Especiais

Especiais Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Especiais

Bya 09/09/2020

Eu achei tão criativa essa série cara, esse é o terceiro livro e é estranho pensar q comecei essa série pq a minha professora de redação colocou a sinopse de feios numa redação de narração para continuarmos. Sou mto grata a professora por isso ksksksk

ariadne90210 17/04/2022

Especiais
Um livro repleto de críticas sociais.
Convenhamos, nós, humanos, só nos preocupamos com nosso próprio nariz, quase sempre, esquecemos do amor ao próximo, de termos empatia, e sermos pessoas melhores para o mundo.
Nesse livro, vem a tona o descaso com a natureza, e como a ganância humana ocasionou o fim do mundo que conhecemos e a criação do mundo que é conhecido na realidade dos personagens. Confesso que pensei muito o porquê de quererem tanto jogar ao chão uma realidade onde apenas sentimentos positivos são sentidos, não há guerras, desavenças, preconceitos, e o pouco de maldade ainda resistente, nada mais é do que um sopro de um mundo que não deveria voltar mais, claro que, com isso vem questionamentos sobre livre arbítrio. Mas, será que não seria válido a perda deste, em troca de vivermos em constante êxtase (mesmo que as vezes sem sentido), em um mundo sem sofrimentos e maldade?

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 31/08/2020

Decepcionante.
Faz algum tempo que eu li Perfeitos, segundo volume da série Feios, então confesso que fiquei um pouco confusa no início, e talvez isso tenha ajudado na minha experiência não tão boa com esse terceiro volume.

Eu achei o início muito enfadonho. Uma perseguição que dura quase 20% do livro, parecia que não acabava nunca, chato pra caramba de acompanhar. Sabe quando você fica torcendo pra determinada parte de um livro acabar logo? Foi o que eu senti. Porque era nítido que aquilo podia ter sido encurtado e que até mesmo não tinha grande importância para o enredo, mas o autor vai enrolando sem parar, com várias descrições chatas e finge que tá indo tudo bem.

Além da situação como um todo ser desinteressante, os personagens estão intragáveis. Ok, eu entendi que tudo isso era para mostrar como os especiais são, mas não tinha uma forma menos chata e cansativa de mostrar isso?

Minha vontade era de dar um soco na Shay, o quão insuportável ela estava na primeira parte desse livro, não pode ser descrito em palavras.

Aliás, uma coisa que tenho a falar quanto a essa série é que nenhum personagem encanta de fato. Você pode gostar de um, torcer por outro, mas no fim das contas não é aquela sensação de apego. Se metade do elenco morresse, acho que eu sequer sentiria, como realmente sucedeu em determinada parte no final. Eu até gostava do personagem em questão, mas não senti nem um comichão de tristeza quando tudo aconteceu, porque acredito que nem dê tempo para isso.

Ou seja, o desenvolvimento fica bem mediano. Eu realmente não senti muitas emoções enquanto lia. As descrições são exacerbadas e muitas vezes desnecessárias, tirando o fato de que eu senti uma certa repetição em alguns pontos, como foi com Perfeitos, no qual eu não aguentava mais ler a palavra “borbulhante”.

O livro até melhora a partir dos 50%, onde tudo fica mais eletrizante, mas até chegar lá, você já está desanimado com a leitura. Além de não ser uma coisa tão boa assim. Só é bom porque a situação narrativa antecessora era realmente deprimente.

Ah, e o fato do conflito principal ter sido causado por um engano... Tenho nem palavras. Odeio esse tipo de artifício.

O desfecho é tanto faz, tanto fez. Considerando que ele fecha todo um ciclo, eu achei bem medíocre. Umas justificativas bobas só pra coisa terminar minimamente impactante... Não me agradou, não. Pode ter saciado dúvidas e tudo mais, mas para mim, faltou emoção.

Tinha uma coisa grande para acontecer, uma espécie de sacrifício, que é super corrido. Parece que o autor não sabia o que ia fazer até chegar no final, então fez qualquer coisa de qualquer jeito.

