Minha Sombria Vanessa (eBook)

Minha Sombria Vanessa (eBook) Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

Ana 06/06/2024

Totalmente fora da minha zona de conforto.
O livro incomoda o tempo todo, chega a ser difícil continuar a leitura, mas é necessário.

Leticia.sc 03/06/2024

A sombra permanente de uma violência
O que escrever sobre esse livro? Parece difícil por em palavras a experiência que foi ler "minha sombria vanessa". Um tema pesado e abordado de um modo que torna traiçoeiro fazer julgamentos cedo demais. Praticamente não gostei dos capítulos do passado de Vanessa, a frustração era muito grande com a própria personagem que continuava se relacionando Strane, não conseguia entender a necessidade que ela tinha de estar com ele. Com o passar da leitura, tentei compreender, mas ainda assim não gostava dos momentos deles juntos. A Vanessa foi uma personagem construída para que não tivéssemos facilidade em ter empatia por ela, temos que fazer um esforço para não cair na armadilha de culpá-la pelo o que ocorreu quando ela era adolescente.
No geral, uma leitura difícil por conta do tema, em que em muitos momentos ficamos frustrados, mas que é abordado com maestria e super importante para o debate da violência sexual.

"E pela primeira vez consigo imaginar qual poderia ser a sensação de não ser dele, de não ser ele."

Jaque 01/06/2024

Que leitura difícil.
Eu realmente não sei por onde começar a falar sobre. ?
O livro é uma ficção, que conta a história de Vanessa, uma menina que foi abusada e manipulada aos 15 anos pelo seu professor de 42. A história é narrada pela visão de Vanessa e gira em torno de questões onde ela não compreende o que aconteceu e não consegue se desvencilhar do passado, levando a pensar que se tratava de um romance. ?
A leitura é muito desconfortável, precisei dar inúmeras pausas, porque me sentia enjoada diante de tantos fatos, mas ainda assim acho uma leitura necessária para acolhermos sombrias Vanessas que vivem por aí e a denunciarmos inúmeros Jacobs Strane que vivem a solta.
Verifiquem os gatilhos antes de iniciar a leitura, pois é um livro que se trata sobre pedofilia, em como o abusador manipula, distorce e convence a vítima a pensar que é uma coisa natural, e como um ato tão cruel tem um impacto surreal na vida da vítima.
Enfim, ainda estou digerindo essa leitura.. ?

Abduzindolivros 30/05/2024

Fiquei toda a leitura chamando esse livro de ?Minha Sombrinha Vanessa?, mas perdeu a graça no final ?

Vanessa é uma adolescente solitária, com dificuldade de fazer amigos e considerada muito evoluída para sua idade. Essa é uma combinação de atributos muito perigosa, prato cheio para predadores. Seus pais jamais imaginariam, contudo, que ceder à insistência dela de frequentar um colégio interno a colocaria cara a cara com um homem adulto, o professor Jacob Strane, que transformaria a jovem brilhante em alguém muito diferente do que poderia ter sido.

É um livro muito pesadão. Mexe com traumas, é denso, é sombrio. Contudo, comparar com a violência chocante e, muitas vezes, gratuita de ?Uma Vida Pequena? seria uma injustiça. ?Minha Sombria Vanessa? é um livro necessário, não produz choque pelo choque e fala sobre a dificuldade de uma vítima de abusos de se enxergar como tal, e os efeitos que um trauma desses produz ao longo dos anos.

Vanessa é quem conta sua própria história. Começa de algum ponto do seu presente, acompanhando a denúncia que outra ex-aluna faz contra Strane, por assédio, e alterna com o que aconteceu quando tinha 14 anos e o professor, 41. O tempo todo, Vanessa afirma ? às vezes, desesperadamente ? que não se considera uma vítima, que quis o relacionamento, que sempre consentiu, que Strane a amava.

Porém, lendo a visão do passado, fica nítido o quanto o professor a manipulava, e como o fazia. Começou com elogios, jogando, tocando-a, envolvendo, um jogo de morde-e-assopra até que Vanessa cedeu de um jeito que poderia ficar parecendo que foi ela quem procurou. A partir daí, Strane distorce ainda mais as coisas e passa a jogar isso, sutilmente, contra Vanessa, responsabilizando-a junto com ele pelo ?relacionamento ilícito? de ambos.

