Uma Visão de Paz

Uma Visão de Paz John F. Kennedy




Resenhas - Uma Visão de Paz


1 encontrados | exibindo 1 a 1


V¡ctor 10/08/2010

JFK - uma visão de paz
O livro reúne alguns dos discursos mais marcantes de John Fitzgerald Kennedy desde janeiro de 1960, quando anunciou sua candidatura para a presidência dos EUA, até o discurso nunca feito programado para o sombrio 22 de novembro de 1963, em Dallas.

John Kennedy foi presidente num momento historicamente importante para as relações internacionais. O mundo estava à beira de um apocalipse nuclear; o fantasma do comunismo assombrava a Casa Branca; conflitos étnicos no sul dos EUA ganhavam intensidade; vencer a corrida espacial tornara-se uma ambição nacional e, além disso, JFK precisava manter seu empenho em evitar conflitos militares através de uma diplomacia pacífica, firmar os EUA como um líder global e ganhar o apoio de um povo majoritariamente protestante (Kennedy, assim como Al Smith 32 anos antes, era católico).

A juventude e o carisma de Kennedy ajudaram bastante a explicar sua influência duradoura sobre os norte americanos e sobre todo o mundo. Embora seu mandato tenha sido breve, JFK é visto pelos norte americanos como um dos cinco presidentes mais importantes da história do país. Mas JFK não é apenas lembrado por ter sido "carismático" ou "charmoso". Kennedy, um fervoroso defensor da paz e dos direitos civis, era um excelente (e bem assessorado) orador.

As palavras de Kennedy, proferidas há mais de quatro décadas continuam atuais, mas diferem-se de notícias cotidianas e discursos sobre paz ou direitos humanos: Kennedy construia parágrafos cultos e seus discursos eram repletos de referências à história e à literatura.

Num momento em que a guerra parecia inevitável, e justiça, igualdade e união pareciam não existir, John Kennedy foi "porta voz da esperança e da paz, do entendimento e da compreensão".
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1