A Tormenta de Espadas

A Tormenta de Espadas George R. R. Martin

Resenhas -

Marina 06/06/2024

Assim como todos os outros livros da saga, é muito bom e completo. Não da para parar de ler até terminar

elieltoncastr_ 08/05/2024

"[...] agora os reis parecem andar morrendo como moscas."
Muito superior ao volume anterior (felizmente), ainda que algumas escolhas de POVs sejam duvidosas. A sensação é que a história anda de fato. Esperava por mortes relevantes, mas não esperava que algumas ocorridas viessem à tona já. Também me surpreendi com a apresentação e o desenvolvimento de certas personagens que não receberam exatamente o mesmo cuidado na série, incluindo os dragões. Quanto ao gancho final... Boa parte dos capítulos possui ganchos instigantes, mas o último... sem palavras.

Evaldo29 11/02/2024

O melhor livro da série?
Sim!!!O melhor livro da série, mesmo com a expansão da história, eu não me senti confuso e deslocado da história, que e cheio de tramas e aventuras com personagens riquíssimos que trazem uma variedade enorme de sentimentos, concerteza e um dom melhores livros que já li, está na mais alta prateleira dos meus preferidos.

Matheus656 27/01/2024

Épico!
"A Tormenta de Espadas" é o terceiro volume da aclamada série "As Crônicas de Gelo e Fogo" de George R.R. Martin, e é um magistral exemplo de narrativa épica e intricada que continua a envolver os leitores nas complexidades de Westeros. Com suas páginas repletas de tramas entrelaçadas, intrigas políticas e reviravoltas surpreendentes, o livro oferece uma jornada imersiva e emocionante para diversos personagens.

Sansa Stark experimenta uma notável evolução em seu arco narrativo. Após a morte de seu pai, Eddard Stark, Sansa se encontra em Porto Real, onde é cercada das maquinações políticas que permeiam Westeros, e Sansa se vê no centro de jogos de poder. Ao longo do livro, Sansa aprende a navegar por esse ambiente hostil, aprimorando suas habilidades de observação e manipulação. Ela adota uma fachada de submissão enquanto secretamente cultiva sua resistência interna. Sua interação com Tyrion também se desenvolve de maneira intrigante, revelando nuances de ambos. O arco de Sansa neste livro destaca sua jornada de ingenuidade para astúcia. Sua capacidade de sobrevivência e aquisição de perspicácia política a tornam uma personagem mais complexa e interessante, sinalizando seu potencial para desempenhar um papel crucial nos eventos futuros da série.

Tyrion Lannister continua a desempenhar um papel central, enfrentando desafios significativos e desdobramentos emocionantes em sua jornada. A escrita de George R.R. Martin destaca as lutas internas de Tyrion, pintando um retrato vívido de um homem que, apesar de sua perspicácia e sarcasmo, é frequentemente subestimado e mal compreendido, sua habilidade de permanecer resiliente diante de adversidades é notável.

Jon, confronta as crescentes tensões entre a Patrulha e os Selvagens, liderados por Mance Rayder. Sua posição ambígua como um lobo Stark entre corvos da Muralha e Selvagens cria um terreno fértil para o desenvolvimento de sua personalidade e sua luta interna entre honra e pragmatismo.A relação de Jon com Ygritte, uma Selvagem, adiciona uma camada emocional complexa à sua narrativa. O conflito de lealdades entre seus sentimentos pessoais e suas obrigações para com a Patrulha da Noite cria tensão e drama, tornando seu arco ainda mais envolvente. Ao longo do livro, Jon Snow emerge como um líder corajoso e compassivo, cujas escolhas moldam não apenas seu próprio destino, mas também o destino da Muralha e das terras além dela.

Inicialmente conhecido como o Regicida por ter assassinado o rei Aerys, Jaime é capturado no final do segundo livro e agora enfrenta sua redenção enquanto mantido como prisioneiro por Catelyn Stark. Durante seu cativeiro, Jaime experimenta uma profunda reflexão sobre sua vida e suas escolhas passadas. Os leitores testemunham uma humanização do personagem à medida que ele revela sua perspectiva sobre o que realmente aconteceu durante a Rebelião de Robert. Suas interações com Brienne de Tarth, a ideal cavaleira, desempenham um papel crucial na sua evolução. Jaime Lannister passar por uma jornada de redenção e autoconhecimento. A complexidade de suas relações, suas lutas éticas e a transformação de um personagem inicialmente percebido como antagonista para um ser mais humano e multifacetado tornam ele um personagem muito interessante com o passar do livro.