Sempre que Strane percebia que ela poderia dar com a língua nos dentes, ele se fazia de coitado, se autodepreciando, até Vanessa sentir culpa e recuar. Constantemente, a lembrava de que ela também sofreria consequências e exposição caso ele fosse condenado e preso. Alternava com momentos de aparente carinho e cuidado. Mentia descaradamente. Distorcia e inventava fatos. A autora foi jogando cenas e diálogos mostrando o jogo dele, tudo da ótica distorcida de Vanessa, de forma que dá para entender o porquê de ela não se ver como vítima, mas sem deixar de enxergar o absurdo que Strane fazia com ela.

Como alternou entre passado e presente, não ficou cansativo. A história da Vanessa adulta, ainda lutando para acreditar que não era uma vítima e que sua história com Strane foi de amor, mostrava a mim os efeitos que o abuso teve nela. Uma mulher brilhante que foi perdida numa obsessão por um homem manipulador e criminoso, forçada a se ver como tão responsável quanto ele. Uma menina de quinze anos tem que ter a mesma maturidade emocional que um homem de mais de quarenta deveria ter para aceitar ou evitar uma situação. Ela era a 🤬 #$%!& . Ela provocou, aceitou, era madura demais para a idade. Ele foi protegido pela menina, pelas instituições, pelos colegas. Também foi protegido pela Vanessa mulher, que mal conseguia dar conta de si mesma.

Muitas cenas e diálogos do livro bateram em mim de forma pessoal. É muito difícil se enxergar como vítima. Como desatrelar toda a sua história, os seus desejos, o seu presente, as suas carências e necessidades de um abuso? Como viver consigo mesma ao se ver sendo tão frágil a ponto de ser manipulada e concordar com algo tão errado, como não se achar toda errada e monstruosa após isso? Como acreditar que tudo o que você viveu até aquele momento não passou de uma horrenda história de estupro?

Tem um momento no qual Vanessa fala que precisa acreditar que o que viveu com Strane foi amor, porque, se não foi amor, o que foi, então?

E isso é muito pesado.

Eu comparei com ?Uma Vida Pequena?, que também é um livro sobre um adulto lidando com traumas de abuso infantil, porque o que achei de gratuito e chocante no livro da Hanya Yanagihara achei de acurado em ?Minha Sombria Vanessa?. Tem, sim, cenas explícitas, mas o foco era em como a Vanessa se sentia e enxergava aqueles momentos. Mesmo com as ideias distorcidas sobre o que acontecera, através dessas cenas eu capturava o desconforto intenso da personagem. Sendo assim, por mais pesado que seja, é uma história necessária para ajudar a entender as nuances de um trauma por abuso.

A revitimização caso denuncie, a dificuldade de se enxergar como vítima, os julgamentos, a obsessão, os problemas de se relacionar, a desistência de investir no próprio futuro, problemas de autoestima e de identidade, tudo isso e abordado na história. A manipulação do abusador, também. E uma parte muito chocante de tudo isso: o quanto as instituições protegem quem comete esses crimes.

Outra coisa que me impressionou foi o quanto esse modo predatório parece tão arraigado nos homens. Strane não foi o único covarde que manipulou Vanessa para que ela ?o desejasse?. Mano, o número de vezes em que eu vivi na pele isso de o homem fazer esse joguinho de morde-e-assopra para que eu desse o primeiro passo... A maioria faz isso com o intuito de 1. Comer a mulher, dar no pé e depois dizer ?foi essa 🤬 #$%!& que quis, eu sou só um coitado? 2. Se achar no direito de usar o corpo da outra pessoa quando e como quiser, porque aí tem a cartada de transferir a culpa, ?foi ela quem deu em cima de mim?. É um jogo muito perverso que a autora ilustrou com vários personagens, em diferentes contextos e situações.

