Livro do desassossego

Livro do desassossego Fernando Pessoa

Resenhas -

Geovana.Mendonca 02/06/2024

Gostei, mas achei essa leitura muito densa e arrastada. Fernando consegue retratar em seus escritos tudo aquilo que ele sente. É profundo e irrequieto, tanto que transmite seu "desassossego" para nós leitores. No final teve um escrito muito misógino que me fez não gostar tanto dessa leitura e muito menos do autor. ??

Girassol 30/05/2024

Livro do desassossego.
Pessoa é um poeta e ao mesmo tempo um filósofo. Nessa obra, escrita de forma de diário, apresenta reflexões profundas.

July: a garota girassol.

Joyce.Kelly 28/05/2024

"A vida(...)é a busca do impossível através do inútil."
Um livro moldado para causar desconforto. Reservei um mês para lê-lo, não é o tipo de livro que se lê em uma sentada, o li em um mês, mas sinto que levarei anos para entendê-lo. Sempre voltarei para reler trechos.

Não sou a mesma depois dele, odeio adjetivos clichês mas é um livro transformador. Escrever uma biografia sem fatos não é para qualquer um, penso que uma vida não bastava paga Fernando Pessoa, logo, ele se repartiu em vários e distribuiu um fluxo de consciência inimaginável.

Há trechos que li uma vez e ainda estão ecoando na minha cabeça, consigo citar algumas partes com detalhes, porque me encontrei emotiva demais e deixei as palavras tatuadas na memória.
Joyce585 28/05/2024minha estante
Gosto demais desse livro. Foi um presente que ganhei de aniversário ano passado e que levei várias semanas para ler. Sinto que vou ter que reler trechos ou o livro inteiro, várias vezes durante a vida

Joyce.Kelly 28/05/2024minha estante
Siiim, com certeza. Tenho um vínculo com ele.

Yasmim515 28/05/2024minha estante
Q texto grande, Jo

Joyce.Kelly 28/05/2024minha estante
Me deixa veyr

Fran 25/03/2024

Desassossego
E assim sou, fútil e sensível,capaz de impulsos violentos, absorventes, mais e bons, nobres e vis, mas nunca de um sentimento que subsiste, nunca de uma emoção que continue, e entre para a substância da alma. Me vi nesse livro em vários momentos kkk. Me perdi várias vezes na leitura... Voltava algumas páginas... recomeçava parágrafos, vivi verdadeiramente um desassossego.

Taly 20/03/2024

Leitura Densa
Eu iniciei e coloquei de lado esse livro várias vezes, não por achar um livro ruim, muito pelo contrário, mas a edição não ajudou a fluir melhor (letras muito pequenas e formatação ruim) e as reflexões me deixavam deglutindo lentamente, pra depois encarar de novo.

Um livro repleto de reflexões sensacionais e profundas, algumas até incômodas. Me lembrou um pouco das profundezas que encaro lendo Clarice, porém sem me identificar tanto.

Lilian 24/12/2023

Desassossego
Minha versão tem a fonte muito pequena, o que tornou a leitura ainda mais densa. Reflexivo, exaustivo, denso. Muitos adjetivos cabem para essa leitura, mas para nós, principalmente o desassossego.

Joyce585 05/12/2023

Fernando People em: um heterônimo para chamar de meu
Bernardo Soares é um guarda livro e nesse mundo que ele conhece entre o escritório e a rua do escritório, ele nos escreve suas reflexões, seus desamores, suas paixões e seus desassossegos. Vale dar uma conferida nesse livro do Fernando People.

Andresa25 02/09/2023

Reflexão
É um livro que nos leva a ter uma reflexão intensa sobre vários momentos da nossa vida.
É meu primeiro livro de Fernando Pessoa e eu particularmente adorei a literatura e o conhecimento repassado.

13marcioricardo 06/08/2023

Coisa de génio.
Livro denso, coisa de génio. Obra pra ser consumida em doses homeopáticas. Pessoa destronou Clarice Lispector como meu autor preferido/a de língua portuguesa. E é impossível que ela não tenha bebido, e não foi pouco, deste Desassossego.

Fernanda1630 27/07/2023

Livro lindo, fala de tantos sentimentos, como se não tivesse a pretensão de falar de nenhum. Gostei muito.
Rafaella173 27/07/2023minha estante
Tão poética minha amiga ??

Naimica 29/06/2023

Demorei para ler tudo, mas eu amei!!
Fui lendo aos pouquinhos os trechos desse livro do desassossego, marquei tudo o que me impactava de alguma forma. Foram muitos impactos hahaha
Citarei alguns, pois meu livro está cheio de post-it e eu costuma escolher uma marcação aleatória para dar tipo um up no dia.
Vou confessar que alguns trechos realmente tirara o meu sossego e eu amei...
Citações:
"Quantas coisas, que temos por certas ou justas, não são mais que os vestígios dos nossos sonhos, o sonambulismo da nossa incompreensão!"
"O tédio é a sensação física do caos, e de que o caos é tudo."
"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo."
"Prefiro a derrota com o conhecimento da beleza das flores que a vitória no meio dos desertos, cheia de cegueira da alma a sós com a sua nulidade separada."
"a saudade do outro que eu poderia ter sido que me dispersa e sobressalta!"
Para terminar um dos meus favoritos... "TUDO QUE SABEMOS É UMA IMPRESSÃO NOSSA, E TUDO QUE SOMOS É UMA IMPRESSÃO ALHEIA."

E claro, um livro recomendadíssimo para ser aos poucos e refletir sobre a vida

Kethelen19 22/01/2023

Que lindo mais lindo
É incrível como nós encontramos em cada linha desse livro, é como olhar em um espelho, todos só sentimentos, cada insegurança, cada pensamento. Realmente Fernando Pessoa era um excelente escritor de poesias, mas também foi um exímio escritor de contos e estórias.

Luana Karla Nogueira 30/11/2022

Adoro as reflexões deste livro
Adoro como Pessoa via o mundo, a si próprio, me reconheço ali
Reflito sobre

Diego Piu 09/09/2022

O livro entrega o que promete desde o título. Uma experiência quase em 4D de um pesar tão denso que chega a ser palpável mesmo nos momentos mais abstratos que chega a incomodar.

Isso não significa que é uma leitura fácil ou fluida... inclusive é muito fácil de de desistir dele.
Marilia Verdussen 10/09/2022minha estante
???????