a reforma da casa, feita em ambos.
É um pouco cansativo por conta de tantos detalhes trazidos pela autora.
No mais, quem é apaixonado pela Itália possivelmente vai gostar.
Gostei da visão que o livro traz sobre os prazeres da vida.

isabelle 18/03/2022

Casas na Itália por ?1
Vez ou outra a gente vê uma matéria ou notícia sobre casinhas que estão sendo vendidas no interior da Itália por 1 ou 2 euros. São casos fofos, de cidades envelhecendo e propriedades abandonadas que precisam de gente nova. As casas são baratas mas os compradores tem que gastar uns 100 mil em reformas, mobília... Enfim.
Esse não é bem o caso da história desse livro, mas muitos traços são os mesmos. A autora é uma americana que decide comprar uma casinha na Itália pra passar suas férias. Uma casinha linda, mas que precisa de muitas renovações e cuidados pra ser habitável. O livro fala principalmente sobre esse processo de reforma da casa, dos problemas encontrados com a distância, os contratados italianos... E da paixão dela pelo lugar e pela história da região. Esse aspecto mais cultural foi a única coisa que me impediu de abandonar a leitura. Não é uma história dinâmica, demorei muito pra terminar e fiquei de saco cheio várias vezes, mas depois que tu termina começa a pensar na história com mais carinho.
Meu conselho é: leia de boa, tranquila. Não tente ler 50 páginas por dia. Não vale a pena. Fique com o livro por mais tempo. É uma vibe.

@magalifbr 28/12/2021

Ressaca
É o tipo de livro que eu não tenho paciência de ler. Muito descritivo e sem muita história. Passa várias páginas falando de uma reforma ou da cor de uma parede... Enfim, para um filme talvez seja interessante, mas para um livro...

Carol 17/04/2021

A leitura que eu esperava que fosse: evocativa e capaz de transmitir aos nossos olhos o que os olhos da autora enxergaram. Essa obra é um belo retrato da Itália e traz a sublime mensagem de deixar-se fundir à vida, absorvê-la infinitamente em cada momento.

Su 12/04/2021

Adaptação maravilhosa, livro nem tanto.
Quando o filme é melhor que o livro!

São raras as vezes em que nós nos deparamos com filmes melhores do que os livros, eu sei. Mas foi o que aconteceu comigo quando eu li Sob o sol da Toscana.

O filme eu havia assistido há anos, não lembro bem quanto tempo faz, mas ainda consigo lembrar que a adaptação me conquistou na primeira vez que eu vi. E quando eu descobri ano passado que existia um livro, desejei muito lê-lo e poder assistir mais uma vez ao filme, após ter lido sua obra original.

O livro escrito por Frances Mayes é basicamente um diário da autora, e conta como ela decidiu comprar uma casa na Toscana.

No decorrer da história ela conta tudo que pensa a respeito de Bramasole, a casa que escolheu comprar e reformar. Conta dos obstáculos que encontrou, as dificuldades que teve com empreiteiros, as pessoas que conheceu enquanto ficava na Itália, das idas e vindas entre Itália e Estados Unidos, a culinária, os lugares que conheceu.

A autora é gastrônoma, narradora de viagens e poeta. E nas páginas escritas por Frances, ela conseguiu adicionar diversas receitas italianas. Inclusive, confesso que eu que raramente pulo páginas de um livro, tive que pular as que continham essas inúmeras páginas com receitas. Primeiro pelo motivo de ter receitas que eu jamais vou fazer; e segundo com ingredientes difíceis demais de encontrar.

O livro não me conquistou, a narrativa foi descritiva demais, com capítulos longos demais e isso me desanimou.