Os personagens secundários não receberam tanta atenção quanto Vanessa e Strane. São meio genéricos, contudo, serviram bem aos seus propósitos na história. Achei uma história muito bem escrita, gostei do final, gostei da narrativa, a autora sabe muito bem o que fazer. Me entregou algo que me fez pensar. Recomendo fortemente.

lelsi 28/05/2024

É prudente da minha parte organizar bem meus pensamentos e impressões sobre esta obra antes de qualquer coisa. E digo que isso não foi fácil. Minha mente precisou digerir durante boas horas tudo que eu havia lido neste livro, e concluo: não é uma leitura fácil, não é para qualquer um.

Antes de tudo, alerto a qualquer um que queira lê-lo: é aconselhável consultar os gatilhos presentes neste livro. Kate traz, através de suas palavras, descrições fortes e explicitas das agressões sofridas pela personagem principal da trama. O que me causou um tremendo desconforto do início ao fim.

A autora inspirou-se em Lolita, de Nabokov, e aqui, diferente do livro do autor anteriormente citado, temos as impressões da vítima, que são tão fortes e angustiantes que dificilmente o leitor não sentirá incômodo. Kate deixa evidente as consequências da relação de Vanessa e seu professor (enquanto a mesma ainda era menor de idade), e nos mostra as maneiras que seu subconsciente encontrou para lidar com o trauma sofrido. Isso tudo é feito de maneira tão excepcional, que dificilmente o leitor sairá de mais um capítulo alheio ao que foi lido.

Se me permitem fazer uma comparação, a leitura tornou-se ainda mais interessante, após eu ter assistido à série "Bebê Rena". Pois, pude observar nos dois personagens, os estigmas causados pelo trauma e determinadas semelhanças que ambos têm em lidar com a violência que sofreram:
Vanessa sempre retorna para Strane.
Donny sempre retorna para Marta.

Ademais, para aqueles que tem conhecimento sobre o que trata o livro. Acho válido dar uma chance para a leitura.

Heyy_Duuda 26/05/2024

Pesadissimo
Possui uma escrita muito boa que te prende pelo desconforto que causa. Um livro sobre pedofilia e como afeta a vida da vítima, bastante explícito e muito pesado, porém recomendo.

MirellyNascto 25/05/2024

Pertubador
Ao mesmo tempo que foi uma leitura demorada, por eu precisar de pausas para digerir o conteúdo do livro, sinto que é uma leitura extremamente necessária para acolhermos sombrias vanessas que vivem por ai e a denunciar S. que tembém podem estar a solta por ai.

bruna 25/05/2024

Uma história realista
Li o livro acho que em uns 3 dias, sempre querendo saber como as coisas iam se resolver. Quase chorei no meu trabalho lendo cenas que lembro que já passei também quando mais nova. É uma leitura que te faz sentir raiva e tristeza ao mesmo tempo por ser tão verídico e condizente com a realidade. No geral eu indico muito a leitura.

clariceramos 24/05/2024

Em um primeiro momento, achei que não havia gostado do desenvolvimento do livro mas percebi que não gostei do desconforto que me causou. Agora reconheço como uma ótima obra, visto que não costumo me perturbar profundamente com histórias que parecem tão corriqueiras pra uma mulher quanto O Lobo Mau, Homem Abusador. A verdade é que a autora tem uma sensibilidade muito forte nas palavras que pega de surpresa até os que se acham preparados. Fiz diversas anotações no recorrer da história sobre cada mínimo movimento de manipulação que acontecia e mesmo assim me faltam palavras pra concluir uma ideia geral sobre.

Skyyyy15 21/05/2024

A escrita é uma das melhores que eu já vi só que o livro é extremamente pesado e pode causar gatilhos em algumas pessoas. Por um lado, eu fiquei muito irritada com a protagonista por ela não perceber o quão ingênua ela era e continuou sendo só que ppr outro, eu acabei me identificando um pouco com ela, eu seria ingênua do mesmo modo que ela foi e provavelmente aconteceria comigo o mesmo que aconteceu com ela. Eu passei o livro todo numa sensação constante de agonia, me perguntando quando aquilo ia acabar. Mas o livro é mto bom, quase 5 estrelas.

Mylenarg 19/05/2024

Império de um lobisomem
Que fosse um homem
De uma menina tão desgarrada
Desamparada, se apaixonou

Naquele mesmo tempo
No mesmo povoado, se entregou
Ao seu amor, por quê?

Não quis ficar como os beatos
Nem mesmo entre Deus
Ou o capeta