A riqueza de personagens e tramas se estende para além desses arcos principais. Personagens secundários são habilmente desenvolvidos, muitas vezes surpreendendo o leitor com reviravoltas inesperadas. A habilidade de Martin em criar um mundo tão vasto e cheio de nuances contribui para a imersão total na história.

Contudo, vale mencionar que a densidade da trama pode ser um desafio para alguns leitores. A abundância de personagens e eventos pode parecer esmagadora em certos momentos, requerendo atenção cuidadosa para evitar a perda de nuances importantes. Além disso, a brutalidade e as reviravoltas impactantes são características marcantes da série, o que pode não agradar a todos os leitores.

Em suma, "A Tormenta de Espadas" é uma obra-prima da fantasia épica que continua a cativar os fãs da série. Com personagens complexos, tramas intrincadas e reviravoltas emocionantes, o livro é uma experiência enriquecedora para aqueles dispostos a mergulhar nas complexidades do Mundo de Gelo e Fogo.

Anna 11/12/2023

Muito bom, o melhor até agora!!
muito envolvente, interessante e fluido.
apesar de a escrita do autor ser muito detalhada, estou começando a gostar?

Matheus 20/10/2023

A história só melhora
Quanto mais entramos no universo maravilhoso do Martin, mais queremos. A guerra dos 5 reis parece estar chegando em sua reta final, com 3 desses reis mortos. No livro passamos pelos casamentos mais desastrosos e batalhas incríveis e o final do livro já nos deixa ansioso para o próximo. Lady Catelyn viva? O que acontecerá no Vale? E Tyrion? São alguns dos poucos questionamentos que a sequência nos responderá.

Zezzo 05/03/2022

Meu Deus o melhor livro até agora, incrível em todos plots, uma maior desenvolvimento de todos personagens, totalmente destrutivo, as intrigas políticas se superam muito aqui e as traições cada vez mais surpreendentes, agora o plot final foi completamente absurdo. INCRÍVEL!!!!

Vitoria.Lautner 13/09/2021

Sinceramente esse e um dos melhores livro dessa saga que eu ja li. É nesse livro que os personagens que tanto amamos, começam a sua jornada, onde tudo se desenrola. A evolução de cada personagem e incrivel.

Vini 02/07/2021

Impecável?
O melhor livro da série até então. Acontecimentos bombásticos e todos os núcleos de personagens acontecem coisas importantes e legais de acompanhar.
Amei!!!

GustavoDC 05/05/2021

Livro fantástico!
Resenha:
Nesta edição da editora Suma, eles fizeram o livro com letras minúsculas e com um espessamento mínimo entre as linhas, o que atrapalhou um pouco o prazer da leitura.
Em relação à história, não há o que reclamar. Se o leitor está a procura de lutas, ele tem aqui; se está à procura de intrigas políticas, também encontra aqui; se está à procura de romance, idem; sem contar com o mundo fantástico construído e detalhado pelo autor.
Neste terceiro volume da coleção, os personagens de Jon Snow e de Daenerys ganham bastante destaque em suas jornadas. Os dois envolvem-se em vários acontecimentos, além de batalhas.
Já os personagens de Jofrey, Robb e Catelyn trilham caminhos parecidos, além de suas jornadas seguirem as mostradas na série, mas com algumas diferenças e melhores trabalhadas. Vale destacar para uma surpresa que ocorre com Catelyn, a qual não é mostrada na série.
Já em Porto Real, as intrigas políticas continuam a todo vapor! Aqui vale destacar os personagens de Tryon, Jofrey, príncipe Oberyn e montanha. Ah, a luta entre esses dois últimos personagens foi fantástica!
Em relação a Sansa e a Bran, achei aqui neste terceiro livro os seus personagens mais interessantes. Bran segue em direção à sua jornada, a busca pelo corvo de três olhos e Sansa acaba se submetendo às duras lições da vida para uma menina de 14 anos, fazendo-a amadurecer de forma mais rápida!
Não poderia de deixar de comentar sobre os Outros! Ah, temos aqui neste terceiro livro a primeira grande aparição deles. Fantástica!
Termino esta minha resenha aplaudindo este maravilhoso livro: ???
E, claro, um desejo de quero mais!
Nota: 5 em 5 estrelas.

Gabriel Fernando Castro 31/03/2021

incrível
pra mim um dos melhores livros das Crônicas de Gelo e Fogo. Simplesmente incrível. Tirei apenas meia estrela pelo fato do livro ser BEM grande e cansativo em alguns momentos. Demorei bastante pra lê-lo mas o final é perfeito! Ansioso pra ler o resto.
Adiel Barbosa 31/03/2021minha estante
É minha leitura atual, e, sinceramente, está sendo o mais chato da série. Espero que A Dança dos Dragões seja mais aprazível.