Resumindo, achei o livro bem fraquinho. O pior dos três de longe, o que me faz lamentar, porque Feios começou prometendo. Sua introdução não era exemplo de qualidade ou sequer originalidade, mas instigava o leitor e flertava com o memorável. No fim das contas, o autor não soube trabalhar bem com a premissa interessante que criou, então acabamos tudo com certo vazio, sentindo que, talvez, se essa história estivesse em outras mãos, tudo poderia ser melhor explorado.

@sandraalmeidaeseuslivros 12/05/2020

Feia, Perfeita e agora Especial
No terceiro livro da trilogia Tally se torna parte de Circunstâncias Especiais no grupo de Shay de cortadores. Era sagaz, superior e olhava os os perfeitos com desprezo, pois eram abobados. Para elas os Enfumaçados eram arrogantes. Para ela David tinha seduzido Shay e ela apenas para colocarem uma contra a outra. Com a intensão de localizarem Nova Fumaça e capturar David elas quase colocam tudo a perder para ambos os lados.
Eu amei os livros 1 e 2, este terceiro me cansou um pouco, entretanto eu gostei de como terminou, foi inesperado. Mesmo com o terceiro livro sendo cansativo eu recomendo a leitura para quemose gosta de distopia e fantasia.

Fy 17/01/2023

Decepcionante
Finalmente o último livro dessa trilogia, esse volume que foi uma verdadeira decepção pra mim, os dois primeiros livros dessa trilogia não foram maravilhosos, então esse último não ser muito bom tambem não deveria me surpreender muito, mas infelizmente ele foi pior do que eu imaginei que seria, uma história bem fraca e que se encerra de uma maneira vazia e sem emoção.

Tally Youngblood o que aconteceu com essa personagem? Ela perdeu totalmente sua personalidade em uma nova cirurgia (porque ela só encerra os livros em uma nova maca de hospital), dessa vez Tally foi transformada em uma Especial, ou seja, ela ganhou um corpo novo muito mais forte, reflexos mais rápidos e todos os tipos de melhorias possíveis para transformá-la em uma super máquina ao serviço da Dra. Cable, inclusive uma nova lesão cerebral que fez mudanças drásticas na personalidade de Tally. Ela agora se acha superior a todo e qualquer ser humano que não seja Shay ou outro especial, e essa mudança afetou muito meu gosto pela personagem. Além disso, é retratado logo no começo do livro a submissão a qual Tally se dispõe para Shay, juro que isso me incomodou bastante, eu esperava que com a personagem se tornando uma especial ela teria os aspectos mais fortes de sua personalidade ressaltados, mas não foi assim que aconteceu e é perceptível o quanto Tally era submissa as vontades de Shay no começo do livro.

Ela e Shay agora fazem parte do novo experimento da Dra. Cable, se tornando uma especial cortadora (uma classificação que vimos no livro anterior para designar perfeitos que através de cortes na pele conseguiram vencer suas lesões que os deixavam avoados ), como iniciativa temos esse grupo seguindo pistas da velha fumaça na vila feia, e logo a história engata ara o que vai ser na minha opinião a jornada mais chata que essa trilogia já teve, mas primeiro é necessário comentar sobre o personagem que protagoniza essa jornada, Zane, o que falar dele? Primeiro um total de zero participação ativa no decorrer da história, e isso grande parte é devido a nova personalidade de Tally que o enxerga como um perfeito inútil e defeituoso (ele acabou ficando com lesões neurais que afetam seus músculos após os acontecimentos finais de Perfeitos), fora isso o personagem só serviu para levar Tally e Shay a localização da Nova Fumaça e mais nada, o final dele tambem não fez jus ao papel desempenhado por ele no livro anterior, achei que ele foi extremamente mal aproveitado nesse livro e não queria que ele tivesse aquele final.