Quando eu leio algo que tenha a Itália como pano de fundo, acabo desejando poesia, sentimentos, aquele quentinho no coração. E eu não consegui encontrar isso no livro Sob o sol da Toscana, enquanto o filme foi uma obra prima, que se tornou um dos meus filmes favoritos da vida.
Bia 12/04/2021minha estante
ai amiga essa foi a decepção do ano pra vc? rsrsr

Su 12/04/2021minha estante
Li ano passado, só postei a resenha aqui agora kkkkk

Bia 12/04/2021minha estante
hahaha tinha esquecido rs

bia 08/01/2021

durante a leitura, me senti como se estivesse folheando as páginas de um diário. é um livro tranquilo, para passar o tempo e que não apresenta fortes emoções ou um grande plot twist. a riqueza dos detalhes fez com que eu me transportasse para a toscana e participasse da reforma de bramasole junto com frances e ed. no entanto, creio que a quantidade de especificações pode tornar para alguns a leitura um pouco cansativa (não foi o meu caso).

eu procurei ler o livro antes de ver o filme, então não posso comparar as duas obras, mas como grande amante da itália, gostei bastante da leitura e com certeza indicaria para aqueles que assim como eu, gostam de viajar sem sair de casa e de livros tranquilos.

Bah Peruchena 30/08/2020

Uma viagem pela Itália
Depois de ver muitas pessoas falando que viram o filme e se decepcionaram com o livro fiquei com um pé atrás... mas desde o início achei a leitura muito gostosa, todo tempo me senti junto com a personagem na Itália, reformando Bramasole, conhecendo lugares nada óbvios, vivenciando a cultura e provando da gastronomia (colocando a mão na massa tbm). O livro é quase um diário da nova vida que ela escolheu viver. Recomendo para quem tem um amor pela Itália.

Natalia Noce 17/04/2020

Antes de qualquer coisa preciso falar que a Itália é meu segundo país. Nasci e cresci no Brasil sim, mas meu coração também fez de lá minha casa. Sou mezzo a mezzo, metade brasileira e metade italiana. Tenho orgulho de todas as minhas origens, entretanto essa é com certeza a que bate mais forte. Cresci comendo sua comida, ouvindo sua língua e sua música. Cresci com meus avós discutindo histórias antigas e trocando o português pelo bom e velho calabres. A primeira vez que pisei lá senti como se tudo aquilo me pertencesse, e pertence. Itália assim como o Brasil é a minha casa e a minha gente. Tudo o que está acontecendo por lá me assusta e entristece. Não consigo imaginar as praças, mercados e feiras vazias. Não consigo imaginar uma Itália silenciosa.
Só pela sinopse do livro já tenho uma
grande noção que a adaptação para o cinema é bem diferente do que vou ler, mas a idéia de mergulhar na Toscana seja pelo filme que eu amo ou pelo livro que o inspirou me fazem por demais feliz.
Morei durante um ano na Itália e tive o prazer de conhecer Cortona, a cidade base da história, junto ao meu namorado e foi uma grande aventura inclusive. Como tudo na Itália nem o ônibus que leva a estação de trem no pé da montanha até a cidade lá no alto funciona aos domingos e conseguimos uma caroninha básica com um casal que conversava no carro enquanto esperava um trem chegar e depois tivemos que descer tudo a pé correndo para não perdemos o trem para casa e ter que dormir na estação. A Toscana só me trás as melhores lembranças.. muita felicidade em uma única região.
O final do prefácio fez meu corpo todo se arrepiar e lágrimas brotarem nos meus olhos, exagerado eu sei.. Estou em casa outra vez.
Bom, vamos ser claros.. a Itália é um lugar parado no tempo, com uma burocracia terrível e um povo que é enrolado e adora enrolar. O livro começa em 1990 e percebo algumas coisas que aconteceram com eles durante a compra da casa que aconteceram comigo e minhas amigas quando fomos alugar nosso apartamento em Modena.
Quando Frances fala sobre todas as coisas seculares da casa e não consegue entender como um lugar com tanta história pode ser vendido a pessoas comuns eu super entendo o sentimento já que me vi morando em um apartamento que era parte de uma Villa construída no ano de 1534, com direito a lareira de mármore (que não funcionava), afrescos no teto de um dos cômodos e paredes da largura do meu braço estendido.
"Quando se encontra o verdadeiro gelado de pêssego ou morango, o sabor é inesquecível." - De modo geral não ligo para sorvete (gelato), mas nada nesse mundinho de Deus se compara ao gelato de fragola (morango)... todo mundo torce o nariz quando falo que o melhor sorvete do mundo é o de morango e quando provam o verdadeiro sorvete italiano todos se convertem. Dá pra sentir as sementinhas da fruta... SAUDADES!!!
Comida.. muito desse livro fala de comida e como não falar nisso quando se pensa na Itália. Italianos gostam de comer e de comer bem. Comida com sabores únicos, com ingredientes mais naturais possíveis e o sabor é sem igual. Tudo que vem da terra tem um sabor muito mais maravilhoso do que o que vemos por aqui. As cerejas, pêssegos, morangos etc tem mais sabor... até os legumes, que admito não são meus favoritos são deliciosos. - "A abobrinha tem sabor de verdade. A acelga, refogada com um pouco de alho, é surpreendente. As frutas não vêm com etiquetas; os legumes não são encerados ou irradiados; e o sabor é mesmo difetente." - Meu pai, italiano nato, só voltou a sua terra no sul da Calábria uma única vez, depois de 42 anos aqui no Brasil, quando chegou na fazenda de um dos seus tios sentou em baixo de uma Figueira e comeu tantos figos que acabou passando mal. O mesmo aconteceu com minha tia, a irmã mais velha dele, mas no caso dela com cerejas. O sabor das frutas era tão diferente do que das que eles tinham acesso aqui e a saudade do local onde nasceram era tão grande que quase foram parar no hospital por conta de seus estômagos.
Obs.: têm capítulos só com receitas!!!
"Se nossa cultura manda queimar as pontes pelas quais passamos, e é o que ela manda, a deles manda atravessar para um lado e para o outro." - Passado e presente sempre coexistindo.
A autora faz um panorama de toda a região por onde circulam provando s melhor comida e tomando os melhores vinhos. Nos conta sobre ruínas, pequenas vielas, igrejas antigas entre tantas coisas que a região tem a oferecer. Parece que estamos vendo tudo junto dela e vivendo toda aquela experiência.
Enfim... o livro e o filme são duas experiências super diferentes, com diferentes encantamentos, mas um não anula o outro. São tão diferentes que não parecem contar a mesma história, todavia a Toscana é a Toscana.. um dos lugares mais deliciosos desse mundo então vale apreciar oa dois.

