Seara vermelha

Seara vermelha Jorge Amado

Resenhas - SEARA VERMELHA

Sofia136 24/07/2023

#34 resenha
"Seara Vermelha" é uma obra-prima do aclamado escritor Jorge Amado. Neste livro, Amado apresenta uma história triste, porém incrivelmente realista sobre as consequências do capitalismo desenfreado. Com maestria, o autor expõe seu posicionamento político de forma clara e contundente: enquanto o capitalismo existir, haverá desigualdade, pobreza, ganância e despreocupação com as injustiças sociais.
A trama desenrola-se em torno da vida dos personagens principais, que são vítimas de um sistema opressor, no qual apenas alguns privilegiados acumulam riquezas enquanto a grande maioria vive na miséria. Jorge Amado mostra de forma crua o contraste entre esses dois extremos: uns possuindo demais, enquanto outros não possuem absolutamente nada.
A narrativa de Amado é repleta de emoção e crueldade, retratando a realidade implacável que muitos enfrentam diariamente no contexto capitalista. Através de personagens complexos e bem desenvolvidos, o autor mergulha o leitor nas profundezas dessa sociedade desigual, criando empatia e despertando a consciência social.
Embora seja uma história triste, "Seara Vermelha" é uma leitura indispensável para aqueles interessados em refletir sobre as questões sociais e políticas que permeiam nosso mundo. A escrita vívida de Jorge Amado nos envolve emocionalmente e nos faz questionar a validade de um sistema que perpetua a desigualdade e a pobreza.
Apesar de pesado, o livro tem momentos de esperança e resistência, proporcionando uma sensação de que, mesmo diante das adversidades, ainda podemos lutar por um mundo mais justo. "Seara Vermelha" é uma obra-prima da literatura brasileira que vale a pena ser lida e refletida, mostrando-nos a importância de questionar e buscar alternativas a um sistema injusto

Jana 29/05/2022

Seara vermelha de sangue e fome
Um ótimo livro para quem deseja entender a realidade do Brasil. Ao longo da narrativa somos levados a refletir sobre a questão agrária e as consequências do latifúndio, tais como: a exploração, a pobreza, a fome e a migração nodertisna.

Confesso que em muitos momentos foi uma leitura difícil, justamente por retratar a realidade cruel a qual as pessoas do campo são submetidas. Entretanto, deixo aqui minha recomendação de mais uma obra do Jorge Amado.

dormiodiatodo 02/11/2021

Que livro triste. Triste e atual (o que me deixa mais triste ainda). As obras do Jorge deveriam ser obrigatórias do ensino fundamental ou médio.