História e Simbologia do Tarô

História e Simbologia do Tarô Sadat Oliveira

Resenhas - História e Simbologia do Tarô

Sueli.Cristina 04/05/2024

Excelente introdução
É um livro curto de fácil entendimento, para quem não tem ideia alguma do significado das cartas, pode ler e compreender perfeitamente, tendo uma boa base.
Para quem quer conhecer sobre o estudo do Tarô, é um bom livro de introdução. Gostei da objetividade e fluidez.

Pan 19/03/2024

Perfeito para iniciantes
Aqui temos um livro que não tem intenção de ser profundo, mas sim entregar de forma bastante sucinta e competente um resumo sobre a história, significado de cada carta e decks de tarot. Adorei a forma clara e sem enrolação que o autor explica cada carta, simplesmente perfeito para quem não entende coisa alguma sobre o tema.

Samu6 14/03/2024

Direto ao ponto
Apesar de o livro ser bem curtinho, não se engane! Ele tem uma enxurrada de informações. Daqui pra frente vou recomendá-lo pra todo mundo que for iniciante no estudo de tarô.

No meu caso, o capítulo sobre arcanos menores foi o mais proveitoso. Sabe aquela sensação que todo iniciante tem de que vai ser impossível "decorar" os significados de todas as 56 cartas de arcano menor? Então, esse livro mostra as coisas de un jeito que essa sensação simplesmente acaba!

Credico 22/02/2024

Fraco e perdido
O livro até que trás algumas informações legais, mas contém muitas informações discordantes e erradas. Não recomendo para quem não conhece tarot, o perigo de ler e gravar informações errôneas na cabeça é grande. Parece até que foi escrito com uso de inteligência artificial. Se é para ler algo relacionado ao tarot de Marselha, recomendo o livro do Jodorowsky

_Ane_ 01/01/2024

Um livro muito bom quando o que queremos é ler sobre tarot, mas sem se aprofundar no tema.

Esse livro aborda o conceito de Tarot, sua história e simbologia. Amo estudar isso tudo, quando juntos mais ainda.

Gostei também das citações de diferentes tarots mundo afora (e anos).

Para quem tem curiosidade sobre o tema, vale a leitura.

Rafael Cerdeira 18/11/2023

Sadat oliveira é um ótimo escritor esotérico brasileiro. Ele compila habilmente assuntos relacionados à mitologia, Magia e misticismo.
Neste volume ele aborda muitos aspectos simbólicos do tarot. Fiquei impressionado com a quantidade de decks artísticos e cativantes que ele cita na parte final do livro. Já deixei vários favoritados no mercado livre.

molzi 17/10/2023

Leitura foi fácil e rapidinha. só queria que fosse mais completo (não sobre interpretações das cartas, porque não é esse o objetivo do livro).

Luiz Santiago 14/06/2023

Seria menos frustrante se só tivesse os arcanos maiores
... porque aí poderia explorar de maneira mais ou menos aceitável cada arcano. Mesmo com o propósito bem básico, é um livro ruim.

[Plano Crítico]
planocritico.com

Candido Neto 29/04/2023

Complementar...
Superficial, portanto abrangente.
Tomara que o autor se anime a escrever com mais fólios, não é um texto de aprofundamento, é abrangente e bem escrito.
O início e os apendices são a parte boa da obra.

Tati- Leitora 13/02/2023

Gostei muito da leitura e como iniciante na prática ela me esclareceu muitas coisas e me ajudou a entender um pouco mais como fazer a leitura do tarô, mesmo esse não sendo o intuito principal do livro.

Alanna. 11/02/2023

Interessante para uma leitura introdutória
É um livro bem introdutório sobre o tema, e tô falando isso como alguém que não leu nenhum outro conteúdo sobre tarô. O começo do livro trás algumas questões sobre o signo (símbolo) e sobre as origens do tarô, e esses trechos são interessantes.

Depois ocorre a apresentação dos 22 arcanos e demais cartas, e nessa parte consegui compreender algumas das explicações mas acredito que as descrições das cartas são muito certeiras, e não em um bom sentido. Sempre que ouvi falar de tarô as pessoas falavam da subjetividade, da interpretação e da intuição, aqui parece que são apresentados significados finais, sem muita parte para intuição e interpretação. E quando a explicação vai para as demais cartas fica ainda mais vago.

A parte final fala sobre alguns nomes do tarô e alguns tipos de baralho, e o livro até justifica a ausência de imagens nessas partes devido ao excesso de imagens e questões de direitos autorais, mas poderiam haver pelo menos alguns modelos desses diferentes tipos de tarô.

Mas vale a leitura, tem algumas explicações bem interessantes.

Mousa 06/01/2023

Leitura simples e fluida. Gostei da base histórica, principalmente a referência à Papisa Joana. O apêndice dos baralhos é bem legal.

Lets | @callmealasca 05/01/2023

bom
o livro é bem detalhado em tudo, mas não é sobre o que eu procurava. fora isso, é bom e de fácil compreensão

Damiane.Dalmolin 29/10/2022

História e simbologia do Tarô
gostei bastante

é um livro bastante introdutório, com a escrita bem direta, eu gostei bastante, é muito bom para iniciantes (assim como eu)

leiam!!

28/10/2022

Para iniciantes, funciona muito bem
Esta é uma opinião minha como iniciante no universo do Tarot.

Eu não sabia por onde começar, então achei que ler primeiro seria mais vantajoso que comprar um tarot sem saber nada.

Gostei da escrita do livro, ele é bem direto e objetivo, mas explica bem as simbologias de cada carta (arcanos maiores, reis, rainhas e cavaleiros). No geral, foi uma leitura que me incentivou ainda mais a ter meu tarot e pode servir de consulta no futuro.