O romance foi bem ruim, não que isso seja uma novidade nessa trilogia, eu nunca fui muito fã do casal, mas sinceramente se eu fosse eu estaria muito indignada, simplesmente um final horrível que não deixa dúvidas sobre como o casal foi mal desenvolvido ao longo dos dois livros anteriores e de como nesse volume tudo ficou pior, ressaltando as falhas na história desses dois.

Agora o pior de tudo pra mim foi desse livro não ter uma história digna de uma conclusão, tudo foi muito mal construído e desenvolvido nesse livro, primeiro porque boa parte dele é a gente acompanhando a jornada de Zane e seu grupo até a Nova Fumaça e Tally basicamente seguindo eles, e fazendo comentários sobre o quão burros eles são por não saberem viver fugindo no mato, e sobre como ela acha Zane repugnante e fraco, tem momentos no livro que ela descreve que tem nojo do personagem por ele não estar mais do antigo jeito dele, por causa das lesões musculares que ele sofreu e de como ela não sabe se gosta mais dele, mas mesmo assim faz questão de seguir o cara porque ela está preocupada com ele. Depois temos que nos 30% finais do livro Tally tem que resolver absolutamente todos os problemas que estavam sendo construídos nos livros anteriores, e mais ela ainda se enfia numa missão de retorno pra Nova Perfeição que me deixou simplesmente chocada do quão ruim foi, os conflitos não tem nenhuma profundidade e as coisas são resolvidas de uma forma muito banal, literalmente as cidades estão começando uma guerra, acabando com um acordo de paz de mais de 200 anos e tudo é resolvido em um único capitulo, sem nenhum desenvolvimento ou cena de batalha, é somente Tally contando como a cura que ela deu a Dra. Cable (que estava no comando do ataque a outra cidade), mudou a mente da mulher em uma semana e fez com que a guerra parasse e a paz se restabelecesse entre as cidades, simplesmente uma merda.

O final foi extremamente decepcionante e fraco, sem criatividade e novamente muitos pontos importantes que poderiam ter sido levantados pelo autor não foram bem explorados e alguns nem chegaram a sequer existir. Por fim, eu termino essa história bem insatisfeita e triste com todo potencial desperdiçado durante os livros, ainda não tenho certeza se vou ler o livro extra dessa trilogia devido ao fato da minha óbvia revolta com seu final fraco e insatisfatório.

PlagueDoctor 12/01/2015

Especiais...
Especiais poderia ter sido o primeiro livro de 2015, mas como eu saí para comprá-lo no dia 31 e não no dia primeiro (e acabei começando a ler no mesmo dia), ainda não conta como primeiro livro do ano. Na verdade eu só comprei Especiais porque havia acabado de ler Perfeitos e queria muito terminar a trilogia… Pura e simplesmente para terminar a trilogia.

Especiais é um livro chato. Mais uma vez, ao invés de mover a história adiante a protagonista é puxada para trás submetida a outra cirurgia, dessa vez para se tornar especial (um terceiro grupo de pessoas, cuja existência é revelada logo no primeiro livro da série. Os especiais são como guardiões da nova ordem, ocupados em manter a cidade a salvo de interferências externas. A cirurgia que os torna especiais é diferente da dos perfeitos. Eles ainda são belos, mas uma beleza assustadora, além de mais fortes e mais rápidos que uma pessoa comum.

Uma raça de super humanos criados artificialmente que controla as vidas dos demais? Não exatamente original…

Conforme passam as páginas, e isso acontece desde perfeitos, por sinal, a caracterização de alguns personagens começa a se deteriorar… Não faz sentido, por exemplo, transformar pessoas de dezesseis anos em especiais, sabendo o poder que eles têm e o papel que ocupam naquela sociedade. A mãe de David é completamente diferente nos dois últimos livros do que parecia ser no primeiro, uma mudança que não só não faz muito sentido como é uma mudança para pior. O conflito amoroso de Tally que poderia ter algo de interessante tem uma resolução fácil (para não dizer óbvia).

site: http://anabandonedamusementpark.blogspot.com.br
Mayara Campos 26/01/2015minha estante
Vale a pena lembrar que não é uma trilogia, são 4 livros. E especiais não é o último. Just saying. :)

Ana Carolina 28/06/2016minha estante
pelo que eu tinha visto o 4 livro era apenas um plus... mas pelo andar da carruagem do jeito q está difícil ler esse terceiro..que dirá ler um quarto.