Meire.Abreu 12/03/2020

Diferente
O livro é totalmente diferente do filme.

PAmela.Bertholdi 15/01/2019

Para relaxar
Um livro para relaxar. Sem fortes emoções. Só o cotidiano de uma americana que compra uma casa na Toscana. Reforma , receitas, turismo... Um livro para se deliciar com as experiências que a protagonista vive nesse lugar maravilhoso. Super recomendo?

Roberta.Mariz 19/02/2018

O livro descreve com uma riqueza de detalhes a reforma de uma casa em toscana. O cuidado com a terra, as suas plantações, os passeios pelas cidades e os cenários vistos são apresentados pelo testemunho da autora, que até coloca várias receitas em dois capítulos.
Porém, sinceramente, não morri de amores porque é um livro muito descritivo; como é a visão da autora, é como se fosse um diário, cansando a leitura e não prendendo o leitor...

MarcusASBarr 20/08/2017

Encantamento espiritual...
A riqueza descritiva e sensibilidade sem par da autora em relação a região estão traduzidas nas páginas desta obra. A referencia maior das artes e do genialismo criativo precisa muito mais que o olhar curioso... precisa ser sentida.
A produção cinematográfica da obra gera uma certa frustração aos que chegam a ela por este caminho e esperam um romance. Muitos se enganam e podem até deixar de mergulhar em suas páginas por conta deste impacto inicial, mas "Sob o Sol da Toscana" é um romance muito maior... é um amor atemporal pela história, cultura, gastronomia, e, acima de tudo, uma lição de superação vivida e narrada a cada página. Caminha pela Toscana através da belíssima narração de Frances Mayes, seu olhar e paladar apurado darão forma aos sentimentos que vivencia e nos transporta para esta viagem encantadora.