Sakurazuka 09/04/2022

É um mundo distópico muito interessante, mas queria ver mais dele e das coisas, o autor poderia ter trabalhado melhor em certos elementos.
O legal é que a protagonista segue um caminho totalmente diferente do que se espera, mesmo não sendo escolha dela, isso deixa o livro muito interessante. Sei que tenho o livro Extra e mais um trilogia no mesmo universo, lerei futuramente.

Raira Abrante 23/02/2021

O que é ser fisicamente perfeito?
No terceiro e último livro de trilogia, Tally se vê em um outro ambiente, novamente alterada por uma sociedade fora de si e tendo que lidar com uma tensão crescente na cidade de Nova Perfeição.
Tanto texto como acontecimentos foram bem fluídos, deixando a leitura bem envolvente. Apesar disso, acredito que o autor poderia ter aproveitado muito mais seus personagens secundários e dividido o foco enorme da protagonista.
Também é interessante ter em mente que o principal tema da trilogia não é o romance, então nem é bom se apegar a esse lado (como quase fiz). E sobre a reviravolta ao final, gostei bastante.
O universo da saga não é perfeito, mas gostei da experiência de conhecer essa história. Pretendo ler mais do autor.

malu 05/09/2020

No início da leitura achei que seria meu livro favorito dessa trilogia, mas confesso que me decepcionei um pouco.

Agora Tally é uma especial, mas não uma simples especial, ela é uma Especial especial, uma cortadora, e agora tem a missão de encontrar a Nova Fumaça.

Bom, eu não sei muito o que falar, gostei muito das reflexões que o livro trouxe, principalmente em relação a natureza, mas não esperava que o final fosse algo tão ligado a isso.

Tirando isso, esse último volume não tira o valor do resto da trilogia, a escrita e o enredo de todos os livros são extremamente envolventes, e vale muito a pena ler.

Sabrina758 17/09/2021

Nesse livro eu constatei o que eu já sabia nos outros dois: tally é muito chata. Confesso que Especiais teve elementos e situações bem mais interessantes que os anteriores, mas ainda assim, dificultoso pra terminar sem se encabular.

Patymony 08/02/2022

Muito bom!! ?
"Eu amo todos vocês. Mas é hora de nós despedirmos por enquanto. Cuidem bem do mundo ou, da próxima vez em que a gente se encontrar, a coisa pode ficar feia. Tally Youngblood."

Bora ler o último livro da série!! #partiuler ???

Alessandra 05/06/2021

Gostei, mas poderia ser melhor
Li o primeiro livro em 2014 e enrolei 7 anos para terminar de ler. Considerando que a maioria das sagas que eu iniciei em 2014 eu abandonei, isso é muito bom. Eu ADORO essa saga, gosto mesmo (afinal eu terminei ela). A história tem uma premissa muito boa, eu me cativei por todos os personagens, o futuro demonstrado aqui é interessante. E, principalmente, a principal faz parte do próprio governo e, em muitos momentos, é a anti heroína.
MAS
O final foi decepcionante. Realmente, foi uma bela decepção, tinha 10 páginas e o autor não tinha terminado nada, então ele correu e terminou em 3 páginas e eu fiquei (??????)
Até mesmo o romance que foi um dos poucos que eu gostava dos dois caras teve um final ruim.
Eu dei 3,5 porque o livro todo não é ruim e eu tava muito investida na leitura (talvez isso tenha deixado o final pior ainda), mas se eu fosse avaliar só o final seria 1 estrela.
Eu não queria falar mal da saga pq ela já caiu no esquecimento, e isso pode fazer as pessoas desistirem de ler, MAS esse final foi realmente insuportável pra mim, porém isso é relativo e bem pessoal.